Teste de potência do meu 120d

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Tiago M Car12
Membro Juvenil
Registado: 29 nov 2004, 23:50
Contacto:

Teste de potência do meu 120d

Mensagem por Tiago M Car12 »

Boas,

Como é novidade mundial e ainda muito pouca gente consegue programar estas novas electrónicas edc17 usadas nos 118d de 143, 120d de 177 e no 123d decidi partilhar com vcs a reprogramação feita no meu 120d de 177cv´s.

Alguns de vcs sabem que sou o proprietário de uma firma de chiptuning chamada SmartChip portanto qualquer eventual duvida ou esclarecimento podem faze-lo cmg directamente.

Esta reprogramação perante o resultado obtido em alguns 320d Coupe que reprogramei levou-me a pensar que ia ter um pouco mais de potência e binário mas quem andou já de 320d Coupe e de 120d sabe que o Coupe têm um pouco mais de genica.

Diferenças como a estrutura do filtro de ar entre outros pormenores como colocação de intercooler podem ditar algumas diferenças que não devem exceder os 5cv´s entre ambos ;)

Esta reprogramação está bastante contida que é para ver como o FAP se comporta em relação a outros modelos da marca no entanto tenho alguns clientes que já andam com valores similares e sempre a fundo :lol: há mais de 20 mil km´s o que deixa antever uma boa fiabilidade do mesmo e que se pode esticar mais com segurança até porque a nível de pressáo de turbo está a fazer apenas mais 100 gramas do que a pressão original ;)

Na minha opinião este carro de origem peca por ser exageradamente linear e fica muito agradável com estes novos valores em todos os aspectos.
Um dos aspectos que mais apreciei foi a nova sensibilidade do acelarador e o facto de mesmo a andar devagar ele responder prontamente sem precisar de "esmagar" como "esmagava "o acelerador quanto estava original.

De resto é sempre um aumento de cerca de 40 cavalos e de 70nm e eles notam-se bem em qualquer tipo de circunstância 8)

Os consumos estão muito razoaveis e o pé direito dita a sua lei claro está :D .........com 30euros faço 300/330 km´s com um misto de AE e cidade com velocidades por vezes bastantes simpáticas em AE.

A andar devagar consegue-se realmente fazer consumos muito bons mas eu não gosto muito de andar devagar :lol:

Em prestações ditas puras posso dizer que o carro em sitios que passava a determinada velocidade passo agora a mais 20 km/h e mesmo o meu carro estando equipado com pneus de medida 245/35/18 o carro faz facilmente 250/255 em qualquer sitio e 260 ou mais :lol: com algum espaço.
A interpretação de linha recta dita plana é diferente para todos nós ;) :lol: por isso pode-se dizer que ele encosta o ponteiro para todos os efeitos 8)

Isto para dizer que o carro é deslimitado e para abrir o apetite a quem de vez em quando goste de explorar as capacidades deste simpático bloco 2.0 de 177cv´s, com a devida segurança claro está ;)

Não meti este topico na secção modificações/performance por achar esta área mais recatada e mais englobada no topico em si.

Imagem

Cumps
120d 177 "DPF Spec"
KTM 250 Exc "Six Days Spec"

http://www.smartchip-solutions.com

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

fixe.. é o 1 em portugal que vejo chipado. o binario podia tar mais forte.
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

Também é o 1.º gráfico que vejo neste variante de 177vc.

Dá para postares o gráfico original? Ou não foi feito?

Seria interessante ver as diferenças....
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

DP86
Membro Gold
Registado: 11 jul 2007, 08:17
O meu Carro:: E87 LCI - MB Power

Mensagem por DP86 »

tb curtia de ver o gráfico original!

isso não está a quebrar as 4k?

abc
Proud member of: THE SCUM
CTCC member
Imagem
BMW 120D ///M -- MB Powered

real22
Membro Gold
Registado: 14 fev 2007, 18:40
O meu Carro:: BMW 320d E46 Touring ///M

Mensagem por real22 »

Merecia mais binário, mas mesmo assim está bom e nada puxada.
Projecto: 320D TOURING ///M
Imagem
Fully Touched by IACAutosport & VCPower

320d
Membro Gold
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08

Mensagem por 320d »

nao sou nenhum expert, e pela ignorancia que tenho!!! está mt bom. e a nivel de fumo como tá? como resolveram o preblema do Fap?
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

Binário(+19%):
- Às 1750rpms tem 350nm de binário disponíveis o que não é mau, mas podia ser melhor considerando que é o valor que trás de origem às 2000rpm.

