Então é assim, podes e deves ter a peça bem lixada...

Se For preciso aplicar betume e depois lixar convenientemente

Como é plástica, precisas de um primário de aderência, para plásticos... ou visto que é uma peça pequena, podes remediar com primário de 2 componentes para superfícies de fraca adesão, tais como zinco ou aluminio... (Eu costumo utilizar o self primer da Robialac)

Se tiveres a peça bem lixada, a seguir a este primário pode directamente levar tinta... Se no entanto a superfície ainda tiver depressões, podes então aplicar um primário de enchimento e logo de seguida lixar com um bloco de lixa até a superfície ficar ao teu gosto... Lembra-te que tintas metalizadas são super sensíveis, por isso eu gosto de usar lixa 800 com água para deixar a superfície bem lisa...
De seguida, é pintar... A tinta metalizada pode ser celulosa ou acrílica, tendo de usar o respectivo diluente com cada uma das tintas... no teu caso podes usar qualquer uma delas, não é relevante uma vez que ambos primários suportam qualquer tinta em cima sem reagirem..

E depois vem o verniz acrílico... Aqui o único detalhe que tens de ter é que ele demora umas 2 a 3 horas a ficar seco ao tacto, mas demora entre 24 a 48 horas a ficar seca ao ar livre (a vantagem da estufa aqui é que reduz imenso o tempo de cura do verniz, mas não é de todo necessário)...

Para o verniz acrílico que também é de 2 componentes ainda irás adicionar diluente específico para este produto... na proporção de até 10%... na primeira demão de verniz eu não gosto de dar muito diluida, prefiro que fique com o que se chama casca de laranja, porque dessa forma nao escorre... e na segunda de mão aí sim, mais diluída, porque ficará com o acabamento liso perfeito que todos nós gostamos.

Para chapa o processo é em tudo semelhante, não necessitando do primário próprio para plásticos... porque é metal

cumps e boas pinturas
Jean Melim[