BMW 120D 177cv MB Power

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Re: BMW 120D 177cv MB Power

Mensagem por pedrosousa »

Aqui fica um dyno de origem... Se aí dá 185cv.... aqui não deu...

Imagem

Esse banco e as pressões esquece, isso não dá para ver nada!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

elav_320d
Membro Senior
Registado: 14 mai 2010, 22:37
O meu Carro:: 320d E46 (136cv)

Mensagem por elav_320d »

:lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1

se quiserem eu posso acabar com esses desvio de entendimento eu vou medir o meu (quando a embraiagem me permitir) num MAHA.
Giwasa se arranjares o mesmo sistema para mim, posso ir ai medir e depois faço posto aqui os 2 graficos
Meu Projecto:
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903

320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

pedrosousa Escreveu:Aqui fica um dyno de origem... Se aí dá 185cv.... aqui não deu...

Imagem

Esse banco e as pressões esquece, isso não dá para ver nada!

bem eu disse entre 180 e 185 cvs normalmente... esse que colocaste deu 179 cvs... ui que diferenca.
:lol1 :lol1 :lol1

bem mas eu contigo ja tou um bocado farto da mesma conversa. vai ser sempre o sexo dos anjos.

uma coisa tenho certeza.. com a pressao que o carro tem.. mais de 210 cvs tinha de ter sempre.
o dono esta satisfeito com a performance.......eu tambem estou tou muito satisfeito com o meu.
ate porque o ultimo pico que fiz comprovou que realmente tenho os cvs.

se falares com o miguel ele diz te com quem me piquei.. pois o dono do carro falou com ele e disse lhe> o carro do giwasa anda mesmo muito. :fixe
mais nao digo.. porque se trata de um grande amigo meu.

tu deves tar satisfeito com o teu.. penso eu :think

assim todos temos as maquinas como queremos potentes e rapidas. :onfire :onfire

se o rapaz tem 234 ou 229 ... o importante sao os resultados na estrada e e da performance
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

pedrosousa
Membro Gold

giwasa, por acaso ando mortinho por medir em rotronics.... :P

Se um 535d reprogramado não andasse muito..... Mal estavam as coisas, isso tem que voar independentemente de ter + cv's ou menos cv's...

Quanto ao 120d o Miguel tem uns quantos feitos com 220cv e mais medidos em MAHA, logo para ele dizer que este terá menos cv's é porque não tem o mesmo nivel de boost entre outros aspectos.

Para mim o valor erróneo deve-se à maneira bruta como o binário aparece, isso já está mais que explicado, a ideia é de que quanto + cedo e de forma mais bruta aparecer o binário, pior maior será o desvio de potência...
Mas isso é fácil de verificar o cliente mede em MAHA e por mim se tiver 220cv que seja fico contente por ele....

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

pedrosousa Escreveu:giwasa, por acaso ando mortinho por medir em rotronics.... :P

Se um 535d reprogramado não andasse muito..... Mal estavam as coisas, isso tem que voar independentemente de ter + cv's ou menos cv's...

Quanto ao 120d o Miguel tem uns quantos feitos com 220cv e mais medidos em MAHA, logo para ele dizer que este terá menos cv's é porque não tem o mesmo nivel de boost entre outros aspectos.

Para mim o valor erróneo deve-se à maneira bruta como o binário aparece, isso já está mais que explicado, a ideia é de que quanto + cedo e de forma mais bruta aparecer o binário, pior maior será o desvio de potência...
Mas isso é fácil de verificar o cliente mede em MAHA e por mim se tiver 220cv que seja fico contente por ele....
vai á tecnauto.. o deles é rotronics.

o meu mini é lá reprogramado online em banco pelo inglês michael alvey da superchips. e o nuno da tecnauto é um porreiro.
dia 2 vou lá deixar o meu mini para afinar e montar manometro de pressao

pedrosousa
Membro Gold

giwasa Escreveu:
pedrosousa Escreveu:giwasa, por acaso ando mortinho por medir em rotronics.... :P

vai á tecnauto.. o deles é rotronics.

o meu mini é lá reprogramado online em banco pelo inglês michael alvey da superchips. e o nuno da tecnauto é um porreiro.
dia 2 vou lá deixar o meu mini para afinar e montar manometro de pressao
Acho que te devias dedicar única e exclusivamente à carga do mini, tem muito mais piada... :D

E mostra-nos os resultados :D

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

Antes de ter colocado o dyno, certifiquei-me com quem fez a modificação da gestão electrónica e antes de escrever o que vou escrever, tornei a entrar em contacto para ter a certeza de que nao estou a dizer nenhuma asneira...

