Embraiagem saltitante - Bug

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

nsmg3
Membro Iniciado
Registado: 31 mar 2010, 17:24
O meu Carro:: E87 120D M Sport

Re: Embraiagem saltitante - Bug

Mensagem por nsmg3 »

BlackPuma Escreveu:Então afinal onde está o problema?
O problema é da embraiagem e bem conhecido deles. As embraiagens actuais não têm amianto e as que a BMW escolheu são inadequadas para o binário debitado pelos modelos actuais. Não é um problema de qualidade nem do fornecedor, mas antes um ERRO da própria BMW.
Paciência....não há nada a fazer.

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Mensagem por BlackPuma »

Penso que se releres bem os últimos posts deste tópico irás perceber que não estás correcto. Acho que já deixei bem explícito qual a origem e solução para o problema. Aliás, até fiquei surpreso por esta tua intervenção... sinceramente deixaste-me a pensar que apenas leste a primeira página do tópico...

Para além disso, basta pensares com alguma lógica para perceberes que binário e embraiagens nada tem a ver com o problema em questão, porque afinal às 1000 rpms que binário debita o motor? Mais, embraiagens sem amianto já existem há muitos, muitos anos... Mais ainda, o problema no meu carro foi resolvido sem substituir a embraiagem (desta vez), e garanto-te que o meu, em comparação com um 120d de origem, tem um aumento de binário de muitos carros não têm como binário máximo, e já não treme... Enfim, acho que está tudo dito... Agora só não percebe quem não quer perceber...
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Chelsea
Membro Senior
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82

Mensagem por Chelsea »

Amianto??? Eu ainda me lembro de fazer um trabalho sobre Amianto (quando ainda andava a tirar o curso), e supostamente a partir do início da década de 90, que já era proibido utilizar um sem fim de fibras desse género. E penso que algures a partir de 2003/2004, a legislação proibe a utilização completa de amianto!!! :wall

Claro está, que no que foi produzido antes disso, provavelmente, ainda poderia conter essa substância, pois foi largamente utilizada nas mais variadas aplicações. Mas depois dessas datas que referi, não acredito que se utilize amianto no que for! :assubiar

E já agora, só as embraiagens dos série 1 é que não usam amianto, certo? Porque as outras todas, como funcionam bem e não vibram, ainda devem ter, concerteza. Concordo com o BlackPuma, acho que é importante ler-se atentamente o tópico (ou pelo menos, tendo em conta a dimensão, dar uma leitura na diagonal), para ficarmos ao corrente do que já foi escrito, e depois sim, dar a nossa contribuição. :lovebmw
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

nsmg3
Membro Iniciado
Registado: 31 mar 2010, 17:24
O meu Carro:: E87 120D M Sport

Mensagem por nsmg3 »

BlackPuma Escreveu:Penso que se releres bem os últimos posts deste tópico irás perceber que não estás correcto. Acho que já deixei bem explícito qual a origem e solução para o problema. Aliás, até fiquei surpreso por esta tua intervenção... sinceramente deixaste-me a pensar que apenas leste a primeira página do tópico...

Para além disso, basta pensares com alguma lógica para perceberes que binário e embraiagens nada tem a ver com o problema em questão, porque afinal às 1000 rpms que binário debita o motor? Mais, embraiagens sem amianto já existem há muitos, muitos anos... Mais ainda, o problema no meu carro foi resolvido sem substituir a embraiagem (desta vez), e garanto-te que o meu, em comparação com um 120d de origem, tem um aumento de binário de muitos carros não têm como binário máximo, e já não treme... Enfim, acho que está tudo dito... Agora só não percebe quem não quer perceber...
A substituição dos veios de equilíbrio + a peça que os liga à cambota no seu caso é uma verdadeira novidade para mim,uma vez que não conheço ninguém a quem tenha sido proposta esta solução. 100% dos concessionários que consultei gravitam em torno da solução ''embraiagem e/ou volante'' e não passam disto. Uma vez que o meu carro é de Dez 1996, suponho que as peças redesenhadas não sejam compatíveis com a versão de 163cv, correcto ? É que se a solução é esta, vou empenhar-me para a obter uma vez que tenho assistência Premium e expansão de garantia. Se me puder informar acerca das referencias utilizadas, agradeço.

