repro que reduza consumo
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repro que reduza consumo
Estava a pensar se existe alguma repro que reduza o consumo sem alterar a potência e o binário. O meu 318 d (143) cvanda na casa dos 6, o que me parece excessivo dado andar sempre abaixo das 2k rpm. Obrigado pelas respostas antecipadamente.
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Re: repro que reduza consumo
Andar sempre assim só lhe faz mal à saúde. Se não o esticares de vez em quando vais começar a encher isso de carvão e daí só vêm coisas más.
Além disso, uma repro que aumente o binário reduz o consumo, partindo do princípio que praticas a mesma condução que antes. Valores concretos não sei porque ainda não tive oportunidade de fazer um depósito cheio com percursos mistos suficientes (estrada aberta e cidade) mas noto que ele gasta menos pela agulha do consumo instantâneo.
A média do computador de bordo é meia burra, se fizer as contas aos kilómetros que faço com um depósito nunca bate certo com a média do computador, falha aí por 0.3 a 0.5.
Além disso, uma repro que aumente o binário reduz o consumo, partindo do princípio que praticas a mesma condução que antes. Valores concretos não sei porque ainda não tive oportunidade de fazer um depósito cheio com percursos mistos suficientes (estrada aberta e cidade) mas noto que ele gasta menos pela agulha do consumo instantâneo.
A média do computador de bordo é meia burra, se fizer as contas aos kilómetros que faço com um depósito nunca bate certo com a média do computador, falha aí por 0.3 a 0.5.
- AcesHigh
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Re: repro que reduza consumo
com as repros só tens duas hipoteses:
Menos consumo em andamento baixo.
razao: porque usando a mesma velocidade carregas menos no acelerador em relaçao ao carro stock.
MUITO maior consumo em andamento alto.
razao: acho que é obvio... lol
quanto ao esticar o carro: é essencial dar uns esticoes a serio de x em qd!!
razao: é um BMW!!!
:lovebmw

razao: porque usando a mesma velocidade carregas menos no acelerador em relaçao ao carro stock.

