Em primeiro lugar, a policia devia era estar caladinha, e nao tinha nada de argumentar, para te desviares ou nao.
o trabalho e funçao deles neste caso, é como a senhora nao aceita a declaraçao amigavel, fazer um auto, e desenhar o croqui. alem de controlar o transito enquanto os veiculos estao no local, se tiram medidas, antes de normalizar a via.
Depois... vem dor de cabeça.
5dias uteis para a policia passar o croqui no computador.
após isso, tens de ir á estaçao da policia levantar o croqui... prepara uns centimos pk eles cobram as fotocopias

pegas no croqui, e entregas na tua seguradora, aconcelho a fazeres uma copia, ja te digo + abaixo o pq.
acerca do seguro contra todos os riscos, se mandares reparar de imediato o carro, activas o seguro de danos próprios, e isso vai-te agravar o seguro, mas reparas o carro rapido.
nao sei se depois for dado como culpa do outro condutor, se pagam a reparaçao, pk quem da a ordem de reparaçao seria a outra companhia, e neste caso foi a tua...
por isso, tens de esperar que as duas companhias entrem e concordancia.
no meu caso, o outro individuo que nao queria a declaraçao amigavel, nem compareceu na policia levantar o croqui, nem informou a seguradora dele, logo tive de eu ir a seguradora dele, e como tinha lá conhecimentos, entreguei uma copia do croqui... que ele devia ter entregue....
a partir daí as seguradoras entenderam-se...
o pior caso... foi que a culpa foi dada a mim... deram-me um estouro na traseira do carro, o outro individuo disse que ia virar para uma ruela, e como na lei é proibido ultrapassar em cruzamentos. lixei-me. embora aquilo seja uma nacional, recta, com linha descontinua em toda a extensao. uma estradazinha em terra batida, para um terreno no campo, já serve para se considerar cruzamento. parece que podemos virar a vontade sem reparar se estamos a ser ultrapassados!!!(só neste país)
voltando ao assunto.
aperta com as seguradoras quando tiveres o croqui.
espero que na declaraçao tenhas escrito tudo tal e qual, e digas de onde vinhas, e pk te desvias-t.
aperta com eles.