e61 não passa das 3000rpm

Série 5 modelos E60/E61

Moderador: Staff

Nanekas
Membro Iniciado
Registado: 16 jun 2018, 09:58
O meu Carro:: BMW 520d e61 - 2006/07

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Nanekas »

marco pires Escreveu:
21 jun 2018, 22:39
43E2 - http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... 1717804384 é a peça numero 16, aconselho a limpares a EGR que deve estar carregada de carvão e depois meteres a válvula nova, é uma peça cara mas é essencial para o motor funcionar em condições.

4d00 - filtro de partículas com falha na regeneração, o problema poderá estar relacionado com a falha nas velas, nesse caso aconselho primeiro que tudo a mudar a velas, como está a dar erro em todas suspeito que a unidade de comando das velas não esteja bom, convém fazer um teste à unidade de comando ligando á máquina, após velas novas ou unidade de comando, forçar a regeneração da FAP com o DIS (programa de diagnóstico) no mínimo 3 vezes, depois disso verificar se o erro se mantém.

4212, 4222, 4232, 4242 - já expliquei, mas antes de mudares as velas primeiro verifica a unidade de comando, pode dar-se o caso de as velas ou algumas das velas estarem boas mas estar a dar erro de velas porque a unidade de comando não dá sinal ás velas e não haver necessidade de meter novas ou pelo menos todas, se a unidade de comando estiver boa então as velas estão mesmo todas queimadas, a unidade de comando é algo cara, mas se não estiver boa de nada vale mudar as velas, continua com erro na mesma.

4530- é um código de erro genérico que pode ter várias causas, uma delas pode ser a EGR completamente suja ou/e causado pelo primeiro erro na valvulla de estrangulamento, por isso aconselho a limpar a EGR ou meter uma nova, a tal válvula de estrangulamento nova, verificar todos os tubos de vacuo porque pode estar com perdas de pressão, verificar depois se o erro se mantém.
caso se mantenha então trata-se do actuador que indiquei com imagem na outra mensagem, ou o sensor MAP.

tens aí algum trabalho e dinheiro para gastar, concordo com o conselho que o mecânico te deu, mas a questão do primeiro erro não está relacionado com as velas e a FAP, por isso só com uma válvula nova, e não deixes de limpar a EGR ou meter uma nova tambem alem de verificar se todos os tubos de vacuo estão bons, depois podes apagar todos os erros e ver como se comporta e o que volta a aparecer.
Muito obrigado pela ótima explicação.
Já encomendei as velas por isso e, em todo o caso, leva novas.
Em relação à EGR a mesma está anulada... Poderá algum erro estar associado a esse facto?

Cumprimentos
"Death smiles to us all... All a man can do is smile back!" :icon_fixe:

Nanekas
Membro Iniciado

Mensagem por Nanekas »

Nanekas Escreveu:
22 jun 2018, 08:51
marco pires Escreveu:
21 jun 2018, 22:39
43E2 - http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... 1717804384 é a peça numero 16, aconselho a limpares a EGR que deve estar carregada de carvão e depois meteres a válvula nova, é uma peça cara mas é essencial para o motor funcionar em condições.

4d00 - filtro de partículas com falha na regeneração, o problema poderá estar relacionado com a falha nas velas, nesse caso aconselho primeiro que tudo a mudar a velas, como está a dar erro em todas suspeito que a unidade de comando das velas não esteja bom, convém fazer um teste à unidade de comando ligando á máquina, após velas novas ou unidade de comando, forçar a regeneração da FAP com o DIS (programa de diagnóstico) no mínimo 3 vezes, depois disso verificar se o erro se mantém.

4212, 4222, 4232, 4242 - já expliquei, mas antes de mudares as velas primeiro verifica a unidade de comando, pode dar-se o caso de as velas ou algumas das velas estarem boas mas estar a dar erro de velas porque a unidade de comando não dá sinal ás velas e não haver necessidade de meter novas ou pelo menos todas, se a unidade de comando estiver boa então as velas estão mesmo todas queimadas, a unidade de comando é algo cara, mas se não estiver boa de nada vale mudar as velas, continua com erro na mesma.

