Abraço!
525tds ou 525d...
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- luispaz
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525tds ou 525d...
Pessoal, descupem a minha ignorância,
mas estou a pensar em adquirir um 525tds, ou 525d... Ambos E39 mais ou menos do mesmo ano, só não sei as diferenças entre eles a nível mecânico, potência, e que problemas me poderão dar um ou outro ou o que tenho de ter em atenção aquando da compra... Em que diferem nestes 3 sentidos?
Abraço!
Abraço!
Re: 525tds ou 525d...
embora a gasoile e de mesma cilindrada sao tooootalmente diferentes
aconselho te a 525d face á tds.
porque?:
-motor 2.5tds tem problemas cronicos fatais, como aquecimento de cabeça que por agravante nao e so faciar e meter, geralmente estala mesmo e tens de meter cabeca nova.
-bomba injectora avaria e o problema sai caro.
ja pelo 2.5d é outra coisa, motor mais rubusto, bem concebido acerca das falhas acima referidas, ja nao trabalha com bomba injectora e sempre tem mais cavalos. de referir que é melhor base de projecto claro
num 2.5tds mexes mexes e aquilo sempre sera um cancro com pressa.. e no 2.5d a coisa ja e diferente , melhor claro 
Desabafo: a 2.5tds pode ser cancro, mas ahhhhh, que saudades que tenho daquele trabalhar, daquele andamento, daquelas chatisses é que nem por isso
aconselho te a 525d face á tds.
porque?:
-motor 2.5tds tem problemas cronicos fatais, como aquecimento de cabeça que por agravante nao e so faciar e meter, geralmente estala mesmo e tens de meter cabeca nova.
-bomba injectora avaria e o problema sai caro.
ja pelo 2.5d é outra coisa, motor mais rubusto, bem concebido acerca das falhas acima referidas, ja nao trabalha com bomba injectora e sempre tem mais cavalos. de referir que é melhor base de projecto claro
Desabafo: a 2.5tds pode ser cancro, mas ahhhhh, que saudades que tenho daquele trabalhar, daquele andamento, daquelas chatisses é que nem por isso

- marco pires
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Re: 525tds ou 525d...
exatamente como o Manuel S. disse,não tem comparação.
estamos a comparar tecnologias completamente diferentes,o motor 2.5tds é de concepção do inicio dos anos 90,muito antiquado face á actualidade,tem injecção indirecta e turbo de geometria fixa,não sendo um motor muito gastador,ainda assim gasta demais para aquilo que anda,principalmente em cidade,tem dificuldade em subir de rotações e é por isso mesmo lento em cidade,as reprises não são grande coisa,e tem os tais problemas cronicos que o Manuel S. assinalou.
já o motor 2.5d é um motor moderno com injecção directa common rail,turbo de geometria variável e bem mais potente,é muito fiável tendo apenas que haver cuidado a nivel da bomba de agua que tem o miolo em plastico com uma duração nunca superior a 90000km,fora isso pode ainda haver alguns problemas a nivel do medidor da massa de ar.
é um motor que anda bem e puxa bem desde as baixas rotações,tem uma boa margem de trabalho para quem quiser fazer um upgrade de potencia.
são dois mundos diferentes,e a unica coisa em que o 2.5tds pode ser melhor é ao nivel do som que produz,nem parece um carro a gasoleo,embora essa sonoridade tambem seja mais sentida no interior do carro,tornando-o assim mais barulhento e menos silencioso que o 2.5d.
o 2.5tds é muita parra para pouco uva,especialmente na serie 5 onde se nota claramente uma dificuldade em vencer a inércia de uma carroçaria pesada e volumosa,já o 2.5d está bem á vontade nesse capitulo e acompanha sem problema os diesel mais modernos do mercado.
estamos a comparar tecnologias completamente diferentes,o motor 2.5tds é de concepção do inicio dos anos 90,muito antiquado face á actualidade,tem injecção indirecta e turbo de geometria fixa,não sendo um motor muito gastador,ainda assim gasta demais para aquilo que anda,principalmente em cidade,tem dificuldade em subir de rotações e é por isso mesmo lento em cidade,as reprises não são grande coisa,e tem os tais problemas cronicos que o Manuel S. assinalou.
já o motor 2.5d é um motor moderno com injecção directa common rail,turbo de geometria variável e bem mais potente,é muito fiável tendo apenas que haver cuidado a nivel da bomba de agua que tem o miolo em plastico com uma duração nunca superior a 90000km,fora isso pode ainda haver alguns problemas a nivel do medidor da massa de ar.
