Diário de Bordo - 320d Touring E91 by CCM

Secção destinada a todos os Modelos Serie 3 E90/E91/E92/E93

Moderador: Staff

CCM
Membro Juvenil
Registado: 20 mar 2010, 18:55
O meu Carro:: Touring 320d E91 - 2006

Diário de Bordo - 320d Touring E91 by CCM

Mensagem por CCM »

Viva!

Existem aqueles que são fãs incondicionais da marca.
Existem aqueles que nem dado ficam com um BMW.
Existem aqueles que se proporcionar a compra de um BMW, porque não?

Processo de compra - Fev/Mar - 2010.
Eu pertenço a esta última categoria de pessoas. A compra de um novo carro não era uma prioridade para mim. Tinha um carro fiável, não me dava grandes chatices e económico. Falo-vos de um VW Golf IV TDI. A pressão para o vender foi muito grande e sabendo eu que ele continuava na família desencadeou-se o processo para o substituir.
Uma coisa tínhamos certo: Seria uma carrinha, preta e nova.
Começamos o processo de escolha com um test-drive a 3 carrinhas do grupo VAG com o motor 1.6 TDI de 110cv:
- Skoda Octavia;
- VW Golf VI;
- VW Passat.

Depois de definido o Budget a Passat ficou de fora embora fosse a preferida. A Golf VI era muito cara, pensando racionalmente. Então sobrava a Octavia. Preenchia os requisitos e seria a escolha acertada. Seria, porque não foi!!! E, porquê? Porque a minha cara metade não gostava da estética....

Chegamos a um impasse!!! Bom! O melhor é procurar no mercado algo que agrade aos 2. Fomos ver a Mégane 1.5dci mas ambos não gostamos do interior embora seja muito bonita exteriormente.

Num sábado à tarde andavamos a passear e passamos por um stand da Peugeot. A ideia era ver a 308. Partindo do principio que ambos não gostávamos da estética exterior, disse-lhe: "Anda lá, ao menos confirmamos a nossa ideia."
Ao entrar no stand apercebemo-nos que não era de carros novos mas sim usados "Ocasião do Leão." Maioritariamente eram carros Peugeot mas também tinham de outras marcas.

À entrada estava uma BMW preta de 2006 a minha cara metade já não tirou os olhos de cima dela. Embora a tentasse desviar para outras carrinhas ela puxava-me para aquela. Pensei: "Vamos lá ver!!! Mas, ou tem muitos kms ou vai estoirar com o budget..."
Lá nos aproximamos, abrimos as portas: "Parece nova!!!". Entretanto chega o vendedor. Lá fiz as perguntas da praxe:

Quantos kms?
74 mKms
Importada?
Sim. Tinha um ano.
Extras?
GPS, Bluethoot, Jante 17'', blá... blá... blá...
Preço?
00 000€
:lol:

Pergunta-me o vendedor: Não quer ir experimentar? Vai sozinho com a sua esposa e assim podem conversar à vontade.

Depois desta oferta ninguém recusa. Meio a medo, arrancámos para uma voltinha pela cidade. Durante a viagem testei os 163cv que realmente dá uma condução espectacular. Bons materiais. Um pouco dura mas não compromete o conforto. Parece que tínhamos encontrado a substituta para o Golf.

Por ser usada deixa-nos sempre reticentes... Já tinha ouvido falar nos problemas de motor (as lindas butterfly :lol: ), nos turbos que pifam entre outras coisas. Depois de conversar com a restante família nomeadamente com um primo mecânico a nuvem que pairava na minha cabeça aos poucos foi-se dissipando e a compra tornava-se cada vez mais uma certeza.

Sem dúvida que a garantia de 2 anos com uma cobertura quase igual a novo foi o derradeiro argumento para finalizar a compra.

Em Abril, na Páscoa, lá fui buscar a BMW.

Continua...

