Ajuda, Consumo de água/radiador
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- intek
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
mas só perdes liquido ou também tende a ganhar pressão a quente????
estou a ver que os 316 M43 estão todos a perder liquido misteriosamente (incluindo o meu)
estou a ver que os 316 M43 estão todos a perder liquido misteriosamente (incluindo o meu)
- PaGonza
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Quando falas em ganhar pressão refereste a os tubos ficarem rijos
Se é isso não, não ficam.
Só adiciono a água com o carro a frio. Abro o reservatório, adiciono a água e depois ligo o carro. Abro o pequeno parafuso ao lado do reservatório e vou despejando um pouco mais de água e por esse pequeno buraco não sai bolhas de ar pelo que determino que a purga está feita.
Ontem liguei inclusive o A/C no máximo e ligado para o quente depois de ter adicionado a água no reservatório e não desceu o nível nem saiu bolhas de ar...
Não percebo :think
Outra coisa que me está a acontecer é que o motor aquece rápidamente e o ponteiro da temperatura de vez em quando desce, especialmente em descidas, coisa que nunca me tinha acontecido antes desde episódio de perder água. Isto só me começou a acontecer desde finais do ano passado que foi quando detectei que estava a perder água. Já tenho o carro desde 2001 e sempre demorou um bocado a aquecer e quando chegava á temperatura ideal, ou seja, ponteiro ao meio nunca mais de lá saia, independentemente de ser em autoestrada, em passeio, em cidade ou no trânsito.
Cumps.


Se é isso não, não ficam.
Só adiciono a água com o carro a frio. Abro o reservatório, adiciono a água e depois ligo o carro. Abro o pequeno parafuso ao lado do reservatório e vou despejando um pouco mais de água e por esse pequeno buraco não sai bolhas de ar pelo que determino que a purga está feita.
Ontem liguei inclusive o A/C no máximo e ligado para o quente depois de ter adicionado a água no reservatório e não desceu o nível nem saiu bolhas de ar...
Não percebo :think
Outra coisa que me está a acontecer é que o motor aquece rápidamente e o ponteiro da temperatura de vez em quando desce, especialmente em descidas, coisa que nunca me tinha acontecido antes desde episódio de perder água. Isto só me começou a acontecer desde finais do ano passado que foi quando detectei que estava a perder água. Já tenho o carro desde 2001 e sempre demorou um bocado a aquecer e quando chegava á temperatura ideal, ou seja, ponteiro ao meio nunca mais de lá saia, independentemente de ser em autoestrada, em passeio, em cidade ou no trânsito.
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- HangaS
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
O meu e36 (M43) também fazia isso de a temperatura descer (mesmo até ao azul se fosse preciso) durante uma descida em que vais com travão de motor sem dar gás. Mais tarde veio-se a comprovar que era o termostáto colado na posiçao de aberto.
- PaGonza
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Boas HangaS.
O problema ou parte mais engraçada é que o ponteiro da temperatura desce mesmo quando lhe vou a dar "sapato" :tellme
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
PaGonza Escreveu:Quando falas em ganhar pressão refereste a os tubos ficarem rijos![]()
![]()
Se é isso não, não ficam.
Só adiciono a água com o carro a frio. Abro o reservatório, adiciono a água e depois ligo o carro. Abro o pequeno parafuso ao lado do reservatório e vou despejando um pouco mais de água e por esse pequeno buraco não sai bolhas de ar pelo que determino que a purga está feita.
Ontem liguei inclusive o A/C no máximo e ligado para o quente depois de ter adicionado a água no reservatório e não desceu o nível nem saiu bolhas de ar...
Não percebo :think
Outra coisa que me está a acontecer é que o motor aquece rápidamente e o ponteiro da temperatura de vez em quando desce, especialmente em descidas, coisa que nunca me tinha acontecido antes desde episódio de perder água. Isto só me começou a acontecer desde finais do ano passado que foi quando detectei que estava a perder água. Já tenho o carro desde 2001 e sempre demorou um bocado a aquecer e quando chegava á temperatura ideal, ou seja, ponteiro ao meio nunca mais de lá saia, independentemente de ser em autoestrada, em passeio, em cidade ou no trânsito.
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sim, referia-me a ficarem rijos!! :fixe
por acaso o meu tende a perder água, mas nunca é muito!! mas nunca me aconteceu o ponteiro da temperatura descer em andamento, depois de subir até meio não desce mais!!!
- PaGonza
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Boas.
Já verifiquei dentro do motor, na tampa do óleo e na vareta e não vejo vestigios de "mostarda" pelo que não está a entrar para o bloco.
Agora que acho estranho ter que estar a ter que meter tanta água (1/2lt +/- 2x por semana), acho.
Agora que vai a fazer uma revisão completa aos travões e levar amortecedores novos vou pedir ao mecânico para verificar o que se passa.
A ver vamos
Cumps
Já verifiquei dentro do motor, na tampa do óleo e na vareta e não vejo vestigios de "mostarda" pelo que não está a entrar para o bloco.
Agora que acho estranho ter que estar a ter que meter tanta água (1/2lt +/- 2x por semana), acho.
Agora que vai a fazer uma revisão completa aos travões e levar amortecedores novos vou pedir ao mecânico para verificar o que se passa.
A ver vamos

