repro que reduza consumo

Secção para modelos Série 3

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TOTOTO
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repro que reduza consumo

Mensagem por TOTOTO »

Estava a pensar se existe alguma repro que reduza o consumo sem alterar a potência e o binário. O meu 318 d (143) cvanda na casa dos 6, o que me parece excessivo dado andar sempre abaixo das 2k rpm. Obrigado pelas respostas antecipadamente.

ovokinder
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por ovokinder »

Andar sempre assim só lhe faz mal à saúde. Se não o esticares de vez em quando vais começar a encher isso de carvão e daí só vêm coisas más.

Além disso, uma repro que aumente o binário reduz o consumo, partindo do princípio que praticas a mesma condução que antes. Valores concretos não sei porque ainda não tive oportunidade de fazer um depósito cheio com percursos mistos suficientes (estrada aberta e cidade) mas noto que ele gasta menos pela agulha do consumo instantâneo.

A média do computador de bordo é meia burra, se fizer as contas aos kilómetros que faço com um depósito nunca bate certo com a média do computador, falha aí por 0.3 a 0.5.

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AcesHigh
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por AcesHigh »

com as repros só tens duas hipoteses:


:arrow: Menos consumo em andamento baixo.
razao: porque usando a mesma velocidade carregas menos no acelerador em relaçao ao carro stock.

:arrow: MUITO maior consumo em andamento alto.
razao: acho que é obvio... lol


quanto ao esticar o carro: é essencial dar uns esticoes a serio de x em qd!!
razao: é um BMW!!!

:lovebmw
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gnur
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por gnur »

Quando você diz esticão a sério, refere-se a altas velocidades ou altas rotações?

Cumprimentos,
_____________________
E91 320D - Black Zaphyre

ovokinder
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por ovokinder »

gnur Escreveu:Quando você diz esticão a sério, refere-se a altas velocidades ou altas rotações?

Cumprimentos,
_____________________
E91 320D - Black Zaphyre
RPM. Atenção que não é mandá-lo para a redline, basta andar um pouco acima das 3000rpm que ele já cospe muita porcaria fora.

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TdiSportR
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por TdiSportR »

Nao ha omoletes sem ovos.

TOTOTO
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por TOTOTO »

Desculpem a minha ignorância mas é possível aumentar binário sem aumentar potência (cv), reduzindo o consumo. Quanto à parte dos esticões eu faço auto estrada no fim de semana e às vezes à semana e acho que consigo chegar às 3000 rpm, embora seja já na casa dos 180 km/h. Estou com pena de inibição de conduzir embora suspensa,tenho que ter cuidado... :wall

ovokinder
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por ovokinder »

Long-story short, não. Potência e binário estão intrinsecamente relacionados e o aumento de um leva ao aumento do outro, uma vez que o que se consegue medir nos carros é o binário e a partir calcula-se a potência.

Para quem estiver com pachorra para ler, aqui vai, com alguns atalhos...

Potência (que erradamente usamos em cv) em kilowatts é um valor que não se consegue medir directamente, sendo calculado a partir do binário. Ambos estão directamente ligados embora a grande maioria das pessoas esteja habituada apenas a associar muitos cavalos a carros com muita força.
Enquanto isso é de certa forma verdade, na realidade é graças ao binário que ficamos "colados" ao assento.

Binário (torque) é a força necessária para colocar algo em movimento rotativo em torno de um eixo. No sistema universal mede-se em Newton/Metro (N/M) e no sistema imperial em "footpounds" (ft lb). 1ftlb corresponde a 1.35581794833nm (ou inversamente, 1nm é aproximadamente 0.75ftlb).

Trabalho é basicamente - simplificando... - a mesma coisa que o binário, com a diferença de que trabalho só existe quando existe movimento ou deslocação. Como trabalho é uma medida da transferência de energia entre sistemas, no sistema carro-asfalto se a roda estiver a patinar sem sair do mesmo sítio, o trabalho é nulo.

Potência é a taxa a que Trabalho é feito. No sistema universal mede-se em kilowatts (kW) e no sistema imperial em "break horsepower" (bhp). 1kW corresponde a 1.341BHP (ou inversamente, 1BHP é aproximadamente 0.75kW).

Antes das primeiras máquinas e motores, quem fazia trabalho eram os desgraçados dos cavalos. Então quando James Watt criou o primeiro motor e o queria vender, o que fez foi arranjar maneira de o comparar com o que existia na altura: os cavalos.
Estudou o trabalho médio de um cavalo de boa saúde e calculou que este era capaz de fazer Trabalho equivalente a aproximadamente 550lbft/second ou 33000lbft/minute - o gajo era escocês, usava o sistema imperial. Ele considerou este valor 1 Cavalo.

