Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JPimpao01 »

Dudex Escreveu:Acho que os 200 são fáceis de atingir :onfire
E nós :D será que lá voltamos :D
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
Band3ras
Membro Gold
Mensagens: 1789
Registado: 02 mai 2009, 18:33
O meu Carro:: E60 525i M-Sport
Localização: Holanda

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Band3ras »

Próximo motor que tiver há-de ser um 6 cilindros! Aquilo que se pode trabalhar nestes motores é muito bom. Parabens pelo tópico, informação mesmo de PRO!

Curtia mesmo era de comprar um M3 E36.. :lol:

carlos xavier
Membro Junior
Mensagens: 521
Registado: 09 abr 2005, 23:36
Localização: guimaraes portugal

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por carlos xavier »

boas ja tenho as itb,s no montadas e afinadas so falta arranjar o sensor de posiçao das borboletas porque o meu ta marado,tenho de medir os cv para ver como ficou
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por navigator »

Aqui fica o DIY dedicado a mudança de colector de admissão M52TU por M54:
http://forum.e46fanatics.com/showthread.php?t=710600
Precisa da placa e esta vende-se aqui, ou podem pesquisar por um desenho cad que alguém disponibilizou para se poder fazer em casa:
http://www.turnermotorsport.com/html/de ... TEN9990850

Também deixo link para o resolver do problema comum dos double vanos iniciais (muito bem retratado com boas fotos):
http://www.trampdrift.com/index.php?opt ... Itemid=771

Já agora, partilho um site que tem muitos DIY jeitosos e como não se vê por aqui...
http://www.my330i.com/garage.php

Acabei de reparar que há coisas que queria ver com mais calma neste último.

Cumps e espero que inspire alguns :lovebmw :onfire
Imagem

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JSarabando »

Tópico interessante para quem tem 325i's, etc... mas apenas uma correcção, o EuroS50b30 e EuroS50b32 tem 265ºgraus de abertura nas câmes, existe ainda o EuroS50B30 com 276º de abertura nas câmes de admissão e escape que estou a referir-me ao edição limitada M3E36GT, características algo diferentes das versões S50 e S52 dos states.

Sei e confirmo que nos States eles aplicam as câmes do M3us no motor M50, agora câmes do EuroS50 é uma questão de ensaiar isso. Lembrem-se que ao aumentarem os graus de abertura de umas câmes convém aumentar a rotação máxima e parâmetros de injecção pra terem proveito, depois convém saber o limite máximo de rotações das molas de válvulas...etc etc...

Se as câmes do motor Euro S50 derem no motor M50 e caso alguém queira umas câmes com muita abertura eu tenho disponível para vender umas com 296º da Schrick :lol1


Outra grande alteração nos motores N/A é os ITB's(Independent-throttle-body), basta verem que os M3e36's europeus estão muito acima dos americanos porque uma das alterações é mesmo esta...
E graças aos engenheiros da BMW //Motorsport que trabalharam muito bem podem aproveitar aquilo que eles fizeram e manterem na mesma um look OEM, refiro-me a aplicaram os ITB's do euro S50 no motor M50, funis de admissão, colector de admissão, caixa de filtro de ar...etc...

Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JPimpao01 »

JSarabando, só veneno :D o M50 insiste em não se deitar, para o coração ser aberto :D

Mas isso de meter os ITB's é complicado (para quem n tem material para trabalhar) pois tem q se fazer adaptadores para os mesmos.... agora quem faça isso em condições é sempre uma incógnita....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Dudex »

HEAVYLIFT Escreveu:
Dudex Escreveu:Acho que os 200 são fáceis de atingir :onfire

:onfire :onfire :onfire :onfire e dps mais uns cams schrick.. e vou papar os açados tds dos turbodiesel.. vou precisar e de um velocimetro a marcar plo menos 280.. :onfire :onfire to mortinho por começar as alteraçoes de motor!!
:lol1

-- Quinta Nov 18, 2010 2:01 pm --
JPimpao01 Escreveu:
Dudex Escreveu:Acho que os 200 são fáceis de atingir :onfire
E nós :D será que lá voltamos :D
Espero que dentro em breve já cá tenha os meus de novo 8)

-- Quinta Nov 18, 2010 2:04 pm --

De facto os ITB's seriam a única alteração mecânica que gostava de fazer :inlove

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JSarabando »

Itb's é de fáçil aplicação, basta apenas uns €€€ e força de vontade, o material necessário se não o tiverem basta pedir a um torneiro, não vou dizer mais como se faz porque já o disseram neste fórum, quem quiser saber mais basta desapertar o colector original e ensaiar com os ITB's S50.

Deixo já aqui mais outra pra vos pôr a pensar: Se existe diferenças entre os ITB's S50B30 e S50B32??? :think

Eu sei quais as diferenças mas queria que dissessem 8) , não é o tamanho não...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Não tenho a certeza, mas acho que o diametro varia 1 ou 2 mm em cada corpo, e a posição do injector (angulo)
Mas n tenho a certeza!

Abraço
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JSarabando »

Os itb's S50B30 dão pra afinar manualmente borboleta a borboleta, chama-se a isso "sincronização de borboletas", como nas motas...com um vacuómetro repor o valores de vácuo por igual nelas todas, tem um parafuso pequeno da parte de cima de cada borboleta.
Os itb's S50B32 só é permitido fazer isto através da DME, por cabo.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Então estas a dizer que nos s50b32 não dá para afinar "manualmente" , ou que a leitura não é feita com um vacuometro, mas sim só atravez da centralina?
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JSarabando »

Exacto, Se reparares os ITB's com uns "pinos" de borracha são os do S50B30 que aí é onde vai ligar o vacuómetro, os do S50B32 não tem sequer onde medir.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Então deve ser complicado afina-los com OBD1 certo?

Nem me consigo lembrar de um parametro que consiga ler em tempo real para os afinar cilindro a cilindro.


JSarabando, tens PM


Abraço

PS: Quem é que me explica, como é que se mudou o nome do topico, e voltámos a pagina 5?

Abraço
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JPimpao01 »

O tópico foi dividido e não mudado "só" o nome :fixe

Tens aqui o original:

viewtopic.php?f=4&t=45386&p=628923#p628923 ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Há...

E já vi pq que tb n o achava na parte dos série 3, foi mudado para as modificações/performance

Abraço
E36 S50 Coupe

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”