Metralha
Membro Gold
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Mensagem por Metralha »

nsmg3 Escreveu:. Uma vez que o meu carro é de Dez 1996, suponho que as peças redesenhadas não sejam compatíveis com a versão de 163cv, correcto ?
Não será 2006??
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

nsmg3 Escreveu:Boa Noite,

Agradeço desde já o comentário construtivo no tópico sobre as ''tremedeiras''.De facto não tinha lido tudo com a devida atenção e fiquei admirado pela solução que lhe propuseram. Deixei uma resposta naquela discussão em que lhe pedi mais informação.

Contacto-o directamente por esta via,por ser mais fácil e porque após algumas horas a ler quase todas as discussões que me interessavam, constatei que acabava sempre por retirar a informação mais útil das suas intervenções ! Desta forma, e se não se importar, gostava de ouvir a sua opinião sobre 2 aspectos :

A) O meu 120D Kit M é de DEZ06 e vem com as medidas FR205/45 R18 (7,5x18) - RT225/40 R18 (8x18),calçando uns Goodyear Eagle NTC5 RFT muito fraquinhos.Vou no 2º conjunto, que adquiri extremamente contrariado uma vez que não tinha alternativas RFT ''à mão'' nesta medida.Depois de estudar o forum ''babybmw.net'', reparei que muita gente em Inglaterra anda a montar os mais recentes e muito performantes Michelin Pilot Sport PS2 ZP na medida 225/40R18 nas 4 rodas ! A diferença de preço para os Goodyear é muito pequena e admito que detesto o comportamento dos que tenho em piso molhado.A única dúvida que tenho é em relação à montagem de 225 em jantes 7,5 à frente, uma vez que a homologação em princípio conseguir-se-á através do gabinete L.T.A de Braga.

B) Após ler o teste do 123D reprogramado pela Speedfactor, fiquei de olho no alinhamento especial que fizeram neste carro : << Por 174 Euros a Speedfactor faz um alinhamento diferente,com mais camber negativo à frente e mais convergência atrás,o que torna a inscrição mais positiva e a atitude em apoio mais neutra>>.Uma vez que o artigo é escrito pelo Pedro Silva (ex-SuperMotores),que é dos poucos jornalistas em Portugal que sabe conduzir e percebe o que é prazer de condução, tenho de confiar que de facto melhorou ! Penso que o valor é demasiado elevado para um alinhamento, mas gostaria de saber qual a sua opinião.O objectivo seria eliminar de vez a tendência de fugir de frente à entrada das curvas e distribuir equilibradamente o desgaste dos pneus da frente.

p.s : O meu carro está 100% stock,excepto a ausência de designação e um autocolante ''Schnitzer Motorsport'' (muito discreto no vidro de trás - o carro é preto e quase não se vê...).Atenção que não é ''AC Schnitzer'' mas '' Schnitzer Motorsport'',que é outra loiça...É original e são os mesmos que se viam nos 320si WTCC do ano passado. Tanto chateei os gajos via email,que me enviaram 1 (forretas!!!!).

Agradeço antecipadamente os esclarecimentos que me possa prestar.
Abraço.
Simao MG - PORTO

Boas Simão,

vou tentar responder a tudo e não me perder pelo caminho. Ora bem:

"Agradeço desde já o comentário construtivo no tópico sobre as ''tremedeiras''.De facto não tinha lido tudo com a devida atenção e fiquei admirado pela solução que lhe propuseram. Deixei uma resposta naquela discussão em que lhe pedi mais informação."

