Modificação M20/M50 em e34

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
Zeppelin
Membro Juvenil
Registado: 08 set 2005, 23:26

Modificação M20/M50 em e34

Mensagem por Zeppelin »

Boas...

Tenho aqui umas dúvidas existenciais... :)

Tenho um e34 de 88 com o motor m20.
Como a cabeça necessita de touches novas e provavelemente uma ida ao torneiro, etc mais o correspondente material.
A caixa tb está a necessitar de rolamentos entre outros...

Fazendo bem as contas, fica-me mais barato comprar um m50 mais a respectiva caixa, mais a respectiva centralina os quais me arranjam por cerca de 2000 euros com garantia, e ainda beneficiava com a obvia diferença de andamento. ;)

As dúvidas estão no quão difícil é executar esse trabalho!
-> Apoios iguais?
-> Encaixe perfeito?
-> Alterações?
-> Cablagem?
-> Quadrante?

Quanto às IPO, eles conseguem detectar a alteração?
A maior parte das pessoas n sabem bem quando acaba o m20 e começa o m50.

Quem me poderia fazer esta alteração com segurança? Gostava q me indicassem um bom mecânico perito em BMW q me esclarecesse!

Thanks in advance ;)

[]
It's never too late...

BMW 525i 1988
Land Rover Discovery 2.5 TDi 1998
Honda CBR600F 98

E21Craze
Membro Junior
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

Um m20 não tem touches. Se estiver com problemas de barulho ao nível das válvulas é falta de afinação, na maior parte das vezes.

Na IPO DE CERTEZA que notam a alteração, só se forem cegos:

m20:
Imagem

m50:
Imagem
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Zeppelin
Membro Juvenil

Mensagem por Zeppelin »

Obrigado pela resposta... ;)

Já foi afinado às valvulas e continua a ter um martelo dentro da cabeça.
O q me disseram é q o M20 n tem touches hidraulicas como o M50, e q o martelar na cabeça é um mal geral dos M20 com o desgaste.
Já agora, o q poderá ser?

De qq maneira, conheço o bater de uma valvula e aquele é um ruído diferente! Mais forte/metálico.

Claro q se compararmos os dois motores, especialmente se os conhecermos, notamos a diferença.
O meu carro é de 12/88, e pelo q sei os primeiros M50 saíram em Jan/Fev de 89.
Como n se faz a verificaçãode motores em PT, acho q pouco provavelmente quem os inspecciona consegue aferir se "ainda era" M20 ou "já é" M50.

Mecânico, não?
Tks

[]
It's never too late...

BMW 525i 1988
Honda CBR600F 98

Zeppelin
Membro Juvenil

Mensagem por Zeppelin »

Bem, a parte da IPO está posta de parte.
Tenho um amigo q falou c um amigo dele q tem um 520i M20 de 89 alterado para 525i M50 e n tem qq problema nas inspecções.

O problema é q já comprou o carro assim e n sabe dar grandes explicações, a n ser q tem uma série de coisas q n funcionam, tipo ABS por causa da dita modificação.

Á pouco enganei-me... O motor M20 saiu até 91.

Será q num forum de 5XXX participantes ninguém me consegue indicar uns quantos mecânicos fiáveis e peritos na matéria e n tão chulos quanto a BMW... Nos foruns de informática o ppl costuma ser mais prestável :)

[]
It's never too late...

BMW 525i 1988
Honda CBR600F 98

E21Craze
Membro Junior
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

Coisas que podem "rebentar" nos m20:

. bielas e capas
. árvore de cames

Se souberes ao certo qual é o cilindro, o melhor a fazer é tirar o cárter fora para ver como está tudo lá por baixo. Eventualmente controlar as folgas das capas das bielas.

Quanto à árvore de cames, pode ficar desgastada se alguma vez o carro sobreaqueceu e a cabeça estalou. Ou por deficiências de lubrificação.

PODE (e escrevo com maiúscula por ser raro) acontecer que uma ou outra válvula já não dê para afinar, mas estar a explicar por palavras porquê ia demorar uma eternidade :lol: No entanto, como dizes não ser problema de válvulas, não é um ponto muito importante.

