Trocar sinoblocos trás E46
Moderador: Staff
- matrix76
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Trocar sinoblocos trás E46
"E mais umas (valentes) horas de volta dele. Comecei sexta ao fim da tarde, continuei sábado de manhã, acabei domingo de manhã.
User Pinto no site http://www.contra-brecagem.org/forum/in ... l#msg29475
Bloqueiam-se as rodas da frente.
Eleva-se a traseira e saca-se a roda.
E vê-se logo o (péssimo) estado do que quero substituir:
Esquerda Direita
Como se vê, o casquilho/sinobloco (nunca sei qual o nome correcto) esquerdo tava completamente lixado. O direito está como deve, centrado. O esquerdo já não conseguia centrar o braço da suspensão, o que em ressaltos na estrada resultava em alterações da convergência. :cussing:
Reúne-se a ferramenta importante... ;D
E (esqueci-me das fotos enquanto baixava os braços) aqui temos o lado esquerdo:
Era suposto ser assim:
Lindo, hein?
À falta duma prensa, ou duma ferramenta específica para isto (custa +100€!), fui buscar o berbequim, a serra, martelo e chave de fendas...
Et voilá!
Já cá fora, em comparação com o novo:
Escolhi estes para não ter que me voltar a chatear com isto. O material OE BMW vai-se à vida em 50 a 100k km, portanto preferi correr o risco de ficar com a traseira (do carro!) um pouco mais "seca", mas que ao menos me garantisse uma longevidade maior.
Entretanto, o do lado direito tava assim (a pedir a troca tb):
O braço já sem casquilho:
Os novos com massa lubrificante (à base de cobre, daí a cor) para entrar facilmente e não fazer ruídos à posteriori.
E pronto, encaixam-se mesmo assim só com a mão.
A "consola" - como lhe chama a BMW - já encaixada no braço.
Aperta-se com o binário correcto, graças à chave emprestada plo André (starlet_kp61_s) ;D
Dois macacos para estabilizar o braço ao subir.
Presto, work completed.
[/quote]
User Pinto no site http://www.contra-brecagem.org/forum/in ... l#msg29475
Bloqueiam-se as rodas da frente.
Eleva-se a traseira e saca-se a roda.
E vê-se logo o (péssimo) estado do que quero substituir:
Esquerda Direita
Como se vê, o casquilho/sinobloco (nunca sei qual o nome correcto) esquerdo tava completamente lixado. O direito está como deve, centrado. O esquerdo já não conseguia centrar o braço da suspensão, o que em ressaltos na estrada resultava em alterações da convergência. :cussing:
Reúne-se a ferramenta importante... ;D
E (esqueci-me das fotos enquanto baixava os braços) aqui temos o lado esquerdo:
Era suposto ser assim:
Lindo, hein?
À falta duma prensa, ou duma ferramenta específica para isto (custa +100€!), fui buscar o berbequim, a serra, martelo e chave de fendas...
Et voilá!
Já cá fora, em comparação com o novo:
Escolhi estes para não ter que me voltar a chatear com isto. O material OE BMW vai-se à vida em 50 a 100k km, portanto preferi correr o risco de ficar com a traseira (do carro!) um pouco mais "seca", mas que ao menos me garantisse uma longevidade maior.
Entretanto, o do lado direito tava assim (a pedir a troca tb):
O braço já sem casquilho:
Os novos com massa lubrificante (à base de cobre, daí a cor) para entrar facilmente e não fazer ruídos à posteriori.
E pronto, encaixam-se mesmo assim só com a mão.
A "consola" - como lhe chama a BMW - já encaixada no braço.
Aperta-se com o binário correcto, graças à chave emprestada plo André (starlet_kp61_s) ;D
Dois macacos para estabilizar o braço ao subir.
Presto, work completed.
[/quote]
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....
- matrix76
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Não fui eu
Está no ínicio do post:
User Pinto no site http://www.contra-brecagem.org/forum/in ... l#msg29475
Tenho a certeza que terá utilidade para muitos aqui do fórum.
Está no ínicio do post:
User Pinto no site http://www.contra-brecagem.org/forum/in ... l#msg29475
Tenho a certeza que terá utilidade para muitos aqui do fórum.
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....
- matrix76
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- Mensagens: 809
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Repito não fui eu que fiz no meu....
Os que vês nas imagens parecem ser OEM, além de que o carro é um 323i, o part number não é igual ao teu (320d).
