nsmg3 Escreveu:Boa Noite,
Agradeço desde já o comentário construtivo no tópico sobre as ''tremedeiras''.De facto não tinha lido tudo com a devida atenção e fiquei admirado pela solução que lhe propuseram. Deixei uma resposta naquela discussão em que lhe pedi mais informação.
Contacto-o directamente por esta via,por ser mais fácil e porque após algumas horas a ler quase todas as discussões que me interessavam, constatei que acabava sempre por retirar a informação mais útil das suas intervenções ! Desta forma, e se não se importar, gostava de ouvir a sua opinião sobre 2 aspectos :
A) O meu 120D Kit M é de DEZ06 e vem com as medidas FR205/45 R18 (7,5x18) - RT225/40 R18 (8x18),calçando uns Goodyear Eagle NTC5 RFT muito fraquinhos.Vou no 2º conjunto, que adquiri extremamente contrariado uma vez que não tinha alternativas RFT ''à mão'' nesta medida.Depois de estudar o forum ''babybmw.net'', reparei que muita gente em Inglaterra anda a montar os mais recentes e muito performantes Michelin Pilot Sport PS2 ZP na medida 225/40R18 nas 4 rodas ! A diferença de preço para os Goodyear é muito pequena e admito que detesto o comportamento dos que tenho em piso molhado.A única dúvida que tenho é em relação à montagem de 225 em jantes 7,5 à frente, uma vez que a homologação em princípio conseguir-se-á através do gabinete L.T.A de Braga.
B) Após ler o teste do 123D reprogramado pela Speedfactor, fiquei de olho no alinhamento especial que fizeram neste carro : << Por 174 Euros a Speedfactor faz um alinhamento diferente,com mais camber negativo à frente e mais convergência atrás,o que torna a inscrição mais positiva e a atitude em apoio mais neutra>>.Uma vez que o artigo é escrito pelo Pedro Silva (ex-SuperMotores),que é dos poucos jornalistas em Portugal que sabe conduzir e percebe o que é prazer de condução, tenho de confiar que de facto melhorou ! Penso que o valor é demasiado elevado para um alinhamento, mas gostaria de saber qual a sua opinião.O objectivo seria eliminar de vez a tendência de fugir de frente à entrada das curvas e distribuir equilibradamente o desgaste dos pneus da frente.
p.s : O meu carro está 100% stock,excepto a ausência de designação e um autocolante ''Schnitzer Motorsport'' (muito discreto no vidro de trás - o carro é preto e quase não se vê...).Atenção que não é ''AC Schnitzer'' mas '' Schnitzer Motorsport'',que é outra loiça...É original e são os mesmos que se viam nos 320si WTCC do ano passado. Tanto chateei os gajos via email,que me enviaram 1 (forretas!!!!).
Agradeço antecipadamente os esclarecimentos que me possa prestar.
Abraço.
Simao MG - PORTO
Boas Simão,
vou tentar responder a tudo e não me perder pelo caminho. Ora bem:
"
Agradeço desde já o comentário construtivo no tópico sobre as ''tremedeiras''.De facto não tinha lido tudo com a devida atenção e fiquei admirado pela solução que lhe propuseram. Deixei uma resposta naquela discussão em que lhe pedi mais informação."
Isto não é uma questão de proporem esta ou aquela solução. Sempre existiu nestes motores (116d, 118d 143cv, 120d 177cv e 123d) a questão do tremer nos pontos de embraiagem. Claro que a BMW inicialmente tentou sempre resolver o problema mexendo na própria embraiagem e volante de motor (o meu carro levou 2 embraiagens e um volante), mas a verdadeira origem do problema nunca esteve nesses componentes, mas sim num desequilíbrio de funcionamento do motor devido ao facto destes motores usarem a distribuição do mesmo lado que está o volante e caixa de velocidades. Não sei de facto qual a razão para eles o terem desenhado desta forma e ao contrário do que é habitual. Ao fazerem assim, o esforço não está devidamente distribuído. Como forma de compensarem isto, acrescentaram uns veios de equilíbrio paralelos à cambota para ajudarem a distribuir o esforço e eliminar vibrações que são normais em qq motor, principalmente nos motores diesel. O problema é que estes veios não foram suficientemente, ou desenhados de forma correcta para serem totalmente eficazes, e há sempre parte da vibração que não é filtrada principalmente em rotações baixas. Essas vibrações claro que aumentam quando fazemos pontos de embraiagem, porque é um situação de esforço em baixa rotação. Isto acaba por se transmitir da cambota para o volante do motor, embraiagem e caixa de velocidades, daí sentirmos o carro a tremer e a embraiagem a "repelar" no momento em que ela está a entrar em contacto com o volante do motor.
Sendo que eles agora realmente conseguiram perceber a verdadeira origem do problema, decidiram redesenhar por completo o motor - por isto mesmo é que agora surgiu este novo 20d de 184cv. Mas este novo bloco e cabeça que nos novos série 3 e 5 aparece com 184cv, foi também adoptado para os 16d, 18d e 23d (atenção que no série 1 o 20d continua com 177cv, mas já é o novo de 184cv… apenas quiseram ali manter um certa distância de potências face ao 23d).
E o que se faz nos antigos 18d, 20d (177cv) e 23d? Em alguns casos em que era menos notório, talvez consigam DISFARÇAR o problema com embraiagem e volante novos. Mas para resolver o problema devidamente, têm de mudar os veios de equilíbrio e a peça que os liga à cambota. Tanto é que em Dezembro, o part-number destas peças foi alterado, o que significa ter havido uma correcção nas peças (eu estive com os antigos e com os novos na mão e sinceramente à vista não consegui perceber qual a diferença, mas que ela existe isso existe).