Quanto à tua observação relativamente a um mecânico, acho que não se pode comparar um fórum de informática com um de entusiastas de automóveis. E "montadores de peças" há muitos, mecânicos há cada vez menos, mas não queiras que eu solte a língua, procura só por aí pelo fórum a história do gajo que me queria vender uma reprogramação... e olha para o meu avatar.
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Zeppelin
Membro Juvenil

Mensagem por Zeppelin »

E21Craze Escreveu:Coisas que podem "rebentar" nos m20:

. bielas e capas
. árvore de cames

Se souberes ao certo qual é o cilindro, o melhor a fazer é tirar o cárter fora para ver como está tudo lá por baixo. Eventualmente controlar as folgas das capas das bielas.

Quanto à árvore de cames, pode ficar desgastada se alguma vez o carro sobreaqueceu e a cabeça estalou. Ou por deficiências de lubrificação.

PODE (e escrevo com maiúscula por ser raro) acontecer que uma ou outra válvula já não dê para afinar, mas estar a explicar por palavras porquê ia demorar uma eternidade :lol: No entanto, como dizes não ser problema de válvulas, não é um ponto muito importante.

Quanto à tua observação relativamente a um mecânico, acho que não se pode comparar um fórum de informática com um de entusiastas de automóveis. E "montadores de peças" há muitos, mecânicos há cada vez menos, mas não queiras que eu solte a língua, procura só por aí pelo fórum a história do gajo que me queria vender uma reprogramação... e olha para o meu avatar.
Pois, tb já pensei q podia ser uma biela, mas já tive um alfa 1750 assim, e o meu próprio Land gripou uma novinho em folha com 4000 km e o ruído tb é bem diferente, muito mais grave.

E acho difícil, pois o bloco reparado à cerca de 100 mil km.
Conheço bem o dono (unico) e até tenho a factura da reparação, c o material incluído.
Sei tb q foi um aquecimento pq rebentou uma borracha de água em auto-estrada e gripou. A cabeça n necessitou de reparação na altura. Portanto deve estar a acusar agora.
Será porventura arvore de cames ou desgaste a mais numa valvula/sede, etc. Eu aponto mais p valvula. Tb já lá vão 273 mil.

N necessitas de explicar pq uma valvula pode n ter mais afinação. Conheço bem o funcionamento dos motores. Já ajudei a desmontar alguns, inclusivamente era eu q desmontava as minhas motos quando era miudo... ;)

A história do forum de informática era brincadeira :) escusas de te picar ;)
Custa-me a acreditar q ninguém conheça um mecânico fiável num forum da especialidade, mas se calhar sou eu q sou maluko.
Claro q mecânicos e vendedores de carros (juntamente com dirigentes de futebol e políticos), para mim são uma das maiores escórias do planeta. Falo abertamente, pois o meu falecido tio pertencia ao métier e conheço bem as histórias.

Anyway, depois de muito procurar na net, já descobri q embora custoso n é muito difícil, embora a maior parte a informação disponível se refira aos E30.

Aqui fica um link para quem gostaria de trocar o seu M20 por um M50:
http://www.e30m50.com/E30/mym50swap.htm

Gostava só de falar com alguém entedido na matéria...

Tks anyway ;)

[]
It's never too late...

BMW 525i 1988
Honda CBR600F 98

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Zeppelin Escreveu: Nos foruns de informática o ppl costuma ser mais prestável :)

[]
Estás registado no Forum da aquapc com este nick??
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Zeppelin
Membro Juvenil

Mensagem por Zeppelin »

pedrosousa Escreveu:
Zeppelin Escreveu: Nos foruns de informática o ppl costuma ser mais prestável :)

[]
Estás registado no Forum da aquapc com este nick??
Quem poderiaser senão moi-même :D
Olá pedrosousa ;)

[]
It's never too late...

BMW 525i 1988
Honda CBR600F 98

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Esse nick não é assim muito usado desconfiei logo :P
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Responder

Voltar para “Mecanica”