Vibrações e velocidade 318tds touring

Série 3 modelo E36

Moderador: Staff

JOAOOx3
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 30 nov 2013, 20:52
O meu Carro:: 318 touring
Localização: Tomar, Santarém

Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por JOAOOx3 »

Boas pessoal,

Tenho uma 318 touring, há pouco tempo pus-lhe um motor usado de um veículo que esteve parado algum tempo e desde aí noto um tremer ao relantim e recentemente comecei a sentir vibrações no habitáculo a certas rotações que não acontecia com o outro motor.
Especialmente ali entre as 1000 e 1200 e às 3000rpm.
Notei também que com o outro motor chegava aos 180kmh 'rapidamente', cheguei a dar 190 com esse e com este é difícil passar os 160.
A única coisa que troquei foi o motor e o turbo, a bomba injetora ficou a do motor antigo assim como caixa e etc.

Alguma coisa que poderá ter ficado mal feita?
Já pensei que talvez fosse a corrente de distribuição na hora de trocar, será?

Cumps,
João Ferreira
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por marco pires »

o tremer que notas reflecte-se nas rotações, tipo estares parado e o ponteiro andar para baixo e para cima, ou está quieto?

quantos kms tem o motor?

a velocidade ter dificuldade em passar dos 160 km/h não é normal.

eu apontava para que tanto o problema das vibrações como da velocidade máxima esteja na bomba injectora (é uma bomba problemática), ou então nos próprios injectores que já possam não estar bons.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOAOOx3
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 30 nov 2013, 20:52
O meu Carro:: 318 touring
Localização: Tomar, Santarém

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por JOAOOx3 »

marco pires Escreveu:o tremer que notas reflecte-se nas rotações, tipo estares parado e o ponteiro andar para baixo e para cima, ou está quieto?

quantos kms tem o motor?

a velocidade ter dificuldade em passar dos 160 km/h não é normal.

eu apontava para que tanto o problema das vibrações como da velocidade máxima esteja na bomba injectora (é uma bomba problemática), ou então nos próprios injectores que já possam não estar bons.
O tremer é ao relantim, mas quieto, 810~820rpm. Nisto já me falaram que fosse apoios, mas já troquei os dois do motor e continua, ainda não tive tempo de ver os da caixa.

O motor está com 247000km mas veio para as minhas mãos com 242000, portanto não sei que revisões já fez antes.

A bomba injetora era a que estava no meu antigo motor e estava tudo bem... Digo isto porque notei logo essa diferença na velocidade.
Também uma coisa que tenho quase a certeza é que com o antigo motor, as rotações não estavam tão altas. Deixa ver se me entendes, quando vou a 130 vai a 3000rpm. E antes eu acho que não era assim, é a velocidade a que costumo andar e não me lembro de ver as rotações tão altas a essa velocidade. Entendes-me? :?
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por marco pires »

se o relatin está estável pode muito bem ser dos apoios, se já os trocaste verifica tambem os da caixa tal como disseste, mas penso que o problema não estará nisso, acredito que esteja mesmo na bomba injectora.

a bomba injectora tem uma parte electronica tal como podes ver nesta imagem:

Imagem

ao trocares de motor devias ter feito um ajuste dos débitos da bomba injectora, já que apesar do motor ser igual existem sempre variações na injecção de motor para motor, portanto meter uma bomba injectora que estava montada noutro motor implica sempre fazer-se ajustes nos débitos.
a própria centralinapode não estar a reconhecer devidamente os valores da bomba injectora.
outra situação é o filtro do gasoleo estar a precisar de substituição.

quanto à velocidade a 130km/h e as rotações a 3000rpm está correcto; o ponteiro das rotações em 5º está a tocar a 3000rpm a 130km/h, por isso a esse nivel não se passa nada de errado, vê este video e podes confirmar o que te digo:

http://www.youtube.com/watch?v=sOU3Xe-zxfo


no fundo existe muita coisa que pode estar a causar esses problemas, a melhor solução para já seria ligares o carro à maquina para veres se os valores de injecção estão correctos ou não, calculo que esteja a haver algum stress ao nivel da injecção que está a causar esses problemas.

quanto ao turbo, está bom ou nem por isso?
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOAOOx3
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 30 nov 2013, 20:52
O meu Carro:: 318 touring
Localização: Tomar, Santarém