Potência(+23%):
A potência tem um valor razoável, afinal sempre é um aumento de 42cv em relação ao valor de origem (dados oficiais).

Seria possível fazer uma análise mais realista se aqui tivesse o teste de potência em stock para verificar os reais ganhos.
Última edição por matrix76 em 29 jul 2008, 16:03, editado 3 vezes no total.
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

D&G
Membro Junior
Registado: 17 abr 2007, 21:02
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2001/10

Mensagem por D&G »

nao esta mau de td mas poderias tentar reer essa potência maxima, que na minha opiniao esta a quebrar ainda cedo, bem como o binario.. qual o maximo q essa embriagem aguenta sem xegar a patinar??

abraço e boa continuação
Imagem

Pre+Cat Off; aros baços; xenon HID 6000K 35W; M Short Shift 5v;Volante à la M3; Pedais + descanço de pé M;jantes 17 330ci; td pintado a cor; tecto+espelhos c/ vinyl preto; ponteira dupla a la 330, alarme, grelha frontal preta.. Powered by D´Orige

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Re: Teste de potência do meu 120d

Mensagem por BlackPuma »

Tiago M Car12 Escreveu:Boas,

Como é novidade mundial e ainda muito pouca gente consegue programar estas novas electrónicas edc17 usadas nos 118d de 143, 120d de 177 e no 123d decidi partilhar com vcs a reprogramação feita no meu 120d de 177cv´s.

Alguns de vcs sabem que sou o proprietário de uma firma de chiptuning chamada SmartChip portanto qualquer eventual duvida ou esclarecimento podem faze-lo cmg directamente.

Esta reprogramação perante o resultado obtido em alguns 320d Coupe que reprogramei levou-me a pensar que ia ter um pouco mais de potência e binário mas quem andou já de 320d Coupe e de 120d sabe que o Coupe têm um pouco mais de genica.

Diferenças como a estrutura do filtro de ar entre outros pormenores como colocação de intercooler podem ditar algumas diferenças que não devem exceder os 5cv´s entre ambos ;)

Esta reprogramação está bastante contida que é para ver como o FAP se comporta em relação a outros modelos da marca no entanto tenho alguns clientes que já andam com valores similares e sempre a fundo :lol: há mais de 20 mil km´s o que deixa antever uma boa fiabilidade do mesmo e que se pode esticar mais com segurança até porque a nível de pressáo de turbo está a fazer apenas mais 100 gramas do que a pressão original ;)

Na minha opinião este carro de origem peca por ser exageradamente linear e fica muito agradável com estes novos valores em todos os aspectos.
Um dos aspectos que mais apreciei foi a nova sensibilidade do acelarador e o facto de mesmo a andar devagar ele responder prontamente sem precisar de "esmagar" como "esmagava "o acelerador quanto estava original.

De resto é sempre um aumento de cerca de 40 cavalos e de 70nm e eles notam-se bem em qualquer tipo de circunstância 8)

Os consumos estão muito razoaveis e o pé direito dita a sua lei claro está :D .........com 30euros faço 300/330 km´s com um misto de AE e cidade com velocidades por vezes bastantes simpáticas em AE.

A andar devagar consegue-se realmente fazer consumos muito bons mas eu não gosto muito de andar devagar :lol:

Em prestações ditas puras posso dizer que o carro em sitios que passava a determinada velocidade passo agora a mais 20 km/h e mesmo o meu carro estando equipado com pneus de medida 245/35/18 o carro faz facilmente 250/255 em qualquer sitio e 260 ou mais :lol: com algum espaço.
A interpretação de linha recta dita plana é diferente para todos nós ;) :lol: por isso pode-se dizer que ele encosta o ponteiro para todos os efeitos 8)

Isto para dizer que o carro é deslimitado e para abrir o apetite a quem de vez em quando goste de explorar as capacidades deste simpático bloco 2.0 de 177cv´s, com a devida segurança claro está ;)

Não meti este topico na secção modificações/performance por achar esta área mais recatada e mais englobada no topico em si.

Cumps
Boas,

Não chegaste a medir o carro stock? Acho que ainda nunca vi nenhum gráfico deste motor stock e tinha curiosidade de saber se este motor anda pouco acima do anunciado, ou se é como o antigo de 163cvs que debitava uns quantos a mais...