Silvio
Membro Junior
Registado: 27 mar 2005, 19:25
O meu Carro:: BMW E91 ///M

Re: Diário de Bordo - 320d Touring E91 by CCM

Mensagem por Silvio »

Bela escolha :fixe ... Agora queremos é fotos :lol:

Abraço
VENDO / COMPRO / TROCO JOGOS PLAYSTATION 3 & ACESSÓRIOS
VENDO CONSOLAS PLAYSTATION 3 *PS3*
http://www.olx.pt/userlistings/1213662

BMW 320CD - Para Sempre na Memória
BMW 320D E91 ///M a Rolar

CCM
Membro Juvenil

Mensagem por CCM »

Viva!

A Viagem: Viseu - Santiago de Compostela

Estávamos em Agosto/2010 mês preferido dos portugueses para férias, nós não somos excepção.
A viagem foi planeada para 3 dias. Marcados os hotéis, a primeira dormida seria no Minho a segunda nos arredores de Vigo.
Não me recordo dos kms percorridos mas andou à volta dos 1000.
Feito o check-in aos 5 passageiros, farnel na bagageira (como bons portugueses que somos :D ) e iniciamos a viagem.

Imagem

A BMW mesmo carregada teve um desempenho óptimo nunca se negando quando foi necessário fazer aquela ultrapassagem ou, em AE, tornar o trajecto mais curto :lol1

Andando nós por terras desconhecidas o GPS (DVD 2009) foi uma mais valia, embora em alguns pontos parecia mais perdido do que nós... Nada que o velho mapa em papel não resolvesse!!!

Imagem

Não posso deixar de vos contar um episódio passado em Braga.
O condutor era o meu sogro parámos num semáforo e ao lado para um Renault Clio com uns jovens. Eles olham para nós, nós retribuímos o olhar. O desafio estava aceite!!! :evil:
Sinal verde. PARTIDA. Começamos a ver o Clio a ganhar centímetros que se tornaram em metros....
Foi uma risada na carrinha e tema de conversa para os próximos kms. Diziam elas: "Atão, um Clio anda mais que um BMW?!!"
Tentei remediar dizendo: "O primeiro milho é para os pardais..."
Ainda hoje não sei qual a motorização do Clio. Com aquele arranque 1.2 ou 1.5dci não era?!! Talvez um 2.0?!!!

Um dos locais que foi passagem obrigatória foi pelo Gerês. Reparem a estrada portuguesa de ligação a Espanha...
Imagem

Aqui já precisava de um banho...
Imagem

Chegados a Santiago de Compostela
Imagem

No regresso perto de Vigo
Imagem

Adorei efectuar esta viagem com a carrinha. Só tenho a apontar a dureza do banco de trás ao meio em cada paragem obrigava à rotação dos ocupantes....

Abraço ;)

Continua...

die46
Membro Gold
Registado: 22 ago 2010, 23:52
O meu Carro:: e46 320d 136cv

Mensagem por die46 »

muito boa opçao :D
grandes maquinas aqui por viseu, ainda nao vi esta carrinha po ca :(
Imagem

CCM
Membro Juvenil

Mensagem por CCM »

Viva!

Se passares pela BMW de Viseu vais vê-la. Está no doctor. Mas essa é uma estória que contarei mais à frente.
Tirando este período, costuma estar estacionada para os lados da Lisboa :D , só visitando Viseu num fim de semana ou nas férias.

Abraço ;)

die46
Membro Gold
Registado: 22 ago 2010, 23:52
O meu Carro:: e46 320d 136cv

Mensagem por die46 »

isso de estar no médico é que é pior :s
ah por isso é que nunca a vi, porque viseu anda cheio de bmw´s :D
ate da gosto ver alguns
Imagem

Silvio
Membro Junior
Registado: 27 mar 2005, 19:25
O meu Carro:: BMW E91 ///M

Mensagem por Silvio »

Muito :fixe essa viagem... Tens uma Touring à maneira, que com umas mods ficará ainda melhor ;)...

Mas conta lá o que se passou para ela estar no Sr. Doutor :think

Cumprimentos
VENDO / COMPRO / TROCO JOGOS PLAYSTATION 3 & ACESSÓRIOS
VENDO CONSOLAS PLAYSTATION 3 *PS3*
http://www.olx.pt/userlistings/1213662

BMW 320CD - Para Sempre na Memória
BMW 320D E91 ///M a Rolar

CCM
Membro Juvenil

Mensagem por CCM »

Viva!

