turbo em 325i

Área de modificações e performance em geral

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nelson78
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Mensagem por nelson78 »

nao é para comparar um turbo num 318 com um turbo num 325!!!


eu so dei o 318 como exemplo porque esse mecanico disse que ja tinha montado um...

ate porque esse 318 pelo que me foi descrito nem ficou a andar nada de especial, a ideia era so ter um aucilio em subidas

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E21Craze
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Mensagem por E21Craze »

Bem, tinha aqui um post quilométrico mas o computador comeu-o :?

Aaaaadiante...

Quando eu estava dizer para não comparar um m10 a um m20 era porque o m10 é bastante mais robusto, e se houve motor que nasceu para apanhar com uma "ventoinha" em cima, é mesmo o m10 :lol:

Por isso, se esse 318 ficou a andar pouco, fizeram asneira. É possível espremer uns 180 cv ou mais de um m10 com os pistons de origem.

Quanto ao m20, o caminho a seguir depende, evidentemente, daquilo que se quer do motor e daquilo que se pode gastar. Queres dar umas gazadas? Enfia-lhe um turbo "às 3 pancadas", aumenta a pressão de injecção, e pronto. Mas se rebentar...

Queres uma coisa muuuito perfeitinha? Mete um colector destes:

Imagem

e diz adeus a uns 700 euros.

Este colector é feito em inox, a qualidade exemplar. Mas há mais duas soluções para pendurar o turbo no motor: a mesma firma que faz este colector também faz um adaptador para ligar o turbo ao colector de origem. E (agora isto deve interessar) se não me engano o colector do 324 td adapta-se bem ao m20. A vantagem deste colector é que além de ser barato (sucata...) permite ganhar pressão no turbo mais depressa, embora limite um pouco a potência máxima.

Quanto à escolha do turbo, foge ou melhor CORRE PARA LONGE dos turbos de carros a gasóleo: regra geral têm carcaça em ferro fundido. Os turbos de motores a gasolina são geralmente de inox, mais resistentes ao calor.

Saltando a parte de dimensionamento do turbo, que ainda estou a estudar, hihihihi...

Agora que o turbo já lá está pendurado (e as tubagens de óleo também, não esquecer...), falta pensar em como meter gasosa que chegue. Ora muito bem, mais uma vez duas hipóteses:

Primeiro, meter uma válvula que aumente a pressão de gasolina com a pressão do turbo. E rezar. Por segurança, mete uma MSD 6 BTM para controlar o avanço da ignição.

Segundo, para fazer as coisas como deve ser, usa antes uma centralina parametrizável. A SDS é das mais baratas, mas mesmo assim é puxada. Uma Mega Squirt é bastante mais barata, embora dê mais trabalho. Tens a vantagem de conseguir controlar ao mesmo tempo ignição e injecção, bem como uma porrada de outras coisas.

Quando a preparações internas (pistons), para os níveis de potência que queres, devem chegar os de origem. Calculo que uns 200 cv sejam possíveis sem grandes problemas.

Não querendo saltar pormenores, o belo do intercooler 8) Aqui, desde feitos por medida (€€€€€) até aproveitados de outros carros. Um que me parece bom é o do Saab 900

Imagem

Este até é barato e fácil de colocar. Há um modelo deste intercooler que tem a entrada e a saída de ar do mesmo lado, o que facilita bastante a montagem.
RWD ForeverImagem

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_picaman_
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Mensagem por _picaman_ »

o meu motor como é no E36, é um M50, nao um M20...
ex:
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E36 325 tds bordeaux
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E34 524td
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actualmente:
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E36 325i coupé
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FQ200turbo
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Mensagem por FQ200turbo »

tenta arranjar um garrett t2 q e bastante barato
mandas fazer o colector escape por encomenda para o turbo
cotovelo do turbo para fazer ligacao a linha de escape
ligacoes de agua e oleo para o turbo
regulador gasolina
mexer na centralina para nao cortar o debito de gasolina

com pouca pressao de turbo nao precisas de mexer no motor
dps podes melhorar com uma junta cabeca metalica, injectores para mais debito
bla bla bla etc etc etc

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nelson78
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Mensagem por nelson78 »

sim e verdade com pouca pressao o motor stock aguenta...


mas uma coisa te garanto eu, com 0.8 bar o motor parte de certeza

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E21Craze
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Mensagem por E21Craze »

Não necessariamente. Podes sempre meter injecção de água.

E o que disse para o m20 vale para o m50.
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FQ200turbo
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Mensagem por FQ200turbo »

0,8 ja e muito bom para um n/a
para 0,8 ja precisa de muito mais gasolina, ai ja precisa de intercooler, umas velas platina de preferencia, q as de origem nao vao aguentar
e com uma junta de cabeca metalica mais grossa q a de origem, para baixar a compressao, acredito q aguente, se o motor tiver em boas condicoes tal como refrigeracao etc

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nelson78
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Mensagem por nelson78 »

mas tudo de origem.
Última edição por nelson78 em 22 fev 2010, 12:02, editado 1 vez no total.

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Mensagem por E21Craze »

nelson78 Escreveu:derreteu os polos de uma vela e furou um piston
Detonou. Pode ter sido mais coisas sem ser a pressão. Por exemplo, avanço de ignição ou mistura.
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nelson78
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Mensagem por nelson78 »

E21Craze Escreveu:
nelson78 Escreveu:derreteu os polos de uma vela e furou um piston
Detonou. Pode ter sido mais coisas sem ser a pressão. Por exemplo, avanço de ignição ou mistura.

sim tudo indica que foi falta de gasolina ( mistura muito pobre no 6º cilindro)

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Mensagem por FQ200turbo »

lool, claro
q velas eram ? platina nao deviam ser
q regulador de gasolina tens ?
junta de origem ?
e q inda por cima e 6cilindros...

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Mensagem por FQ200turbo »

pra este tipo de coisas a q se fazer como deve ser e com cabeca, pq senao no fim gasta-se o dobro do dinheiro e xega-se ao mesmo
um amigo meu com um 5gtturbo, motor acabado de recontruir com pistons baixa compressao, etc etc etc mal acabou de fazer a rodagem, foi testar o carro, o modulo novinho, fez um avanço marado e furou logo um piston lol

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nelson78
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Mensagem por nelson78 »

alias tudo de origem...
Última edição por nelson78 em 22 fev 2010, 12:03, editado 1 vez no total.

FQ200turbo
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Mensagem por FQ200turbo »

pois... e a pica de ver as coisas feitas :D

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