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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Quanto tive esse problema no e36 andei a ler umas coisas sobre o assunto. pelos vistos a agua pode desaparecer misteriosamemente a taxas mais ou menos elevadas sem nunca se perceber facilmente de onde é. As causas vão deste tampas que não vedam completamente e perde-se por evaporação, a tubos que parecem impecáveis mas que sobre pressão libertam pequenas quantidades de vapor, ou em casos mais graves, entrar agua para a camara (e sem haver mistura com oleo) e sair pelo escape.
Os problemas mais comuns, pelo que me apercebi e mesmo as tubagens e as tampas ressequidas.
Os problemas mais comuns, pelo que me apercebi e mesmo as tubagens e as tampas ressequidas.
- PaGonza
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Boas.
Por acaso há umas noites atrás is atrás do carro (a ser conduzido pela minha esposa, até parece que agora lhe apanhou o gosto :lol1 ) e reparei que estava a sair água pelo escape. Não estranhei pois até é normal em carros a gasolina sair água pelo espape mais que não seja pelo efeito de condensação.
Será que é isso
De qualquer das maneiras, alguém me sabe dizer onde é que se pode fazer um teste ao sistema do radiador e do A/C na zona de Amadora/Lisboa sem ser em Norautos e casas do género
Obrigado.
Cumps.
Por acaso há umas noites atrás is atrás do carro (a ser conduzido pela minha esposa, até parece que agora lhe apanhou o gosto :lol1 ) e reparei que estava a sair água pelo escape. Não estranhei pois até é normal em carros a gasolina sair água pelo espape mais que não seja pelo efeito de condensação.
Será que é isso


De qualquer das maneiras, alguém me sabe dizer onde é que se pode fazer um teste ao sistema do radiador e do A/C na zona de Amadora/Lisboa sem ser em Norautos e casas do género


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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Por falar nisso de sair agua pelo escape, sim é normal, pois faz parte do processo da combustão. Mas atenção que uma coisa é sair uma pequena quantidade de vapor e outra é pingar à bruta.
Passo a descrever uma situação. O meu carro andava com um relenti estranho. Pedi para trocarem as velas numa oficina conhecida por baixo do trabalho. Quando fui buscar o carro o chefe de oficina perguntou-me onde é que costumava por gasolina, porque estava a sair água do escape em demasia. O gajo estave a trabalhar uns 5 minutos durante esta conversa e já tinha uma poça no chão. Ele disse-me prontamente. "Isso é gasolina na agua, se fosse a si nunca mais lá metia gasolina".
Até costumo meter 98 de confiança, mas dessa vez por acaso meti um deposito de 95 numa bomba em espanha.
Em casa depois fiz um pequeno teste; aproximei a boca de um saco de plástico grande do escape, e aquilo ficou imediatamente cheio de vapor e gotas a escorrer pelo plástico. Em segundos!
Levei aquele deposito mesmo mesmo até ao fim e meti 98 de marca. passados uns dias repeti o teste.. não tinha nada a ver.. faz algum embaciamento, mas é preciso muito tempo para se formar uma gota que seja no saco de plástico.
Referi a 95 e 98, mas não acho que tenha nada a ver com a Octanagem da gasolina. Deve ter mais a ver com o facto de naquela bomba pelo menos adulterarem a gasolina.
Passo a descrever uma situação. O meu carro andava com um relenti estranho. Pedi para trocarem as velas numa oficina conhecida por baixo do trabalho. Quando fui buscar o carro o chefe de oficina perguntou-me onde é que costumava por gasolina, porque estava a sair água do escape em demasia. O gajo estave a trabalhar uns 5 minutos durante esta conversa e já tinha uma poça no chão. Ele disse-me prontamente. "Isso é gasolina na agua, se fosse a si nunca mais lá metia gasolina".
Até costumo meter 98 de confiança, mas dessa vez por acaso meti um deposito de 95 numa bomba em espanha.
Em casa depois fiz um pequeno teste; aproximei a boca de um saco de plástico grande do escape, e aquilo ficou imediatamente cheio de vapor e gotas a escorrer pelo plástico. Em segundos!
Levei aquele deposito mesmo mesmo até ao fim e meti 98 de marca. passados uns dias repeti o teste.. não tinha nada a ver.. faz algum embaciamento, mas é preciso muito tempo para se formar uma gota que seja no saco de plástico.
Referi a 95 e 98, mas não acho que tenha nada a ver com a Octanagem da gasolina. Deve ter mais a ver com o facto de naquela bomba pelo menos adulterarem a gasolina.
- PaGonza
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Boas.
Por acaso o último depósito é de 95 e da bomba do Jumbo de Alfragide... Será que há gato
:think
Nesse aspecto varia muito, depende do sitio por onde passo e as que passo costuma ser mais a Galp e essa. Uma vez por outra é da BP.
Também vou experimentar fazer esse teste...
E quanto a sitios onde fazer o teste ao sistema de refrigeração e do A/C, ninguém se pronuncia
:ajuda
Cumps.
Por acaso o último depósito é de 95 e da bomba do Jumbo de Alfragide... Será que há gato


