Ajuda Bebe Oleo

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Npx
Membro Iniciado
Registado: 25 jan 2008, 19:14
Contacto:

Mensagem por Npx »

Nao e o botao do esp lol desculpem!!!

é o do dsc ;)

Abraço

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

n entendo porque a malta diz que o carro consome óleo e passa de 5w-40 para 10w-40, porque a viscosidade do oleo nas temperaturas mais altas é a mesma, logo o consumo é identico, piorando claro a capacidade de lubrificação a frio.

Óleo grosso é o castrol 10w-60. (dos mais grossos que existe).

Óleo fino é o 0W-30.

Agora que para paises tropicais o 5w-30 é a melhor opção :scary . (muito fino a altas temperaturas)

O Óleo Selenia 5w-40 vendo as caracteristicas técnicas fornecidas é melhor do que o da BP (n sei qual o mal desse óleo num bmw).

Uma coisa me parece ser certa dentros das viscosidades anunciadas 0W-xx a castrol pareçe que têm sempre os melhores valores.

Mas cada caso é um caso e só comparando os valores.

As substançias que téoricamente ajudam a degradar os catalizadores, faps os fabricantes tb costuma fornecer nas fichas técnicas.
E= ///M*c²

El_Capitan
Membro Junior
Registado: 16 jun 2005, 13:04
O meu Carro:: Bmw M6/M3E30
Contacto:

Mensagem por El_Capitan »

ovelhanegra Escreveu:El_Capitan, obrg pelas explicaçoes, nao querendo ser chato...diz me só tendo eu no manual de utilizador que devo usar oleos LL01 poderei eu usar LL04? (o meu motor é o de 150cv?s)

Afirmativo, as normas funcionam sempre em sentido ascendente, podes sempre usar normas mais recentes, agora o contrario nao.
Isto acontece porque o teu motor quando foi desenvolvido estavamos no ano 2001, dai LL01, depois em 2004 com o aparecimento dos filtros de particulas e novas funcionalidades houve a necessidade da criaçao de um oleo que trabalhasse com melhor lubrificaçao a temperaturas mais baixas, e surgiu o LL04 em 2004 e 0w30 :)

Abraço,
Imagem

El_Capitan
Membro Junior
Contacto:

//M Escreveu:n entendo porque a malta diz que o carro consome óleo e passa de 5w-40 para 10w-40, porque a viscosidade do oleo nas temperaturas mais altas é a mesma, logo o consumo é identico, piorando claro a capacidade de lubrificação a frio.

Óleo grosso é o castrol 10w-60. (dos mais grossos que existe).

Óleo fino é o 0W-30.

Agora que para paises tropicais o 5w-30 é a melhor opção :scary . (muito fino a altas temperaturas)

O Óleo Selenia 5w-40 vendo as caracteristicas técnicas fornecidas é melhor do que o da BP (n sei qual o mal desse óleo num bmw).

Uma coisa me parece ser certa dentros das viscosidades anunciadas 0W-xx a castrol pareçe que têm sempre os melhores valores.

Mas cada caso é um caso e só comparando os valores.

As substançias que téoricamente ajudam a degradar os catalizadores, faps os fabricantes tb costuma fornecer nas fichas técnicas.
Boas,

Concordo plenamente contigo :)
Mas secalhar nao me explicitei bem quando me referi a climas tropicais, o que pretendia dizer era referente a oleos com Normas LL04 (os unicos que teem aditivos para proteger filtros de particulas, catalizadores, egr, geometrias do turbo, etc), pelo que com LL04 apenas existe 0w30 ou 5w30, foi nesse aspecto que referi que um 5w30 seria mais indicado para paises onde as temp minimas raramente desceriam dos 20graus :) ao passo que o 0w30 se indica mais para a europa, embora nao tenhamos neve em todo o territorio, em quase todo ele temos temperaturas perto dos 0graus a noite de inverno. Espero que me tenha explicado melhor, nao querendo levar ninguem a ficar com uma opiniao errada :)

Abraço,
Imagem

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

esses oleos 5w-30 têm entre 70 a 75 de viscosidade a 40 graus e 10 a 11 a 100 graus.

