Pergunta: Performance e36

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

tiagoghost
Membro Gold
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50

Mensagem por tiagoghost »

metale Escreveu:
Se o motor está de boa saúde, eu iria para as mods que disse... cams, injectores para mais gasolina, CAI, MAF e colector de admissão para mais ar. Quanto a qual MAF, não faço ideia, nem quanto ao colector... O do M50 é o que deixa entrar mais ar, mas é de 6 cilindros :(
O problema é mesmo esse é isso encaixar no meu sem umas alterações manhosas, agr vi uma bomba de agua com mais fluxo, mas era so para e30 e e36 de 6 cilindros, e mandar vir da net, se depois n for compativel para devolver é um bico de obra.

metale Escreveu:
Lembra-te que ranhurados e perfurados é menor superficie de contacto = menos travagem. Ventilados normais (com boas pastilhas) travam melhor a não ser que vás para uma pista com outro motor, ou que tenhas o pé colado ao pedal do travão ;)
Tem razão, tem menos superficie de contacto, mas tem mais artrito, e um melhor arrefecimento, o que vai prevenir um empeno nos discos, e o "derreter" das pastilhas.
metale Escreveu:
Tem a ver com o alinhamento das rodas, é o topo da roda estar mais para dentro que o fundo da roda (camber negativo). O E36 tem uma grande falta de camber negativo na frente de origem (tem a ver com a geometria de suspensão McPherson). Há várias formas de conseguir mais camber, desde simples anilhas, a "camber plates" (ajustáveis) de 400 euros.
Obrigado ela explicação, avivou-me a memoria, já sei o que é, mas dessa parte ainda não entendo muito, o conhecimento vai-se adquirindo aos poucos não é.

espaçadores como vai dar uma maior distancia entre rodas, da um pouco mais de comportamento, mas ainda é para pensar, e se meter, tb não vao ser muito largos.

embora não saber sobre a compatibilidade que pergunto, tem-me dado uma grande ajuda, obrigado!
E36 S50 Coupe

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

tiagoghost Escreveu:
metale Escreveu:
Lembra-te que ranhurados e perfurados é menor superficie de contacto = menos travagem. Ventilados normais (com boas pastilhas) travam melhor a não ser que vás para uma pista com outro motor, ou que tenhas o pé colado ao pedal do travão ;)
Tem razão, tem menos superficie de contacto, mas tem mais artrito, e um melhor arrefecimento, o que vai prevenir um empeno nos discos, e o "derreter" das pastilhas.
Em teoria sim, mas o problema é que a maior parte dos discos que se vêm praí baratos têm exactamente o mesmo material (atrito) que os discos normais. A não ser que se vá para material mesmo €€€ bom €€€.

E há outra questão: a maior parte das pessoas, mesmo as que abusam no dia-a-dia, não sobreaquecem o material de origem (a não ser o óleo), ou seja, esses discos perfurados e ranhurados não adianta nada (e ainda por cima tem menor superfície de contacto, o que ainda faz pior). Pastilhas boas e óleo fresco é o que se quer ;)

tiagoghost Escreveu:espaçadores como vai dar uma maior distancia entre rodas, da um pouco mais de comportamento, mas ainda é para pensar, e se meter, tb não vao ser muito largos.
Espaçadores ajudam em teoria, mas para se notar diferença na prática tinham que ser uns discos muuuuuuuuuuuuuuuuuito grossos. Nem ficavam as rodas no guarda-lamas, nem os cubos das rodas duravam muito tempo.

tiagoghost Escreveu:embora não saber sobre a compatibilidade que pergunto, tem-me dado uma grande ajuda, obrigado!
Ora essa, o que eu souber ajudar estás à vontade. E trata o pessoal por tu ;)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Ah, e a Schrick tem cames para esse motor.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

tiagoghost
Membro Gold

em relação aos travões, tens razão, no dia é muito raro aquecer o sistema a esse ponto, para manter o oleo fresquinho era usar um dot5, mas para isso era necessario alterar todo o sistema, em relação ao atrito, mesmo que o material seja o mesmo, existe mais relevo, o que causa mais atrito (em teoria, não estou 100% certo que na realidade seja assim)

Em relação aos espaçadores, eu digo o que vi num topico aqui no forum, não quero nada muito grande, mas se os pequenos não fazem difrença, não vale a pena.

