Funcionamento do MAF

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Dr-bimmer
Membro Iniciado
Mensagens: 13
Registado: 23 nov 2004, 11:40

Funcionamento do MAF

Mensagem por Dr-bimmer »

Desculpem ter aberto outro tópico mas li agora o vosso post inamovivel acerca deste componente, em que a informaçâo que lá está é errada.

O filamento do MAF está constantemente (motor em funcionamento) a 40 graus acima da temperatura da temperatura do ar que por lá passa. Podemos considerar esta a temperatura ambiente. No post referem que é 150 graus acima e isso é errado.

Também a limpeza pirolitica é errada. Nâo existe nenhuma variaçâo da temperatura no filamento quando se liga ou desliga o carro, muito menos uma temperatura de 1.000 graus :shock: , como é referido no post.

Para quem já viu um MAF, sabem de certeza que toda a sua construçâo é em plástico, e o filamento e o zenner (que é aquele tipo de diodo que está colocado lateralmente) estâo integrados com este plástico.

Seria impensável qualquer componente atingir uma temperatura de 1.000 graus, o que iria derreter todo o MAF e muito provavelmente, toda a caixa de ar, já para nâo falar no perigo de incêndio. Mesmo os 150 graus que se fala já era prejudicial.

Nâo acreditem em tudo o que lêm nesses sites da net.

Abraço.
Tudo é possível, embora a possibilidade seja ditada pela carteira de cada um...

Avatar do Utilizador
SuperSonico
Membro Senior
Mensagens: 688
Registado: 08 mar 2004, 18:02
O meu Carro:: Porsche Boxster 2.5
Localização: Charneca Caparica

Mensagem por SuperSonico »

Fala a voz da sabedoria... obrigado por partilhares esta informação connosco ;)
Sócio Nº6

Avatar do Utilizador
Aferreira
Membro Junior
Mensagens: 553
Registado: 17 out 2004, 02:01
O meu Carro:: bmw 120d //M - e82 2009/09
Localização: Estoril

Mensagem por Aferreira »

Achas que a causa do meu 320d ter "poços" entre as 2000/3000rpm pode ser derivado á ,MAF estar avariada???
Por exemplo a subir o IC16, da Pontinha para Belas,com o pedal a fundo,passa dos 120 km/h com muito esforço !!!
Se não for,o que poderá ser??
Cumprimentos,
Álvaro Ferreira

120dImagem

Dr-bimmer
Membro Iniciado
Mensagens: 13
Registado: 23 nov 2004, 11:40

Mensagem por Dr-bimmer »

Aferreira Escreveu:Achas que a causa do meu 320d ter "poços" entre as 2000/3000rpm pode ser derivado á ,MAF estar avariada???
Por exemplo a subir o IC16, da Pontinha para Belas,com o pedal a fundo,passa dos 120 km/h com muito esforço !!!
Se não for,o que poderá ser??
Causas mais comuns:

MAF avariado
Válvula electrónica de AGR
Válvula electrónica da Geometria Variável
Filtro de gasoleo entupido
Injector eléctrico avariado

Abraço.
Tudo é possível, embora a possibilidade seja ditada pela carteira de cada um...

Avatar do Utilizador
SuperSonico
Membro Senior
Mensagens: 688
Registado: 08 mar 2004, 18:02
O meu Carro:: Porsche Boxster 2.5
Localização: Charneca Caparica

Mensagem por SuperSonico »

Aferreira, conselho...

Pegas na carrinha e passas na "oficina" do Dr-Bimmer, que eles veem isso ;)

Manda-lhe uma PM

Abraço
Sócio Nº6

Avatar do Utilizador
Aferreira
Membro Junior
Mensagens: 553
Registado: 17 out 2004, 02:01
O meu Carro:: bmw 120d //M - e82 2009/09
Localização: Estoril

Mensagem por Aferreira »

SuperSonico Escreveu:Aferreira, conselho...