Isto não é uma questão de proporem esta ou aquela solução. Sempre existiu nestes motores (116d, 118d 143cv, 120d 177cv e 123d) a questão do tremer nos pontos de embraiagem. Claro que a BMW inicialmente tentou sempre resolver o problema mexendo na própria embraiagem e volante de motor (o meu carro levou 2 embraiagens e um volante), mas a verdadeira origem do problema nunca esteve nesses componentes, mas sim num desequilíbrio de funcionamento do motor devido ao facto destes motores usarem a distribuição do mesmo lado que está o volante e caixa de velocidades. Não sei de facto qual a razão para eles o terem desenhado desta forma e ao contrário do que é habitual. Ao fazerem assim, o esforço não está devidamente distribuído. Como forma de compensarem isto, acrescentaram uns veios de equilíbrio paralelos à cambota para ajudarem a distribuir o esforço e eliminar vibrações que são normais em qq motor, principalmente nos motores diesel. O problema é que estes veios não foram suficientemente, ou desenhados de forma correcta para serem totalmente eficazes, e há sempre parte da vibração que não é filtrada principalmente em rotações baixas. Essas vibrações claro que aumentam quando fazemos pontos de embraiagem, porque é um situação de esforço em baixa rotação. Isto acaba por se transmitir da cambota para o volante do motor, embraiagem e caixa de velocidades, daí sentirmos o carro a tremer e a embraiagem a "repelar" no momento em que ela está a entrar em contacto com o volante do motor.
Sendo que eles agora realmente conseguiram perceber a verdadeira origem do problema, decidiram redesenhar por completo o motor - por isto mesmo é que agora surgiu este novo 20d de 184cv. Mas este novo bloco e cabeça que nos novos série 3 e 5 aparece com 184cv, foi também adoptado para os 16d, 18d e 23d (atenção que no série 1 o 20d continua com 177cv, mas já é o novo de 184cv… apenas quiseram ali manter um certa distância de potências face ao 23d).
E o que se faz nos antigos 18d, 20d (177cv) e 23d? Em alguns casos em que era menos notório, talvez consigam DISFARÇAR o problema com embraiagem e volante novos. Mas para resolver o problema devidamente, têm de mudar os veios de equilíbrio e a peça que os liga à cambota. Tanto é que em Dezembro, o part-number destas peças foi alterado, o que significa ter havido uma correcção nas peças (eu estive com os antigos e com os novos na mão e sinceramente à vista não consegui perceber qual a diferença, mas que ela existe isso existe).
E porque razão eles decidiram proceder desta forma no meu carro? Primeiro porque o meu era daqueles casos que tremia mesmo muito, o carro literalmente começava aos pulos quando fazia pontos de embraiagem em subidas, e por vezes até mesmo a direito. Segundo, porque o meu carro já tinha levado um motor novo também por causa dos veios de equilíbrio. O motor que veio no carro novo tinha um defeito nos ditos veios, que os próprios acabaram por danificar o próprio bloco do motor obrigando à sua substituição por não ser possível reparar. Terceiro, e se calhar esta também teve muito peso na questão, é que eu fiz mesmo "pé de vento" com a BMW Portugal e Alemanha para resolverem a tremideira.
Em relação ao teu carro, pelo que percebo é um 20d de 163cv, certo? O teu também treme?!?!? Se treme, então não faço ideia qual a origem do problema nesse motor, porque esse motor é completamente diferente. No teu caso não te sei mesmo dizer se o problema é apenas embraiagem ou não.

"A) O meu 120D Kit M é de DEZ06 e vem com as medidas FR205/45 R18 (7,5x18) - RT225/40 R18 (8x18),calçando uns Goodyear Eagle NTC5 RFT muito fraquinhos.Vou no 2º conjunto, que adquiri extremamente contrariado uma vez que não tinha alternativas RFT ''à mão'' nesta medida.Depois de estudar o forum ''babybmw.net'', reparei que muita gente em Inglaterra anda a montar os mais recentes e muito performantes Michelin Pilot Sport PS2 ZP na medida 225/40R18 nas 4 rodas ! A diferença de preço para os Goodyear é muito pequena e admito que detesto o comportamento dos que tenho em piso molhado.A única dúvida que tenho é em relação à montagem de 225 em jantes 7,5 à frente, uma vez que a homologação em princípio conseguir-se-á através do gabinete L.T.A de Braga."

Bom, aqui não poderia estar mais de acordo contigo. Infelizmente o meu carro de origem também veio com esses pneus, e são sem dúvida alguma a maior M€RD4 de pneus que alguma vez tive!!! Muito, muito maus mesmo!! Alternativas: realmente nesta medida não existem alternativas RFT, mas se o teu carro for como o meu, no livrete tens como medidas possíveis os 215 à frente e 245 atrás. Com estas medidas tens os Bridgestone RE050 que são sem dúvida alguma uma das melhores opções de pneus. Os 225 à frente são possíveis de montar nesta medida de jante, mas por uma questão de manter o equilíbrio do carro, se eu montasse 225 à frente, então montava 255 atrás, e nunca 225 nas 4 rodas. Mais, se tiveres no livrete as medidas 215 e 245, então não há problema montares 225 e 255 visto que apenas estás a aumentar uma medida. Em caso de inspecção dá direito a uma anotação, mas o carro nunca chumba por causa disso e assim poupas o dinheiro da alteração de livrete.