Os 0W30 são bons para rodagens e motores novos. (em que n se vai apertar com ele 1h a fundo na autoestrada)

Não me pareçem óleos bons para a malta nova que curte sentir o bafo.

Acho que se metesse um óleo desses num ///M3 a temperatura rapidamente chegava aos 120 graus!!! e tipo aos 150 o oleo já tava todo a arder :D (por isso a bmw opta por recomendar o 10w-60 para os ///Mpower) , n protege a frio mas a quente aquilo nem se mexe.
E= ///M*c²

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

Sei que é um pouco off-topic mas aproveitando o desenrolar da vossa conversa qual seria o óleo que aconselhavam para o meu E46 330d?

Peço desculpa ao Npx mas penso que não valeria a pena abrir um tópico só para isto.
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

El_Capitan
Membro Junior
Contacto:

matrix76 Escreveu:Sei que é um pouco off-topic mas aproveitando o desenrolar da vossa conversa qual seria o óleo que aconselhavam para o meu E46 330d?

Peço desculpa ao Npx mas penso que não valeria a pena abrir um tópico só para isto.
Slx 0w30, é o que usa a bmw em todos os diesel.
Se fores pela norma, visto que o teu motor é de 1998 basta um ll98, qualquer oleo 100% sintetico dá, 0w30, 5w30, 0w40, 5w40...
Pessoalmente e nos meus uso slx, a temp de oleo é mto raro passar dos 100graus.

Abraco,
Imagem

Pedrom
Membro Juvenil
Registado: 06 jan 2008, 02:58
O meu Carro:: 120d

Mensagem por Pedrom »

El_Capitan Escreveu:
Pedrom Escreveu:No meu 120d estou a meter 10W30 Castrol Longtec. É o que metem na Bmw.
Acho que estas errado...a bmw recomenda para os motores >2004 Castrol SLX 0w30 e nao 10w30 como disseste, uma vez que é o unico que corresponde as normal Bmw Longlife 04 (porcausa dos filtros de particulas), existe tambem um Mobil com LL04 e um Liquimoly.

abraço
e isso mesmo 0w30 vi mal na factura. ;)
Ja agora que acham do oleo da marca delphi acho que ta bem escrito :lol:

El_Capitan
Membro Junior
Contacto:

Pedrom Escreveu:
Hummmm........nao existe em LL04, mas achas que compensa experimentar dado o valor? Qual sera o preço por litro do Delphi 100% sintetico, LL01? 10eur/litro ou mais....acho que o Castrol é muito superior e anda nesses valores.

Abraço ;)
Imagem

Pedrom
Membro Juvenil

Mensagem por Pedrom »

El_Capitan Escreveu:
Pedrom Escreveu:
Hummmm........nao existe em LL04, mas achas que compensa experimentar dado o valor? Qual sera o preço por litro do Delphi 100% sintetico, LL01? 10eur/litro ou mais....acho que o Castrol é muito superior e anda nesses valores.

Abraço ;)
Acho que sai a volta de 30 e pouco€ 5L . e é 100% sintético. Quem me aconcelhou disse que é igual ao castrol que metem na BMW.
Desconfio um pouco da marca de resto o preço até é mais baixo.
:roll:

El_Capitan
Membro Junior
Contacto:

boas,

Eu pessoalmente nao arrisco...Castrol é castrol....o teu carro leva ai 6l, gastas 78eur se for o SLX, com o delphi tens de comprar 10L, fica-te em 70 pelo menos, fica aberto, perde propriedades, nao acho boa ideia...com os oleos é complicado, porque as marcas deixadas pela ma lubrificaçao nao sao imadiatas...vao aparecendo passado 50, 100.000km, e depois dao despesas grandes :)

Abraço :)
Imagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

O mais importante é cumprirem a especificação LL indicada para o vosso modelo, e não andem a fazer muitas comparações entre 0W40 e 0W30, pois isso vai gerar uma enorme confusão.....

