Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Série 3 modelo E46

Moderador: Staff

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

Boas!
Antes de fechar o negócio fiz o meu "trabalho de casa", pelo que pude constatar, o E46 330D, embora seja já um projeto com muitos anos de conceção/Construção, ainda é um carro equilibrado, robusto e preformante! Os mais conhecedores e informados aqui do fórum confirmam tais atributos?
Trata-se de um E46 330D, nacional, 03/2001 com 298.000 Km (reias e comprovados), original (apenas substituído o rádio original e respetiva caixa de 6 Cds. É preto metalizado, com interiores em pele beije, bancos desportivos e elétricos com memória, sensores de parque traseiros, kit M exterior......., pelo que me apercebi, tem as forras dos pilares A a precisar de serem substituídas, os "acrílicos" dos faróis frontais a precisarem de polimento ou substituição......, de resto parece estar bom........, motor a puxar bem, interiores sem quaisquer rasgos ou fissuras na pele e bem tratado e cuidado, não apresenta ruídos parasitas nem mecânicos (suspensão, motor, caixa e travões).
Tendo em conta estes fatores e a quilometragem que tem, posso contar com motor para mais uns milhares de quilómetros?
Eu já fiz o negócio, mas ainda não tenho a máquina na minha garagem........, para ficar com uma ideia do negócio que fiz......, tendo em conta os elementos acima referidos, quanto poderá custar e/ou valer uma máquina destas (paguei menos de 10.000,00 euros) :oops:
Obrigado, desde já a todos pela paciência e atenção.
Prometo colocar fotos da máquina assim que a tiver na minha garagem 8) .
Abraços

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por Junglas »

Falta dizeres de que ano é o carro, para que possamos dizer se o valor está ou não inflaccionado.

De resto, é um M57 e pouco ou nada há a dizer. Boa disponibilidade, boa fiabilidade, consumos baixos, para o carro que é...

Sendo um E46, tens que ter atenção aos problemas típicos do modelo, mas nada de especial ou de particularmente dispendioso.
Peca um pouco no espaço atrás, mas nada de especial.

Bons kms ao volante desse 6 cilindros!
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

Junglas Escreveu:Falta dizeres de que ano é o carro, para que possamos dizer se o valor está ou não inflaccionado.

De resto, é um M57 e pouco ou nada há a dizer. Boa disponibilidade, boa fiabilidade, consumos baixos, para o carro que é...

Sendo um E46, tens que ter atenção aos problemas típicos do modelo, mas nada de especial ou de particularmente dispendioso.
Peca um pouco no espaço atrás, mas nada de especial.

Bons kms ao volante desse 6 cilindros!
Boas!
O texto é longo....., mas está lá indicado 03/2001 e é Nacional :) . Obrigado.
Tanto quanto sei, as borboletas de admissão não são problema no 330D E46 :?: :?:
A poli da cambota está OK
O chassi, que eu visse, não estava estalado e tem uma barra por cima do motor da AZ CH... (preparador da BMW)
Está todo original, (excepto o rádio e caixa de CDs), nunca reprogramado (Segundo consegui apurar) :?: :?: :?:
O turbo parece OK, sem ruído e a puxar bem
Terei de ficar atento a mais algum aspeto em especial?
O que acham da aquisição?
Obrigado desde já pela atenção e disponibilidade

Abraços

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por Junglas »

De 2001, 10k€ parece-me um pouco puxado.

O chassis estalado não se vê facilmente. Só mesmo vendo por baixo do carro, na zona de acoplamento do charriot traseiro ao chassis, e da estabilizadora ao chassis.

As borboletas creio que só foram introduzidas no M57TU... de qualquer das formas o seu desenho (se vieres no meu projecto) é completamente diferente do original e são raros, se não mesmo inexistentes, os casos de borboletas a baterem asas nestes motores.

Significa isso que o teu não deverá ter borboletas.

A poli da cambota pode estar OK hoje e amanhã morrer. :)

Quando falas em barra por cima do motor... AZ CH??? OS ACS (AC Schnitzer) ? A ACS é de facto uma empresa que trabalha muito com a bmw. AZ CH confesso que não conheço.

Agora cuidado com o carro.
Lembra-te que apesar de todas as ajudas electrónicas, é um carro de tracção traseira com imenso binário, e estamos a começar a época das chuvas. :) a electrónica não muda as leis da física.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

Junglas Escreveu:De 2001, 10k€ parece-me um pouco puxado.

