Boas;
Em grande parte dos Stands BMW, eles retiram as borbuletas do colector de admissao, isto porque sao de fraca resistencia, principalmente
para carros reprogramados, seja em 320d,td ou 530d,525d ou 520d, e partem-se com facilidade, entrando pelo motor, e destruindo pistons, valvulas
e com algum azar camisas dos cilindros, em Santarém ja foram 3 motores para a sucata assim.
Por este motivo eles retiram-nas, quanto a desvantagens, tens, um pouco mais de fumo e consequente poluiçao, uma vez que essas borbuletas o
que fazem é conforme o pedal do acelarador, trabalhar com o colector inteiro ou com meio colector.
Quanto ao barulho que te referes a desligar nao tem nada haver com estas borbuletas, mas sim com tensores de correia e principalmente com
volante de motor, has-de reparar que se carregares a embraiagem a fundo quando desligas a chave o barulho melhora consideravelmente.
Por isso a minha opiniao é tirar, não ha desvantagens consideraveis, mas sim uma grande vantagem, nao andar com o coraçao nas maos, com medo que elas se partam.
Atenção tambem aos colectores que escape

para carros com repro, teem umas alhetes que se partem e repentam com a turbina de escape.
Cumprimentos,