Em relação a cames, eu sei e o tempo de cruzamento de valvulas da schrick é de 170º, e da kentcams (a que vou comprar) so tem 110º, mas a difrença de preços tb é grande Kentcams 250€ shrick 499$

Eu trato por voce porque de certeza que é mais novo que eu, e gosto de manter o respeito pelas pessoas!
mas sse quizeres, trato-te por tu ;)
E36 S50 Coupe

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

tiagoghost Escreveu:Eu trato por voce porque de certeza que é mais novo que eu, e gosto de manter o respeito pelas pessoas!
mas sse quizeres, trato-te por tu ;)
Prefiro, aqui não há hierarquias :P
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

tiagoghost
Membro Gold

Ok, tiva a ver num site de peças so para bmw www.vacmotorsports.com 8muito bom para ppreparações de performance) e ja vi que algumas peças do e30 incluindo o m3 dão no meu, e peças do motor m42 tb, mas ando a fazer contas a vida e acho que vou seguir o concelho de por o motor do 318is ou do 320is (isso é que era bom) e depois sim mexer-lhe a serio, alguem sabe mais ou menos preços deste 2 motores, para deois poder comprar?
E36 S50 Coupe

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

O teu é o compact ou 4 portas?

Já ouvi falar nesse site, à primeira vista é bom.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

tiagoghost
Membro Gold

é o de 4!

ja tive a ver o medidor de massa de ar, devo por o do m3
:)
E36 S50 Coupe

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

para ess motor nao vale a pena gastar dinheiro... o mais barato era trocar pelo motor do 318 is 2 caixa tambem. 8)
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

tiagoghost Escreveu:ja tive a ver o medidor de massa de ar, devo por o do m3
:)
O pessoal que põe o colector do M50 (325i) costuma usar uma MAF (HFM) de 3,5'' de diametro que acho que é da porsche (ou para porsches). Só faz sentido mudar-se a MAF se estiver a entrar mais ar (colector).
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Achei isto, é de uma conhecida marca italiana:

Motor para esse carro, fica com 2.2cc e duzentos e tal nm de binário (vê o gráfico):
http://www.racingdynamics.com/OldSite/O ... 3Sedan.htm

Na mesma página tb têm um kit de cams + escape + repro que aumenta a potência em 5%, o binário fica em 180nm.

Suspensão:
http://www.racingdynamics.com/OldSite/O ... nSedan.htm
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

tiagoghost
Membro Gold

isso realmente era muito bom, mas e preços?

mas o meu motor é o m40, eu vou seguir o conselho e comprar o bloco do 318is m42, e depois espeto la uns pistons de alta compressao, bielas e cambota reforçada e outra arvore de cames, fica mais barato e ainda com mais cavalos, n sei e se com o mesmo binario ou n
E36 S50 Coupe

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Não sei pk assumi que estávamos a falar do M43 :?

Para o M40 há este ;) mas o outro acima tb encaixa no carro lol ;)

http://www.racingdynamics.com/OldSite/O ... 0Sedan.htm

Preços não sei nem sei se quero imaginar, só mandando e-mail para eles. No entanto, se queres um motor 318is para reconstruir, avança com aquele que me mandaste o link.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

tiagoghost
Membro Gold

obrigado pelos links.

Mas volto a dizer que acho que pelo o dinheiro não compensa, so fica com + 10cv do que o 318is, meto o motor do 318is normal e mais uns pósinhos e penso que pelo mais o menos o mesmo preço e fica com mais potecia e binario.
E36 S50 Coupe

tiagoghost
Membro Gold

tiagoghost Escreveu:
Eu trato por voce porque de certeza que é mais novo que eu, e gosto de manter o respeito pelas pessoas!
mas se quizeres, trato-te por tu ;)
Mentira, o que quiz dizer é que de certeza que sou mais novo que tu, que tu és mais velho, peço desculpa pelo erro.
E36 S50 Coupe

Responder

Voltar para “Série 3”