Este 120D tem uma electronica para produzir entre 205-210cv num MAHA, segundo a experiência de quem já fez inúmeras unidades nestes ultimos dois anos. Mas seria aceitável 210-215cv, mais que isso, na electrónica, nao tem "tacho" para tal.
A pressão de turbo original deste modelo é de 1.65Bar sendo que se torna desnecessário demonstrar qualquer linha de boost porque já stock excede o limite de leitura do software do banco Rotronics devido a motivos do protocolo utilizado.
Depois de modificado, e ao contrário do que é dito pelo giwasa, a pressão de turbo começa em 1.9Bar e termina com 1.7Bar, portanto nem é muito o incremento face ao original. Aferir a pressão de turbo só com recurso a um manómetro.
Também estou em desacordo que se considere mais ou menos fiável recorrendo a testes de potência, porque já se viu motores mais fracos com recurso a avanços e pressões exageradas. Poder dizer que é mais fiável, so entrando em termo de comparação com o que está feito na electrónica que é algo que, hipoteticamente acontecendo, é de pouco profissionalismo e não acredito que o Lamas o tenha feito, mas se for o caso eu acho que tenho argumentação suficiente para dialogar tecnicamente e em caso de dificuldade, peço ajuda e passamos a ter um tópico com um grau técnico um pouco elevado, mas de todo saudável.

Deixo um teste do que é um 20D com 177cv realmente forte que acusou stock uma potencia inferior ao anunciado, mas que certamente seria por ter apenas 400Km rodados.

Imagem

Este modelo foi elaborado com recurso a equipamento de diagnostico para acompanhar o comportamento do motor à medida que ia sofrendo afinaçao e dado que era, ainda, novidade no mercado. No final do teste, a EGT era de 712ºC, portanto minimamente aceitável.
Foi também realizado mais um teste para explorar mais um pouco e o resultado foi este.

Imagem

Este 320D Coupe continua a circular nas estradas e tem já algumas dezenas de milhar que comprovam a excelente motorização desenvolvida pela BMW e comprovam também a relativa fiabilidade e manutenção cuidada deste motor.
Portanto, considero que o dono do 120D pode continuar descansado e ignorar quais opiniões relativas a fiabilidade, porque como o Miguel lhe disse, para o que foi feito está dentro dos limites da fiabilidade. Se ele quiser conduzir ou sentir o que é um motor igual montado num 320D com a potencia que este acusou, mas em MAHA, pode pedir directamente ao Miguel que o poe em contacto com alguns clientes.
Existem, neste forum, utilizadores com o antigo motor com 150cv com pressões de turbo ligeiramente superiores e com mais potencia e não têm tido precalços. :lovebmw

o meu 535d faz 2 bar de pressao no turbo grande ... este quase faz o mesmo
Nao é o turbo grande que faz 2Bar. É o sistema de turbos!

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

por acaso o dono do carro ficou assustado por ter tanta pressao e nenhuma quebra ate ao fim do teste que foi 5500 rpms... visto estar sem corte de rpms.
e mostrou se ao daniel quais as pressoes que o carro faz de origem.., ele diz te.pergunta lhe.

e foi ele que disse que queria ver outros testes de carros iguais e ele proprio tirou as suas conclusoes.

tanto que queria falar ja com voces para tirar carga.
eu proprio disse para deixar ficar como esta... e para apenas nao andar muito tempo a fundo em 6.

no entanto para veres como o carro tinha carga forte na minha opiniao. foi que o filtro de particulas entupiu no teste e ficou com avaria no quadrante.
algo que em mais nenhum teste de 120d de 177 cvs tinha acontecido em testes com eles.

mas quando o daniel vier ele vai fazer no maha do pke.. ate porque ele da se muito bem com o zeferino.

e sobre bancos :think :think amigo areias..... fala me no da feelspeed porque o banco da vc... sinceramente aquilo mete pena.... ja la vi varios testes de carros... e nao tem condicoes. a ventoinha esquece e nem sequer sao presos os carros no banco.
acredito que os carros tenham menos 10 a 15 cvs que no rotronics... aquilo apanha ar quente...ate porque nao o banco nao fica isolado.. apanha ar quente da rua com facilidade.
todos os bancos bons estao dentro de pavilhoes com espaco para o ar circular. feelspeed... tecnauto.. almeida e lamas e autopamplona.