O chassis estalado não se vê facilmente. Só mesmo vendo por baixo do carro, na zona de acoplamento do charriot traseiro ao chassis, e da estabilizadora ao chassis.

As borboletas creio que só foram introduzidas no M57TU... de qualquer das formas o seu desenho (se vieres no meu projecto) é completamente diferente do original e são raros, se não mesmo inexistentes, os casos de borboletas a baterem asas nestes motores.

Significa isso que o teu não deverá ter borboletas.

A poli da cambota pode estar OK hoje e amanhã morrer. :)

Quando falas em barra por cima do motor... AZ CH??? OS ACS (AC Schnitzer) ? A ACS é de facto uma empresa que trabalha muito com a bmw. AZ CH confesso que não conheço.


Agora cuidado com o carro.
Lembra-te que apesar de todas as ajudas electrónicas, é um carro de tracção traseira com imenso binário, e estamos a começar a época das chuvas. :) a electrónica não muda as leis da física.
Boas!

Antes de mais obrigado pelos conselhos e esclarecimentos.
Quanto ao valor, eu referi que paguei menos de 10.000,00 euros,.......bem menos....., qual seria o valor de uma boa compra (eu sei que é sempre subjectivo, mas com os dados que referi qual seria esse valor)?
Quanto ao chassi, vou ter de ver melhor, no elevador e com lupa :lol1 ......, mas o negócio já está feito :oops:
Em relação á barra por cima do motor é dessa marca que referiu AC Schnitzer......, sou leigo nessa matéria e não escrevi correto, obrigado....., espero que essa barra seja legal.....o anterior dono referiu que nunca teve problema na inspecção anual e com as autoridades :oops:
Obrigado uma vez mais

Abraços

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por Junglas »

motard500 Escreveu:Boas!

Antes de mais obrigado pelos conselhos e esclarecimentos.
Quanto ao valor, eu referi que paguei menos de 10.000,00 euros,.......bem menos....., qual seria o valor de uma boa compra (eu sei que é sempre subjectivo, mas com os dados que referi qual seria esse valor)?
É sempre relativo... mas o valor normal, deve rondar os 7500 - 8000. Não mais do que isso. Já consegues comprar E39 com o mesmo motor, do mesmo ano, na casa dos 6500-7000...
motard500 Escreveu: Em relação á barra por cima do motor é dessa marca que referiu AC Schnitzer......, sou leigo nessa matéria e não escrevi correto, obrigado....., espero que essa barra seja legal.....o anterior dono referiu que nunca teve problema na inspecção anual e com as autoridades :oops:
Só falta dizer que o carro era de uma senhora idosa que só o usava para ir ás compras... :)
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

Junglas Escreveu:
motard500 Escreveu:Boas!

Antes de mais obrigado pelos conselhos e esclarecimentos.
Quanto ao valor, eu referi que paguei menos de 10.000,00 euros,.......bem menos....., qual seria o valor de uma boa compra (eu sei que é sempre subjectivo, mas com os dados que referi qual seria esse valor)?
É sempre relativo... mas o valor normal, deve rondar os 7500 - 8000. Não mais do que isso. Já consegues comprar E39 com o mesmo motor, do mesmo ano, na casa dos 6500-7000...
motard500 Escreveu: Em relação á barra por cima do motor é dessa marca que referiu AC Schnitzer......, sou leigo nessa matéria e não escrevi correto, obrigado....., espero que essa barra seja legal.....o anterior dono referiu que nunca teve problema na inspecção anual e com as autoridades :oops:
Só falta dizer que o carro era de uma senhora idosa que só o usava para ir ás compras... :)

Ok! Acho que fiz um negócio justo :) .
O carro em questão é de uma família que conheço, mas vive a 300 km de mim, quem o comprou novo foi o pai do atual dono e vendedor......, sei que o pai gostava de puxar pela máquina, mas fazia-o com respeito pelo carro e de forma consciente. Vamos ver como se comportará nos primeiros meses nas minhas mãos (bem não será propriamente nas minhas mãos, pois, a máquina foi adquirida para o meu sogro - um "cota" que nunca irá puxar por aquilo, terei de ser eu a faze-lo de vez em quando :) ).
Quando a máquina estiver na minha garagem colocarei fotos da mesma para a malta dizer de sua justiça.......o que queremos é fotos (logo que possivel).
Obrigado

Abraços

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

Aqui fica uma foto da máquina:

https://s15.postimg.org/d1twlfwe3/20160915_171215.jpg

outra

https://s14.postimg.org/ksiz59041/20160915_171142.jpg

Não sei como fazer para aparecer aqui a foto diretamente, não estou a conseguir fazer isso??? Alguém pode dar uma ajuda?