razao: acho que é obvio... lol
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Re: repro que reduza consumo
Quando você diz esticão a sério, refere-se a altas velocidades ou altas rotações?
Cumprimentos,
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Re: repro que reduza consumo
RPM. Atenção que não é mandá-lo para a redline, basta andar um pouco acima das 3000rpm que ele já cospe muita porcaria fora.gnur Escreveu:Quando você diz esticão a sério, refere-se a altas velocidades ou altas rotações?
Cumprimentos,
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Re: repro que reduza consumo
Desculpem a minha ignorância mas é possível aumentar binário sem aumentar potência (cv), reduzindo o consumo. Quanto à parte dos esticões eu faço auto estrada no fim de semana e às vezes à semana e acho que consigo chegar às 3000 rpm, embora seja já na casa dos 180 km/h. Estou com pena de inibição de conduzir embora suspensa,tenho que ter cuidado... :wall
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Re: repro que reduza consumo
Long-story short, não. Potência e binário estão intrinsecamente relacionados e o aumento de um leva ao aumento do outro, uma vez que o que se consegue medir nos carros é o binário e a partir calcula-se a potência.
Para quem estiver com pachorra para ler, aqui vai, com alguns atalhos...
Potência (que erradamente usamos em cv) em kilowatts é um valor que não se consegue medir directamente, sendo calculado a partir do binário. Ambos estão directamente ligados embora a grande maioria das pessoas esteja habituada apenas a associar muitos cavalos a carros com muita força.
Enquanto isso é de certa forma verdade, na realidade é graças ao binário que ficamos "colados" ao assento.
Binário (torque) é a força necessária para colocar algo em movimento rotativo em torno de um eixo. No sistema universal mede-se em Newton/Metro (N/M) e no sistema imperial em "footpounds" (ft lb). 1ftlb corresponde a 1.35581794833nm (ou inversamente, 1nm é aproximadamente 0.75ftlb).
Trabalho é basicamente - simplificando... - a mesma coisa que o binário, com a diferença de que trabalho só existe quando existe movimento ou deslocação. Como trabalho é uma medida da transferência de energia entre sistemas, no sistema carro-asfalto se a roda estiver a patinar sem sair do mesmo sítio, o trabalho é nulo.
Potência é a taxa a que Trabalho é feito. No sistema universal mede-se em kilowatts (kW) e no sistema imperial em "break horsepower" (bhp). 1kW corresponde a 1.341BHP (ou inversamente, 1BHP é aproximadamente 0.75kW).
Antes das primeiras máquinas e motores, quem fazia trabalho eram os desgraçados dos cavalos. Então quando James Watt criou o primeiro motor e o queria vender, o que fez foi arranjar maneira de o comparar com o que existia na altura: os cavalos.
Estudou o trabalho médio de um cavalo de boa saúde e calculou que este era capaz de fazer Trabalho equivalente a aproximadamente 550lbft/second ou 33000lbft/minute - o gajo era escocês, usava o sistema imperial. Ele considerou este valor 1 Cavalo.
Juntando tudo e tentando fazer algum sentido, potência (ou taxa de trabalho executado) de um motor é igual a
binário x 2pi x rpm
... que significa
binário x velocidade de rotação
...convertendo a potência nos bhps do senhor Watt
potência (bhp) = (binário (ftlb por minuto) x 2pi x revoluções (por minuto, rpm)) / 33000
...simplificando (fazendo 33000/2x3.14)
potência (bhp) = binário(ftlb) x rpm / 5252
...ou no nosso sistema
potência (kW) = binário(nm) x rpm / 9549
Exemplo:
Se o pico de binário de um carro for 391NM às 2860rpm, ele tem 117kW (~160PS) de potência (às 2860rpm).
Inversamente, se um carro tem 142.5kW (193PS) de potência às 4030rpm, então "virando" a equação em ordem ao binário, tiramos que o torque aí é de 337NM.
Conclusão:
Como o que tu sentes quando aceleras é o efeito do binário, a partir do pico sentes o carro a "puxar com menos força".
A potência ainda consegue subir até atingir o seu pico, mas eventualmente o binário será tão baixo que nem as elevadas rotações conseguem manter a potência em cima.
Como os motores a gasolina geram binário inferior significa que conseguem puxar menos peso, daí não existirem veículos pesados a gasolina.
No caso dos veículos ligeiros, como o peso não é grande problema, o que se faz é aumentar a rotatividade dos motores a gasolina para ganhar potência - consequentemente reduzindo a sua durabilidade.
Curiosidades:
- O "break" de bhp é porque antigamente (contrariamente ao que se faz hoje em dia) o binário de um motor era medido através da força que era necessária para o travar;
- PS, a medida europeia de potência, é PferdeStarke, alemão para "horse power". Na realidade é apenas 98.6% de um BHP. A razão do erro tem a ver com a arrendondamentos de medidas do sistema imperial para o internacional. Portanto quando os nossos carros europeus são anunciados com 200 cavalos (200PS) têm na realidade cerca de 196BHP - o que não quer dizer que nos estejam a roubar cavalos, porque os kW estão lá na mesma
Para quem estiver com pachorra para ler, aqui vai, com alguns atalhos...
Potência (que erradamente usamos em cv) em kilowatts é um valor que não se consegue medir directamente, sendo calculado a partir do binário. Ambos estão directamente ligados embora a grande maioria das pessoas esteja habituada apenas a associar muitos cavalos a carros com muita força.
Enquanto isso é de certa forma verdade, na realidade é graças ao binário que ficamos "colados" ao assento.
Binário (torque) é a força necessária para colocar algo em movimento rotativo em torno de um eixo. No sistema universal mede-se em Newton/Metro (N/M) e no sistema imperial em "footpounds" (ft lb). 1ftlb corresponde a 1.35581794833nm (ou inversamente, 1nm é aproximadamente 0.75ftlb).
Trabalho é basicamente - simplificando... - a mesma coisa que o binário, com a diferença de que trabalho só existe quando existe movimento ou deslocação. Como trabalho é uma medida da transferência de energia entre sistemas, no sistema carro-asfalto se a roda estiver a patinar sem sair do mesmo sítio, o trabalho é nulo.
Potência é a taxa a que Trabalho é feito. No sistema universal mede-se em kilowatts (kW) e no sistema imperial em "break horsepower" (bhp). 1kW corresponde a 1.341BHP (ou inversamente, 1BHP é aproximadamente 0.75kW).
Antes das primeiras máquinas e motores, quem fazia trabalho eram os desgraçados dos cavalos. Então quando James Watt criou o primeiro motor e o queria vender, o que fez foi arranjar maneira de o comparar com o que existia na altura: os cavalos.
Estudou o trabalho médio de um cavalo de boa saúde e calculou que este era capaz de fazer Trabalho equivalente a aproximadamente 550lbft/second ou 33000lbft/minute - o gajo era escocês, usava o sistema imperial. Ele considerou este valor 1 Cavalo.
Juntando tudo e tentando fazer algum sentido, potência (ou taxa de trabalho executado) de um motor é igual a
binário x 2pi x rpm
... que significa
binário x velocidade de rotação
...convertendo a potência nos bhps do senhor Watt
potência (bhp) = (binário (ftlb por minuto) x 2pi x revoluções (por minuto, rpm)) / 33000
...simplificando (fazendo 33000/2x3.14)
potência (bhp) = binário(ftlb) x rpm / 5252
...ou no nosso sistema
potência (kW) = binário(nm) x rpm / 9549
Exemplo:
Se o pico de binário de um carro for 391NM às 2860rpm, ele tem 117kW (~160PS) de potência (às 2860rpm).
Inversamente, se um carro tem 142.5kW (193PS) de potência às 4030rpm, então "virando" a equação em ordem ao binário, tiramos que o torque aí é de 337NM.
Conclusão:
Como o que tu sentes quando aceleras é o efeito do binário, a partir do pico sentes o carro a "puxar com menos força".
A potência ainda consegue subir até atingir o seu pico, mas eventualmente o binário será tão baixo que nem as elevadas rotações conseguem manter a potência em cima.
Como os motores a gasolina geram binário inferior significa que conseguem puxar menos peso, daí não existirem veículos pesados a gasolina.
No caso dos veículos ligeiros, como o peso não é grande problema, o que se faz é aumentar a rotatividade dos motores a gasolina para ganhar potência - consequentemente reduzindo a sua durabilidade.
Curiosidades:
- O "break" de bhp é porque antigamente (contrariamente ao que se faz hoje em dia) o binário de um motor era medido através da força que era necessária para o travar;
- PS, a medida europeia de potência, é PferdeStarke, alemão para "horse power". Na realidade é apenas 98.6% de um BHP. A razão do erro tem a ver com a arrendondamentos de medidas do sistema imperial para o internacional. Portanto quando os nossos carros europeus são anunciados com 200 cavalos (200PS) têm na realidade cerca de 196BHP - o que não quer dizer que nos estejam a roubar cavalos, porque os kW estão lá na mesma