Em relação ao diagnóstico e intervenção operada na carrinha terão de esperar que a mesma me seja entregue para que tenha o relatório completo. :D

Posso adiantar-vos que ela avisou-me que estava doente e acabou por falecer no local que todos os bimmers desejam falecer: Na oficina do concessionário BMW.

Em relação às mods o que o pessoal gosta é:

- Repro para torrar a embraiagem e os outros componentes!!!! :naonao
- Colocar a carrinha no chão para a minha hérnia levar-me para o bloco operatório!!! (Graças as Deus não tenho nenhuma) :naonao
- A bela da jantola 18'' de preferência 19'' para esforça a bomba da Direcção Assistida e para gastar €2000 quando vou comprar sapatos novos!!! :naonao
- Saias, Aileron e outras fibroses para não passarem despercebidos e pararem em todas as operações STOP!!! :naonao

O que eu gostaria:

- Cruise Control. O Golf tinha e estava habituado, mas dar €300!!! :naonao
- Faróis Xenon. Não pretendo kits de supermercado mas sim de origem com a substituição do para-choques por um com os respectivos mijas. Mas o preço??? Upa... Upa... :naonao

Conclusão: Fica como está que está muito bem. :dance

Abraço ;)

CCM
Membro Juvenil

Mensagem por CCM »

Viva!

A escolha

Como referi estava mais que decidido que a carrinha seria nova. Um dos motivos para esta decisão foi o existir um carro para abate e assim beneficiar do incentivo ao abate. Esta possibilidade aos poucos foi posta de lado porque em fev/mar de 2010 ainda não estava em vigor este incentivo embora houvesse marcas que o fizessem mas isso não era mais que um desconto logo o ter ou não ter o carro para abate pouco influenciava o preço final.

Em determinadas coisas ainda funciono como no século passado então em relação a dinheiro sou muito cauteloso (se calhar até demais). Cartões de crédito e empréstimos não é comigo. Se há dinheiro compra-se, senão não se compra.
A compra da carrinha tinha de ser a pronto e sendo a pronto não havia grande margem de manobra para subir 1000 ou 2000 euros ou mais que fosse.

Então, atendendo aos nossos gostos só poderíamos comprar com uma motorização 1.5 ou 1.6 a gasóleo, dependendo das marcas. O test-drive que fiz à motorização 1.6 TDI pareceu-me uma excelente motorização para circuitos citadinos, para quem faz algumas viagens como eu circular a 120/140 km/h pode-se tornar enfadonho e até monótono, já para não falar quando necessitamos de efectuar uma ultrapassagem... Aí mais vale continuar atrás do camião!!!

Quando me sentei aos comandos da BMW e principalmente testei o motor. Meus amigos!!! Que é isto!!! Isto tem mais força que um burro...

Como é óbvio não podemos comparar as motorizações e nem acabamentos pois estamos a comparar carrinhas do segmento médio com uma carrinha do segmento premium. Mesmo sendo mais experiente (leia-se velha) 3,5 anos a BMW dava-me mais prazer na condução e tinha uma qualidade a bordo excepcional.

Com a impossibilidade de beneficiar do incentivo ao abate e estando a BMW dentro do orçamento não foi difícil dizer o sim. :lol1

O que mais me espantou foi a carrinha ter desvalorizado cerca de 50% em 3,5 anos!!! Mas pelo que tenho visto a partir de agora a desvalorização é mais lenta e gradual. Ainda bem!!!

Resumindo: Preferi comprar uma carrinha de segmento premium com 3/4 anos do que uma carrinha da segmento médio nova. E, não estou arrependido.

Abraço ;)

Continua...

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Boa escolha & boa sorte de futuro com a máquina.

Quanto a modds, creio haver aí algumas opiniões (mal formadas a meu ver) que não estou de acordo, e passo a contra-argumentar:
- O Kit M nada tem a ver com fibroses & fica bem em qualquer modelo BMW. É estilo OEM & em plástico ABS, tal como os pára-choques que vêm com a Touring. O meu carro tem uma série de 'modds' & até hoje não me mandaram parar em operações STOP, pois está tudo de origem.
- a repro, não 'torra embraiagens e outros componentes'. É essencialmente a política de condução de cada pessoa é que define o estado final do veículo. Certo que a repro abusa mais dos componentes mecânicos, mas em condução normal não se nota que se tem repro. Aliás conheço histórias de pessoas que partem turbos & os carros nem andam reprogramados.