é um motor que anda bem e puxa bem desde as baixas rotações,tem uma boa margem de trabalho para quem quiser fazer um upgrade de potencia.
são dois mundos diferentes,e a unica coisa em que o 2.5tds pode ser melhor é ao nivel do som que produz,nem parece um carro a gasoleo,embora essa sonoridade tambem seja mais sentida no interior do carro,tornando-o assim mais barulhento e menos silencioso que o 2.5d.
o 2.5tds é muita parra para pouco uva,especialmente na serie 5 onde se nota claramente uma dificuldade em vencer a inércia de uma carroçaria pesada e volumosa,já o 2.5d está bem á vontade nesse capitulo e acompanha sem problema os diesel mais modernos do mercado.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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- luispaz
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Re: 525tds ou 525d...
Soberba explicação! Os meus mais sinceros agradecimentos! De todo o modo, não procuro um carro deste segmento para mexer a nível de potência, mas sim deixar ficar o mais original e fiel possível, seja qual for a hipótese. Confesso que a questão da bomba injectora me assustou,assim como a questão do aquecimento... Vou ver preços e tentar entender até onde justifica a diferença. Até porque será para substiuir a minha actual Chrysler Voyager 2.5crd de 140cv, pois nao preciso ja dos 7 lugares... De resto, embora as críticas tem sido para mim um automóvel soberbo.
Os meus cumprimentos!
Abraço!
-- Terça Out 05, 2010 11:34 pm --
Já agora... E desculpem o abuso, e em relação ao 520d?...
Abraço!
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-- Terça Out 05, 2010 11:34 pm --
Já agora... E desculpem o abuso, e em relação ao 520d?...
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rafias
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Re: 525tds ou 525d...
Em relação ao 520d tens um motor moderno com bomba injectora, ou seja, não é common rail. Existem algumas queixas relativamente á bomba injectora que pode avariar, no entanto também há muita gente que faz centenas de milhares de quilómetros sem problemas. Eu penso que tem a ver com a qualidade de combustível que se usa. Por outro lado os mesmos problemas que o 525d tem ao nível da bomba de água também o tem o 520d. A vantagem do 520d sobre o 525d é ao nível do consumo. A desvantagem claro está nos cavalos a menos, cerca de 136cv. No entanto um carro que faz dos 0 aos 100 em 10 segundos, para mim não é um carro lento.luispaz Escreveu: Já agora... E desculpem o abuso, e em relação ao 520d?...
Abraço!
Ao nível de vitaminas, é possível dar-lhe alguma musculatura até aos 150cv sem comprometer o motor, pelo menos é o que tenho lido nos fórums.
No entanto eu não arrisco fazer isso ao meu pois tenho receio de ficar com o carro desequilibrado e poder avariar alguma coisa a longo ou médio prazo (e.g. embraiagem, turbo).
Resumindo, eu no teu lugar olhava em primeiro lugar para os 525d. Depois para o 520d e por último para o 525tds.
- marco pires
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Re: 525tds ou 525d...
520d :assubiar
bom,esse motor na serie 3 digamos que é suficiente,na serie 5 digamos que está no limiar da submotorização,e digo isto,não só pelo peso extra,como tambem pela massa que tem que locomover,o que na minha opinião o faz de uma forma pouco eficiente para o carro que é.
os valores oficiais são de 10,6s 0-100km/h e um binário fraquinho de 280nm,a velocidade maxima é de 206km/h
a titulo de comparação o 525d faz 8,9s 0-100km/h e tem um binário de 350nm,velocidade maxima de 219km/h
já o 525tds faz dos 0-100km/h 11,0s e um binário de 260nm,velocidade maxima de 207km/h
o motor do 520d não é antiquado,mas tambem não se poderá dizer que se trata de um motor moderno,em comparação com o 525tds é sem duvida mais moderno,mas muito menos avançado tecnologicamente que o 525d,para alem disso o 520d não é um motor que tenha uma grande margem de progressão em termos de aumento de potencia,conseguirás um maximo de potencia a rondar os 145/150cv,mas estou farto de ler sobre problemas relacionados com alterações nestes motores,será um motor para manter stock,mas como tu mais acima disseste que o teu objectivo não seria alterar nada,então penso que não haverá problemas de maior.
a bomba de injecção é a bosch VP44 que é um cancro,seja neste modelo,seja em vários outros modelos de várias marcas,os problemas com esta bomba são sobejamente conhecidos.