ainda me lembro na antiga vc quando se mediu o meu 535d em 2007 e me foi pedido para eu me sentar na mala do carro.. porque ia medir melhor.e quem se sentou na mala do meu carro.. fui eu e o miguel.
no maha da feelspeed provavelmente os valores serao bons.

mas sera como tudo amigo... as opinioes divergem em tudo. seja nos bancos .. seja na opiniao sobre se a repro esta forte ou nao. :fixe :fixe

mas a guerra vai ser continuar aqui... rotronics versus maha... :lol1 :lol1 ha uns meses metia me impressao esta conversa sem nexo.. agora ja acho tao ridiculo.. que faz divertir me...

sobre o mini vai continuar o projecto.... e vai ser afinado em rotronics na tecnauto. :driving :driving pedro sousa o meu carro vai estar la para a semana.. combinamos e quando eu for levantar o carro falo com o nuno e ele faz te um desconto no teste de 50%. :fixe :fixe vai ser em principio dia 5 ou 6 que irei busca lo.

-- Segunda Jul 26, 2010 7:30 am --

ah e atencao... nao tenho duvida que o miguel domina.. e sem duvida que esta no top 3 de reprogramadores em portugal :fixe :fixe

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

giwasa Escreveu:por acaso o dono do carro ficou assustado por ter tanta pressao e nenhuma quebra ate ao fim do teste que foi 5500 rpms... visto estar sem corte de rpms.
e mostrou se ao daniel quais as pressoes que o carro faz de origem.., ele diz te.pergunta lhe.
Mas o que é tanta pressão? Onde a mediram? Nao leste o que escrevi pois nao? Ja stock o banco nao tem capacidade de registar a leitura correcta pois so mede até 1.55Bar e de origem ja ele faz 1.65Bar. Se for preciso ponho aqui o mapa.
no entanto para veres como o carro tinha carga forte na minha opiniao. foi que o filtro de particulas entupiu no teste e ficou com avaria no quadrante.
algo que em mais nenhum teste de 120d de 177 cvs tinha acontecido em testes com eles.
Todos os carros com FAP regeneram. Uns em viagem, outros na cidade e outros no banco. Perfeitamente natural e agora reprogramado vai ser mais vulgar ter o FAP a regenerar.
mas quando o daniel vier ele vai fazer no maha do pke.. ate porque ele da se muito bem com o zeferino.

e sobre bancos :think :think amigo areias..... fala me no da feelspeed porque o banco da vc... sinceramente aquilo mete pena.... ja la vi varios testes de carros... e nao tem condicoes. a ventoinha esquece e nem sequer sao presos os carros no banco.
Pode existir excesso de confiança por parte do operador a medir com carros desamarrados, mas o mesmo ja mediu carros com potencia acima dos 500cv sem problemas.
Quanto à FeelSpeed, eles também tem um LPS2000 tal como a Vilauto. A medir num MAHA, meçam no LPS2000 da FeelSpeed.
acredito que os carros tenham menos 10 a 15 cvs que no rotronics... aquilo apanha ar quente...ate porque nao o banco nao fica isolado.. apanha ar quente da rua com facilidade.
todos os bancos bons estao dentro de pavilhoes com espaco para o ar circular. feelspeed... tecnauto.. almeida e lamas e autopamplona.
Para concordar contigo, de que a diferença está apenas no arrefecimento, so vendo debitar o mesmo na FeelSpeed. Mas mesmo assim, como me disse o Miguel, o carro nao tem electrónica para tanto. Ou se tem o que debitaria o dos 237cv em MAHA.
mas sera como tudo amigo... as opinioes divergem em tudo. seja nos bancos .. seja na opiniao sobre se a repro esta forte ou nao. :fixe :fixe
Acho que a pessoa mais indicada para dizer se está forte ou nao é quem modifico a electrónica...
mas a guerra vai ser continuar aqui... rotronics versus maha... :lol1 :lol1 ha uns meses metia me impressao esta conversa sem nexo.. agora ja acho tao ridiculo.. que faz divertir me...
Nao é guerra, nem pretendo que seja visto nesse sentido. Voltando ao início... para o que foi feito na electrónica, era esperado menos, porque forte nao está. Registou isto no Rotronics e registaria sem duvida menos num MAHA, ou então há algum problema ( um sensor danificado, etc... ).
Se considerares incomodativo este tópico, eu peço para eliminar. Porque a ideia nem é usa-la como reforço de opiniao para alguns. É mesmo porque nao se esperava tanto, mesmo sabendo que deveria marcar um pouco mais. Nem é para por alguem em descrédito.
Colocar alguém em descrédito é considerar que está um ficheiro "abusado" e com pressões "abusadas". Acho que o Miguel nao se importará de me ceder as ultimas linhas de boost entre original e modificado para se tirar alguma conclusão e passo-tas por mail.

