CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
V8MPower
Membro Senior
Mensagens: 713
Registado: 03 abr 2009, 01:38
O meu Carro:: BMW E39 M5

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por V8MPower »

Tive um colega que realizou leitura de erro e deu qualquer coisa como 14, 120, 137 e segundo logica da tabela julgo ser qualquer coisa como:
P0014 - B Camshaft Position - Timing Over-Advanced or System Performance (Bank 1)
P0120 - Throttle Position Sensor/Switch A Circuit Malfunction
P0137 - O2 Sensor Circuit Low Voltage (Bank 1 Sensor 2)

Não sei se era o Carsoft que utilizou, por acaso não prestei atenção, apenas reparei que ligou a ficha de 20 pinos com um interface retangular preto e julgo que apensa tinha 2 leds! :humm
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/
Imagem

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por gt1progman »

Com o DIS não precisas de consultar tabelas porque os erros vêm identificados e já traduzidos...
Quanto a forma do interface existem vários assim, os chineses que são os grandes fornecedores, usam o mesmo tipo de caixa para diferentes interfaces. Por isso podia ser carsoft ou bmw scanner, ou outro qualquer...

Asrafil
Membro Juvenil
Mensagens: 213
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
Localização: Alvaiázere

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Asrafil »

gt1progman, desligar a bateria não resolveu a questão. Esteve desligada toda a noite e continua na mesma. Sorte de cão....
Assim por um mero acaso ninguém da zona de Leiria, Coimbra ou Pombal tem a interface e o DIS a funkar que podessemos combinar um encontro e tentar codar isto??? Pago o jantar de bom grado :D
Quanto ás duvidas do CarSoft, já vou tirar aqui umas fotos da interface e uns screens do software a funkar para verem como isto é e dissipar as duvidas que possam ter :fixe

Avatar do Utilizador
Argozelo
Membro Junior
Mensagens: 443
Registado: 20 ago 2006, 19:38
O meu Carro:: BMW 525D F10 2013/09
Localização: Bragança
Contacto:

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Argozelo »

Dis e Carsoft em bragança... Pagas uma posta... E vais a rodar para baixo... Com os extras activados se desejares....

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por JPimpao01 »

Asrafil Escreveu:gt1progman, desligar a bateria não resolveu a questão. Esteve desligada toda a noite e continua na mesma. Sorte de cão....
Assim por um mero acaso ninguém da zona de Leiria, Coimbra ou Pombal tem a interface e o DIS a funkar que podessemos combinar um encontro e tentar codar isto??? Pago o jantar de bom grado :D
Quanto ás duvidas do CarSoft, já vou tirar aqui umas fotos da interface e uns screens do software a funkar para verem como isto é e dissipar as duvidas que possam ter :fixe

Se quiseres esperar para dia 25 ou dia 1 vou aí a Pombal e pagas o Almoço no manjar :D Tenho o DIS ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Asrafil
Membro Juvenil
Mensagens: 213
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
Localização: Alvaiázere

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Asrafil »

Se quiseres esperar para dia 25 ou dia 1 vou aí a Pombal e pagas o Almoço no manjar :D Tenho o DIS ;)
Se até lá não resolver a questão podes contar com umas tábuas de presunto e queijo no Marquês sim, isto só para as entradas :D

Bem então aqui vão umas imagens do interface para começar, para quem não está familiarizado com ele:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ora, isto comparando com o schematic que o gt1progman postou como indicado para funcionar com o DIS, este circuito é bem diferente. Não diria mais complexo, diria sim com componentes mais complexos. Aquela PIC24C que aparece na terceira foto de certeza que é o que "emparelha" este circuito com o Carsoft, pois tem que ser programada com um HEX específico antes de ser posta ali.
Então vamos lá ligar isto ao veículo e postar uns screens :fixe

Ora, tenho que recorrer ao pc mais antigo cá em casa aqui no escritório pois é o unico com portas de série, o unico portátil que aqui há já não tem destas portas old shcool :D

Imagem

Ficha ligada á porta de serviço e os respectivos LEDs acesos
Imagem

E eis as opções disponíveis no software. Como podem ver, é mesmo muito limitado. Bom para quem apenas quiser saber que o carro tem algum problema, fazer reset a erros e intervalos de revisão e muito pouco mais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E o malfadado menu que me embrulhou isto tudo. As unicas duas opções que selecionei foi o Auto Lock e mudei a linguagem de Espanhol para Inglês. Mais valia ter estado quieto :wall

Imagem
Vamos então por a coisa a funcionar :fixe



Ora então cá temos nós as leituras:

Um diagnóstico geral:

Imagem

E os single diagnostic dos 2 sistemas com erros:

O Instrument Cluster com Internal Error, mas isso já nós sabemos :wall :wall :wall :wall

Imagem

E 3 erros no DDE. Ora o Exaust Gas Recirculation talvez tenha a ver com a moeda de 5 centimos com que tapei o tubo do escape para a EGR :D :D :D
Os outros 2, Glow duration, algo a ver com as velas de incandescência e o Delivery Controller, não faço a menor ideia...