4530- é um código de erro genérico que pode ter várias causas, uma delas pode ser a EGR completamente suja ou/e causado pelo primeiro erro na valvulla de estrangulamento, por isso aconselho a limpar a EGR ou meter uma nova, a tal válvula de estrangulamento nova, verificar todos os tubos de vacuo porque pode estar com perdas de pressão, verificar depois se o erro se mantém.
caso se mantenha então trata-se do actuador que indiquei com imagem na outra mensagem, ou o sensor MAP.

tens aí algum trabalho e dinheiro para gastar, concordo com o conselho que o mecânico te deu, mas a questão do primeiro erro não está relacionado com as velas e a FAP, por isso só com uma válvula nova, e não deixes de limpar a EGR ou meter uma nova tambem alem de verificar se todos os tubos de vacuo estão bons, depois podes apagar todos os erros e ver como se comporta e o que volta a aparecer.
Muito obrigado pela ótima explicação.
Já encomendei as velas por isso e, em todo o caso, leva novas.
Em relação à EGR a mesma está anulada... Poderá algum erro estar associado a esse facto?

Cumprimentos
https://www.oscaro.pt/pt/caixa-de-borbo ... ?vid=14653

Será uma das soluções?

Nanekas
Membro Iniciado

Mensagem por Nanekas »

A que me estava a referir era se a peça que está no link é a que necessito?

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

apagar
Última edição por jmcdpereira em 22 jun 2018, 15:53, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

Exatamente, é essa peça e confirmo o part number compativel, é pierburg e por isso do melhor que se pode comprar.
Apenas não sei se conseguirias mais barato no eBay, mas isso é uma questão de pesquisares.
Sobre a EGR a questão é se está anulada electronicamente também, não basta anular fisicamente, há que depois programar a DDE a dar a informação que a EGR foi anulada, caso contrário vai sempre dar códigos de erro
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Nanekas
Membro Iniciado

Mensagem por Nanekas »

jmcdpereira Escreveu:
22 jun 2018, 15:49
Nanekas Escreveu:
22 jun 2018, 15:42

Essa peça não é a EGR ?
Mas se tens a EGR anulada parsa que vais comprar outra ?
Pode é estar mal anulada.
Isso é dessas coisas que só metendo a mão na massa, verifica tb os tubos de borracha
Esta peça é a chamada Caixa da Borboleta segundo o site que é antes da EGR!! Acho eu...
Sendo que esta está anulada poderá algum erro derivar disso? Essa é a minha pergunta fundamental.

Obrigado pelas respostas que tenho obtido

marco pires
Moderador do Fórum

jmcdpereira Escreveu:
Nanekas Escreveu:

Essa peça não é a EGR ?
Isso é dessas coisas que só metendo a mão na massa, verifica tb os tubos de borracha
Não, parece mas não é a EGR, vê aqui peça 16: http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... 1717804384
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

jmcdpereira
Membro Gold

marco pires Escreveu:
22 jun 2018, 15:54
jmcdpereira Escreveu:
Nanekas Escreveu:

Essa peça não é a EGR ?
Não, parece mas não é a EGR, vê aqui peça 16: http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... 1717804384
Sim, já vi.
Já apaguei a mensagem, só ia criar confusão,
sorry
Imagem

Nanekas
Membro Iniciado

Mensagem por Nanekas »

marco pires Escreveu:
22 jun 2018, 15:50
Exatamente, é essa peça e confirmo o part number compativel, é pierburg e por isso do melhor que se pode comprar.
Apenas não sei se conseguirias mais barato no eBay, mas isso é uma questão de pesquisares.
Sobre a EGR a questão é se está anulada electronicamente também, não basta anular fisicamente, há que depois programar a DDE a dar a informação que a EGR foi anulada, caso contrário vai sempre dar códigos de erro
Ah ok! tenho que falar com o rapaz que me diagnosticou os erros, pode ser que também saiba como fazer isso electronicamente.
Entretanto terei que gastar uns € para que a "menina" volte a ser o que era (há bem pouco tempo atrás) :icon_lol1:

Em todo o caso irei mandar limpar o filtro de partículas (250€ mais IVA) Até arrepia... fora montagem...
Mais a peça aquela do link... nem quero pensar...

