Discussão sobre linhas de escape m3!
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
No meu (não M) ando sem sondas pós cats e a MAF não dá sinal e não acende luz no painel. Está afinado pelas sondas pré-cats e tem catalizadores montados, para quem estiver com curiosidade. Atira os erros das sondas e MAF mas ninguém até agora me disse que se desliga as sondas electronicamente (Siemens MS42).
- Crow
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
À mistura não há problema. Ao retirares o cat não alteras os valores pré-cat.
Desliga a segunda sonda, pega em 12v da tensão da bateria e rectifica para 0,5v/0,6v e liga no sitio da sonda, assim acabas com o erro.
Deixas só ligados os fios da resistencia de aquecimento da sonda para não dar erro de circuito aberto.
O erro aparece porque estás a ter uma onda a variar entre 0v e 1v na segunda sonda. Ou seja está a ler o mesmo que a primeira sonda. Senso que a leitura da primeira sonda correcta se fizer essa variação. A ECU está constantemente a corrigir a mistura ao relanti e a baixa rpm. Quando pisas a fundo e com rotação ele manda "lixar" a sonda e mete o que tiver cartografado no mapa de injecção.
Desliga a segunda sonda, pega em 12v da tensão da bateria e rectifica para 0,5v/0,6v e liga no sitio da sonda, assim acabas com o erro.
Deixas só ligados os fios da resistencia de aquecimento da sonda para não dar erro de circuito aberto.
O erro aparece porque estás a ter uma onda a variar entre 0v e 1v na segunda sonda. Ou seja está a ler o mesmo que a primeira sonda. Senso que a leitura da primeira sonda correcta se fizer essa variação. A ECU está constantemente a corrigir a mistura ao relanti e a baixa rpm. Quando pisas a fundo e com rotação ele manda "lixar" a sonda e mete o que tiver cartografado no mapa de injecção.
Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
isso é muito bem tirado Mestre Crow...mas para um leigo em electricidade como se faz?Crow Escreveu:À mistura não há problema. Ao retirares o cat não alteras os valores pré-cat.
Desliga a segunda sonda, pega em 12v da tensão da bateria e rectifica para 0,5v/0,6v e liga no sitio da sonda, assim acabas com o erro.
Deixas só ligados os fios da resistencia de aquecimento da sonda para não dar erro de circuito aberto.
O erro aparece porque estás a ter uma onda a variar entre 0v e 1v na segunda sonda. Ou seja está a ler o mesmo que a primeira sonda. Senso que a leitura da primeira sonda correcta se fizer essa variação. A ECU está constantemente a corrigir a mistura ao relanti e a baixa rpm. Quando pisas a fundo e com rotação ele manda "lixar" a sonda e mete o que tiver cartografado no mapa de injecção.
tipo tiro um fio com 12 v, meto lhe uma resitência para diminuir para 0.5 v e ligo ao fio da segunda sonda?
- Crow
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
Marco c: Teoricamente sim. Para o factor lambda ser 1, a voltagem que a segunda lambda envia ao calculador tem que ser de 0,5v ou 0,6v. Penso que exista alguma tolerancia e esse valor possa variar ligeiramente.
Ainda ontem li valores de lambda pós-cat num Seat Ibiza 1.4 16v e o valor estava muito certinho nos 0,5v.
Nunca testei nada disto e é um bocado "invenção" mas teoricamente funciona.
Ainda ontem li valores de lambda pós-cat num Seat Ibiza 1.4 16v e o valor estava muito certinho nos 0,5v.
Nunca testei nada disto e é um bocado "invenção" mas teoricamente funciona.
- tiagoghost
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
cuidado com essa invençao para n mandarem uma centralina a vida.... mete uma tensao mais elevada num sito onde ela n devia estar e és capaz de arranjar um problema....
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- Eristoff
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
Bom.. sendo a primeira sonda a que controla a mistura, a segunda sonda, após os catalisadores apenas faz a detecção de CO2 não fazendo com que a centralina corrija nada. É meramente informativa do estado dos catalizadores apenas isso. Eu tenho linha directa SS só com a panela final de origem e tenho o erro.
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
Não é bem assim.
Sondas lambda apenas medem oxigénio, o CO2 é produto de combustão e não há nada a ajustar.
Consoante o sinal das 4 sondas, a injecção pode ser ajustada. Se as sondas pré-cat estiverem degradadas as outras detectam e ajustam injecção. Se o cat estiver mau, as sondas pós-cat detectam e lançam código de erro. Eu também pensava que apenas informava mas também contribuem (em muito pequena parte) para a mistura final.
Sondas lambda apenas medem oxigénio, o CO2 é produto de combustão e não há nada a ajustar.
Consoante o sinal das 4 sondas, a injecção pode ser ajustada. Se as sondas pré-cat estiverem degradadas as outras detectam e ajustam injecção. Se o cat estiver mau, as sondas pós-cat detectam e lançam código de erro. Eu também pensava que apenas informava mas também contribuem (em muito pequena parte) para a mistura final.
