Diário Bordo E46 - Cabos OBD - Carsoft - Avarias e Reparação

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Sundown555
Membro Iniciado
Registado: 01 ago 2006, 13:33

Diário Bordo E46 - Cabos OBD - Carsoft - Avarias e Reparação

Mensagem por Sundown555 »

Ola a todos,esta semana adquiri um 320D 1999 Sedan e tenho estado a ler o máximo possível sobre ele no forum e achei que era uma boa ideia criar um diário de bordo das minhas despesas a restaurar a viatura e os vários problemas que vou ter ao longo do tempo.Assim espero criar um tópico com a vossa ajuda e para se poder criar um exemplo e aprendermos com os nossos erros e vitórias.

1ºPonto da situação actual

Aquiri o carro nesta segunda feira dia 14/08/2006, apesar de não ter intenções de comprar carro apareceu este negócio na conversa com o seu antigo dono e apesar dele nao ter o carro à venda ao público.
O objectivo do antigo dono era entrega-lo a um stand para ir buscar um novo.Da história que sei do carro era uma viatura dele se deslocar de lisboa para viseu para visitar a família,durante a semana usava um toyota corolla de 1990 1.3 Gasolina pois gostava mais do compartimento traseiro para a actividade dele.Entao ele tinha alugado uma garragem desde que comprou o carro para o ter durante a semana e ao fds lá fazia as viagens.O carro apenas teve um proprietário e é nacional,estava com 116K e o dono mostrou-me a factura de compra dele e todos os documentos pertencentes à viatura.Relativamente às revisões a viatura foi à BMW durante o periodo de garantia mas depois passou o próprio
dono a fazer as mudanças de oleo de 10.000 em 10.000 km e as respectivas trocas de filtros devido à sua experiência no campo da mecânica.Os defeitos que ele me avisou no carro no momento em que fui busca-lo foram:

- Tinha sido trocada a MAF aos 100.000Km mas o carro nao tinha ido à BMW fazer a calibragem no computador

- O tecto de abrir tinha um defeito ao recolher a protecção de madeira
Imagem

- A manete de mudanças saltava fora se fosse puxada para cima
Imagem

Imagem

Além desses defeitos notei que a embreagem estava a pegar um pouco em cima mas ainda nao penso que esteja na altura de trocar pois nao
apresenta qualquer tipo de defeciência.

Ao fazer 300km com ele desde q o fui buscar que apareceu o sinal no painel de instrumentos para trocar as pastilhas.

Imagem

Após isto ando à procura de preços de pastilhas.
Mas aqui vem a minha primeira duvida que pastilhas vou comprar?
EBC standart,Green Stuff? Ferrodo Primier ou DS2500 ??
Preciso de trocar o sensor se for trocar as pastilhas?
Lembrem-se que vou ser eu a fazer isto e não sou de tudo uma pessoa de mecânica :)
Última edição por Sundown555 em 24 set 2006, 15:00, editado 1 vez no total.

Nuno Moreira
Membro Juvenil
Registado: 26 ago 2004, 19:01
Contacto:

Mensagem por Nuno Moreira »

A embraiagem dos bmw é hidraulica e só trocas se estiver a patinar , podes ser apenas uma questao de habituação ao carro, quanto as pastilhas tudo depende do teu tipo de conduçao, eu pessoalmente não gosto das ferodo mas sao gostos eu normalmente gasto ou bendix ou roadhouse e ainda não me arrependi o preço roda os 35/40€.
PS. Comprei aqui à dias umas DS2500 para um amigo meu e só custaram 200€ :shock:
+1 PS :P : As minhas pastilhas são iguais as do 320d
Tuning is in the car...... Street Racing is like fuel for my veins...... ;)

320I Vanos : Cold Air Intanke; FSE; High Flow Exhaust ( No Cat ); Kony Sport Dumpers & H&R Springs.
100% Legal segundo a IPO :):):)
http://clientes.netvisao.pt/bmwracing (BMW & Mini Performance...)

Sundown555
Membro Iniciado

Em relação à embraigem podes ter razão pois tb acho o pedal um pouco longo em relação aos outros carros q tenho conduzido.E assim já fico mais descançado pois tenho a certeza que não está a patinar.

Até agora os preços que tenho para as pastilhas são

EBC Standart - 48€ Frente 43€ Trás
EBC Greenstuff - 68€ Frente 68€ Trás
Ferrodo DS2500- 100€ Frente 100€ Trás

Estes preços são da tribal tuning que tinha visto aqui o contacto no forum.
Mas em relação às da ferrodo DS2500 são demasiado caras para mim e além disso na tribaltuning disseram-me que íam demorar imenso a vir.

A minha condução por vezes é um pouco agressiva,não sou uma pessoa de fazer altas velocidades em estrada mas sim de fazer curvas rápido :)

Continuo à procura de mais alguns sitios e preços para encontrar a melhor relação preço/desempenho ;)

Nuno Moreira
Membro Juvenil
Registado: 26 ago 2004, 19:01
Contacto:

Mensagem por Nuno Moreira »

O preço que referi das DS2500 são preços do importador, Motorarte e neste caso as pastilhas demoraram 3 semanas a chegar, o carro é um Impreza 2.0 GT Prodrive com bombas de 4pistons à frente :driving
Tuning is in the car...... Street Racing is like fuel for my veins...... ;)

320I Vanos : Cold Air Intanke; FSE; High Flow Exhaust ( No Cat ); Kony Sport Dumpers & H&R Springs.
100% Legal segundo a IPO :):):)
http://clientes.netvisao.pt/bmwracing (BMW & Mini Performance...)