"B) Após ler o teste do 123D reprogramado pela Speedfactor, fiquei de olho no alinhamento especial que fizeram neste carro : << Por 174 Euros a Speedfactor faz um alinhamento diferente,com mais camber negativo à frente e mais convergência atrás,o que torna a inscrição mais positiva e a atitude em apoio mais neutra>>.Uma vez que o artigo é escrito pelo Pedro Silva (ex-SuperMotores),que é dos poucos jornalistas em Portugal que sabe conduzir e percebe o que é prazer de condução, tenho de confiar que de facto melhorou ! Penso que o valor é demasiado elevado para um alinhamento, mas gostaria de saber qual a sua opinião.O objectivo seria eliminar de vez a tendência de fugir de frente à entrada das curvas e distribuir equilibradamente o desgaste dos pneus da frente."

Neste aspecto sou um pouco séptico. Eu nunca experimentei o tal 123d da Speedfactor, logo não posso opinar sobre o comportamento. O que para ele pode ser melhor não é necessariamente melhor para outro condutor. O escorregar de frente dos nossos carros é sem dúvida alguma falta de pneus. Após termos pneus bons, claro que se pode sempre fazer algum "fine-tuning" para deixar o carro ainda mais ao nosso gosto. Mas no caso dos BMW em geral, o alinhamento é algo sensível. Eu ainda não conheci nenhuma casa de pneus a nível nacional que consiga acertar com o alinhamento correcto dos BMW actuais. Eu quando quero alinhar o meu carro, é feito mesmo na BMW… os carros alinham à frente e atrás, e não é qq um que sabe fazer isto como deve ser… conheço vários casos em que os carros alinhados fora da BMW vão muito certinhos na estrada, mas depois em velocidades altas parece que vão a flutuar principalmente de traseira. Em resumo, não estou a dizer mal do alinhamento da Speedfactor, mas eu não o fazia de certeza sem experimentar muito bem e de ver o desgaste provocado nos pneus. E quanto ao desgaste desequilibrado dos pneus da frente a que te referes, suponho que estejas a falar do desgaste das laterais exteriores, e nesse caso a única hipótese que tens é curvar devagar :)

Espero ter ajudado nas tuas questões, e que não te importes de colocar esta PM no tópico pois considero que tem informação de interesse a todos (ok que os pneus e alinhamento não se aplicam ao tópico em si, mas são úteis).

Abraço,
Jorge.
Imagem
ImagemImagem

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

Entulho há sempre em todos os posts, e quanto mais pessoas a participar, pior. Felizmente, fazendo-se um trabalho de filtração, consegue-se retirar o máximo de informação possível, e só tenho a concordar com o Simão, que o papel do BlackPuma neste tópico, pelo que pude ler, foi fundamental. Não só pela "experiência" que passou ao tentar resolver o problema, como pelo conhecimento que daí adquiriu.

Mais ainda, que participações e perguntas colocadas como foram estas agora do Simão, embora via MP, são muito pertinentes, e o BlackPuma deu mais uma importante contribuição. :palmas

dandantas
Membro Iniciado
Registado: 20 jul 2009, 14:11
O meu Carro:: bmw 118d '08 prata

Mensagem por dandantas »

BlackPuma Escreveu:Pois é... é triste este tipo de situações...

