Ajuda, Consumo de água/radiador

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

intek
Membro Gold
Registado: 09 ago 2009, 12:07
O meu Carro:: BMW E36/5

Re: Ajuda, Consumo de água/radiador

Mensagem por intek »

mas só perdes liquido ou também tende a ganhar pressão a quente????

estou a ver que os 316 M43 estão todos a perder liquido misteriosamente (incluindo o meu)
Imagem

Compro BMW E21/E30/E36 até 600€

PaGonza
Membro Juvenil
Registado: 01 abr 2010, 18:11
O meu Carro:: E36 318tds Collection '98

Mensagem por PaGonza »

Quando falas em ganhar pressão refereste a os tubos ficarem rijos :?: :!:
Se é isso não, não ficam.

Só adiciono a água com o carro a frio. Abro o reservatório, adiciono a água e depois ligo o carro. Abro o pequeno parafuso ao lado do reservatório e vou despejando um pouco mais de água e por esse pequeno buraco não sai bolhas de ar pelo que determino que a purga está feita.
Ontem liguei inclusive o A/C no máximo e ligado para o quente depois de ter adicionado a água no reservatório e não desceu o nível nem saiu bolhas de ar...

Não percebo :think

Outra coisa que me está a acontecer é que o motor aquece rápidamente e o ponteiro da temperatura de vez em quando desce, especialmente em descidas, coisa que nunca me tinha acontecido antes desde episódio de perder água. Isto só me começou a acontecer desde finais do ano passado que foi quando detectei que estava a perder água. Já tenho o carro desde 2001 e sempre demorou um bocado a aquecer e quando chegava á temperatura ideal, ou seja, ponteiro ao meio nunca mais de lá saia, independentemente de ser em autoestrada, em passeio, em cidade ou no trânsito.

Cumps.
Só charutos...
E36 318tds Collection '98
VW 1300 '72

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

O meu e36 (M43) também fazia isso de a temperatura descer (mesmo até ao azul se fosse preciso) durante uma descida em que vais com travão de motor sem dar gás. Mais tarde veio-se a comprovar que era o termostáto colado na posiçao de aberto.
Imagem

Imagem

PaGonza
Membro Juvenil

Mensagem por PaGonza »

Boas HangaS.

O problema ou parte mais engraçada é que o ponteiro da temperatura desce mesmo quando lhe vou a dar "sapato" :tellme

Cumps.
Só charutos...
VW 1300 '72

intek
Membro Gold

Mensagem por intek »

PaGonza Escreveu:Quando falas em ganhar pressão refereste a os tubos ficarem rijos :?: :!:
Se é isso não, não ficam.

Só adiciono a água com o carro a frio. Abro o reservatório, adiciono a água e depois ligo o carro. Abro o pequeno parafuso ao lado do reservatório e vou despejando um pouco mais de água e por esse pequeno buraco não sai bolhas de ar pelo que determino que a purga está feita.
Ontem liguei inclusive o A/C no máximo e ligado para o quente depois de ter adicionado a água no reservatório e não desceu o nível nem saiu bolhas de ar...

Não percebo :think

Outra coisa que me está a acontecer é que o motor aquece rápidamente e o ponteiro da temperatura de vez em quando desce, especialmente em descidas, coisa que nunca me tinha acontecido antes desde episódio de perder água. Isto só me começou a acontecer desde finais do ano passado que foi quando detectei que estava a perder água. Já tenho o carro desde 2001 e sempre demorou um bocado a aquecer e quando chegava á temperatura ideal, ou seja, ponteiro ao meio nunca mais de lá saia, independentemente de ser em autoestrada, em passeio, em cidade ou no trânsito.

Cumps.

sim, referia-me a ficarem rijos!! :fixe

por acaso o meu tende a perder água, mas nunca é muito!! mas nunca me aconteceu o ponteiro da temperatura descer em andamento, depois de subir até meio não desce mais!!!
Imagem

PaGonza
Membro Juvenil

Mensagem por PaGonza »

Boas.