Última edição por ovokinder em 30 jul 2009, 10:22, editado 1 vez no total.
- djangopt
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Re: repro que reduza consumo
entao é assiim.. se quiseres fazer consumos de 4.9lt. 
tens de aprender tambem a fazer uma conducao economica em subidas ir sempre com uma velocidade estavel e quando se avistar terreno plano desacelerar e nas descidas ir com o carro engrenado para o consumo ser 0.
ter atencao ah pressao dos pneus... tem sempre os injectores limpos. ter a egr limpa. colectores de admissao limpos e evitar de usar galoseo de hiper que tende a fazer menos kilometros...
-- Quinta Jul 30, 2009 8:07 am --
uma repro é uma alteracao em termos de binario/cv do carro.. logo sofre alteracao de valores de potencia. com essa alteracao podes ter melhor consumo pq tens mais binario em baixas mas em altas gasta mais como eh obvio

tens de aprender tambem a fazer uma conducao economica em subidas ir sempre com uma velocidade estavel e quando se avistar terreno plano desacelerar e nas descidas ir com o carro engrenado para o consumo ser 0.
ter atencao ah pressao dos pneus... tem sempre os injectores limpos. ter a egr limpa. colectores de admissao limpos e evitar de usar galoseo de hiper que tende a fazer menos kilometros...
-- Quinta Jul 30, 2009 8:07 am --
uma repro é uma alteracao em termos de binario/cv do carro.. logo sofre alteracao de valores de potencia. com essa alteracao podes ter melhor consumo pq tens mais binario em baixas mas em altas gasta mais como eh obvio
- varader0zs
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Re: repro que reduza consumo
Isso é como teres um ferrari e andares a 80km/h...
O carro nao esta a ser aproveitado.
E é como disse o ovokinder
O carro nao esta a ser aproveitado.
E é como disse o ovokinder
- Beerz
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Re: repro que reduza consumo
Sempre abaixo das 2000rpm nem chega a entrar o turbo... :duh
Se andasses em rotações acima dessas (tentando andar com elas o mais estáveis possível), de certeza que gastavas menos, porque o carro iria esforçar muito menos.
Se andasses em rotações acima dessas (tentando andar com elas o mais estáveis possível), de certeza que gastavas menos, porque o carro iria esforçar muito menos.
Re: repro que reduza consumo
Muito obrigado pelas respostas bastante elucidativas. Como amante da bmw agradeço sempre toda e qualquer informação para tirar partido do carro. Se calhar vou tentar falar com Eng. Fernandes de Vila Real a ver a ajuda que pode dar. Saudações bavarias a todos os utilizadores do forum e boas férias se for o caso. :fixe
- pedrosousa
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Re: repro que reduza consumo
Isto assim nunca bate certo a formula é:ovokinder Escreveu: binário x 2pi x rpm
binário x (2pi/60) x rpm
As outras não vi, o texto está muito bom dá uma excelente explicação