Mas visto que não me parece que seja pessoa virada para esse tipo de modds, parecem-me escolhas acertadas. Acho que cada um sabe de si. Siga as revisões na hora certa & muitas horas de prazer de condução. :)
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

CCM
Membro Juvenil

Mensagem por CCM »

Viva!

Quando apresentei os argumentos para não fazer aquelas mods estava a ironizar. :D
ode_joy Escreveu:Boa escolha & boa sorte de futuro com a máquina.
Mas visto que não me parece que seja pessoa virada para esse tipo de modds, parecem-me escolhas acertadas. Acho que cada um sabe de si. Siga as revisões na hora certa & muitas horas de prazer de condução. :)
Aqui percebes-te o que pretendo com a carrinha. Aliás dei o nome Diário de Bordo em vez de Projecto porque aqui o projecto foi concluído quando a carrinha saiu da fábrica. :lol1

Claro que poderei efectuar uma ou outra modificação mas nunca a nível de motor, suspensões ou qualquer outro componente que afecte o comportamento/desempenho da carrinha. Não condeno quem as faz, respeito. Aliás os projectos que aqui tenho visto e as alterações efectuadas ao nível da estética ficaram bem catitas e em nada se compara com o Xuning, que também respeito.

Abraço ;)

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

CCM Escreveu:Viva!

Quando apresentei os argumentos para não fazer aquelas mods estava a ironizar. :D
ode_joy Escreveu:Boa escolha & boa sorte de futuro com a máquina.
Aqui percebes-te o que pretendo com a carrinha. Aliás dei o nome Diário de Bordo em vez de Projecto porque aqui o projecto foi concluído quando a carrinha saiu da fábrica. :lol1

Claro que poderei efectuar uma ou outra modificação mas nunca a nível de motor, suspensões ou qualquer outro componente que afecte o comportamento/desempenho da carrinha. Não condeno quem as faz, respeito. Aliás os projectos que aqui tenho visto e as alterações efectuadas ao nível da estética ficaram bem catitas e em nada se compara com o Xuning, que também respeito.

Abraço ;)

... só quis que não tivesses 'ideias' erradas. Por acaso a 'desculpa' de não baixar mais pareceu-me bem. :D
Quanto aos modelos que andaste a ver, eu andei num Octavia com o mesmo motor & não desgostei, mas ficava um pouco aquém das expectativas.
Creio que a escolha foi acertada. :fixe
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

AcesHigh
Membro Senior
Registado: 16 fev 2008, 19:09
O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015

Mensagem por AcesHigh »

tambem tive um VAG (Audi A3 no meu caso) e depois de ter sentido a condução de um automovel devidamente equilibrado nunca mais mudo de marca! :lovebmw
vale cada euro!

BMW é acima de tudo prazer em conduzir :fixe
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:Imagem
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:Imagem

CCM
Membro Juvenil

Mensagem por CCM »

Viva!

Os problemas

Passado 9 meses, hoje, a carrinha tem 10 000km rodados por mim e outros tantos rodados pela minha esposa. Só tenho o prazer de a conduzir ao fim de semana e nas viagens sendo o carro do dia-a-dia da esposa. Eu tenho um meio de transporte melhor!!! :lol1

O primeiro problema foi detectado logo após a compra. 2 picadas no para brisas, mea culpa :wall , ainda não accionei o seguro.

Começou por se fundir a luz do portão da bagageira. Procurei em várias lojas e não encontrei nenhuma lâmpada de 10w tendo optado por uma de 5w que entretanto já foi substituída por uma de led's.

Seguidamente foi o mínimo do lado direito com o respectivo aviso no quadrante. Volto às lojas e lá encontrei a lâmpada correcta.

