BMW 530d E39 '99

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E39

Moderador: Staff

Wally
Membro Iniciado
Registado: 22 out 2012, 22:08
O meu Carro:: BMW 530d E39
Contacto:

BMW 530d E39 '99

Mensagem por Wally »

Venho então aqui criar um diário para o meu projecto E39.

Eu tinha um 520i, E39 também, em fase (muito) inicial de restauro, mas depois de ver este 530d num stand, fiz a troca. É do ano 1999, com primeira matrícula em França e foi importado para cá, mas não por mim. O meu carro do dia-a-dia é o Mondeo que aparece parcialmente nas fotografias e agora está parado à espera que o párabrisas novo chegue, pois o que lá está rachou, mas estou a ficar apaixonado por este BMW, por razões que eu ainda não consigo explicar...

Já conheço bem o Mondeo, mas com o E39 ainda tenho um pequeno receio, que se está a dissipar à medida que eu vou fazendo mais e mais Kms: o facto de ser RWD. Já tive uma pequena má experiência com o Patrol, apanhei óleo ou gasolina numa saída da via rápida e vi a traseira toda em cima do meu ombro direito, o que fez com que fosse de encontro com o rail de protecção. Só arranhou o canto de plástico do jipe, mas o rail não pode dizer o mesmo, já que ficou bem metido para dentro. Pudera, Patrol é Patrol, quem quiser que se desvie. :scary

Brincadeiras à parte, espero não ter a mesma experiência com este Bimmer.

Imagem

Imagem

O carro está muito bem estimado, embora tenha pequenos detalhes a fazer, alguns já estão a ser resolvidos, outros nem tanto. O que mais me chateia é o facto do rádio não dar som, já andei a pesquisar e parece que é problema recorrente. Estava a pensar substituir o rádio que lá está por um Pioneer touchscreen com DVD e afins, mas sei que vou perder a maior parte das opções do CB, ou estarei errado?

Outra questão que tenho é relativamente à antena: a rosca é específica ou as antenas universais servem ali? Se houver alguma antena que seja "a ideal" para este carro, agradecia o conselho.

Por agora é tudo e o tópico será sempre actualizado à medida que aparecam novidades. ;)

Abaixo fica a lista de Modificações/Extras e Reparações efectuadas:

Marca: BMW
Modelo: 530d
Data: 25/02/1999
Óleo: Mobil 1 5w30

Modificações/Extras:

- Molduras "BMW M Power" para as matrículas;
- Conversão LED;
- Escovas Bosch AeroTwin;
- Deflectores Climair Sport frontais;
- Deflectores Climair Sport traseiros;
- Grelhas frontais em preto;
- Aros cromados no quadrante;
- Cat Off;
- Bridgestone Potenza RE050 (x2);
- Bridgestone Potenza RE050A (x2);
- Vinyl Preto Matte @ Frisos Exteriores;
- EGR Bypass;
- Privacy Glass by 3RSil;
- Carbon Wrap @ Interior;
- Carbon Wrap @ Tampa do depósito;
- Borboletas do colector off;

Reparações/Manutenções:

- Matrículas em acrílico;
- Símbolo BMW do capot;
- Tubo do IC substituido;
- Tubo da bomba de vácuo substituido;
- Braços das escovas limpa párabrisas restaurados;
- Substituição do MAF;
- Turbo original novo;
- Restauro das jantes 17'' e pintura BMW Sapphire Black;
- Fitros do habitáculo Fram;
- Tecido dos pilares C colado novamente;

Cumprimentos,
César Melo
Última edição por Wally em 18 mar 2014, 21:45, editado 26 vezes no total.
Imagem
Projecto: BMW 530d E39 '99

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Re: BMW 530d (E39)

Mensagem por ode_joy »

É um belo motor, e um carro espaçoso. ;)
Quanto a mudar de rádio, tens sempre a opção do 2DIN da Dynavin... Se colocares outro, procura se a marca tem algum cabo para o interface entro o MF e o Radio.
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Wally
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por Wally »

Obrigado, ode_joy, o facto de saber que existe tal adaptador já é um grande passo em frente.

Eu pensei no sistema Dynavin e vou ver o que é que se pode arranjar, pois tenho um familiar com conhecimento sobre isto na Alemanha e talvez veja algum bom negócio.

Entretanto, o adaptador está relacionado com o Active System e será algo deste género?