- fireblade
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Re: repro que reduza consumo
parabens... excelente explicação, obrigado pela dicaovokinder Escreveu:Long-story short, não. Potência e binário estão intrinsecamente relacionados e o aumento de um leva ao aumento do outro, uma vez que o que se consegue medir nos carros é o binário e a partir calcula-se a potência.
Para quem estiver com pachorra para ler, aqui vai, com alguns atalhos...
Potência (que erradamente usamos em cv) em kilowatts é um valor que não se consegue medir directamente, sendo calculado a partir do binário. Ambos estão directamente ligados embora a grande maioria das pessoas esteja habituada apenas a associar muitos cavalos a carros com muita força.
Enquanto isso é de certa forma verdade, na realidade é graças ao binário que ficamos "colados" ao assento.
Binário (torque) é a força necessária para colocar algo em movimento rotativo em torno de um eixo. No sistema universal mede-se em Newton/Metro (N/M) e no sistema imperial em "footpounds" (ft lb). 1ftlb corresponde a 1.35581794833nm (ou inversamente, 1nm é aproximadamente 0.75ftlb).
Trabalho é basicamente - simplificando... - a mesma coisa que o binário, com a diferença de que trabalho só existe quando existe movimento ou deslocação. Como trabalho é uma medida da transferência de energia entre sistemas, no sistema carro-asfalto se a roda estiver a patinar sem sair do mesmo sítio, o trabalho é nulo.
Potência é a taxa a que Trabalho é feito. No sistema universal mede-se em kilowatts (kW) e no sistema imperial em "break horsepower" (bhp). 1kW corresponde a 1.341BHP (ou inversamente, 1BHP é aproximadamente 0.75kW).
Antes das primeiras máquinas e motores, quem fazia trabalho eram os desgraçados dos cavalos. Então quando James Watt criou o primeiro motor e o queria vender, o que fez foi arranjar maneira de o comparar com o que existia na altura: os cavalos.
Estudou o trabalho médio de um cavalo de boa saúde e calculou que este era capaz de fazer Trabalho equivalente a aproximadamente 550lbft/second ou 33000lbft/minute - o gajo era escocês, usava o sistema imperial. Ele considerou este valor 1 Cavalo.
Juntando tudo e tentando fazer algum sentido, potência (ou taxa de trabalho executado) de um motor é igual a
binário x 2pi x rpm
... que significa
binário x velocidade de rotação
...convertendo a potência nos bhps do senhor Watt
potência (bhp) = (binário (ftlb por minuto) x 2pi x revoluções (por minuto, rpm)) / 33000
...simplificando (fazendo 33000/2x3.14)
potência (bhp) = binário(ftlb) x rpm / 5252
...ou no nosso sistema
potência (kW) = binário(nm) x rpm / 9549
Exemplo:
Se o pico de binário de um carro for 391NM às 2860rpm, ele tem 117kW (~160PS) de potência (às 2860rpm).
Inversamente, se um carro tem 142.5kW (193PS) de potência às 4030rpm, então "virando" a equação em ordem ao binário, tiramos que o torque aí é de 337NM.
Conclusão:
Como o que tu sentes quando aceleras é o efeito do binário, a partir do pico sentes o carro a "puxar com menos força".
A potência ainda consegue subir até atingir o seu pico, mas eventualmente o binário será tão baixo que nem as elevadas rotações conseguem manter a potência em cima.
Como os motores a gasolina geram binário inferior significa que conseguem puxar menos peso, daí não existirem veículos pesados a gasolina.
No caso dos veículos ligeiros, como o peso não é grande problema, o que se faz é aumentar a rotatividade dos motores a gasolina para ganhar potência - consequentemente reduzindo a sua durabilidade.
Curiosidades:
- O "break" de bhp é porque antigamente (contrariamente ao que se faz hoje em dia) o binário de um motor era medido através da força que era necessária para o travar;
- PS, a medida europeia de potência, é PferdeStarke, alemão para "horse power". Na realidade é apenas 98.6% de um BHP. A razão do erro tem a ver com a arrendondamentos de medidas do sistema imperial para o internacional. Portanto quando os nossos carros europeus são anunciados com 200 cavalos (200PS) têm na realidade cerca de 196BHP - o que não quer dizer que nos estejam a roubar cavalos, porque os kW estão lá na mesma

Foram 30 meses de pura paixão...mas a paixão renasceu!!
e tenham boas curvas
o meu projecto:viewtopic.php?f=59&t=41836
E61: viewtopic.php?f=105&t=62773
vendo frisos aluminio E46 4 portas
Re: repro que reduza consumo
Boas com a repro e possivel baixar um pouco os valores de consumo.
Pois ao ficares com mais binario nao necessitas de carregar tanto no acelarador logo baixas um pouco os consumos.
O Problema e que qundo faço uma repro a um cliente ele deix de andar devar e anda mais rapido :lol1 logo assim nao baixa os consumos....
Pois ao ficares com mais binario nao necessitas de carregar tanto no acelarador logo baixas um pouco os consumos.
O Problema e que qundo faço uma repro a um cliente ele deix de andar devar e anda mais rapido :lol1 logo assim nao baixa os consumos....

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