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por JOAOOx3 »

marco pires Escreveu:se o relatin está estável pode muito bem ser dos apoios, se já os trocaste verifica tambem os da caixa tal como disseste, mas penso que o problema não estará nisso, acredito que esteja mesmo na bomba injectora.

a bomba injectora tem uma parte electronica tal como podes ver nesta imagem:

Imagem

ao trocares de motor devias ter feito um ajuste dos débitos da bomba injectora, já que apesar do motor ser igual existem sempre variações na injecção de motor para motor, portanto meter uma bomba injectora que estava montada noutro motor implica sempre fazer-se ajustes nos débitos.
a própria centralinapode não estar a reconhecer devidamente os valores da bomba injectora.
outra situação é o filtro do gasoleo estar a precisar de substituição.

quanto à velocidade a 130km/h e as rotações a 3000rpm está correcto; o ponteiro das rotações em 5º está a tocar a 3000rpm a 130km/h, por isso a esse nivel não se passa nada de errado, vê este video e podes confirmar o que te digo:

http://www.youtube.com/watch?v=sOU3Xe-zxfo


no fundo existe muita coisa que pode estar a causar esses problemas, a melhor solução para já seria ligares o carro à maquina para veres se os valores de injecção estão correctos ou não, calculo que esteja a haver algum stress ao nivel da injecção que está a causar esses problemas.

quanto ao turbo, está bom ou nem por isso?
Limpar injetores também pode ajudar?

Vou ver se alguém me liga isto a uma máquina, tenho um conhecido que trabalha com repros e etc, ele deverá estar dentro do assunto, não? Eu tenho aqui o DIS com um adaptador elm327 mas não consigo conectar com este carro por não ter porta OBD2, tenho um conversor 20 pinos para OBD2 mas também não conecta.
Mas neste caso seria com o INPA, não?

Realmente em relação ao vídeo tens razão, as rotações coincidem. Mas já lá vai o tempo que este carro deu 190.
Estranho é que em 5ª não consigo chegar aos 170, mas hoje em 3ª consegui dar 110 às 4000rpm.
Amanhã estou de folga, vou ver que velocidade está a dar realmente, com gps para tirar a limpo também.

Quanto ao turbo não sei o estado dele, ele parece-me um bocado 'sujo' do que consigo ver, não sei se estará a 100% mas está funcional. Como posso testar isso a limpo?
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por marco pires »

de electronica não percebo muito, mas penso que a norma OBD2 é de 95 ou 96 em diante, o teu carro é de 94 por isso ainda não tem OBD2.

o que te aconselho a fazer é um teste de débito aos injectores, depois logo ficas a saber se algum está avariado ou a precisar apenas de limpeza, tambem podes de facto fazer uma limpeza primeiro e depois fazer o teste para ver se estão a funcionar devidamente.

o turbo só a ver por fora é dificil de aferir do seu estado, para se saber se está bom tens que desmontar, mas de qualquer forma se não há assobio a frio não deve estar com grandes problemas.

mesmo assim e se ainda é o turbo de origem convem fazer uma manutenção para ver se tem folgas.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por 525_tds »

Não percas tempo com os injectores, em principio o problema não é dai, essa bomba está fora do ponto em termos de avanço e provavelmente do débito, por isso tens o ralenti mais alto e falhas nas prestações.

castrob
Membro Juvenil
Mensagens: 89
Registado: 14 mar 2008, 21:33
O meu Carro:: BMW 325 TDS E36 - 1994/07
Localização: Cabo do Mundo - Perafita

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por castrob »

boas, então já fizeste diagnostico? Eu tenho o mesmo problema no meu 325tds, manca ao relenti sem alteração de rotação e treme entre as 1700 e as 2000 rpm sendo que se levantar ligeiramente o pé ou acelerar ele deixa de fazer. No diagnostico que me fizeram apenas deu falha no sensor de posição de motor, entrtanto já foi trocado bem como apoios de motor e caixa sem alterações.
Se tiveres novidades avisa que eu farei o mesmo......

cmp

Bruno Castro

JOAOOx3
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 30 nov 2013, 20:52
O meu Carro:: 318 touring
Localização: Tomar, Santarém

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por JOAOOx3 »

Pois, eu também estou a apontar as dúvidas para a bomba, visto ter sido trocada de um motor para o outro e pronto já está. Digo isto desta forma porque foi mesmo assim, desapertar de um lado e por no outro! Não vi nada de débitos nem nada disso porque simplesmente... nem pensei nisso. Pensei que no "cérebro" disto tudo, assumisse automaticamente tudo.
Mas isto quem não percebe é como quem não ve.

