Dúvida sobre revisão! - Revisão feita! :)

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

MiniBimmer
Membro Juvenil
Registado: 28 mar 2004, 18:09

Mensagem por MiniBimmer »

Boas
Ora bem devem haver pessoas aqui mais abalizadas para te ajudar nestas questões mais técnicas… mas deixo aqui o pouco q sei:

- Água do radiador, ao tirares a bomba de água a água deve sair toda (no 1.9TDI é assim na BMW n sei). Se n sair pela bomba de água podes retirar o tubo q liga ao radiador (tubo de baixo). Depois metes uma mangueira no depósito e ligas a agua para limpar o sistema todo. Voltas a colocar o tubo q liga ao radiador e metes o Anticongelante + Água destilada e vais purgar o sistema… para purgar deixas a tampa do radiador aberta e no tubo q liga ao radiador (de cima) bombeias… vais adicionando sempre agua à medida q precise. Metes o carro a funcionar até à temperatura normal de funcionamento e vês se n aquece, fechas o depósito e esta pronto a andar.

- Mudar óleo dos travões. Abres o tampão do depósito e retiras o óleo q se encontra lá dentro (com um auxilio de um instrumento próprio ou com uma seringa e mta paciência). Depois em cada maxila tens um orifício de purga, tens de desaparafusar e com uma bomba retirar o q se encontra no circuito. Depois de tudo isto, atestas de óleo e purgas todo o sistema pelos orifícios de purga referidos anteriormente (quatro discos, tem de se purgar os quatro). N te posso garantir, mas penso q tb tenhas de purgar a embraiagem… se n estou em erro é alimentada pelo mesmo óleo.

- Óleo da Transmissão, com o carro elevado retiras o bujon da caixa para a valvolina sair. Dp voltas a colocar o bujon e atestas por um bujon lateral…

- Óleo da DA, verificas apenas o nível e se necessário acrescentas.

Aconselho ser tudo comprado na Marca, se quiseres After Market compra Castrol por exemplo. Basta veres no livro do carro q óleo usa e compra as mesmas normas… Se queres ser tu a fazer estas manutenções aconselho a compra do livro Haynes especifico para o teu carro.

Como referi este tipo de manutenções n é o meu forte, sou um curioso…

Abraço
Hasta
Mini Cooper S JCW & BMW 318IS Coupé
Imagem Imagem

Powered by: ComingSoon

Silver Surfer
Membro Senior
Registado: 13 set 2006, 13:53
O meu Carro:: E46 320td

Mensagem por Silver Surfer »

Boas pessoal! :D
Está a chegar a hora da revisão! ;)
Quinta feira vai ser o dia! :)
Fui agr comprar o óleo para o carro....
Após mt tempo perdido a ler sobre o tema "oleos", no qual eu n sou grande leigo... Acabei por constatar certos factos..que passo a indicar:
Em primeiro lugar, o oleo que penso q o carro usou ate hj (visto q n o tenho desde novo) penso que foi usado o Castrol 0w30. Mas tenho lido mt coisa a dizer q este oleo ate q n é a melhor opção visto ser mt fino...
Por isso e indicado pelo ///M que tem o TIS andei à procura de 3 oleos que são indicados como os correctos para este motor pelo TIS! São 5w40 que respeitam a norma longlife01. Infelizmente não consegui encontrar nenhum deles à venda... :roll: :( :|
Por isso comecei a procurar oleos 0w40 e as melhores opções que encontrei foram o Castrol RS 0w40 e o BP Visco 7000 TD 0w40 :D
Uma dica que encontrei pela net é que qd se vai comprar um oleo, devemos verificar sempre a data a que o óleo foi feito! E daí, não devemos comprar oleos que já tenham sido feitos há muito tempo!
E pegando nessa questão surgiu-me algumas questões qd procurei estes 2 ultimos óleos!... :? É que nunca encontrei Castrol RS 0w40 que fosse feito dps de 2005...chegando a encontrar embalagens ainda de 2002 e tudo! :roll: E era para o qual eu andava mais inclinado...talvez pela parceria da BMW/Castrol!
Sendo assim, acabei por comprar hj 2 embalagens de 4L cada de BP Visco 7000TD 0w40! :D As embalagens eram novinhas! Feito no final de janeiro de 2007! :D Não encontrei oleo mais novo! ;)
Pelo que li, esta questão da data de fabrico dos oleos tem a haver com os aditivos colocados nos óleos! É que em embalagens do mesmo oleo os aditivos vao sendo melhorados com os anos! Logo uma embalagem do oleo X feito em 2005 será sempre pior que uma embalagem desse mesmo oleo feito em 2007! ;)
O preço do óleo ficou em 13,45€ por litro! O que acham? Foi caro ou barato?
Abraço!
Imagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Belo oleo que compraste :D

Eu uso o Castrol RS 0W40, vende-se no Jumbo/carrefour tenho aqui uma embalagem de 8/2006 que comprei em dezembro do ano passado.

Mas acho que fizeste uma grande compra!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Silver Surfer
Membro Senior

Como nao encontrava o oleo "mt novo" até pensei que a castrol tivesse descontinuado o RS... :roll:
Mas achas q fiz uma boa compra? O óleo é bom?
E em relação ao preço? O que achas de 53,82€ por uma embalagem de 4l?
Abraço!
Imagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Acho que quer no preço quer no oleo fizeste muito boa compra!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Silver Surfer
Membro Senior

Boas pessoal! :D
Pois é! Já fui buscar o meu carrito com a revisão dos 100mil feita! :driving
Gostei mt do atendimento feito, trabalho em si,simpatia, profissionalismo etc! Por outras palavras APROVADO! :palmas E aconselho! :palmas Boa opção para a zona de leiria! ;)
Então aqui fica a descrição:
- óleo BP Visco 7000TD 0w40 comprado por mim: 5,5l = 73,98€ (comprei 2x4l)
- filtro do óleo = 10,52€
- filtro do gasóleo = 23,26€
(reparei q na oficina usam material bosch..por isso estes 2 filtros sao da bosch ;) )
- filtro habitáculo bosch (com filtro carvão activo ;)) foi comprado e montado por mim :D = 24,20€
- correia ventoinha (pelos vistos já tava marada) = 32,54€
- desmontaram e montaram a correia do A/C para ver o estado dela
- verificaram estado das pastilhas, discos de travões e óleo dos travões - tudo ok! :D
- atestaram liq dos "mijas" :lol: e radiador
- mão de obra = 1h30m que custou 37,50€+iva
Tudo somadinho com iva e tudo ficou em: 223,8€

O que acham? :driving
Última edição por Silver Surfer em 08 mar 2007, 23:55, editado 1 vez no total.
Imagem

Sub
Membro Senior
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46

Mensagem por Sub »

Não tá mau... foi aonde q fizeste mesmo?
Imagem

Br][nK
Membro Gold
Registado: 12 jan 2006, 16:10
O meu Carro:: 320td MB POWER

Mensagem por Br][nK »

olha k nao ta nd mau ;)
320TD MB POWER

Responder

Voltar para “Manutenção”