Eu fiz a devida reclamação à BMW Portugal e Alemanha, e claro, como é um problema do qual me queixo desde os zero kms, apesar da garantia já ter acabado existe sempre a nota para que o problema seja resolvido como se estivesse em garantia. Em consequência da dita reclamação, chamaram-me lá e o meu carro está desde dia 1/Fev na BMW para resolverem a questão... o que parece estar a ser difícil, pois já lá vão 2 semanas, mas também só de lá sai com o problema resolvido ou eu com carro novo. Agora uma coisa posso-vos garantir: tangas de updates de software é que não resolvem nada de certeza absoluta!
tanto tempo sem o carro, e andas-te em que?, visto ser garantia, pois por exemplo eu nao tenho outro carro!
certo que updates nao corrigem erros de harware, mas é a soluçao apresentada por eles, e chegam ate primeiramente a por em duvida a partilha de informaçao entre utilizadores dos s1, dizendo que o treme treme é normal =(, entao eles sabem o que fazem ou nao? (aqui em braga)
BlackPuma Escreveu:
Boas pessoal,

Tal como eu disse no post acima citado, o meu carro foi para a BMW a fim de ter o problema resolvido. Foi para lá dia 1 de Fevereiro e recebi-o ontem dia 25 de Março.

Resumindo o que me foi explicado e feito no carro:

Segundo a BMW, o tremer que afecta os motores de 4 cilindros a diesel tem origem no próprio motor, e é assumido pela marca como um defeito de concepção do mesmo.
é assumido pela marca, ate que ponto? so para quem reclamou?so para quem reclamou por escrito a bmw portugal e alemanha? so para quem reclamou e reclamou e reclamou?ou vao fazer uma chamada geral aos s1 para corrigir o erro, suportamente assumido por eles?

eu pergunto isto pois ja me apercebi de algum sintoma ligeiro, aproveitei a historia dos updates para actualizar o soft do 118d de 2008, agora ja me apercebo mais do sintoma, e desespero um pouco pois a a garantia acaba em Maio e apartir dai as despesas sao da minha carteira, e como ja referiram se os sintomas pioram e causam danos em outras partes do motor, entao finalizo com uma questao de informaçao para o publico:

como dar a volta por cima deste problema,explicado como se "eu" fosse mesmo leigo?

obrigado BlackPuma por estes momentos partilhados a comunidade e o apoio .
dandantas

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

dandantas Escreveu: tanto tempo sem o carro, e andas-te em que?, visto ser garantia, pois por exemplo eu nao tenho outro carro!
certo que updates nao corrigem erros de harware, mas é a soluçao apresentada por eles, e chegam ate primeiramente a por em duvida a partilha de informaçao entre utilizadores dos s1, dizendo que o treme treme é normal =(, entao eles sabem o que fazem ou nao? (aqui em braga)

é assumido pela marca, ate que ponto? so para quem reclamou?so para quem reclamou por escrito a bmw portugal e alemanha? so para quem reclamou e reclamou e reclamou?ou vao fazer uma chamada geral aos s1 para corrigir o erro, suportamente assumido por eles?

eu pergunto isto pois ja me apercebi de algum sintoma ligeiro, aproveitei a historia dos updates para actualizar o soft do 118d de 2008, agora ja me apercebo mais do sintoma, e desespero um pouco pois a a garantia acaba em Maio e apartir dai as despesas sao da minha carteira, e como ja referiram se os sintomas pioram e causam danos em outras partes do motor, entao finalizo com uma questao de informaçao para o publico:

como dar a volta por cima deste problema,explicado como se "eu" fosse mesmo leigo?

obrigado BlackPuma por estes momentos partilhados a comunidade e o apoio .
dandantas

Boas,

"tanto tempo sem o carro, e andas-te em que?, visto ser garantia, pois por exemplo eu nao tenho outro carro!
certo que updates nao corrigem erros de harware, mas é a soluçao apresentada por eles, e chegam ate primeiramente a por em duvida a partilha de informaçao entre utilizadores dos s1, dizendo que o treme treme é normal =(, entao eles sabem o que fazem ou nao? (aqui em braga)"

Tive carro de substituição. A partir do momento em que compras um BMW, e durante os 5 primeiros anos (a contar da data de compra em novo) tens sempre direito a carro de substituição, mesmo que já tenha passado a garantia dos 2 anos. A única obrigação para que tenhas direito a este serviço de mobilidade, é que o carro tenha as revisões em ordem e sempre assistido na marca.