Juntando tudo e tentando fazer algum sentido, potência (ou taxa de trabalho executado) de um motor é igual a

binário x 2pi x rpm

... que significa

binário x velocidade de rotação

...convertendo a potência nos bhps do senhor Watt

potência (bhp) = (binário (ftlb por minuto) x 2pi x revoluções (por minuto, rpm)) / 33000

...simplificando (fazendo 33000/2x3.14)

potência (bhp) = binário(ftlb) x rpm / 5252

...ou no nosso sistema

potência (kW) = binário(nm) x rpm / 9549


Exemplo:
Se o pico de binário de um carro for 391NM às 2860rpm, ele tem 117kW (~160PS) de potência (às 2860rpm).
Inversamente, se um carro tem 142.5kW (193PS) de potência às 4030rpm, então "virando" a equação em ordem ao binário, tiramos que o torque aí é de 337NM.

Conclusão:
Como o que tu sentes quando aceleras é o efeito do binário, a partir do pico sentes o carro a "puxar com menos força".
A potência ainda consegue subir até atingir o seu pico, mas eventualmente o binário será tão baixo que nem as elevadas rotações conseguem manter a potência em cima.
Como os motores a gasolina geram binário inferior significa que conseguem puxar menos peso, daí não existirem veículos pesados a gasolina.
No caso dos veículos ligeiros, como o peso não é grande problema, o que se faz é aumentar a rotatividade dos motores a gasolina para ganhar potência - consequentemente reduzindo a sua durabilidade.


Curiosidades:
- O "break" de bhp é porque antigamente (contrariamente ao que se faz hoje em dia) o binário de um motor era medido através da força que era necessária para o travar;
- PS, a medida europeia de potência, é PferdeStarke, alemão para "horse power". Na realidade é apenas 98.6% de um BHP. A razão do erro tem a ver com a arrendondamentos de medidas do sistema imperial para o internacional. Portanto quando os nossos carros europeus são anunciados com 200 cavalos (200PS) têm na realidade cerca de 196BHP - o que não quer dizer que nos estejam a roubar cavalos, porque os kW estão lá na mesma :P
Última edição por ovokinder em 30 jul 2009, 10:22, editado 1 vez no total.

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djangopt
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por djangopt »

entao é assiim.. se quiseres fazer consumos de 4.9lt. :D
tens de aprender tambem a fazer uma conducao economica em subidas ir sempre com uma velocidade estavel e quando se avistar terreno plano desacelerar e nas descidas ir com o carro engrenado para o consumo ser 0.
ter atencao ah pressao dos pneus... tem sempre os injectores limpos. ter a egr limpa. colectores de admissao limpos e evitar de usar galoseo de hiper que tende a fazer menos kilometros...

-- Quinta Jul 30, 2009 8:07 am --

uma repro é uma alteracao em termos de binario/cv do carro.. logo sofre alteracao de valores de potencia. com essa alteracao podes ter melhor consumo pq tens mais binario em baixas mas em altas gasta mais como eh obvio

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varader0zs
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por varader0zs »

Isso é como teres um ferrari e andares a 80km/h...

O carro nao esta a ser aproveitado.
E é como disse o ovokinder
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Beerz
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por Beerz »

Sempre abaixo das 2000rpm nem chega a entrar o turbo... :duh

Se andasses em rotações acima dessas (tentando andar com elas o mais estáveis possível), de certeza que gastavas menos, porque o carro iria esforçar muito menos.

TOTOTO
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por TOTOTO »

Muito obrigado pelas respostas bastante elucidativas. Como amante da bmw agradeço sempre toda e qualquer informação para tirar partido do carro. Se calhar vou tentar falar com Eng. Fernandes de Vila Real a ver a ajuda que pode dar. Saudações bavarias a todos os utilizadores do forum e boas férias se for o caso. :fixe

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pedrosousa
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por pedrosousa »

ovokinder Escreveu: binário x 2pi x rpm
Isto assim nunca bate certo a formula é:

binário x (2pi/60) x rpm

As outras não vi, o texto está muito bom dá uma excelente explicação :D
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

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fireblade
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Re: repro que reduza consumo

Mensagem por fireblade »

ovokinder Escreveu:Long-story short, não. Potência e binário estão intrinsecamente relacionados e o aumento de um leva ao aumento do outro, uma vez que o que se consegue medir nos carros é o binário e a partir calcula-se a potência.

Para quem estiver com pachorra para ler, aqui vai, com alguns atalhos...

