E39 530d - Vibração em andamento

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Disturber
Membro Juvenil
Registado: 06 mai 2010, 01:22
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02

E39 530d - Vibração em andamento

Mensagem por Disturber »

Boas. Venho relatar uma situação que se passou ontem à noite com a minha máquina. Há uns dias atrás fui afinar o travão de mão no punho, porque tinha que puxar este muito para cima para travar. Afinação feita, parecia impecável. Fui passar o fim de semana ao norte, tudo ok. Ontem à noite durante a viagem de regresso, encostei numa estação de serviço pouco depois do Porto, e não notei nada fora do normal. Até que saí da estação de serviço, e quando comecei a passar os 100km/h o carro começou a tremer... Estava na dúvida se seria do carro ou do piso, mas continuei a aumentar até aos 160km/h, e este começou a tremer com uma intensidade ainda maior. Resolvi abrandar, e a vibração parou durante um momento e depois voltou a vibrar novamente... Convencido que o problema era do carro, comecei a encostar na berma para parar o carro, mas quando cheguei próximo dos 60 ou 70 a vibração desapareceu, e eu voltei a aumentar a velocidade e parecia já estar tudo bem. Daí até à estação de serviço da VDG foi sempre a andar. Ao chegar à estação da VDG puxei o travão de mão quando parei o carro, e este veio tanto acima que até tive que recuar o apoio de braço... :think Desde aí que tem estado assim, e tenho mesmo que o deixar engatado para não descair no caso de haver inclinação...

Hoje fui ao mecânico, mas ele não teve disponibilidade de ver o que se passava. Explicou-me que este carro tem um sistema fora do vulgar, que por dentro dos discos traseiros tem calços semelhantes aos travões de tambor, e provavelmente o problema virá daí. Amanha vou lá passar novamente para ver se consigo resolver o problema...

Caso já alguém tenha passado por isto, agradeço umas dicas. ;)

Cumprimentos
Imagem

BMW e39 530d 184cv - Stock
Honda CR-Z - Stock

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: E39 530d - Vibração em andamento

Mensagem por marco pires »

eu á uns tempos tive um problema de vibração que era mais ou menos semelhante ao teu,no meu caso era o veio de transmissão que precisava de ser reapertado,na bmw aquando de uma revisão eles fizeram o reaperto e até hoje desliza como uma pena :fixe

no teu caso creio que não deve ser nada disso,e o mais certo é ter havido algo que foi mal feito na afinação do travão de mão,já que notas que o mesmo acabou por ainda ficar pior do que já estava.

já agora vai a esta pagina e vê como o travão de mão é constituido,tambem pode dar-se o caso de alguma peça estar a precisar de substituição:

http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... 30&lang=pt
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Depois diz coisas pois isso nao tem nada aver com o Travao de Mao,a nao ser que Afinaces tanto o Travao de Mao que ao andar Aqueceu o Tambor e este se Desformou?

Marco Pires esse sistema è Igual ao E34 o que Postaste Nao Sabia ;)
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

nem eu sabia :desconfiado
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Disturber Escreveu:Boas. Venho relatar uma situação que se passou ontem à noite com a minha máquina. Há uns dias atrás fui afinar o travão de mão no punho, porque tinha que puxar este muito para cima para travar. Afinação feita, parecia impecável. Fui passar o fim de semana ao norte, tudo ok. Ontem à noite durante a viagem de regresso, encostei numa estação de serviço pouco depois do Porto, e não notei nada fora do normal. Até que saí da estação de serviço, e quando comecei a passar os 100km/h o carro começou a tremer... Estava na dúvida se seria do carro ou do piso, mas continuei a aumentar até aos 160km/h, e este começou a tremer com uma intensidade ainda maior. Resolvi abrandar, e a vibração parou durante um momento e depois voltou a vibrar novamente... Convencido que o problema era do carro, comecei a encostar na berma para parar o carro, mas quando cheguei próximo dos 60 ou 70 a vibração desapareceu, e eu voltei a aumentar a velocidade e parecia já estar tudo bem. Daí até à estação de serviço da VDG foi sempre a andar. Ao chegar à estação da VDG puxei o travão de mão quando parei o carro, e este veio tanto acima que até tive que recuar o apoio de braço... :think Desde aí que tem estado assim, e tenho mesmo que o deixar engatado para não descair no caso de haver inclinação...

Hoje fui ao mecânico, mas ele não teve disponibilidade de ver o que se passava. Explicou-me que este carro tem um sistema fora do vulgar, que por dentro dos discos traseiros tem calços semelhantes aos travões de tambor, e provavelmente o problema virá daí. Amanha vou lá passar novamente para ver se consigo resolver o problema...

Caso já alguém tenha passado por isto, agradeço umas dicas. ;)

Cumprimentos

Pode muito bem ter sido do travão de mão, a mim uma vez após uma revisao na luacar (actual santogal), em que afinaram o dito cujo, logo na primeira viagem que faço com o carro na ida correu tudo bem porque não passei dos 120/130!