Imagem
Imagem

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Sei que havia um user, o TdiSportR, que no Compact dele tinha um Alpine 2DIN e tinha as funções do MF a funcionar.
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

manuVTI
Membro Juvenil
Registado: 26 out 2009, 18:29
O meu Carro:: BMW 523i e39

Mensagem por manuVTI »

Esperemos que ponhas fotos das modificacoes :dance
Só há duas marcas de carros BMW e os outros todos:-)

Emmanuel Medeiros

Wally
Membro Iniciado
Contacto:

Re: BMW 530d E39 '99

Mensagem por Wally »

Hoje fiquei pasmado com o que me aconteceu :silenced

Ia levar a namorada a casa e, de repente, sinto uma perda de potência e parecia que estava a meio de um tremor de terra. Encostei, desliguei o carro e voltei a ligar, mas o problema continuou, ou seja, o motor trabalha, mas o carro treme que se farta e até consegue andar, mas normal é que não está. Que raio é que isto poderá ser? Menos um ou dois cilindros?

Logo agora que já vinham mais cinco prendas para ele...

De qualquer forma, já está à porta do stand e amanhã eles vão ter notícias minhas. A minha motivação sofreu um golpe :(

Não tinha nada de especial feito até agora, mas aqui fica:

Molduras M-Power

Imagem

Imagem

Símbolo novo para o capot

Imagem

A caminho estão os símbolos originais para as jantes, o símbolo para a mala e volante, os piscas laterais brancos e o conjunto de LED's para o interior, mala e matrícula.
Última edição por Wally em 18 mar 2014, 02:53, editado 1 vez no total.
Imagem

Wally
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por Wally »

Ontem à tarde passei pelo stand e o problema já foi identificado: A ponta de uma vela partiu-se e entrou no cilindro o que fez com que houvesse um pequeno empeno numa das válvulas desse cilindro. Já está a ser tudo reparado com peças originais e por conta deles, menos mal.

Ontem recebi também o símbolo para a mala e os centros das jantes, que afinal são um pouco maiores e não encaixam no sítio. Apontaram-me Quarta ou Quinta feira para o carro vir para casa outra vez.

As jantes que tenho são originais BMW? Já procurei por toda a parte e não consegui encontrá-las montadas em nenhum BMW, nem saber a designação do modelo delas.

Já defini o que quero fazer quanto à parte do rádio: Vou aplicar um Sony double din e passar o MID para o porta-luvas. Por agora já tenho a ideia e assim que chegar à altura de avançar com esta parte do projecto, hei de ver como é que hei de aplicar lá o MID.
Imagem

Mickael1987
Membro Juvenil
Registado: 13 fev 2013, 18:27
O meu Carro:: bmw 525 tds e39

Mensagem por Mickael1987 »

Wally Escreveu:Ontem à tarde passei pelo stand e o problema já foi identificado: A ponta de uma vela partiu-se e entrou no cilindro o que fez com que houvesse um pequeno empeno numa das válvulas desse cilindro. Já está a ser tudo reparado com peças originais e por conta deles, menos mal.

Ontem recebi também o símbolo para a mala e os centros das jantes, que afinal são um pouco maiores e não encaixam no sítio. Apontaram-me Quarta ou Quinta feira para o carro vir para casa outra vez.

As jantes que tenho são originais BMW? Já procurei por toda a parte e não consegui encontrá-las montadas em nenhum BMW, nem saber a designação do modelo delas.

Já defini o que quero fazer quanto à parte do rádio: Vou aplicar um Sony double din e passar o MID para o porta-luvas. Por agora já tenho a ideia e assim que chegar à altura de avançar com esta parte do projecto, hei de ver como é que hei de aplicar lá o MID.

Boas Wally, posta depois fotos com o sony double din para ver como ficou

Abraço
Há os que conduzem carros.... e há os que conduzem BMW

Imagem

Wally
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por Wally »

Bom, infelizmente, mais uma má notícia e não é ainda desta que tenho o carro. :(

Depois de tudo no seu lugar e dos testes estarem feitos, pensei eu que o E39 estaria de volta a casa. Cheguei ao stand e estavam nos retoques finais (montagem da tampa de plástico e afins), o carro ainda ficou uns 30 minutos a trabalhar e não se ouvia nenhum barulho anormal. O mecânico foi dar uma volta comigo e tudo parecia estar novo, mas a tragédia voltou 48Km depois.

Desta vez não houve trepidação nenhuma, mas o carro deixou de desenvolver, eu bem carregava no acelerador, mas não passava das 3000 rpm. Pouco depois desligou-se, mas eu voltei a ligar e mais à frente apareceu-me um aviso no quadrante, "Stop Engine! Oil Pressure", não pensei duas vezes, desliguei o motor e encostei.

Pensei que fosse falta de óleo, mas verifiquei na vareta e mesmo abrindo uma tampa que está ali por cima, via-se que o nível estava correcto. Para além disso, o motor faz um ruído estranho, como se houvesse qualquer coisa a trabalhar a seco e a bater em algum lado. :think

O carro está de volta à oficina e agora só para a semana é que a dança sobe ao palco, a ver vamos. :(

Entretanto deixo aqui algumas fotografias do interior:

Durante o tempo que ele esteve cá e a abdicar um bocadinho da condução desportiva, consegui este valor mínimo para a média de consumo. Já agora, aparentemente está tudo bem com os airbags do carro e ele não esteve envolvido em nenhum acidente (penso eu), porque será que a luz me aparece no quadrante?

