Ola malta, boas.
Então é assim, em relação as outras caixas auto, de outras marcas desconheço, e desta estou em fase de aprendizagem

, mas as caixas dos BMW não digo todas e aqui so vou mencionar, as ditas normais e não as de ultima geração, tipo a minha, umas vinham com um selector ao lado da manete das mudanças, com 3 posições possiveis ( S sport, E economica, * neve), ou seja este interruptor pode andar selecionado em qualquer posição, claro que eu ando quase sempre em E, por diversos motivos e em letra D, mas quando se seleciona o interruptor em S, atenção que de condução pacifica nada tem, o carro fica brutal e com uma passagem de caixa super longa, ou seja enquanto que em posição E o conversor de binário, passa a mudança relativamento cedo ou em baixas se assim o entenderem, em S ele esgota levando o motor quase aos extremos, muito perto das 6000rpm, pois visto que a propria caixa auto não deixa chegar ao redline, por proteção da propria caixa!!!
Se isso não chegar, ainda tenho o famoso kickdown que mantedo o pé pressionado, meu deus aquilo cola-nos so banco na boa, se tirar o pé logo após fazer o kickdown, perde-se a informação e o motor tambem acaba por perder potência..., tenho andado a testar o carro, e andava a fazer certas coisas erradas e digamos que agora, so me falta mesmo saber como fazer em estradas de curvas ou serra, mas espero vir a ter essa informação em breve, até porque estou quase todos os dias com o antigo dono, visto ser meu vizinho e membro deste forum, e perguntar-lhe como é que ele fazia a Serra da Arrabida com o carro, e sei que ele tambem não é nada meigo a dar calor nos carros, mas sempre com os devidos cuidados!
E por ultimo, em relação a pergunta do Frazão sobre se podemos usar, a caixa nas outras posições, sim claro a minha começa com 2, 3, 4, D, N, R, P, por esta ordem e as 3 primeiras podem ser usadas, embora se use mais em estradas de serra, mais concretamente, subidas ou descidas de grande declive para obter melhor rendimento do travão motor, no caso das descidas e melhor potência do motor nas subidas, sem que o conversor de binário ande sempre a trocar as mudanças, e em relação aquela estrela no selector (*) para neve ou areia e lama, evita que o carro patine e fique atolado, pois por muito que se acelere, ele so ira enviar as rodas a força necessaria para andar, e se sentir uma delas solta nem sequer envia força a mesma!!!
Pronto malta, espero ter explicado as coisas como deve ser e espero tambem ter ajudado, alguns a perceber melhor o funcionamento da caixa auto, agora resta-me so aprender um pouco mais tambem, mas na pratica :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Um grande abraço a todos e boas curvas. :fixe

:lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw