[DIY] Modulo Fecho Centrlizado ZKE E46

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

azemeis
Membro Juvenil
Registado: 23 abr 2009, 16:19
O meu Carro:: BMW 320 E46 136 1999

Re: [DIY] Modulo Fecho Centrlizado ZKE E46

Mensagem por azemeis »

LN-PT Escreveu:eu acabei à pouco a minha experiência de "abertura" dos relés...

parece-me que o problema estava num dos relés, em que um dos contactos não voltava à posição normal, fechando sempre as portas...
lá acabei por "orientar" mais ou menos as coisas e já ficou resolvido por uns tempos... isto porque a tampa de combustivel agora fica sempre aberta (ou melhor, nao fica trancada)...

quanto à abertura.. usei um x-acto e fui cortando a parte superior... deixando apenas um dos lados (o que tem as duas aberturas) sem cortar... claro que todo este processo estava sempre a pensar que estava a fazer asneira, mas acabou por correr bem... pior é que no final as tampas não fecham.. mas com um pouco de supercola3 lá ficou mais ou menos... mas a funcionar!

Pelo que reparei, na abertura, apenas um contacto é feito... filmei com o tlm... VIDEO AQUI

De qualquer forma, a troca dentro de uns tempos será certa...

LIMA: por acaso o meu carro tb não tem aquecimento central (pelo menos não tem o botão de controlo ao lado do ASC, mas de facto o meu módulo também tem esses tais relés iguais ao lado...
Aproveitem os outros reles do aquecimento que não estão ai a fazer nada :wink1
Imagem12 meses/30K Km de pura paixão. A sonhar com um seis cilindros

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

LN-PT Escreveu:eu acabei à pouco a minha experiência de "abertura" dos relés...

parece-me que o problema estava num dos relés, em que um dos contactos não voltava à posição normal, fechando sempre as portas...
lá acabei por "orientar" mais ou menos as coisas e já ficou resolvido por uns tempos... isto porque a tampa de combustivel agora fica sempre aberta (ou melhor, nao fica trancada)...

quanto à abertura.. usei um x-acto e fui cortando a parte superior... deixando apenas um dos lados (o que tem as duas aberturas) sem cortar... claro que todo este processo estava sempre a pensar que estava a fazer asneira, mas acabou por correr bem... pior é que no final as tampas não fecham.. mas com um pouco de supercola3 lá ficou mais ou menos... mas a funcionar!

Pelo que reparei, na abertura, apenas um contacto é feito... filmei com o tlm... VIDEO AQUI

De qualquer forma, a troca dentro de uns tempos será certa...

LIMA: por acaso o meu carro tb não tem aquecimento central (pelo menos não tem o botão de controlo ao lado do ASC, mas de facto o meu módulo também tem esses tais relés iguais ao lado...
Boas os meus ficaram sem a parte superior assim nem aquecem, e já estão a bombar à cerca de 3 anos, quanto a terem 4 relés quer dizer que é um módulo High, e devem ter os 4 vidros eléctricos/tecto de abrir, etc., pelo que vi no filme que fizeste ao fechar um dos relés não atraca vê se está aí o problema do tampão não fechar, ou pode ser avaria do microinterruptor do tampão acontece porvezes. Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

cheveux
Membro Iniciado
Registado: 04 dez 2007, 17:55

Mensagem por cheveux »

alguem sabe onde posso arranjar o modulo na zona de coimbra?
ou então onde comprar os reles nesta zona...
cumps

-- Quarta Jan 20, 2010 11:48 am --

boas
entretanto ja tirei o modulo para enviar ao user Ludwig para a reparação :fixe
Ao desmontar reparei em 2 coisas
- o meu modulo tem 4 reles (por causa dos 4 vidros electricos)
- Estavam 3 fichas ligadas ao modulo, e não só duas como mostra este DIY.
Imagem
Imagem

NASABOY
Membro Juvenil
Registado: 12 fev 2009, 00:34
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 10/01
Contacto:

Mensagem por NASABOY »

Ora viva boa gente,

Ao ver este tópico não pude ficar indiferente e aconselho uma pequena correcção a estas instruções, pois estas mesmas valeram um ZKE novo a um cliente meu que tentou fazer isto em casa e deu-se mal. Qualquer coisa como perto de 500€ acho eu...

Ao utilizar um ferro de soldar convencional para desolar os reles velhos o excesso de temperatura fez com que algumas pistas viessem a traz ao retirar os mesmos. Quem se der bem com a electrónica recomendo que o tentem fazer sim mas que recorram a uma estação de ar quente regulada para 330º para a remoção dos reles estragados. Outro cuidado importante é aquecer uniforme-mente a placa antes de dar calor na zona dos reles.
Se fizerem assim as coisas vão evitar dissabores e a substituição deverá correr as 1000 maravilhas. De resto corroboro com todos os passos acima descritos.

Parabéns pelo fantástico trabalho aqui efectuado.
Por favor não interpretem isto como uma critica mas sim uma pequena chamada de atenção para os mais aventureiros.

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

NASABOY Escreveu:Ora viva boa gente,

Ao ver este tópico não pude ficar indiferente e aconselho uma pequena correcção a estas instruções, pois estas mesmas valeram um ZKE novo a um cliente meu que tentou fazer isto em casa e deu-se mal. Qualquer coisa como perto de 500€ acho eu...

Ao utilizar um ferro de soldar convencional para desolar os reles velhos o excesso de temperatura fez com que algumas pistas viessem a traz ao retirar os mesmos. Quem se der bem com a electrónica recomendo que o tentem fazer sim mas que recorram a uma estação de ar quente regulada para 330º para a remoção dos reles estragados. Outro cuidado importante é aquecer uniforme-mente a placa antes de dar calor na zona dos reles.
Se fizerem assim as coisas vão evitar dissabores e a substituição deverá correr as 1000 maravilhas. De resto corroboro com todos os passos acima descritos.

Parabéns pelo fantástico trabalho aqui efectuado.
Por favor não interpretem isto como uma critica mas sim uma pequena chamada de atenção para os mais aventureiros.
O modulo novo custa pouco mais de 200€! depois vem a mao de obra, etc...

Mas sim, obrigado pela dica ;)

Cumps
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

cheveux
Membro Iniciado
Registado: 04 dez 2007, 17:55

Mensagem por cheveux »

Vim só aqui dar um EXCELENTE feedback para a reparação do meu módulo pelo user LUDWIG.
está a funcionar ás 1000 maravilhas!
Este tópico do yasser, não vio só mostrar como se substitui os reles mas tambêm alertar para este problema crítico dos nossos e46!
Imagem
Imagem

Rodri1008
Membro Iniciado
Registado: 05 dez 2009, 22:55
O meu Carro:: BMW 320d E-91

Mensagem por Rodri1008 »

Boas...

Pessoal, alguém me sabe dizer se os E90/E91 têm o mesmo módulo?

A minha hoje deu-lhe a travadinha no fecho central... nem por dentro consigo abrir a porta, só por fora com a chave, e só abre a do condutor. Se carregar no botão no interior do carro pra fechar, só fecha a do condutor. E depois para abrir só por fora com a chave... :?

Se alguém me puder ajudar agradeço.

Cumpts

Rodri

Yasser
Administrador do Fórum
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Concerteza que também deve ter algum modulo para essa funcao, no entanto nao sei se funciona da mesma forma, ou se "sofrem" do mesmo"

No teu caso aconselho mesmo a ir á marca para ligarem á maquina...se acusar o modulo, podes exprimentar abrir para ver... mas pode ser outra coisa :)

Nos E46's ele nem a porta do condutor fecha com o botao interior...!