tanto o 520d como 525tds já não acompanham os diesel mais modernos,muitos carros de gamas bem mais baixas conseguem oferecer performances superiores a estes dois modelos,para alem disso é um 4 cilindros(520d),não possuindo assim a nobreza e a suavidade de um 6 cilindros,a aplicação deste motor na serie 5,só se justificou como argumento para aumentar o volume de vendas dos E39,já que a meu ver e fora a questão de aumentar as vendas,nunca deveria ter sido aplicado à serie 5,é o unico 4 cilindros aplicado a um E39.
de qualquer forma e se me colocares a questão entre um 520d e um 525tds,eu não descartaria logo á partida o 525tds,tem problemas na bomba injectora?pois tem,mas o 520d tambem,e tal como eu disse em cima,a VP44 é tudo menos uma boa bomba,é mais antiquado?pois é,mas compensa pela nobreza dos 6 cilindros,pela sonoridade fantastica,e no fim de contas pelas performances que em nada ficam atrás das do 520d.
sinceramente seria uma escolha muito dificil,mas em carros identicos com mais ou menos os mesmos Km,e com o mesmo estado de conservação,se calhar estaria mais inclinado a recomendar-te o 525tds.
fora isto tudo,o 525d é outra loiça,e caso o orçamento o permita,esta deverá ser a tua primeira opção.
já agora em relação ao 525tds:
BMW 2.5 TD/TDS
This engine set new levels for power and refinement during the mid nineties, the sound of this straight 6 was (and still is) rather impressive. Gave bags of power in the BMW 325/525 and Vauxhall Omega but struggled a bit when plonked into a RangeRover. Fitted with the Bosch VP37 pump giving it the ability to run on veg oil/bio diesel without too much hassle.
http://www.dieselbob.co.uk/goodbad.asp
ps:
consumos oficiais:
520d
Fuel consumption 7.8/4.7/5.9 l/100km urban/extra-urban/combined
525d
Fuel consumption 9.2/5.3/6.7 l/100km urban/extra-urban/combined
525tds
Fuel consumption 5.1/6.9/9.1 l/100km 90 km/h / 120 km/h / urban
bom,esse motor na serie 3 digamos que é suficiente,na serie 5 digamos que está no limiar da submotorização,e digo isto,não só pelo peso extra,como tambem pela massa que tem que locomover,o que na minha opinião o faz de uma forma pouco eficiente para o carro que é.
os valores oficiais são de 10,6s 0-100km/h e um binário fraquinho de 280nm,a velocidade maxima é de 206km/h
a titulo de comparação o 525d faz 8,9s 0-100km/h e tem um binário de 350nm,velocidade maxima de 219km/h
já o 525tds faz dos 0-100km/h 11,0s e um binário de 260nm,velocidade maxima de 207km/h
o motor do 520d não é antiquado,mas tambem não se poderá dizer que se trata de um motor moderno,em comparação com o 525tds é sem duvida mais moderno,mas muito menos avançado tecnologicamente que o 525d,para alem disso o 520d não é um motor que tenha uma grande margem de progressão em termos de aumento de potencia,conseguirás um maximo de potencia a rondar os 145/150cv,mas estou farto de ler sobre problemas relacionados com alterações nestes motores,será um motor para manter stock,mas como tu mais acima disseste que o teu objectivo não seria alterar nada,então penso que não haverá problemas de maior.
a bomba de injecção é a bosch VP44 que é um cancro,seja neste modelo,seja em vários outros modelos de várias marcas,os problemas com esta bomba são sobejamente conhecidos.
tanto o 520d como 525tds já não acompanham os diesel mais modernos,muitos carros de gamas bem mais baixas conseguem oferecer performances superiores a estes dois modelos,para alem disso é um 4 cilindros(520d),não possuindo assim a nobreza e a suavidade de um 6 cilindros,a aplicação deste motor na serie 5,só se justificou como argumento para aumentar o volume de vendas dos E39,já que a meu ver e fora a questão de aumentar as vendas,nunca deveria ter sido aplicado à serie 5,é o unico 4 cilindros aplicado a um E39.
de qualquer forma e se me colocares a questão entre um 520d e um 525tds,eu não descartaria logo á partida o 525tds,tem problemas na bomba injectora?pois tem,mas o 520d tambem,e tal como eu disse em cima,a VP44 é tudo menos uma boa bomba,é mais antiquado?pois é,mas compensa pela nobreza dos 6 cilindros,pela sonoridade fantastica,e no fim de contas pelas performances que em nada ficam atrás das do 520d.
sinceramente seria uma escolha muito dificil,mas em carros identicos com mais ou menos os mesmos Km,e com o mesmo estado de conservação,se calhar estaria mais inclinado a recomendar-te o 525tds.