De tal ordem que a viscosidade a quente entre um 5W40 e um 0W40 supostamente deveria ser igual se a temperatura fosse igual mas isso nem sempre se verifica....

A Castrol tem 0W40 LL04, e o pessoal que tem carros com filtro de particulas tenha muito cuidado com o oleo que usa pois podem danificar o filtro.
Não creio que entre um Castrol 0W40 LL01, um BP 0W40 LL01 e Mobil 0W40 LL01, existam diferenças visiveis que sejam suficientes para nós leigos no assunto podermos afirmar que este é melhor do que aquele...

Nunca se esqueçam que nas oficinas o melhor que nos pode acontecer é termos um oleo que cobre quase a gama toda, isso poupa espaço, evita enganos e potencia os ganhos... As oficinas têm contratos de oleo com objectivos e margens...
É claro que o SLX é usado em todos os 320d desde 1998... Até ... Se consumirem um litro de oleo de muda a muda, melhor ainda se vende mais esse e outra coisa vos garanto como cumpre a especificação BMW e nalguns casos a supera técnicamente não há nenhum problema em usa-lo.

Notem ainda que o consumo e oleo não é prejudicial desde que não seja exagerado...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

El_Capitan
Membro Junior
Contacto:

nem mais pedro :)
Imagem

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

pedrosousa Escreveu:O mais importante é cumprirem a especificação LL indicada para o vosso modelo, e não andem a fazer muitas comparações entre 0W40 e 0W30, pois isso vai gerar uma enorme confusão.....
Não vejo onde está a confusão em qualquer comparação o 0w-30 é sempre mais fino que o 0w-40.
pedrosousa Escreveu:De tal ordem que a viscosidade a quente entre um 5W40 e um 0W40 supostamente deveria ser igual se a temperatura fosse igual mas isso nem sempre se verifica...
Se o motor for o mesmo a temperatura atingida é a mesma em óleos 5W-40 e 0w-40. claro que existem diferenças minimas de viscosidade a quente de fabricantes para fabricantes (nada de significativo)

Concordo ctb quando dizes que se deve utilizar a gama de óleos recomendados pelos fabricantes, meu eu por exemplo nunca usava um 5w-30 por exemplo.
Como tb nunca usava um 10w-60. (para uso diario).
E= ///M*c²

Pedrom
Membro Juvenil

Mensagem por Pedrom »

pedrosousa Escreveu:O mais importante é cumprirem a especificação LL indicada para o vosso modelo, e não andem a fazer muitas comparações entre 0W40 e 0W30, pois isso vai gerar uma enorme confusão.....

De tal ordem que a viscosidade a quente entre um 5W40 e um 0W40 supostamente deveria ser igual se a temperatura fosse igual mas isso nem sempre se verifica....

A Castrol tem 0W40 LL04, e o pessoal que tem carros com filtro de particulas tenha muito cuidado com o oleo que usa pois podem danificar o filtro.
Não creio que entre um Castrol 0W40 LL01, um BP 0W40 LL01 e Mobil 0W40 LL01, existam diferenças visiveis que sejam suficientes para nós leigos no assunto podermos afirmar que este é melhor do que aquele...

Nunca se esqueçam que nas oficinas o melhor que nos pode acontecer é termos um oleo que cobre quase a gama toda, isso poupa espaço, evita enganos e potencia os ganhos... As oficinas têm contratos de oleo com objectivos e margens...
É claro que o SLX é usado em todos os 320d desde 1998... Até ... Se consumirem um litro de oleo de muda a muda, melhor ainda se vende mais esse e outra coisa vos garanto como cumpre a especificação BMW e nalguns casos a supera técnicamente não há nenhum problema em usa-lo.

Notem ainda que o consumo e oleo não é prejudicial desde que não seja exagerado...
Eu também acho que não há grande mal no consumo de oleo desde que não seja exagerado.
O meu 120d gastou do max ao mínimo em 15.000km, mas está com um comportamento normal.
Quanto á diferença de marcas, acham que que há grandes diferenças mesmo sendo as mesmas normas?

Abraço

Responder

Voltar para “Mecanica”