Sundown555
Membro Iniciado

Depois de uma voltas por várias lojas e muitas páginas da net decidi que ao trocar neste momento as pastilhas nao seria uma boa opcção devido ao carro ainda ter os discos de origem,se fosse comprar umas EBC Green Stuff pelo que estive a ler iam comer os discos mais rápido e mais tarde gostaria de trocar os discos e nessa altura teria de trocar de pastilhas novamente.Sendo assim vou optar por 4 pastilhas Ferrodo premier e dá proxima vez vão ser trocadas as pastilhas e os discos por uma coisa mais capaz, quem sabe uns Brembo e umas EBC Green.
Hoje já encomendei as pastilhas e espero q cheguem amanha ao final do dia, se tiver tempo vou montá-las à noite ou na quinta de manha.

Ps:Vai ser a primeira vez q vou montar pastilhas num carro,estive a ler uns DIY e não parece complicado :roll:

http://www.pelicanparts.com/BMW/techart ... e_Pads.htm

http://m3.madrussian.net/diy_front_brake_pads.shtml

http://www.e46fanatics.com/howto/howtod ... owto_id=29

Sundown555
Membro Iniciado

Bem as pastilhas da ferrodo Premier chegaram agora mesmo e a minha despesa ficou em 85€ por tudo.

Imagem

Imagem

Amanha à tarde lá me vou aventurar na montagem hehehe

Sundown555
Membro Iniciado

Bem a montagem das pastilhas correu bem :)
Aproveitei para limpar tudo nos arredores e já se nota uma boa diferença.
Depois da montagem tive de trocar os sensores pois a luz continuava acesa,mas depois de montar os sensores e esperar alguns segundos com a chave na posição 2 a luz das pastilhas apagou ;)

Sensores para as pastilhas novos (preço 25€ na autolusitânia)
O maior é para a roda de trás do lado do pendura e o mais pequeno é para a roda da frente do lado do condutor.
Imagem

Bombas depois de limpas com escova e compressor.
Imagem

Antes da limpeza.
Imagem

Jantes depois de limpas
Imagem

Escape depois de limpo
Imagem

Proximo passo é resolver o ajuste da MAF,a MAF foi trocada mas é preciso ser programada.Alguem sabe me dizer o preço na marca ou numa oficina na zona de Lisboa??

bmw240cv
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2005, 16:27
Contacto:

Mensagem por bmw240cv »

Auto Motriz Sacavem!
BMW 123D - 2008- 32.000 Eur
Meganes 2007 1.5 DCI 105 cv - 12.000 Eur
Skyline R34 550 CV - 33 Mil Eur
Etc Etc
Yakuza Imports David Roma- 96 029 5992 ou [email protected]
www.yakuzaimports.com
Stand no UK Arranjo peças bmw, ou Novas

Sundown555
Membro Iniciado

Finalmente o meu problema da MAF ficou resolvido.A minha solução foi comprar o cabo atraves do ebay e fazer eu próprio o coding da MAF.

Utilizei o software CARSOFT 6.5 ligado por ficha OBD ao carro.

A despesa foi superior a ter ido a uma oficina e resolvido o problema mas assim posso fazer diagnosticos ao carro quando quero sem ter de ir à oficina e será mais facil resolver futuros problemas que possam vir a surgir.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Sundown555 Escreveu:Finalmente o meu problema da MAF ficou resolvido.A minha solução foi comprar o cabo atraves do ebay e fazer eu próprio o coding da MAF.

Utilizei o software CARSOFT 6.5 ligado por ficha OBD ao carro.

A despesa foi superior a ter ido a uma oficina e resolvido o problema mas assim posso fazer diagnosticos ao carro quando quero sem ter de ir à oficina e será mais facil resolver futuros problemas que possam vir a surgir.
Tens que me explicar isso do carsoft 6.5 e do cabo manda-me uma PM com info sobre onde posso comprar o cabo, qual é o cabo e onde é que arranjo o programa ;)
Tens aqui um bom tópico ;)
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

ritario
Membro Iniciado
Registado: 25 jun 2005, 01:52

Mensagem por ritario »

gostava q me explicasses isso do car soft tbm estou interessado.
se possivel por pm.
um abraço
320d touring

1BMW
Membro Iniciado
Registado: 16 ago 2006, 13:25

Mensagem por 1BMW »

Se isso funcionar é muita fixe.
Se puderes manda-me um mail com a informação do material a comprar e os preços.
Obrigado e um abraço.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Eu já tenho o programa a funcionar agora falta-me o cabo.

Quem quizer saber onde é que se arranja o ficheiro PM ;)

Aqui:

http://www.mediakit2010.com/modules.php ... ath=100_74

Há cabos à venda mas qual é o cabo para o meu E46 320d de 2002????
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

DemO_320d
Membro Iniciado
Registado: 19 jul 2006, 21:43

Mensagem por DemO_320d »

da pa me mandarem pm pa mim tb sff? thks...
e kual o kabo po meu e46 320d de 99...??
bmw 320d
honda civic vti
minimota mta2 traçadona :p
minimota mta4 10cv refrigerada a agua :))))

joselord
Membro Iniciado
Registado: 15 ago 2006, 01:28

Mensagem por joselord »

Não é preciso uma placa qualquer para fazer a ligação ou é só o cabo????
E46 320D

Responder

Voltar para “Série 3”