Nesse aspecto varia muito, depende do sitio por onde passo e as que passo costuma ser mais a Galp e essa. Uma vez por outra é da BP.
Também vou experimentar fazer esse teste...
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
PaGonza, O meu está justamente a fazer esses testes e mais alguns. Mas estou a faze-los na marca porque deixei lá o carro para reparar a fuga no tanque de expansao e aproveitei para pedir para verificar o resto do sistema e mais algumas coisas que me andavam a chatear (o relenti instavel, barulhos estranhos no motor, etc)
Se bem que esse teste nem é complicado de fazer, não sei porque não me parece que muitas casas tenham o material ou o saibam fazer.. sei que para o sistema de refrigeração eles trocam a tampa por um "pressurometro" dão pressão no sistema e se aquilo perder mais que uns tantos decimos de psi em X tempo, assume-se que há uma fuga. (O procedimento vem descrito no TIS)
Mas liga para uma norauto ou asssim, para saber se fazem isso.
Se bem que esse teste nem é complicado de fazer, não sei porque não me parece que muitas casas tenham o material ou o saibam fazer.. sei que para o sistema de refrigeração eles trocam a tampa por um "pressurometro" dão pressão no sistema e se aquilo perder mais que uns tantos decimos de psi em X tempo, assume-se que há uma fuga. (O procedimento vem descrito no TIS)
Mas liga para uma norauto ou asssim, para saber se fazem isso.
- PaGonza
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Boas HangaSHangaS Escreveu: Mas liga para uma norauto ou asssim, para saber se fazem isso.
Eu sei que a norauto, midas, precision fazem esses testes.
O meu problema é que não gosto dessas casas. Manias, maluquice, o que queiram chamar..... :lol1
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
[quote="HangaS"]Quanto tive esse problema no e36 andei a ler umas coisas sobre o assunto. pelos vistos a agua pode desaparecer misteriosamemente a taxas mais ou menos elevadas sem nunca se perceber facilmente de onde é. As causas vão deste tampas que não vedam completamente e perde-se por evaporação, a tubos que parecem impecáveis mas que sobre pressão libertam pequenas quantidades de vapor, ou em casos mais graves, entrar agua para a camara (e sem haver mistura com oleo) e sair pelo escape.
Os problemas mais comuns, pelo que me apercebi e mesmo as tubagens e as tampas ressequidas.[/quote ]
mas conseguiste resolver o problema no teu M43?? ganhava pressão os tubos??
Abraço
Os problemas mais comuns, pelo que me apercebi e mesmo as tubagens e as tampas ressequidas.[/quote ]
mas conseguiste resolver o problema no teu M43?? ganhava pressão os tubos??
Abraço
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Isso parece ser o termóstato nas couves. O meu e46 também padece do mesmo problema. Leva tempo a aquecer e só atinge a temperatura ideal parado nas filas de trânsito ou a andar algum tempo a baixa velocidade. Assim que passa dos 80Km/h começa a arrefecer e chega mesmo a entrar no azul. Mesmo a carregar.PaGonza Escreveu:
Outra coisa que me está a acontecer é que o motor aquece rápidamente e o ponteiro da temperatura de vez em quando desce, especialmente em descidas, coisa que nunca me tinha acontecido antes desde episódio de perder água. Isto só me começou a acontecer desde finais do ano passado que foi quando detectei que estava a perder água. Já tenho o carro desde 2001 e sempre demorou um bocado a aquecer e quando chegava á temperatura ideal, ou seja, ponteiro ao meio nunca mais de lá saia, independentemente de ser em autoestrada, em passeio, em cidade ou no trânsito.
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-- Quinta Mai 06, 2010 2:00 pm --
PaGonza Escreveu:
E quanto a sitios onde fazer o teste ao sistema de refrigeração e do A/C, ninguém se pronuncia![]()
:ajuda
Cumps.
Eu vou fazer o teste ao sistema de refrigeração na Deutsche-Motor, no Cacém. Vou aproveitar o facto de fazerem desconto de 50% na mão-de-obra da primeira reparação e, como o pessoal aqui do fórum tem falado bem deles, vou experimentar.
Cumps,
- PaGonza
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Re: Ajuda, Consumo de água/radiador
Boas Ed09.Ed09 Escreveu: ... Deutsche-Motor, no Cacém....
Obrigado pela dica.
Liguei para lá e o sr. que me atendeu teve uma disponibilidade e simpatia extrema.
Já sei onde é que me vou dirigir para averiguar este problema da perda de água. Não vou é poder ir lá tão depressa mas desde que ande em cima do acontecimento também não irá acontecer nada de grave.
Espero eu :assubiar
Ah, e para fazer o teste de estanquicidade ao circuito de refrigeração do motor é dos sitios mais baratos e para mais sendo um serviço autorizado BMW.
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