Imagem

O volante está um bocadinho gasto e entretanto já chegou o símbolo novo para o centro. Estou a pensar mandar forrar novamente este e mais à frente aplicar o volante ///M.

Imagem

O famoso rádio que não trabalha. Depois de algum tempo a estudar, já cheguei à conclusão daquilo que eu pretendo: MID para o porta-luvas e um 2-DIN Sony para ali.

Imagem

Quero também desinfectar as condutas do AC e mudar o filtro do pólen e habitáculo.

Imagem

O telefone da consola central que levou um cartão Yorn e até apareceu "P Telecel", mas logo depois deu erro no registo. Provavelmente problema do cartão ou é necessário a activação do mesmo com um carregamento.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por Wally em 18 mar 2014, 03:00, editado 1 vez no total.
Imagem

Wally
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por Wally »

Depois de tanto vai e vem, já cá está de volta a casa!!

Apesar de me ter mostrado aquele aviso, parece que estava tudo bem com os níveis e pressões do óleo e o que fez com que ele ficasse assim foi uma limalha, que não foi detectada e acabou por ficar lado a lado com o pistão. Pedi o pistão danificado para fazer um pisa-papeis aqui para a secretária e hei de lhe tirar umas fotografias para mostrar o estado em que ficou.
Segundo me disseram, o motor foi praticamente todo revisto e, apesar do carro ainda não estar a 100%, estou com o carro em testes durante 1 ou 2 semanas para depois lá voltar e falar com o mecânico. O único problema (como se fosse pouca coisa...) é que ele, por vezes, pára de desenvolver e o motor "estagna" por volta das 3000 rpm, mas depois volta à normalidade e lá vai estrada fora. Parece que é conforme lhe apetece, mas não deixa de ser estranho e é um problema que há de ter solução.

Bem, após tudo isto, esta foi a primeira imagem que me fez ficar mais contente:

Imagem

Depois foi a vez da minha namorada lhe dar uma prenda, oxalá que corra tudo bem:

Imagem

Apesar de estar um pouco "doente", já tinha aqui umas "mods" preparadas:

Conversão LED

Fez se com 10 lâmpadas tubulares e 2 BA9S, mas ainda não ficou tudo pronto porque faltam mais 5 tubulares e 2 BA9S de polaridade invertida.

Antes:

Imagem

Imagem

Depois:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Símbolo BMW na mala:

Imagem
Última edição por Wally em 18 mar 2014, 03:08, editado 2 vezes no total.
Imagem

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Tem bom aspecto...

Imagem

Consegues recuperar isso com tinta específica para peles. Procura por "leather dye" na web. 65ml rondam os 20€ e dá para pintar o volante várias vezes.

Imagem

Mete nisso um Dynavin E39.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

noosphere
Membro Junior
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Mensagem por noosphere »

Eu vou meter o meu a estufar semana que vem... é deixar o carro.. pagar 85€ e ir buscar. Isto com pele verdadeira.
Fica o conselho.

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

este tópico foi editado porque uma das fotos estava sobredimensionada.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Wally
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por Wally »

Após algum tempo ausente do fórum, aqui venho deixar as novidades :D

Tubo do IC substituido:

Imagem

Imagem

Tubo da bomba de vácuo substituido (em falta no momento da fotografia):

Imagem

Escovas Bosch AeroTwin:

Imagem

Braços das escovas restaurados

Imagem

Deflectores Climair Sport frontais

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Deflectores Climair Sport traseiros

Imagem

Piscas laterais transparentes

Imagem

Entretanto o carro insistia em não passar dos 160Km/h, apesar de ter um bom rendimento até lá, o que levou a uma substituição do MAF na tentativa de resolver o problema, mas ficou sempre igual.
Problema esse que só veio a ser resolvido com a substituição do turbo, pois as palhetas da geometria variável estavam presas devido à acumulação de carvão.

Grelhas frontais "facelift style" em preto

Imagem

Aros cromados no quadrante

Imagem

Imagem

Depois disto e durante uma ida à oficina, vim a descobrir também que o carro já veio com o catalisador desmiolado para a minha mão.

Ainda há mais, mas agora já se faz tarde :lol:
Imagem

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Estás a ficar a conhecer bem o modelo "à força".

Mas com essa manutenção vai ficar bom e vais gostar dos km ao volante.

Cumps e boa sorte com ele
Imagem

Responder

Voltar para “E39”