burnout Escreveu:gt1progman,
é um M3 e46 de 2001, e o que me disseram é que havia actualizaçao pa centralina.
talvez seja pa corrigir algum erro, nao sei. :think
Pode ser que até seja verdade, mas programações na DME até os técnicos da BMW as vezes têm algum receio de as fazer porque é muito fácil algo correr mal e ela ficar "morta"...
Uma DME/DDE quando é programada com o software da marca é claro que leva com as configurações de fabrica por isso qualquer reprogramação vai a vida (ACHO EU QUE NUNCA FIZ NENHUMA). As DME/DDE também têm um numero limite de programações (13 se não me falha a memoria) e por isso apenas recomendo mexer nelas ou quando não se tem amor ao dinheiro ou então quando se quer fazer uma "repro". É claro que se tiveres erros na tua também podes tentar ver o que se passa e se houver algum update de firmware então pode-se considerar fazer.
Faz um diagnostico com o DIS e se aparecer alguma cruz na DME então ve-se o que se passa com ela, se não aparecer erro nenhum então acho que o melhor é não mexer.
Eu vou tentar saber mais sobre isto e depois digo algo.
Uma nota para quem usa o DIS...
Na parte das programações existem duas opções chamadas "Ajuste DME-EWS" e "Ajuste DDE-EWS"... Se não estou enganado estas opções servem para "casar" as chaves do imobilizador com os da DME/DDE. São opções que apenas se devem usar quando se faz uma programação da centralina ou se trocou o imobilizador. Se utilizarem essas opções a toa arriscam-se a ficar com o carro parado.
A info que tenho acerca disso é que existem varios codigos/chaves partilhados entre a DME/DDE e o EWS (imobilizador), são uma espécie de "rolling keys" que cada vez que se põe o carro a trabalhar ele faz um "rotate" para que a proxima vez a chave já seja outra. Estas chaves têm de estar sincronizadas e se alterarem a ordem delas não haverá correspondencia entre ambas (DME e EWS ou DDE e EWS) e o carro não pega... fait attention hã !!