Cumps
www.BMSolutionsPT.com

BMW 320d LCi F31

Rodri1008
Membro Iniciado

Mensagem por Rodri1008 »

Obrigado yasser.
Aquilo é mesmo muito estranho.
Hoje depois de uma viagem, parei o carro e fechei-o normalmente com o comando.
Passado cerca de 20 min voltei a abrir com o comando mas apenas abriu as outras portas excepto a do condutor.
Achei estranho e abri com a chave. Quando meti a chave na slot de igniçao reparei no i-drive que aquilo tinha voltado aos valores de fabrica, até o idioma ficou em alemao.
Por fim tive que fechar todas as portas manualmente. Agora para abrir a do condutor so com a chave, nao consigo abrir nenhuma das outras por dentro.
No entanto, ja dentro do carro, se carregar no botao pra fechar, a porta do condutor fecha, mas se carregar pra abrir ja nao abre... WTF!!! Para voltar a abrir tenho de pôr o braço por fora e abrir através da fechadura.
Desculpem o testamento mas estou mesmo passado com isto.

Cumpts
Rodri

Yasser
Administrador do Fórum
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Hmmm... isso parece-me ser outra coisa...
Se até "afecta" o sistema i-drive... deves ter ai alguma coisa "mal" nas "electronicas" ;)

Cumps
www.BMSolutionsPT.com

BMW 320d LCi F31

Rodri1008
Membro Iniciado

Mensagem por Rodri1008 »

Rodri1008 Escreveu:Obrigado yasser.
Aquilo é mesmo muito estranho.
Hoje depois de uma viagem, parei o carro e fechei-o normalmente com o comando.
Passado cerca de 20 min voltei a abrir com o comando mas apenas abriu as outras portas excepto a do condutor.
Achei estranho e abri com a chave. Quando meti a chave na slot de igniçao reparei no i-drive que aquilo tinha voltado aos valores de fabrica, até o idioma ficou em alemao.
Por fim tive que fechar todas as portas manualmente. Agora para abrir a do condutor so com a chave, nao consigo abrir nenhuma das outras por dentro.
No entanto, ja dentro do carro, se carregar no botao pra fechar, a porta do condutor fecha, mas se carregar pra abrir ja nao abre... WTF!!! Para voltar a abrir tenho de pôr o braço por fora e abrir através da fechadura.
Desculpem o testamento mas estou mesmo passado com isto.

Cumpts
Rodri

Boas...

Parece que o problema está resolvido. E por apenas 0,25€... :dance

Após contacto com conhecido na BMW, disse-me para verificar o fusível nº 56 (15 amp) e substituí-lo por um de 20 amp.

Assim fiz, realmente estava queimado. Mudei o fusível e voiláaa!!!

Segundo ele é comum acontecer nestes carros.

Se alguém tiver o mesmo problema, é tentar esta solução.

Cumpts

Rodri

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Boas assim é que é quando se resolve um problema explica-se no fórum o que aconteceu, parabéns, e vê que às vezes as coisas simples tornam-se complicadas.Abraço :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Yasser
Administrador do Fórum
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Ainda bem que conseguiste resolver o teu problema e de uma forma tao simples pelos vistos! :palmas

É esse o espírito ;)

Abraço
www.BMSolutionsPT.com

BMW 320d LCi F31

rvalente
Membro Iniciado
Registado: 27 ago 2008, 12:41
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por rvalente »

Boa noite pessoal!
Por acaso alguem tem reles para vender ou sabe onde se pode arrenjar reles!
precissava disso urgentemente. desde ja obrigado
abraços

badoni
Membro Gold
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Contacto:

Mensagem por badoni »

Comprei os meus há uns anos no ebay.de....procura por la e pelo ebay.uk.co...podes ter sorte!

-- Segunda Mar 08, 2010 1:23 pm --

Tens aqui este da Alemanha...contacta o vendedor....

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/BMW-Gene ... dZViewItem
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”