O meu mais novo terá que começar a usar fraldas de pano (são mais baratas) :icon_lol1:

Obrigado pela ajuda!!! :icon_cheers:

marco pires
Moderador do Fórum

isso de fraldas de pano era no meu tempo lol

pois então boa sorte com a reparação da maquina, e vai dando feedback do caso.
[email protected]

jmcdpereira
Membro Gold

Marcos, para anular a egr não basta desligar o tubo e tapar com uma esfera por exemplo?
A egr fica sempre nas mesma posição não é actuada pelo tal tubo.
Qual a necessidade de anular electronicamente?

Enviado do meu ONE A2001 através do Tapatalk

Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

sim, mas não anulando electronicamente vai dar erro.
apenas serve para evitar o surgimento de códigos de erro, porque a centralina assume que a mesma está presente e em funcionamento, quando na verdade não está, e isso vai despoletar erros na DDE, ao anular electronicamente retira-se a menção da presença da EGR, logo a DDE não lê qualquer parâmetro relativo à EGR e assim já não vai dar erros.
[email protected]

jmcdpereira
Membro Gold

marco pires Escreveu:
22 jun 2018, 22:04
sim, mas não anulando electronicamente vai dar erro.
apenas serve para evitar o surgimento de códigos de erro, porque a centralina assume que a mesma está presente e em funcionamento, quando na verdade não está, e isso vai despoletar erros na DDE, ao anular electronicamente retira-se a menção da presença da EGR, logo a DDE não lê qualquer parâmetro relativo à EGR e assim já não vai dar erros.
Tinha a ideia que não dava erros, pois tudo continuava a funcionar, embora não actuasse a EGR, como por exemplo qd se retira as borboletas, deixa-se o veio e tudo funciona e actua, só não transmite o movimento às borboletas.
Alguns dizem que apenas tapam, outros que anulam, possivelmente tb depende do modelo, nos mais antigos talvez baste tapar o tubo, não sei.
thanks
Imagem

Nanekas
Membro Iniciado

Mensagem por Nanekas »

marco pires Escreveu:
22 jun 2018, 21:48
isso de fraldas de pano era no meu tempo lol

pois então boa sorte com a reparação da maquina, e vai dando feedback do caso.
Boas

Ontem já mudei o filtro de ar e o de respiro de motor. ambos estavam intragáveis.
O do ar estava negro e o do respiro do motor estava em pedra, literalmente.

Hoje já andei com ela e o "bater" já é outro apesar de não notar diferença em relação ao que me levou a inicialmente escrever o tópico.

Durante a próxima semana vou pará-la e mandar limpar o filtro de partículas, meter as velas e aproveitar para dar uma limpeza também no colector, já que se vai abrir...
Vou dizer ao rapaz para dar uma espreitadela na unidade de comando das velas, também.

Espero que a peça que me falaste (a tal n.º 16) chegue entretanto para ver se a "menina" fica "nova"!

Cumprimentos :icon_cheers:

marco pires
Moderador do Fórum

é importante em especial o breather, ou o respiro do motor, fizeste bem em mudar.
convém mudar a cada duas mudas de oleo, deixar andar isso assim arrebenta com o turbo.
sim, o colector e EGR convém limpar se tiver muito carvão.
aos poucos vais ficar como novo :icon_fixe:
[email protected]

Responder

Voltar para “Modelo E60/E61”