- Crow
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
navigator: Serve para pequenos ajustes sim mas em relanti e cargas parciais. A partir das 3 mil rpm ou pedal a fundo é por cartografia.
- Eristoff
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
Nao quero ser chato nem insistente mas vou passar a explicar resumidamente uma tematica que ja gerou muota duvida. Primeira sonda (pre catalizador) é detectora de O2 nos gases de escape enviando sinais á injeccao electronica para que esta ajuste a mistura. Sondas pos catalisadores sao detectoras de CO2 e existem EXCLUSIVAMENTE, salvo raras excepcoes, para medir a eficiencia dos catalisadores e lancar codigos de erro p402 ou 403 ja nem me lembro que sao os de falha de catalizadpr. Sao sondas informativas nao mexem nsninjeccao. Medi o meu carro de proposito com o erro.. 352 hp .
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
Crow:
Nunca vi informação acerca disso que falas, o que é estranho. Admito que em Wide Open Throttle a importância é dar potência máxima.
Eristoff:
Eu também não quero ser chato, nem costumo ser insistente, Eristoff. Mas devemos perseguir o assunto até ficar esclarecido, se queremos melhorar continuamente.
Li há bem pouco tempo as informações oficiais para os sistemas de ECM Siemens MS42 e MS43 e é isso mesmo que escrevi. A ECM analisa os sinais enviados de ambas e decide a injecção após cruzar a informação.
Além disso, já me tinha informado anteriormente, para anular ou substituir sondas. Podes confirmar, sondas lambda só medem O2 e só têm referências diferentes por causa do comprimento dos fios consoante são montados antes ou depois dos cats.
Nunca vi informação acerca disso que falas, o que é estranho. Admito que em Wide Open Throttle a importância é dar potência máxima.
Eristoff:
Eu também não quero ser chato, nem costumo ser insistente, Eristoff. Mas devemos perseguir o assunto até ficar esclarecido, se queremos melhorar continuamente.
Li há bem pouco tempo as informações oficiais para os sistemas de ECM Siemens MS42 e MS43 e é isso mesmo que escrevi. A ECM analisa os sinais enviados de ambas e decide a injecção após cruzar a informação.
Além disso, já me tinha informado anteriormente, para anular ou substituir sondas. Podes confirmar, sondas lambda só medem O2 e só têm referências diferentes por causa do comprimento dos fios consoante são montados antes ou depois dos cats.
- Crow
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
navigator: Ve-se bem aquilo que digo em testes de estrada com medição de parametros. Faz um log em estrada e confirmas o que te disse.
Em relação às sondas lambda de facto só medem O2. Antes ou após cat mede sempre 02. Os niveis de O2 medidos após cat servem para indicar o bom ou mau funcionamento do mesmo.
Aproveito para acrescentar que actualmente todas as sondas têm resistencias internas para que possam logo começar a medir 02. Existem sondas mais antigas que não tinham resistencia e só começavam a fazer correcção após atingirem a temperatura ideal de funcionamento que é perto dos 300graus.
Com resistencia podem logo começar a enviar informação à ECU e fazer os respectivos ajustes.
Se virem o esquema de ligações de uma sonda, esta tem 4 fios. Dois brancos da alimentação da resistencia, um preto que é massa e o cinzento que envia a voltagem para a ECU.
Em relação às sondas lambda de facto só medem O2. Antes ou após cat mede sempre 02. Os niveis de O2 medidos após cat servem para indicar o bom ou mau funcionamento do mesmo.
Aproveito para acrescentar que actualmente todas as sondas têm resistencias internas para que possam logo começar a medir 02. Existem sondas mais antigas que não tinham resistencia e só começavam a fazer correcção após atingirem a temperatura ideal de funcionamento que é perto dos 300graus.
Com resistencia podem logo começar a enviar informação à ECU e fazer os respectivos ajustes.
Se virem o esquema de ligações de uma sonda, esta tem 4 fios. Dois brancos da alimentação da resistencia, um preto que é massa e o cinzento que envia a voltagem para a ECU.
- Eristoff
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
Fui confirmar as minhas certezas amigos... a única sonda que provoca ajustes da mistura é a pre catalizador. As outras APENAS existem para verificar a eficácia dos catalizadores não provocando ajustes em nada.
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
mas ainda não conseguiste apagar o erro pois não? e na inspeção montas os cats? ou passa?Eristoff Escreveu:Fui confirmar as minhas certezas amigos... a única sonda que provoca ajustes da mistura é a pre catalizador. As outras APENAS existem para verificar a eficácia dos catalizadores não provocando ajustes em nada.
- Eristoff
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Re: Discussão sobre linhas de escape m3!
Eu apagar apago-o mas passado um dia ou 2 volta a acender. Eu nao vou à insp normal
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