"é assumido pela marca, ate que ponto? so para quem reclamou?so para quem reclamou por escrito a bmw portugal e alemanha? so para quem reclamou e reclamou e reclamou?ou vao fazer uma chamada geral aos s1 para corrigir o erro, suportamente assumido por eles?"
É assumido que existe um defeito de concepção nestes motores, e que tal afecta o funcionamento do mesmo. Tal é dignosticado quando a trabalhar ao relanti se ouve um "roçar" como se de um tensor de alguma correia estivesse gripado. Foi o que aconteceu no meu caso, e por isto mesmo o motor substituído. Como consequência dessa substituição, decidiu-se voltar a intervir no meu carro para proceder a uma afinação/ajustes dos veios de equilíbrio. Em vez de se fazer esse ajuste, e visto que o part-number dos veios mudou o que indica uma correcção da peça, decidiu-se trocar os ditos cujos pelos novos. Esta troca não só deixou o carro muito mais silencioso a trabalhar, como a gastar menos e resolveu o problema da embraiagem tremer, pois todos estes problemas têm a mesma origem.

"como dar a volta por cima deste problema,explicado como se "eu" fosse mesmo leigo?"
Eu acho que aqui só há mesmo uma hipótese: tal como eu aqui relatei a minha experiência, tenta recolher esta e toda a informação que possas e insiste com eles, mas insiste mesmo a sério! Se formos brandos e nos deixarmos ir na conversa do update x ou y, nunca teremos o problema resolvido.

"obrigado BlackPuma por estes momentos partilhados a comunidade e o apoio ."
Não tens nada de agradecer. Sempre contribui neste e noutros foruns para poder partilhar informação e ajudar os demais utilizadores deste tipo de comunidades. É certo que no passado dei, e em demasia, muita confiança a alguns membros que não mereciam sequer o privilégio de "snifar" os meus gases intestinais, mas não é por causa desse tipo de pessoas que eu iria deixar de frequentar o forum e de ajudar os restantes membros. Tal como eu disse ao Simão, qualquer coisa que precises é só dizeres.

Abraço a todos.
Imagem
ImagemImagem

Aferreira
Membro Junior
Registado: 17 out 2004, 02:01
O meu Carro:: bmw 120d //M - e82 2009/09

Mensagem por Aferreira »

é de louvar esta tua atitude,na minha opinião,é para isto mesmo que estamos aqui todos,ajudar e ser ajudados :palmas :palmas :fixe

mas prontos,existem sempre os chamados "espertos "que sabem tudo,mas que se pode fazer? :silenced
Cumprimentos,
Álvaro Ferreira

120dImagem

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

O melhor a fazer é mesmo dar-lhes aquilo que realmente merecem: desprezo! Eu no meu caso refiro-me a 5 pessoas em particular (não interessa aqui dizer quem são, mas os próprios sabem a quem me refiro), e essas 5 pessoas para mim não passam de escumalha ou lixo da sociedade, por isso, desprezo... Só tenho pena é de inicialmente me ter enganado em relação ao carácter dos ditos cujos (não me costumo enganar nestas coisas), principalmente de um deles em particular que foi alguém que durante muitos e muitos anos tratei como amigo a sério. Quem me conhece sabe que tenho muitos conhecidos, mas amigos tenho poucos porque para mim os amigos são pessoas especiais por quem faço tudo e tenho em elevada estima e consideração, logo, não é a qualquer um que dou esse previlégio.

Mas enfim, os "espertos" como lhes chamas, são apenas aves raras, por isso deixai-as poisar...

E Álvaro, se agora depois deste meu post aparecerem aqui umas dessas aves a sobrevoar e a dar bicadas, não ligues, é normal esse tipo de atitude de cretinos... desprezo...
Imagem
ImagemImagem

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

Calma pessoal, não "estraguem" estes tópicos, particularmente este que é de especial importância para os donos/utilizadores de série 1, para despachar o cesto da roupa suja. :assubiar

Há pessoas boas e más em todo o lado, e (infelizmente) temos de aprender a viver com todas elas. Aqueles que nos são próximos e fazem por se manterem assim, ficam mais próximos...aqueles que nos eram próximos e nos pisaram os calos, tentam manter-se próximos, apenas e durante o tempo que assim o permitirmos. :fixe

Espírito de entre-ajuda, e paixão por BMW's é o que une a boa gente que por aqui anda, e assim há de continuar. :lovebmw

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

Ora bem! :lovebmw
Imagem
ImagemImagem