os E36 tem vários problemas crónicos mas que são relativamente fáceis de resolver, coisas como falhas nos vidros eléctricos, motor da ventilação, AC, painéis das portas, falhas em alguns modulos como os das luzes, forra do tecto que tem tendência em despegar, etc.
a nivel do motor 1.8ttds é uma derivação do 2.5tds, basicamente tiraram dois cilindros.
o 2.5tds é um motor problemático e o 1.8tds é ligeiramente melhor em termos de fiabilidade mas mesmo assim não é considerado um bom motor, ambos foram provavelmente os piores motores feitos pela bmw.
algumas coisas crónicas são a bomba injectora que é muito problemática, tendência para sobre aquecimento com a consequente queima da junta da cabeça (o sistema de refrigeração tem que estar a 100%, caso contrário são motores que não admitem escaldões), turbo pouco fiável, problemas a nivel de injectores nomeadamente o injector piloto, etc.
as performances são modestas e não responde bem em aceleração porque o turbo é de geometria fixa e é um motor que não gosta de altas rotações, tiradas longas em altas rotações degradam facilmente a fiabilidade e os vários componentes.
a nivel de condução é um carro dinâmico e divertido em curvas porque tem o ADN de qualquer outro bmw.
eu não posso aconselhar nenhum motor tds porque são motores muito frágeis e propensos a problemas, a menos que se esteja a falar de um exemplar sempre bem mantido, sem ter sofrido abusos e que não esteja carregado de kms.
há que ter muita atenção a isso porque um carro desses pode ser uma dor de cabeça.
sinceramente não aconselho e menos como primeiro carro porque é uma lotaria e tanto pode calhar um bom exemplar como um cancro.
pelo Plafond que tens eu aconselhava um E46 316i a gasolina, não é um carro rápido mas é mais despachado que o 318tds, é mais recente e muito mais fiável a todos os níveis, incluindo o motor que é muito fiável.
tudo bem que é a gasolina e gasta um pouco mais, mas tambem te digo que mantendo uma condução normal sem exageros consegues fazer uns consumos não muito altos que o 318tds, algo como mais 1 a 2 litros.
não vás com a ideia do diesel porque o que pretendes é um motor antigo e pouco fiável, mais vale a opção por um carro mais recente a gasolina que não consome muito mais e que não dará dores de cabeça e de bolso.
alguns exemplos:
o tecto e o capot não tem a pintura muito boa, mas por uns 300 euros consegues meter isso novo.
https://www.standvirtual.com/anuncio/bm ... 7bcfd902e8
https://www.standvirtual.com/anuncio/bm ... 7bcfd902e8