Imagem

E é tudo, para quem não conhecia o programa, já fica com uma ideia geral do que faz e não faz. No meu caso fez até demais :wall :wall :wall :wall

Avatar do Utilizador
Argozelo
Membro Junior
Mensagens: 443
Registado: 20 ago 2006, 19:38
O meu Carro:: BMW 525D F10 2013/09
Localização: Bragança
Contacto:

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Argozelo »

Tenta isto... Põe em Milhas o quadrante reinicias tudo..... Verificas se fica bem.... Depois poe em Km novamente.... Experiencias k tive e isso resolveu....

Asrafil
Membro Juvenil
Mensagens: 213
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
Localização: Alvaiázere

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Asrafil »

Já experimentei mudar para milhas e ele assumiu tudo bem. Voltei a por kilometros e novamente tudo bem. Mas o board computer continua apagado....

Avatar do Utilizador
Argozelo
Membro Junior
Mensagens: 443
Registado: 20 ago 2006, 19:38
O meu Carro:: BMW 525D F10 2013/09
Localização: Bragança
Contacto:

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Argozelo »

Entao faz o reset/coding, ao quadrante.... Se nao resolveres com o carsoft, acho que o dis nesse aspecto nao te vai fazer mais.....

Asrafil
Membro Juvenil
Mensagens: 213
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
Localização: Alvaiázere

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Asrafil »

Pois mas o Carsoft não tem nenhuma opção de reset/coding. Como faço isso?

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por gt1progman »

os ponteiros ainda funcionam mal ? ou é so o comp bordo ? pelo menos o quadrante esta identificavel e assim tvz o DIS o possa voltar a codificar. No entanto eu pensei que os quadrantes com comp bordo tivesse indice de codificação 12 ou superior.

Asrafil
Membro Juvenil
Mensagens: 213
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
Localização: Alvaiázere

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Asrafil »

gt1progman Escreveu:os ponteiros ainda funcionam mal ? ou é so o comp bordo ? pelo menos o quadrante esta identificavel e assim tvz o DIS o possa voltar a codificar. No entanto eu pensei que os quadrantes com comp bordo tivesse indice de codificação 12 ou superior.
Sim, ainda tudo na mesma. Ponteiros todos marados ( excepto velocidade e temperatura ) e a linha inferior do board computer continua apagada.
Bem, então quer dizer que no mínimo há esperança.....

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por gt1progman »

Não posso prometer mas acho que sim... pelo menos se esses valores estiverem correctos porque aquilo que o DIS faz é ler esses valores para identificar a peça e despejar os dados correctos de codificação.
Já agora se puderes faz um print screen das opções de "Adaptation values" e "iDrive - Setup" para eu ter mesmo a certeza que o carsoft não chega nem de longe aos calcanhares do DIS...

Avatar do Utilizador
Argozelo
Membro Junior
Mensagens: 443
Registado: 20 ago 2006, 19:38
O meu Carro:: BMW 525D F10 2013/09
Localização: Bragança
Contacto:

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Argozelo »

Pelo que sei esses sistemas so se codificam uma vez....

Asrafil
Membro Juvenil
Mensagens: 213
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
Localização: Alvaiázere

Re: CarSoft 6.5 correu para o torto!!! Quadrante todo doido!!!!

Mensagem por Asrafil »

gt1progman, claro que o Carsoft não chega aos calcanhares do DIS, mas tb julgo não ser esse o objectivo. O Carsoft é uma coisa genérica, básica e simples. O DIS é o que os concessionários usam, logo terá que ser muito mais completo.
Pelo que sei esses sistemas so se codificam uma vez....
Tenho ideia que a unica coisa que só se codifica uma vez é o VIN. Está numa flash com fuse que só dá para programar a primeira vez, pelo que se o teu quadrante avariar, a BMW tem que pegar num novo virgem e flashar o VIN correspondente ao teu carro para que coincida com o EWS, LCM, etc.... Corrijam-me se estiver errado.
Já agora se puderes faz um print screen das opções de "Adaptation values" e "iDrive - Setup"
Depois de almoço já te posto uns screens, mas os adaptation values só dá para fazer reset a DDE e DME mais nada. O carro vai andar todo aos soluços até aprender de novo :D

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”