Na vinda, apos entrar na auto estrada, na faixa de aceleração começo a ganhar velocidade e mal atinjo os 140 o carro começa a abanar de forma descomunal! De tal maneira que pensei que tinha um furo! Encostei logo e nada! Parecia tudo em ordem! Volto a arrancar mal atinjo os 140 novamente a mesma coisa, carro a abanar para todo o lado mas acompanhado de um cheiro intenso a ferodo! Encosto novamente á berma, e começo a "cheirar" :lol1 as rodas todas e o cheiro a ferodo/queimado vinha das rodas de tras! Nisto chega uma carrinha da Brisa, que até vinha no sentido contrário e o senhor muito prestável/porreiro após ouvir a minha explicação, só pergunta o seguinte: O carro fez alguma revisao recentemente? Trocou ou afinou travão? e eu disse que sim! Tava descoberto o gato.

Segui viagem a 80/90km/h Tudo a passar a aviar por mim e quase a mandarem-me pa berma e a olharem como se eu fosse um et! :lol1

No dia seguinte na luacar, pa resolverem a trampa que tinham feito! E um pedido de desculpas dos mexanicos dali!

Disturber
Membro Juvenil

Mensagem por Disturber »

525_tds parece ser a mesma situação, uma das coisas que me passou pela cabeça foi a possibilidade de ter um furo... A afinação que eu mandei fazer foi apenas no punho, em que o mecânico apertou as porcas no interior do carro para puxar os cabos, de forma ao curso do punho ficar mais pequeno e pegar mais em baixo... Não sei se isso fez com que houvesse demasiada fricção mesmo com o punho em baixo e me tenha causado algum problema, ou se foi relacionado com alguma reparação que possa ter sido feita antes de o carro me ser entregue, porque ainda o tenho há pouco tempo... Isso tudo será avaliado amanhã quando o puser no elevador para desmontar tudo.
Já agora, soubeste que a asneira foi feita pelos gajos da luacar, mas chegaste a saber exactamente qual foi o problema?

marco pires, eu já tinha visto isso no bmwfans.info, mas obrigado na mesma :fixe

Obrigado pelas vossas respostas. Darei novidades assim que as tiver.
Imagem

Honda CR-Z - Stock

ferreira471
Membro Juvenil
Registado: 28 mar 2009, 08:28
O meu Carro:: bmw e39 1998-05

Mensagem por ferreira471 »

isso foi travão de mão muito afinado, penso eu!

volwerine
Membro Senior
Registado: 06 jul 2009, 15:04
O meu Carro:: peugeot 607 hdi bi turbo

Mensagem por volwerine »

Pois. Tambem partilho da mesma opiniao, nao notaste o carro mais preso? Cheiro a ferodo queimado? Etc

Disturber
Membro Juvenil

Mensagem por Disturber »

Não notei o carro preso, nem cheiro a ferodo. Mas notei que mesmo com o punho em baixo, os cabos ficavam bem esticados... Eu acredito que tenha sido isso
Imagem

Honda CR-Z - Stock

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Caros amigos, o travão de mão como já foi debatido aqui no fórum, o travão de mão tem que ser afinado na roda e não no punho, como a maioria das pessoas faz!

O que acontece ao afinar no punho é que só estão a afinar a parte superior das maxilas e não o travão de mão propriamente dito, o que vai acontecer é que afinando o travão de mão no punho, para se sentir a "agarrar" é preciso que as pontas da maxila fiquem a tocar no tambor e consequentemente a travar e consequentemente a provocar vibrações.... além de que o espaço entre as pontas superiores das maxilas ser tão grandes que ao destravar fiquem encravadas e fiquem sempre a travar!

Por isso e para que o travão de mão fique bem afinado (pelo menos como tenho feito tem ficado 100%), nada como perder duas horas de um sábado à tarde e fazer as coisas em condições, pois há muito pouca gente a saber afinar os travão de mão dos BMW....

Pesquisem pelo fórum têm tópicos onde se debate com clareza esta questão ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Disturber
Membro Juvenil

Mensagem por Disturber »

JPimpao01 obrigado pela dica... Já agora, sabes por que motivo dum momento para o outro fiquei praticamente sem travão de mão após sentir essas vibrações? Terá partido alguma coisa? Eu de qq forma vou desmontar aquilo para ver o que se passa, mas hoje não tive tempo e amanhã também poderei não ter... Era só mesmo por curiosidade
Imagem

Honda CR-Z - Stock

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

O mais certo foi ter "comido" todo o "calço" da maxila e perdeu toda a afinação que tinha, e mais a mais quando removerem o disco fora para verem o que se passa com o travão de mão, vais ver que deves ter a maxila toda "comida" com maior incidência na parte de cima, quase de certeza ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Disturber
Membro Juvenil

Mensagem por Disturber »

Problema resolvido. Em cada uma das rodas tinha 1 dos calços já sem ferodo, completamente carecas. Levou calços novos, e desta vez foi tudo afinado decentemente! Tive ideias de fazer o DIY, mas o prazo tava apertado portanto acabei por não perder tempo a tirar fotos... Tirei apenas ao material, mais daqui a pouco coloco as fotos.

Obrigado pela ajuda de todos.
Imagem

Honda CR-Z - Stock

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Ainda bem que está resolvido, afinal parece que o que referi estava certo ;)
ImagemImagemImagem

Disturber
Membro Juvenil

Mensagem por Disturber »

Os calços já apresentavam algum desgaste, mas não era muito... Comparando aos novos, tinham metade da espessura. Parece que os problemas foram mesmo a afinação em excesso no punho, mas para além disso o ferodo já não estava em grandes condições, desfazendo-se facilmente, tal como se pode ver na foto.

Imagem
Imagem

Honda CR-Z - Stock

Responder

Voltar para “Série 5”