Quanto ao gráfico, parece-me estar muito porreiro e sem aquela queda abrupta às 4000 rpms como apareceu noutro gráfico de um concorrente teu, ou seja, claramente fizeste uma repro ligeiramente mais conservadora, mas de modo a controlar bem as temperaturas à entrada do FAP, logo, não há limitadores de temperatura a actuar. Se aumentares umas gramitas no turbo sem mexer no gasóleo, talvêz ainda consigas baixar ligeiramente as EGT e ganhar 4 ou 5 cv, isto claro se lhe deste nessa repro mais gásoleo que turbo, e como sabes, quanto mais próxima do óptimo for a relação estiquiométrica, melhor rendimento e menores EGT vais obter. Quanto ao binário, pela linha que deu já deve estar engraçado e sem aquela linearidade excessiva do carro stock, ou seja, já dá um certo pontapé nas costas. E como se porta a embraiagem? É que o meu stock e desde novo sempre teve stresses de embraiagem, e pelos vistos há vários casos semelhantes - é o típico tremer nos pontos de embraiagem, o que nem sempre acontece, mas que por vezes deixa o carro literalmente aos pulos. A tua não se queixa? Não patina? Não sentes tremer?

Cumps.
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Grovee
Membro Juvenil
Registado: 19 jan 2007, 03:29

Re: Teste de potência do meu 120d

Mensagem por Grovee »

Deixo aqui o meu teste de potencia realizado a 1 ano atras na vilauto . O carro tinha 1 mes e 2 mil km's . Apenas serve para visulação não querendo comparar com qualquer outro serie 1 .

cmps a todos !

Imagem

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Mensagem por BlackPuma »

Tá então explicado porque quase não há diferença do 163cv para os nossos...
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Repro mesmo pouco puxada!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

530d_e60_MBPOWER
Membro Junior
Registado: 14 jun 2007, 14:10

Mensagem por 530d_e60_MBPOWER »

Boas,

a repro parece-me bastante identica ao do 120d que esta no TOL....
apenas o outro tem uma quebra bastante acentuada as 4000rpm ... enquanto este e mais "redondinho"....

parabens....deve ser mto fixe de conduzir... :D :D

abraço
Imagem

KERES UNS COILOVERS KW?? PM ME :D :D http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... highlight=
MB Power - No Smoke 100% Fun

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

um 320cd de 177 cvs de um amigo meu mediu 183 cvs ,mas tinha 20 mil kms... a diferenca pode estar nos kms do carro e ter sido feito em rotronics. um carro com 2 mil kms ainda nao esta rodado. com 20 mil ou 30 mil tem mais cavalos de certeza.
o de 177cvs a comparar com o de 163 cvs notei diferenca.
:driving
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

Tiago M Car12
Membro Juvenil
Registado: 29 nov 2004, 23:50
Contacto:

Mensagem por Tiago M Car12 »

Boas,

Problemas de embraiagem o meu não têm felizmente, inclusive tenho andado com o carro cheio e têm-se portado muito bem mesmo nesse aspecto.

Se o teu têm BlackPuma faz como eu fiz na Mercedes uma vez, fiz para lá um barulho tal que deixei lá um carro que tive para o experimentador andar com ele até um determinado barulho evidenciar-se (era esporádico mas incomodativo)....e claro que me deram carro de substituição para andar.....há que pressionar ;)

Quanto à repro hoje dei-lhe uns toques e está melhor qb, tenho de medir para ver como está isto.

O gráfico de potência que o Groove meteu leva-me a crer que estou certo ao dizer no meu primeiro post que os 120d 177 têm menos cavalagem do que os Coupe´s (cerca de 5cv´s) isto porque geralmente nos gráficos da Vilauto a potência ao motor é a que bate certo com a potência norma/motor da AutoPerformance (que é ela por ela basicamente) e eu vejo lá 171cv´s...

O binário não está correcto no gráfico porque todos sabemos o quanto linear esta motorização e aquele "espasmo" no gráfico é do carro estar mal preso no banco.
Sem aquele desnivel o binário rondaria os 340nm e nunca 367nm.

Cumps
120d 177 "DPF Spec"
KTM 250 Exc "Six Days Spec"

http://www.smartchip-solutions.com

Responder

Voltar para “Série 1”