525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Secção para modelos Série 5

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JPBaptista
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525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por JPBaptista »

Tenho uma 525d (177 cv) E 61, kit M, e noto muitas vezes que, até atingir as 2000 rpm, parece que o carro não anda, mesmo que carregue no pedal. Quando atinge as 2000 então dispara e responde normalmente. Isto sucede principalmente em mudanças baixas.

Nestas férias estive no Gerês e, muitas vezes ao entrar em curvas muito fechadas e a subir tinha quase que pôr uma 1ª, pois a 2ª não respondia.

Alguém tem experiências iguais? Sugestões ? Poderá ter alguma coisa a ver com problemas ao nível do medidor de massa de ar ?

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MINHOPTICAS
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Mensagem por MINHOPTICAS »

nao te posso ajudar, eu tenho a mesma carrinha com o mesmo moter mas com cx auto, e nunca senti falta de potencia, ja tem 147000km... :driving

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AMS
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Mensagem por AMS »

A minha tá com repro desde os 13000km... já não me lembro como era, mas penso q uma das coisas boas do motor é que era muito redondo...
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luisinho
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Mensagem por luisinho »

parece-me mt normal, é quando entra o turbo.

muito normal mesmo

JPBaptista
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Mensagem por JPBaptista »

luisinho Escreveu:parece-me mt normal, é quando entra o turbo.

muito normal mesmo
Mas é suposto uma tão grande diferença antes e depois de entrar o turbo? Pergunto porque nunca tinha tido um carro com turbo e, como tal, pode ser impressão minha. O que é facto é que acho estranho. A impressão é como passar de uma 1ª para uma 5ª, a 30 Km/h...

luisinho
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Mensagem por luisinho »

nao guiei o teu carro, por isso nao sei avaliar na precisão

mas as 2000 rotaçoes +- entra o turbo

nuns carros entre as 1700 noutros as 2100

varia entre esses dois valores

logo é normal.


suponho que o teu problema nao seja a arrancar em 1º, será mais se tentares tipo ir a 20km/h e vais em 3º e tentas recuperar sem baixar mudança?

sim é natural

esse motor com uma boa repro, fica divinal acredita.


quanto a isso, carro com turbo é assim mesmo, o turbo entrando isso dispara

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marco pires
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por marco pires »

JPBaptista Escreveu:Tenho uma 525d (177 cv) E 61, kit M, e noto muitas vezes que, até atingir as 2000 rpm, parece que o carro não anda, mesmo que carregue no pedal. Quando atinge as 2000 então dispara e responde normalmente. Isto sucede principalmente em mudanças baixas.

Nestas férias estive no Gerês e, muitas vezes ao entrar em curvas muito fechadas e a subir tinha quase que pôr uma 1ª, pois a 2ª não respondia.

Alguém tem experiências iguais? Sugestões ? Poderá ter alguma coisa a ver com problemas ao nível do medidor de massa de ar ?
o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

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marco pires
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Mensagem por marco pires »

AMS Escreveu:A minha tá com repro desde os 13000km... já não me lembro como era, mas penso q uma das coisas boas do motor é que era muito redondo...
exatamente.
porque não há entradas do turbo,o funcionamento é quase solidário com todas as rotações do motor.
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JPBaptista
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por JPBaptista »

marco pires Escreveu: o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
Já agora, o que é um turbo VGT ? Para verificar a MAF só mesmo indo à BMW, suponho?

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marco pires
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por marco pires »

JPBaptista Escreveu:
marco pires Escreveu: o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
Já agora, o que é um turbo VGT ? Para verificar a MAF só mesmo indo à BMW, suponho?
geometria variavél.
sim,é melhor na bmw ou então numa bosch car service.
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the_killer
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por the_killer »

o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
nem da bmw nem de outra carro qualquer
os turbos estão constantemente a girar

a questão é que só se sentem quando estão no regime ideal de eficiencia
e esse regime depende de motor para motor

se o turbo se conseguisse adaptar a todas as rotações do motor e manter a sua eficiencia em todo o regime,
concerteza a bmw não teria feito o 123d com 2 turbos

nos 320d 150cv só por volta das 2mil se tem o turbo nesse regime e binario que o façam sentir-se na aceleração, antes é fraquinho
nos 320d 130cv isso acontece mais cedo

não conheço esse motor,
mas pela descriçao é identico ao 20d 150cv

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marco pires
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por marco pires »

the_killer Escreveu:
o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
nem da bmw nem de outra carro qualquer
os turbos estão constantemente a girar

a questão é que só se sentem quando estão no regime ideal de eficiencia
e esse regime depende de motor para motor

se o turbo se conseguisse adaptar a todas as rotações do motor e manter a sua eficiencia em todo o regime,
concerteza a bmw não teria feito o 123d com 2 turbos

nos 320d 150cv só por volta das 2mil se tem o turbo nesse regime e binario que o façam sentir-se na aceleração, antes é fraquinho
nos 320d 130cv isso acontece mais cedo

não conheço esse motor,
mas pela descriçao é identico ao 20d 150cv

a colocação de dois turbos é exatamente para acabar com o turbo lag,eu disse que quase não havia turbo lag,o quase significa que existe algum,como é obvio,mas o facto de os turbos serem de geometria variavel é exatamente para tentar reduzir isso ao maximo,por essa razão não se compreende que se sinta o boost do turbo,porque essa situação era comum nos turbos de geometria fixa e não nestes.
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JPimpao01
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Mensagem por JPimpao01 »

No meu E39 acontece exactamente a mm coisa... mas sempre foi assim, não é defeito é feitio. Mas também já me disseram que com uma repro feita em condiçoes isso acaba.... estou a ganhar coragem para a fazer ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
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Mensagem por Nuno Real »

Eu tb tenho uma E61 525d de 177, e faz precisamente a mesma coisa. E´ muito amorfa abaixo das 1500. Em estradas de montanha recorro constantemente `a caixa. Creio que nao e´ nenhum defeito, pois foi vista `a pouco tempo por outros motivos. Alias, depois das 1750rpm e´ muito linear, ate esgotar mm!! ;)
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the_killer
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por the_killer »

por essa razão não se compreende que se sinta o boost do turbo,porque essa situação era comum nos turbos de geometria fixa e não nestes.
a geometria ajuda mas não remove por completo

no teu 530d provavelmente devido aos 6 cilindros e 3000cc não se nota tanto isso a acontecer, mas o normal é notares o 'entrar' do turbo

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