Pegas na carrinha e passas na "oficina" do Dr-Bimmer, que eles veem isso ;)

Manda-lhe uma PM

Abraço

Segui o teu conselho !
Aguardo uma resposta do sr. ;)
Cumprimentos,
Álvaro Ferreira

120dImagem

Cebola_1
Membro Junior
Mensagens: 609
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

E também é verdade que dá para limpar o filamento com Eter se a MAF tiver estragada ;)
M Powered

Dr-bimmer
Membro Iniciado
Mensagens: 13
Registado: 23 nov 2004, 11:40

Mensagem por Dr-bimmer »

Cebola_1 Escreveu:E também é verdade que dá para limpar o filamento com Eter se a MAF tiver estragada ;)
99% das vezes que o MAF deixa de funcionar deve-se a avarias internas na sua electrónica. Houve uns que até perdiam a sua programaçâo. Apenas 1% dos MAF deixa de funcionar correctamente devido a sujidade na lãmina, e aí sim, limpando com éter ou alcool resolve temporariamente.

Abraço.
Tudo é possível, embora a possibilidade seja ditada pela carteira de cada um...

bmwe30fanatic
Membro Iniciado
Mensagens: 2
Registado: 30 mar 2005, 00:35

Mensagem por bmwe30fanatic »

Já agora, quanto é que custará uma reprogramação da MAF?
obrigado

Avatar do Utilizador
Artur Costa
Membro Juvenil
Mensagens: 267
Registado: 30 set 2003, 23:38
Localização: Porto/Portugal

Mensagem por Artur Costa »

Se axam k o filamento n atingue os 1000º vejam uma a frio a ligar ;)
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

Avatar do Utilizador
Sub
Membro Senior
Mensagens: 810
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46
Localização: S.João da Talha/Lisboa/Mira de Aire

Mensagem por Sub »

Na semana passada pus um MAF novo, o que me resolveu o problema que tinha... parecido com o do AFerreira. Como ainda está na garantia não tive que pagar nada, mas sei que o stand onde comprei a carrinha teve algumas dificuldades... foi o seguinte: Eles foram à Bosh comprar um MAF (que é bem mais barato -190€) e depois foram à BMW para programar a centralina, só que lá não o queriam fazer porque o MAF não foi lá comprado... mas enfim... depois de alguma insistência lá programaram aquilo e ficou com uma diferença da noite para o dia! Já agora, só a programação ficou em 90€.
Imagem

JMGP
Membro Gold
Mensagens: 1030
Registado: 03 jan 2005, 01:01
Localização: Massamá

Mensagem por JMGP »

Quanto é que "te" ficou a operação toda no total, sabes?
Caso não saibas tenta saber os sitios onde foram e quanto custaram as coisas, é que acho q o meu tb precisa de levar uma... :cry:

Avatar do Utilizador
Aferreira
Membro Junior
Mensagens: 553
Registado: 17 out 2004, 02:01
O meu Carro:: bmw 120d //M - e82 2009/09
Localização: Estoril

Mensagem por Aferreira »

Eu para alem de ter colocado a maf nova,tambem tinha um injector electronico marado.
E digo-vos,depois de colocar a maf no final do ano,nao not4i assim muita diferença.Mas agora que arranjei o injector,vai lá vai,mudou da noite para o dia.
Vê la se tb nao tens um injector marado,espero que não :oops:
Cumprimentos,
Álvaro Ferreira

120dImagem

Avatar do Utilizador
Sub
Membro Senior
Mensagens: 810
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46
Localização: S.João da Talha/Lisboa/Mira de Aire

Mensagem por Sub »

Sei que o MAF na Bosch custa 190€ e a programação da centralina na BMW ficou em 90€.
Imagem

Avatar do Utilizador
Jackyl
Membro Junior
Mensagens: 479
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe
Localização: Lisboa/Odivelas

Mensagem por Jackyl »

Aferreira Escreveu:Eu para alem de ter colocado a maf nova,tambem tinha um injector electronico marado.
E digo-vos,depois de colocar a maf no final do ano,nao not4i assim muita diferença.Mas agora que arranjei o injector,vai lá vai,mudou da noite para o dia.
Vê la se tb nao tens um injector marado,espero que não :oops:
Onde viste isso do injector?

Eu não tenho MAF 8) 8)

Responder

Voltar para “Mecanica”