Poderá ser a tal situação de não estar a ponto, ou os débitos coiso e tal.

Eu tenho realmente de tratar disto, mas trabalho com folgas rotativas e não estão a calhar nada a jeito com o ir resolver isto.

Recentemente ao relantim, estando eu fora do carro, comecei a ouvir um grilar vindo do motor, faz-me lembrar o som das renas do pai natal, estão a imaginar? :D o que será?
Imagem

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por 525_tds »

JOAOOx3 Escreveu:Pois, eu também estou a apontar as dúvidas para a bomba, visto ter sido trocada de um motor para o outro e pronto já está. Digo isto desta forma porque foi mesmo assim, desapertar de um lado e por no outro! Não vi nada de débitos nem nada disso porque simplesmente... nem pensei nisso. Pensei que no "cérebro" disto tudo, assumisse automaticamente tudo.
Mas isto quem não percebe é como quem não ve.

Poderá ser a tal situação de não estar a ponto, ou os débitos coiso e tal.

Eu tenho realmente de tratar disto, mas trabalho com folgas rotativas e não estão a calhar nada a jeito com o ir resolver isto.

Recentemente ao relantim, estando eu fora do carro, comecei a ouvir um grilar vindo do motor, faz-me lembrar o som das renas do pai natal, estão a imaginar? :D o que será?
Esse grilar pode ser o tensor da correia dos acessorios ou um dos passadores ou a própria correia.
Quanto à bomba se foi mudada de motor dessa maneira, sem acertar o ponto como dizes, então tens aí a origem do problema.

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por marco pires »

qual é o oleo que estás a usar?
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOAOOx3
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 30 nov 2013, 20:52
O meu Carro:: 318 touring
Localização: Tomar, Santarém

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por JOAOOx3 »

525_tds Escreveu:Esse grilar pode ser o tensor da correia dos acessorios ou um dos passadores ou a própria correia.
Quanto à bomba se foi mudada de motor dessa maneira, sem acertar o ponto como dizes, então tens aí a origem do problema.
Eu na minha inocência pensei que fosse mesmo só trocar bomba, enfim.

No caso dos tensores e corrente, requer muita mão de obra?
marco pires Escreveu:qual é o oleo que estás a usar?
Tenho sido eu a fazer as mudas, tenho usado ELF 10w40 turbo diesel, é uma embalagem azul. Já usava no outro motor. Que dizes deste óleo?
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por marco pires »

eu para mim prefiro sempre castrol, esse que usas tambem não é mau.

as especificações estão correctas, a primeira escolha seria 5W40 mas tambem aceita como alternativa válida o 10W40.

acho que um aditivo no oleo iria resolver esse problema do barulho.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por 525_tds »

JOAOOx3 Escreveu:
525_tds Escreveu:Esse grilar pode ser o tensor da correia dos acessorios ou um dos passadores ou a própria correia.
Quanto à bomba se foi mudada de motor dessa maneira, sem acertar o ponto como dizes, então tens aí a origem do problema.
Eu na minha inocência pensei que fosse mesmo só trocar bomba, enfim.

No caso dos tensores e corrente, requer muita mão de obra?
marco pires Escreveu:qual é o oleo que estás a usar?
Tenho sido eu a fazer as mudas, tenho usado ELF 10w40 turbo diesel, é uma embalagem azul. Já usava no outro motor. Que dizes deste óleo?
Não, se te ajeitares podes fazer isso tu.

JOAOOx3
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 30 nov 2013, 20:52
O meu Carro:: 318 touring
Localização: Tomar, Santarém

Re: Vibrações e velocidade 318tds touring

Mensagem por JOAOOx3 »

Tenho sido sempre eu e o meu pai a fazer-lhe tudo, eu gosto mesmo dela, já pensei em desfazer-me dela mas não tenho coragem. Sei que não a tratado como devia, porque ando sempre atrasado para todo lado então ultimamente tem sido sempre prego na chapa e desde aí é que tem dado problemas.

Aquela zona ali do radiador tem de saltar tudo fora ou estou a ver mal a coisa?
Imagem

Responder

Voltar para “Modelo E36”