Depois começou a aparecer humidade na óptica direita. Aproveitei um contacto com o vendedor para me informar se a garantia cobria o farol. A resposta foi directa: NÃO. Mesmo assim o vendedor deu-me a dica para verificar a tampa da óptica podia ser que estivesse mal encaixada. Assim que ele me disse isto fez-se luz. A óptica com humidade foi a óptica se substituí o mínimo!!! :wall

Uns tempos depois, a uma sexta-feira, chega a minha esposa e diz-me que a carrinha umas vezes destranca outras não.
Sábado, de manhã, vou analisar o problema. Realmente havia ali qualquer problema. Só o portão da mala é que trancava e destrancava sem problemas. Experimentei as 2 chaves mas os sintomas eram os mesmos até que chegou a um ponto de não destrancar a porta do condutor embora as outras, às vezes, destrancavam. Fui à porta do pendura, com a porta aberta, puxei o trinco para baixo. O que é que fui fazer!!! :wall Fiquei com a carrinha trancada excepto a porta do pendura que não fechava nem destrancava!!! Ou seja, o fecho central morreu. Bom! Só havia uma coisa a fazer.Colocar a carrinha na garagem (tinha de entrar pelo lado do pendura) e segunda-feira resolvia-se o problema.
Assim foi, segunda-feira, ligo ao vendedor que me disse para me deslocar a um concessionário BMW para resolverem o problema (tinha cobertura da garantia :D ).
Resultado: Tinha o fusível do fecho central fundido e havia um mau contacto com um fio na porta do condutor.
No final do dia fui buscar a carrinha e ganhei uma lavagem e limpeza interior grátis. :winner

Recordam-se da humidade na óptica? Depois da conversa com o vendedor não fui verificar a tampa. O certo é que nunca mais entrou humidade. Suponho que na BMW a tenham colocado correctamente.

Estão vocês a pensar! Este gajo é mesmo um piquinhas!!! Isto é que são problemas? O gajo é mas é um nabo...

Independentemente do vegetal que me possam chamar isto é um Diário de Bordo e como tal...

Em meados de Dezembro, apareceu um símbolo com um volante e um cadeado amarelo. Peguei no manual, embora a carrinha seja importada tem o manual em português, e lá dizia para me dirigir a um concessionário BMW.

Como comprei a carrinha em Viseu e moro em Lisboa fui a um concessionário aqui na zona (diferente do anterior). A resposta foi a seguinte: "O Sr. vá-se embora que temos mais que fazer!!!" (Mais adiante detalharei esta estória)
Então, contactei o vendedor, que mais uma vez foi super prestável e interessado na resolução do problema, e agendamos a intervenção para a última semana do ano. Aproveitava a minha ida a Viseu para festejar o Natal e deixaria a carrinha a compor. Como estava na hora da revisão solicitei que a fizessem.

Neste momento, ainda lá está...

Abraço ;)

Continua...

CCM
Membro Juvenil

Mensagem por CCM »

Viva!

A Garantia

As garantias são como os seguros. Óptimas enquanto não se precisa.

Aquando da aquisição da carrinha umas das coisas que questionei sobre a garantia foi a sua abrangência geográfica. Foi-me dito que a abrangência era nacional embora fosse preferível solucionar os problemas lá (Viseu), bem como as revisões.

Quando tive o problema com o fecho central estava em Lisboa. Contactei o vendedor para saber quais os procedimentos a adoptar. Aconselhou-me a contactar um concessionário Peugeot aqui da zona. Escolhi o mais próximo e lá fui eu. A recepcionista ficou um pouco sem saber o que fazer. Mesmo assim disse para deixar a carrinha que depois resolvia-se o problema. (Atendimento 5*)

No dia seguinte, recebo um telefonema da Peugeot. (Não é difícil perceber o que queriam!!!) Primeiro quiseram saber qual o problema da carrinha depois informaram-me que não a poderiam arranjar e teria de me deslocar a um concessionário BMW. Expliquei que o vendedor tinha-me dito para deixar num concessionário Peugeot e que lá tratavam do assunto.
Sendo assim, disponibilizaram-se a levar a carrinha para o concessionário BMW e depois do problema resolvido teria de a ir lá buscar. Informou-me, também, que num próximo caso semelhante poderia dirigir-me directamente a qualquer concessionário BMW porque eles também tinham acordo com a entidade com a qual contratei a garantia.