Obrigado

Abraços

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

Boas!

Se tudo correr como previsto o BMW 330D de 03/2001 chegará à sua garagem amanhã à tarde :) .
Depois, começarei a descrever as primeiras impressões sobre a máquina e logo que aprenda a colocar aqui as fotos visíveis disponibilizarei algumas para poderem fazer os devidos comentários :oops: .
Irei começar por lhe "oferecer" a devida limpeza e condicionamento de todo o interior e exterior.
Até breve.

Abraços

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por germanii »

Boas e aproveita bem da Maquina està porreiro :palmas
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por Junglas »

Uma ajudinha...
motard500 Escreveu: Imagem

Imagem
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

Boas!

Obrigado amigo :) . Como se colocam as fotos a aparecerem aqui diretamente? Só consegui colocar o link e não consegui coloca-las a aparecer diretamente aqui :oops: .

Depois coloco umas dos interiores, ainda antes das devidas limpezas :oops:
Mais uma vez obrigado......espero que este 1º BMW seja uma boa experiência (é uma marca de que também gosto muito mas nunca tinha tido nenhum).......estou habituado à "concorrência" da "velha guarda", por outras palavras....., só tenho Mercedes-Benz de 1990, 1994 e o mais recente (já algo eletrônico :oops: ) de 12/2004....., mais concretamente, um R129 500 SL (V8 de 326 CV - 1990), em W124 250 Turbodisel (126 CV 01/1994) e uma S211 220 CDI de 150 CV 12/2004 :oops: ; todos nacionais exceto a 220 CDI que foi importada da Alemanha com 2,5 anos.......têm respectivamente, 101.000 Km, 463.000 Km e 184.000 Km :oops: .......todos bem tratados e cuidados......, este 330D também será muito bem tratado e "mimado" :oops:

Abraços

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

germanii Escreveu:Boas e aproveita bem da Maquina està porreiro :palmas
Boas!

Obrigado amigo.

Abraços

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por germanii »

Boas tens uma Foto do SL? :cheers
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

motard500
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Re: Aquisição do meu 1º BMW - 330D E46

Mensagem por motard500 »

Boas!

A máquina já "dorme" na sua nova garagem.
Hoje apenas fiz os 1ºs 40 Km, cerca de 20 Km em AE, 10 Km em E.N e os restantes 10 Km dentro de localidades, a primeira impressão é que o carro tem um excelente motor, muito pulmão, suave e progressivo, com muito binário, rola bem ás 1.500 rpm, mesmo a subir.....e se lhe acelerar progressivamente ele desenvolve de forma pronta sem precisar de reduzir :) . Nota-se também que é um carro duro e seco......aguenta-se bem, mas não tem o pisar dos meus "velhos" Mercedes-Benz :oops: .......é muito comunicativo, tem uma direção direta e uns bons travões......, tem um comportamento tipicamente BMW......., uma caixa de velocidades com um bom manuseamento....para já é a 1ª impressão :D .
Como prometido, deixo aqui mais umas fotos da máquina, ainda sem qualquer cuidado de limpeza e condicionamento :oops:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A máquina tem os seguintes aspetos a corrigir (com tempo e calma):

1 - pintar o para-choques da frente (está muito picado e com alguns riscos na parte inferior)
2 - pintar porta traseira esquerda (tem umas pequenas picadelas)
3 - Avaliar as ponteiras de escape traseiras (acho que gostava mais das originais :oops: )
4 - Lacar/pintar a manete da alavanca de velocidades e do travão de parque com acabamento igual aos frisos em madeira :oops:
5 - Estofar o volante do carro como deve ser (tem um estofamento manhoso.....mais ainda vai durar uns anos :oops: )
6 - substituir as forras interiores dos pilares A
7 - colocar uns "acrílicos" dos faróis da frente novos ou mandar polir e envernizar estes que ainda são os originais....., se não forem caros coloco uns novos, pois, já estão muito envelhecidos :( ;

Para já é o que parece necessário, uma vez que a manutenção está em ordem e só daqui a +/- 5.000 Km é que terá de trocar óleo, filtros e óleo de travões :) .
O que acham?
Obrigado pela paciência.

Abraços
Última edição por motard500 em 19 nov 2016, 01:57, editado 2 vezes no total.

Responder

Voltar para “Modelo E46”