Para tentar acabar de vez com este tema, pois já é mais que debatido em todo o lado, só quem nunca conduziu um TDI e um BMW, pode tentar comparar uma coisa com outra, pois são conceitos diferentes, mecânicas, etc....
Há TDI's de 700kg e TDI's de 1400kg, com a mesma potência, logo aqui para comparar com os mesmos é necessário ter sempre isso em linha de conta. Um TDI tem tracção à fte, logo a potência dissipada é muito menor (corrijam-me se estiver errado), etc, etc..... estaríamos aqui a chover no molhado!
Eu já tive TDI's (2) e as experiências são diferentes para o BMW, até porque reparem, imaginem o que era ter um BMW com o "boost" de um TDI à chuva, facilmente teriamos qualquer um de nós virado ao contrário.... não sei se não será essa uma das razões da BMW ter um "lag" tão próprio, já o Mercedes C220CDI do meu pai é mto suave a subir de rotação....
Mas adiante, para o teu problema tens duas soluções, ou compras um TDI para dar corda aos BMW, que não trocam de caixa, ou trocas de caixa e dás corda aos TDI's.... pois se depois do outro de dar corda tentas ir buscá-lo, ou tens um coração maior que o dele, ou então esquece....
Que digo eu de levar andar taco a taco com o 325i e saxos e 106, o 325i está mesmo morto