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

quando falo em guerra..... falo porque em nenhum forum em que passo se fala tanto sobre se um banco da mais ou menos meia duzia de cavalos. e mesmo quando fui meter os injectores e fazer a repro o alemao e os mecanicos comentaram algo sobre isso.
mesmo na tecnauto o nuno nao comenta isso.. e como sabes eles possuem os carros mais potente preparados em portugal. o evo campeao dos 400 metros com 707 cvs.. o golf do alvaro.. o integra com 650 cvs...
acho que devem os defensores do maha escrever de outra maneira...sem parecer que estao a colocar em causa as preparacoes.talvez disser apenas.... quando puderem podiam testar num maha para terem nocao se existe diferenca,
muita malta... e sempre os mesmos... atacam logo de uma maneira que na minha ideia perdem logo a razao.. quando ate podem ter alguma razao no assunto.

5 cvs em 200 ou 10 cvs em 400 sao muito pouca diferenca.
eu testei com um 335d com 340 cvs da mb e a diferenca em autoestrada foi enorme.. e tinha o ficheiro de 380 cvs. o importante sao os donos dos carros estarem satisfeitos.

sobre a repro quando um tem a sua ideia.. eu a minha .. tu a tua.. enfim.. tranquilo
mas nao vamos falar mais nisto. o carro anda como o catano e o daniel esta satisfeito.

e depois ele se quizer vai ao fernandes medir.. porque acho que a feelspeed acabou e agora esta por conta propria como antigamente.

de resto por mim ta se bem :fixe :fixe

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

giwasa Escreveu:quando falo em guerra..... falo porque em nenhum forum em que passo se fala tanto sobre se um banco da mais ou menos meia duzia de cavalos. e mesmo quando fui meter os injectores e fazer a repro o alemao e os mecanicos comentaram algo sobre isso.
Entao entende da seguinte forma... o Miguel mete mais 20cv em cima desse 120D. Quantos dará em Rotronics nao se sabe. Em MAHA da VC Power daria perto de 235cv.
mesmo na tecnauto o nuno nao comenta isso.. e como sabes eles possuem os carros mais potente preparados em portugal. o evo campeao dos 400 metros com 707 cvs.. o golf do alvaro.. o integra com 650 cvs...
O que tem a haver ter os carros mais potentes com o grau de conhecimento? Acho que nada. Anda muito palerma montado de Ferrari cujo conhecimento se resume a leitura de 2 ou 3 revistas internacionais e assimila o que lhe apetece...
acho que devem os defensores do maha escrever de outra maneira...sem parecer que estao a colocar em causa as preparacoes.talvez disser apenas.... quando puderem podiam testar num maha para terem nocao se existe diferenca,
muita malta... e sempre os mesmos... atacam logo de uma maneira que na minha ideia perdem logo a razao.. quando ate podem ter alguma razao no assunto.
A minha opiniao sobre Rotronics resume-se à propria experiencia e ao que vou vendo de outros utilizadores, mas que importa isso? Ninguem está a atacar nesse sentido porque ja foi algo que foi discutido há muito e cujo fim é sempre o mesmo. Ninguem entra em consenso.
5 cvs em 200 ou 10 cvs em 400 sao muito pouca diferenca.
eu testei com um 335d com 340 cvs da mb e a diferenca em autoestrada foi enorme.. e tinha o ficheiro de 380 cvs. o importante sao os donos dos carros estarem satisfeitos.
340cv da MB Power ou da PKE ou da VC Power ou do Lamas ou seja lá de quem for, sao sempre 340cv. Nao ha 340cv mais fortes da MB Power que da PKE. Isso nao te traz nenhuma razão em nada do que estás a dizer...
O que garanto é que:
- este 120D não está forte como se julga.
- em caso de se pensar forte por ter registado 23xcv, pode-se afirmar que se poe mais 20cv sobre os mesmos
- a pressão de turbo nao foi aferida para dizer que é elevada
- o conceito de fiabilidade nao pode ser posta em causa sem se saber o que lá esta
o resto da conversa dos bancos é repetitiva. Nao dou razao nem ninguem dará razao a quem quer que seja pelos carros que detem, pelos anos que tem de carta, pela quantidade de preparadores que ja teve ou porque tem preparaçao estrangeira seja de quem for. A razao é dada a quem fundamente como deve de ser o que afirmar e eu posso fundamentar os 4 pontos acima, como também posso fundamentar que um Rotronics afinado de fábrica registará sempre mais potência que um MAHA devido à duração do teste do mesmo.
E com isto nao digo que nao tens 420cv e que tens menos 100 ou 150cv. Digo que tens um 535D de topo independentemente do que medir. Se acredito nos valores, é comigo e nao torno a escrever num forum porque o resultado é sempre o mesmo. Ficas aborrecido comigo e eu contigo. Por isso é passar por cima.
sobre a repro quando um tem a sua ideia.. eu a minha .. tu a tua.. enfim.. tranquilo
mas nao vamos falar mais nisto. o carro anda como o catano e o daniel esta satisfeito.
Quando o Daniel voltar, que ligue ao Miguel e, se puderes, acompanha-o para que ele te mostre o que está feito e depois dás a tua opiniao.
e depois ele se quizer vai ao fernandes medir.. porque acho que a feelspeed acabou e agora esta por conta propria como antigamente.