Potência (que erradamente usamos em cv) em kilowatts é um valor que não se consegue medir directamente, sendo calculado a partir do binário. Ambos estão directamente ligados embora a grande maioria das pessoas esteja habituada apenas a associar muitos cavalos a carros com muita força.
Enquanto isso é de certa forma verdade, na realidade é graças ao binário que ficamos "colados" ao assento.

Binário (torque) é a força necessária para colocar algo em movimento rotativo em torno de um eixo. No sistema universal mede-se em Newton/Metro (N/M) e no sistema imperial em "footpounds" (ft lb). 1ftlb corresponde a 1.35581794833nm (ou inversamente, 1nm é aproximadamente 0.75ftlb).

Trabalho é basicamente - simplificando... - a mesma coisa que o binário, com a diferença de que trabalho só existe quando existe movimento ou deslocação. Como trabalho é uma medida da transferência de energia entre sistemas, no sistema carro-asfalto se a roda estiver a patinar sem sair do mesmo sítio, o trabalho é nulo.

Potência é a taxa a que Trabalho é feito. No sistema universal mede-se em kilowatts (kW) e no sistema imperial em "break horsepower" (bhp). 1kW corresponde a 1.341BHP (ou inversamente, 1BHP é aproximadamente 0.75kW).

Antes das primeiras máquinas e motores, quem fazia trabalho eram os desgraçados dos cavalos. Então quando James Watt criou o primeiro motor e o queria vender, o que fez foi arranjar maneira de o comparar com o que existia na altura: os cavalos.
Estudou o trabalho médio de um cavalo de boa saúde e calculou que este era capaz de fazer Trabalho equivalente a aproximadamente 550lbft/second ou 33000lbft/minute - o gajo era escocês, usava o sistema imperial. Ele considerou este valor 1 Cavalo.

Juntando tudo e tentando fazer algum sentido, potência (ou taxa de trabalho executado) de um motor é igual a

binário x 2pi x rpm

... que significa

binário x velocidade de rotação

...convertendo a potência nos bhps do senhor Watt

potência (bhp) = (binário (ftlb por minuto) x 2pi x revoluções (por minuto, rpm)) / 33000

...simplificando (fazendo 33000/2x3.14)

potência (bhp) = binário(ftlb) x rpm / 5252

...ou no nosso sistema

potência (kW) = binário(nm) x rpm / 9549


Exemplo:
Se o pico de binário de um carro for 391NM às 2860rpm, ele tem 117kW (~160PS) de potência (às 2860rpm).
Inversamente, se um carro tem 142.5kW (193PS) de potência às 4030rpm, então "virando" a equação em ordem ao binário, tiramos que o torque aí é de 337NM.

Conclusão:
Como o que tu sentes quando aceleras é o efeito do binário, a partir do pico sentes o carro a "puxar com menos força".
A potência ainda consegue subir até atingir o seu pico, mas eventualmente o binário será tão baixo que nem as elevadas rotações conseguem manter a potência em cima.
Como os motores a gasolina geram binário inferior significa que conseguem puxar menos peso, daí não existirem veículos pesados a gasolina.
No caso dos veículos ligeiros, como o peso não é grande problema, o que se faz é aumentar a rotatividade dos motores a gasolina para ganhar potência - consequentemente reduzindo a sua durabilidade.


Curiosidades:
- O "break" de bhp é porque antigamente (contrariamente ao que se faz hoje em dia) o binário de um motor era medido através da força que era necessária para o travar;
- PS, a medida europeia de potência, é PferdeStarke, alemão para "horse power". Na realidade é apenas 98.6% de um BHP. A razão do erro tem a ver com a arrendondamentos de medidas do sistema imperial para o internacional. Portanto quando os nossos carros europeus são anunciados com 200 cavalos (200PS) têm na realidade cerca de 196BHP - o que não quer dizer que nos estejam a roubar cavalos, porque os kW estão lá na mesma :P
parabens... excelente explicação, obrigado pela dica
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Foram 30 meses de pura paixão...mas a paixão renasceu!!

e tenham boas curvas

o meu projecto:viewtopic.php?f=59&t=41836
E61: viewtopic.php?f=105&t=62773
vendo frisos aluminio E46 4 portas

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Bidzi1
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Registado: 24 out 2008, 15:26

Re: repro que reduza consumo

Mensagem por Bidzi1 »

Boas com a repro e possivel baixar um pouco os valores de consumo.

Pois ao ficares com mais binario nao necessitas de carregar tanto no acelarador logo baixas um pouco os consumos.

O Problema e que qundo faço uma repro a um cliente ele deix de andar devar e anda mais rapido :lol1 logo assim nao baixa os consumos....
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