E porque razão eles decidiram proceder desta forma no meu carro? Primeiro porque o meu era daqueles casos que tremia mesmo muito, o carro literalmente começava aos pulos quando fazia pontos de embraiagem em subidas, e por vezes até mesmo a direito. Segundo, porque o meu carro já tinha levado um motor novo também por causa dos veios de equilíbrio. O motor que veio no carro novo tinha um defeito nos ditos veios, que os próprios acabaram por danificar o próprio bloco do motor obrigando à sua substituição por não ser possível reparar. Terceiro, e se calhar esta também teve muito peso na questão, é que eu fiz mesmo "pé de vento" com a BMW Portugal e Alemanha para resolverem a tremideira.
Em relação ao teu carro, pelo que percebo é um 20d de 163cv, certo? O teu também treme?!?!? Se treme, então não faço ideia qual a origem do problema nesse motor, porque esse motor é completamente diferente. No teu caso não te sei mesmo dizer se o problema é apenas embraiagem ou não.
"
A) O meu 120D Kit M é de DEZ06 e vem com as medidas FR205/45 R18 (7,5x18) - RT225/40 R18 (8x18),calçando uns Goodyear Eagle NTC5 RFT muito fraquinhos.Vou no 2º conjunto, que adquiri extremamente contrariado uma vez que não tinha alternativas RFT ''à mão'' nesta medida.Depois de estudar o forum ''babybmw.net'', reparei que muita gente em Inglaterra anda a montar os mais recentes e muito performantes Michelin Pilot Sport PS2 ZP na medida 225/40R18 nas 4 rodas ! A diferença de preço para os Goodyear é muito pequena e admito que detesto o comportamento dos que tenho em piso molhado.A única dúvida que tenho é em relação à montagem de 225 em jantes 7,5 à frente, uma vez que a homologação em princípio conseguir-se-á através do gabinete L.T.A de Braga."
Bom, aqui não poderia estar mais de acordo contigo. Infelizmente o meu carro de origem também veio com esses pneus, e são sem dúvida alguma a maior M€RD4 de pneus que alguma vez tive!!! Muito, muito maus mesmo!! Alternativas: realmente nesta medida não existem alternativas RFT, mas se o teu carro for como o meu, no livrete tens como medidas possíveis os 215 à frente e 245 atrás. Com estas medidas tens os Bridgestone RE050 que são sem dúvida alguma uma das melhores opções de pneus. Os 225 à frente são possíveis de montar nesta medida de jante, mas por uma questão de manter o equilíbrio do carro, se eu montasse 225 à frente, então montava 255 atrás, e nunca 225 nas 4 rodas. Mais, se tiveres no livrete as medidas 215 e 245, então não há problema montares 225 e 255 visto que apenas estás a aumentar uma medida. Em caso de inspecção dá direito a uma anotação, mas o carro nunca chumba por causa disso e assim poupas o dinheiro da alteração de livrete.
"
B) Após ler o teste do 123D reprogramado pela Speedfactor, fiquei de olho no alinhamento especial que fizeram neste carro : << Por 174 Euros a Speedfactor faz um alinhamento diferente,com mais camber negativo à frente e mais convergência atrás,o que torna a inscrição mais positiva e a atitude em apoio mais neutra>>.Uma vez que o artigo é escrito pelo Pedro Silva (ex-SuperMotores),que é dos poucos jornalistas em Portugal que sabe conduzir e percebe o que é prazer de condução, tenho de confiar que de facto melhorou ! Penso que o valor é demasiado elevado para um alinhamento, mas gostaria de saber qual a sua opinião.O objectivo seria eliminar de vez a tendência de fugir de frente à entrada das curvas e distribuir equilibradamente o desgaste dos pneus da frente."
Neste aspecto sou um pouco séptico. Eu nunca experimentei o tal 123d da Speedfactor, logo não posso opinar sobre o comportamento. O que para ele pode ser melhor não é necessariamente melhor para outro condutor. O escorregar de frente dos nossos carros é sem dúvida alguma falta de pneus. Após termos pneus bons, claro que se pode sempre fazer algum "fine-tuning" para deixar o carro ainda mais ao nosso gosto. Mas no caso dos BMW em geral, o alinhamento é algo sensível. Eu ainda não conheci nenhuma casa de pneus a nível nacional que consiga acertar com o alinhamento correcto dos BMW actuais. Eu quando quero alinhar o meu carro, é feito mesmo na BMW… os carros alinham à frente e atrás, e não é qq um que sabe fazer isto como deve ser… conheço vários casos em que os carros alinhados fora da BMW vão muito certinhos na estrada, mas depois em velocidades altas parece que vão a flutuar principalmente de traseira. Em resumo, não estou a dizer mal do alinhamento da Speedfactor, mas eu não o fazia de certeza sem experimentar muito bem e de ver o desgaste provocado nos pneus. E quanto ao desgaste desequilibrado dos pneus da frente a que te referes, suponho que estejas a falar do desgaste das laterais exteriores, e nesse caso a única hipótese que tens é curvar devagar
Espero ter ajudado nas tuas questões, e que não te importes de colocar esta PM no tópico pois considero que tem informação de interesse a todos (ok que os pneus e alinhamento não se aplicam ao tópico em si, mas são úteis).
Abraço,
Jorge.