de resto por mim ta se bem :fixe :fixe
Ok.

PEPSI
Membro Juvenil
Registado: 11 jun 2007, 12:55
O meu Carro:: MINI Cooper D

Mensagem por PEPSI »

Só uma questão de quem pouco percebe disto.. e se ele tirasse o FAP? Não dava mais saúde!? :desconfiado
Imagem
'08 MINI Cooper D by MB Power / Vilauto Competições / JC Motorsport

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

PEPSI, uma vez 'alguém' disse neste forum que, se a FAP está lá, é por algum motivo. (TdiSportR)

Mas ainda assim, pensando um bocadinho, não percebo porque queres que se tire a FAP. :think
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

em penso que sim.. ate porque no banco encheu e ficou com erro. depois apagou se e parece que ficou bom... mas podia ter dado o berro.

o meu fap deu uma vez um berro :scary :scary so com novo ficou bom o carro.

e testei sem fap.. detestei.. ficou com menos baixas

pextreme
Membro Juvenil
Registado: 29 dez 2009, 10:58
O meu Carro:: bmw 320d e92 coupe "2010"

Mensagem por pextreme »

boas a todos.

nao querendo incendiar mais o topico, vou relatar a minha experiência e comprovar sobre bancas de potencia e carros stock

viewtopic.php?f=59&t=41487&p=537070#p537070

como podem conferir neste topico este foram os resultados do meu carro, podem verificar o sitio e o respectivo teste.
o carro esta totalmente stock e contava com cerca de 4000km, na altura.
pedia para que me medissem a velocidade maxima do carro, no teste deu 237km.
em conversa ate por estava interressado a ainda continuo em reprogramar o carro, foi me dito que o carro tinha corte, ora algo esta errado, pois ja consegui atingir os 240 de gps (aproximadamente 250 de ponteiro) claro que acima das 4250rpm como mostra o teste ( penso que a 250 as rpm andam entra as 4300 e 4400rpm)

tenho um amigo que tem um 120d de 2008 177cv com 30.000k ja testamos varias vezes em diversas situaçoes o resltado e sempre o mesmo
ele tem mais arranque ( como e normal devido a menor peso e peneus mais reduzidos 205 r16), mas a ponta e exactamente igual, estamos a falar de fazer km de AE com os ponteiros colados e os carros a par....

ele faz uma mediçao na tecnauto e posso atestar e caso seja caso disso pesso lhe o teste que ja esteve em minha posse para digitalizar.
os resultados foram 183cv e 360nm (nao fez velocidade maxima)

pergunta se for a uma banca manha vai-me aparecer esta valores ou os 177cv certinhos....

outra pergunta:
o vendedor na altura da compra do carro disse que por ter kit m toda a programaçao e especifica e dai ter mais ums cavalitos ( isso e treta,,,, pelo que estou a ver.) agora será que pela aerodinamica do carro se consegue que o carro devite mais 1 ou 2 cv.... (pois a entrada de ar para o motor (filtro e intercoler ) e diferente e puder+a ter mais caudal.....

se alguem quizer comentar agradeço...

-- Terça Jul 27, 2010 1:29 am --

ja agora so mais uma pergunta, como e que medem as pressoes de turbo mecanicamente (atraves de manometros de pressao de turbo) ou digitalmente lendo valores atraves da obd ou outra fonte digital do carro....??? ou por calculos aproximados se original faz x com repro (ateraçao de valores originais faz y (alteraçao tipo 10% ou 20%) vezes x ?
BMW E92 20d M-kit, Space Gray

mod: spoiler m3 , (angel eyes hid 7500k)

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”