Já verifiquei dentro do motor, na tampa do óleo e na vareta e não vejo vestigios de "mostarda" pelo que não está a entrar para o bloco.
Agora que acho estranho ter que estar a ter que meter tanta água (1/2lt +/- 2x por semana), acho.
Agora que vai a fazer uma revisão completa aos travões e levar amortecedores novos vou pedir ao mecânico para verificar o que se passa.
A ver vamos :shock:

Cumps
Só charutos...
VW 1300 '72

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Quanto tive esse problema no e36 andei a ler umas coisas sobre o assunto. pelos vistos a agua pode desaparecer misteriosamemente a taxas mais ou menos elevadas sem nunca se perceber facilmente de onde é. As causas vão deste tampas que não vedam completamente e perde-se por evaporação, a tubos que parecem impecáveis mas que sobre pressão libertam pequenas quantidades de vapor, ou em casos mais graves, entrar agua para a camara (e sem haver mistura com oleo) e sair pelo escape.
Os problemas mais comuns, pelo que me apercebi e mesmo as tubagens e as tampas ressequidas.
Imagem

Imagem

PaGonza
Membro Juvenil

Mensagem por PaGonza »

Boas.

Por acaso há umas noites atrás is atrás do carro (a ser conduzido pela minha esposa, até parece que agora lhe apanhou o gosto :lol1 ) e reparei que estava a sair água pelo escape. Não estranhei pois até é normal em carros a gasolina sair água pelo espape mais que não seja pelo efeito de condensação.
Será que é isso :?: :!:

De qualquer das maneiras, alguém me sabe dizer onde é que se pode fazer um teste ao sistema do radiador e do A/C na zona de Amadora/Lisboa sem ser em Norautos e casas do género :?: :!:

Obrigado.
Cumps.
Só charutos...
VW 1300 '72

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Por falar nisso de sair agua pelo escape, sim é normal, pois faz parte do processo da combustão. Mas atenção que uma coisa é sair uma pequena quantidade de vapor e outra é pingar à bruta.

Passo a descrever uma situação. O meu carro andava com um relenti estranho. Pedi para trocarem as velas numa oficina conhecida por baixo do trabalho. Quando fui buscar o carro o chefe de oficina perguntou-me onde é que costumava por gasolina, porque estava a sair água do escape em demasia. O gajo estave a trabalhar uns 5 minutos durante esta conversa e já tinha uma poça no chão. Ele disse-me prontamente. "Isso é gasolina na agua, se fosse a si nunca mais lá metia gasolina".

Até costumo meter 98 de confiança, mas dessa vez por acaso meti um deposito de 95 numa bomba em espanha.

Em casa depois fiz um pequeno teste; aproximei a boca de um saco de plástico grande do escape, e aquilo ficou imediatamente cheio de vapor e gotas a escorrer pelo plástico. Em segundos!
Levei aquele deposito mesmo mesmo até ao fim e meti 98 de marca. passados uns dias repeti o teste.. não tinha nada a ver.. faz algum embaciamento, mas é preciso muito tempo para se formar uma gota que seja no saco de plástico.

Referi a 95 e 98, mas não acho que tenha nada a ver com a Octanagem da gasolina. Deve ter mais a ver com o facto de naquela bomba pelo menos adulterarem a gasolina.
Imagem

Imagem

PaGonza
Membro Juvenil

Mensagem por PaGonza »

Boas.

Por acaso o último depósito é de 95 e da bomba do Jumbo de Alfragide... Será que há gato :?: :!: :think
Nesse aspecto varia muito, depende do sitio por onde passo e as que passo costuma ser mais a Galp e essa. Uma vez por outra é da BP.
Também vou experimentar fazer esse teste...