À vários tipos, os de origem ou semelhantes são mais suaves mas duram menos (50 a 100mil km), estes da Powerflex são mais resistentes, mas perde-se um pouco do conforto (pancadas mais secas).
Os que vês nas imagens parecem ser OEM, além de que o carro é um 323i, o part number não é igual ao teu (320d).
À vários tipos, os de origem ou semelhantes são mais suaves mas duram menos (50 a 100mil km), estes da Powerflex são mais resistentes, mas perde-se um pouco do conforto (pancadas mais secas).
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....
Matrix76 :byebye
Fizeste bem em colocar isto aqui.
É uma boa pergunta, Notlim. Acho que a peça foi redesenhada algures em 2005 (existem dois P/N), mas todos os que tenho visto pela net fora têm este design. Os teus são OE BMW?
Fizeste bem em colocar isto aqui.
Notlim Escreveu:Tenho uns novos mas o aspecto não corresponde aos OEM que tiraste. Será que a peça mudou? Já confirmei várias vezes o part number e tá conforme. Fique confundido. Os meus não trazem aquela aba que se vê nos velhos que tiraste...
É uma boa pergunta, Notlim. Acho que a peça foi redesenhada algures em 2005 (existem dois P/N), mas todos os que tenho visto pela net fora têm este design. Os teus são OE BMW?
Não tenho 100% a certeza, mas acho que para qualquer E46 não-M o P/N é o mesmo.Os que vês nas imagens parecem ser OEM, além de que o carro é um 323i, o part number não é igual ao teu (320d).
- Notlim
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De facto os meus são OEM. Retirei o p. number e comprei na Alemanha. Na compra de alguns casquilhos e correias + tensores poupei 70€ comparado com cá.
O p. number é este e corresponde com os que tenho. 33 32 6 770 786
Peça nº. 4:
http://bmwfans.info/original/E46/tou/32 ... 33_0840/#7
O p. number é este e corresponde com os que tenho. 33 32 6 770 786
Peça nº. 4:
http://bmwfans.info/original/E46/tou/32 ... 33_0840/#7
http://bmwfans.info/part-33326770786/
Tu tens o P/N mais recente, eu deveria ter o P/N mais antigo. Se reparares, até no esquema tem as abas. Portanto acho que tá tudo certo.
Tu tens o P/N mais recente, eu deveria ter o P/N mais antigo. Se reparares, até no esquema tem as abas. Portanto acho que tá tudo certo.
- matrix76
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Também estive a verificar e é isso mesmo que dizes, os teus ainda deviam ser os antigos (P/N antigo).Pinto Escreveu:http://bmwfans.info/part-33326770786/
Tu tens o P/N mais recente, eu deveria ter o P/N mais antigo. Se reparares, até no esquema tem as abas. Portanto acho que tá tudo certo.
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....
- Pedro_25
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so gostava de saber uma coisa....
como é que se "arreia" o braço de suspenção visto que nao tem foto.
é so desapertar os 3 parafusos da "consola" e o braço da suspenção baixa logo ?
ou tem algum procedimento proprio.
gostava de saber antes de iniciar a aventura.
alguem sabe ?
como é que se "arreia" o braço de suspenção visto que nao tem foto.
é so desapertar os 3 parafusos da "consola" e o braço da suspenção baixa logo ?
ou tem algum procedimento proprio.
gostava de saber antes de iniciar a aventura.
alguem sabe ?
E61 LCI 2008/03
ex-E87 LCI 2008/03 MB POWER
Sim, quando desapertas os 3 parafusos, o braço baixa logo. Portanto convém teres um macaco a segurar o braço, tanto para facilitar o desaperto dos parafusos, como para evitar que o braço desça (impulsionado pela mola da suspensão) rápido demais - há quem diga que pode danificar a junta homocinética se baixar rápido e forte demais.Pedro_25 Escreveu:so gostava de saber uma coisa....
como é que se "arreia" o braço de suspenção visto que nao tem foto.
é so desapertar os 3 parafusos da "consola" e o braço da suspenção baixa logo ?
ou tem algum procedimento proprio.
gostava de saber antes de iniciar a aventura.
alguem sabe ?
Por outro lado, convém tratares das duas rodas ao mesmo tempo, porque se desapertares só dum lado ele não vai baixar tanto como podia, devido à barra estabilizadora.