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já agora em relação ao 525tds:
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consumos oficiais:
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Fuel consumption 7.8/4.7/5.9 l/100km urban/extra-urban/combined
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Fuel consumption 9.2/5.3/6.7 l/100km urban/extra-urban/combined
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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- 525_tds
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Re: 525tds ou 525d...
Marco tens ai algumas incorrecções nos tempos que forneces-te relativamente ao 525 tds.
os dados oficiais para o 525 tds são:
Top speed: 211 km/h
0-100: 10,1s
Maximum torque
(DIN) 280.0 Nm (207 ft·lb) (28.6 kgm)
@ 2200 rpm
Standing km 31.60 s
weight 1555 kg
Drag coefficient 0.290
Maximum power
(DIN) 143 PS (141 bhp) (105.1 kW)
@ 4600 rpm
Specific output 56.5 bhp/litre
0.93 bhp/cu in
Versão sedan, 5 velocidade manual.
O automatico ja anda um bocadinho menos assim como a carrinha devido ao peso extra.
os dados oficiais para o 525 tds são:
Top speed: 211 km/h
0-100: 10,1s
Maximum torque
(DIN) 280.0 Nm (207 ft·lb) (28.6 kgm)
@ 2200 rpm
Standing km 31.60 s
weight 1555 kg
Drag coefficient 0.290
Maximum power
(DIN) 143 PS (141 bhp) (105.1 kW)
@ 4600 rpm
Specific output 56.5 bhp/litre
0.93 bhp/cu in
Versão sedan, 5 velocidade manual.
O automatico ja anda um bocadinho menos assim como a carrinha devido ao peso extra.
- marco pires
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Re: 525tds ou 525d...
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: 525tds ou 525d...
Então vai la ver porque tiras-te mal. E no meu livro do manual, também vem os valores que indiquei.marco pires Escreveu:eu tirei os dados deste site:
http://www.carfolio.com/specifications/ ... ?car=56309
- marco pires
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Re: 525tds ou 525d...
de certeza?
já estive a ver e estava tudo certo? :think
ps: já vi onde está o erro,eu estava a ver os dados para o E34,no E39 são ligeiramente diferentes,e são aqueles que indicaste.
isto só reforça ainda mais a minha opção pelo 525tds em comparação com o 520d. :wink1
peço desculpa pelo erro
já estive a ver e estava tudo certo? :think
ps: já vi onde está o erro,eu estava a ver os dados para o E34,no E39 são ligeiramente diferentes,e são aqueles que indicaste.
isto só reforça ainda mais a minha opção pelo 525tds em comparação com o 520d. :wink1
peço desculpa pelo erro
Última edição por marco pires em 08 out 2010, 23:14, editado 1 vez no total.
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Re: 525tds ou 525d...
Certeza, experimenta ver no 525tds E39 ao invés do 525tds e34 que é o que estás a ver... :lol1marco pires Escreveu:de certeza?
já estive a ver e estava tudo certo? :think
Ate te deixo o link é mais fácil:
http://www.carfolio.com/specifications/ ... ?car=15213
Última edição por 525_tds em 08 out 2010, 23:16, editado 1 vez no total.
- marco pires
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Re: 525tds ou 525d...
525_tds Escreveu:Certeza, experimenta ver no 525tds E39 ao invés do 525tds e34 que é o que estás a ver... :lol1marco pires Escreveu:de certeza?
já estive a ver e estava tudo certo? :think
exato,eu estava a ver no E34,peço desculpa pelo erro
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Re: 525tds ou 525d...
:fixemarco pires Escreveu:525_tds Escreveu:Certeza, experimenta ver no 525tds E39 ao invés do 525tds e34 que é o que estás a ver... :lol1marco pires Escreveu:de certeza?
já estive a ver e estava tudo certo? :think
exato,eu estava a ver no E34,peço desculpa pelo erro![]()
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danielsergio
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Re: 525tds ou 525d...
eu ja tive um 2.5tds,e agora tenho um 525d ambos modelo e39 e acredita nao tem nada a ver em termos de prestaçoes,parecem carros totalmente diferentes.opta pelo 525d que ficas muito melhor servido :fixe