E quanto a sitios onde fazer o teste ao sistema de refrigeração e do A/C, ninguém se pronuncia :?: :!: :ajuda

Cumps.
Só charutos...
VW 1300 '72

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

PaGonza, O meu está justamente a fazer esses testes e mais alguns. Mas estou a faze-los na marca porque deixei lá o carro para reparar a fuga no tanque de expansao e aproveitei para pedir para verificar o resto do sistema e mais algumas coisas que me andavam a chatear (o relenti instavel, barulhos estranhos no motor, etc)

Se bem que esse teste nem é complicado de fazer, não sei porque não me parece que muitas casas tenham o material ou o saibam fazer.. sei que para o sistema de refrigeração eles trocam a tampa por um "pressurometro" dão pressão no sistema e se aquilo perder mais que uns tantos decimos de psi em X tempo, assume-se que há uma fuga. (O procedimento vem descrito no TIS)

Mas liga para uma norauto ou asssim, para saber se fazem isso.
Imagem

Imagem

PaGonza
Membro Juvenil

Mensagem por PaGonza »

HangaS Escreveu: Mas liga para uma norauto ou asssim, para saber se fazem isso.
Boas HangaS

Eu sei que a norauto, midas, precision fazem esses testes.
O meu problema é que não gosto dessas casas. Manias, maluquice, o que queiram chamar..... :lol1
Só charutos...
VW 1300 '72

intek
Membro Gold

Mensagem por intek »

[quote="HangaS"]Quanto tive esse problema no e36 andei a ler umas coisas sobre o assunto. pelos vistos a agua pode desaparecer misteriosamemente a taxas mais ou menos elevadas sem nunca se perceber facilmente de onde é. As causas vão deste tampas que não vedam completamente e perde-se por evaporação, a tubos que parecem impecáveis mas que sobre pressão libertam pequenas quantidades de vapor, ou em casos mais graves, entrar agua para a camara (e sem haver mistura com oleo) e sair pelo escape.
Os problemas mais comuns, pelo que me apercebi e mesmo as tubagens e as tampas ressequidas.[/quote ]

mas conseguiste resolver o problema no teu M43?? ganhava pressão os tubos??

Abraço
Imagem

Ed09
Membro Junior
Registado: 01 jul 2009, 23:49
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10

Mensagem por Ed09 »

PaGonza Escreveu:

Cumps.
Isso parece ser o termóstato nas couves. O meu e46 também padece do mesmo problema. Leva tempo a aquecer e só atinge a temperatura ideal parado nas filas de trânsito ou a andar algum tempo a baixa velocidade. Assim que passa dos 80Km/h começa a arrefecer e chega mesmo a entrar no azul. Mesmo a carregar.

-- Quinta Mai 06, 2010 2:00 pm --
PaGonza Escreveu:
E quanto a sitios onde fazer o teste ao sistema de refrigeração e do A/C, ninguém se pronuncia :?: :!: :ajuda

Cumps.

Eu vou fazer o teste ao sistema de refrigeração na Deutsche-Motor, no Cacém. Vou aproveitar o facto de fazerem desconto de 50% na mão-de-obra da primeira reparação e, como o pessoal aqui do fórum tem falado bem deles, vou experimentar.

Cumps,

PaGonza
Membro Juvenil

Mensagem por PaGonza »

Ed09 Escreveu: ... Deutsche-Motor, no Cacém....
Boas Ed09.

Obrigado pela dica.
Liguei para lá e o sr. que me atendeu teve uma disponibilidade e simpatia extrema.
Já sei onde é que me vou dirigir para averiguar este problema da perda de água. Não vou é poder ir lá tão depressa mas desde que ande em cima do acontecimento também não irá acontecer nada de grave.

Espero eu :assubiar

Ah, e para fazer o teste de estanquicidade ao circuito de refrigeração do motor é dos sitios mais baratos e para mais sendo um serviço autorizado BMW.

Cumps.
Só charutos...
VW 1300 '72

Responder

Voltar para “Série 3”