Agora em Lisboa, a Peugeot demonstra uma selecção criteriosa dos seus colaboradores. :fixe :winner

Recordam-se do problema do volante amarelo com o cadeado? Nas próximas linhas relatarei a minha experiência com concessionário BMW "O Sr. vá-se embora que temos mais que fazer!!!"

Estávamos na penúltima semana de 2010, desloco-me ao concessionário afim de resolver o problema. Confesso que a minha imagem ia um pouco descuidada quando digo descuidada na ia de fato e gravata.

Chego à recepção, explico à Sra. o motivo da minha vinda. Responde-me dizendo que teria de falar com o chefe da oficina. Entretanto passa um Sr. e ela diz:
"Olhe! Ali vai ele. Óh!, Sr. Manel. Não se importa de chegar aqui?" (Manel é nome fictício.)

Explicado o motivo da minha presença. O Sr. Manel diz:
"Isso tem de levar o módulo da coluna da direcção novo. Custa uns €400!!!"

Retorqui que não havia problema porque estava abrangido pela garantia e mostrei os papéis.

O Sr. Manel: "Sabe?! Tive aqui um M6 com o problema no motor da fechadura com a mesma garantia. Arranjamos o carro e depois a garantia não nos pagou os €600. Tive de ir lá acima explicar-me!!! (Leia-se administração)"

Pensei para comigo: "O que me interessa isso!!! Eu tenho a carrinha com um problema e quero resolvido."

Argumentei que já tinha tido um problema (o do fecho central) e a carrinha foi à BMW e não houve qualquer impedimento para a arranjarem ao abrigo da garantia. Depois de dizer isto, e só agora, solicitaram-me a chave da carrinha para confirmarem o que dizia.

A recepcionista coloca a chave no leitor e passado uns instantes começa por dizer:
"Sabe?! A sua carrinha está cheia de serviços para fazer!!" Com um tom de voz que parecia que a revisão já deveria ter sido feita à 1 ano atrás. Ou que tinha uma doença muito má e já não tinha cura...

Efectivamente a carrinha necessitava de efectuar a revisão. Acusava a mudança de óleo, pastilhas à frente, mudança óleo dos travões e microfiltro. Mas ainda podia rodar mais do que 1000 kms, segundo informação do CB.

O Sr. Manel aproxima-se do monitor e diz:
"Está aqui o serviço efectuado!!! Mudaram-lhe o fusível do fecho central. Que a carrinha tem suplentes!!! (Passando-me uma atestado de estupidez!) e o custo foi de 59 cêntimos. Nós aqui também fazíamos. Aliás até lhe oferecia o fusível."

Depois disto. Na minha boa fé continuei com a minha batalha para que me resolvessem o problema. Perguntei:
"Quais as consequências de andar assim com a carrinha?"
Diz o Sr. Manel:
"Neste momento o símbolo ainda está amarelo não é muito preocupante mas quando passar para vermelho..."
"O que pode acontecer?!!"
"Aí a carrinha deixa de pegar. Quando isso acontecer o melhor é o Sr. ir beber um café e passado 10min. volta a tentar colocar a carrinha em funcionamento. Neste tipo problema é preciso calma!!!"

Nem queria acreditar no que estava a ouvir!!! Um chefe de oficina a aconselhar calma e a ir beber um café... Pelo amor de Deus...

Mesmo assim, insisti para que ao menos ligassem a carrinha à máquina.
A recepcionista:
"Só temos vaga para dia 30 de Dezembro."

Estava na cara que não queriam arranjar a carrinha...
Mesmo assim, mantive a educação e marquei o diagnóstico.

Saí de lá e de imediato liguei para o vendedor de Viseu e na hora agendei a reparação.

Como é óbvio não compareci ao diagnóstico. Não recebi uma chamada questionando o motivo...

Com certeza se tivesse ido de fato e gravata o atendimento teria sido diferente!

Detesto pessoas que julgam pela aparência. E ainda por cima, são maus profissionais.

Abraço ;)

Continua...

Responder

Voltar para “E9x”