turbo em 325i
Moderador: Staff
Bem, tinha aqui um post quilométrico mas o computador comeu-o
Aaaaadiante...
Quando eu estava dizer para não comparar um m10 a um m20 era porque o m10 é bastante mais robusto, e se houve motor que nasceu para apanhar com uma "ventoinha" em cima, é mesmo o m10
Por isso, se esse 318 ficou a andar pouco, fizeram asneira. É possível espremer uns 180 cv ou mais de um m10 com os pistons de origem.
Quanto ao m20, o caminho a seguir depende, evidentemente, daquilo que se quer do motor e daquilo que se pode gastar. Queres dar umas gazadas? Enfia-lhe um turbo "às 3 pancadas", aumenta a pressão de injecção, e pronto. Mas se rebentar...
Queres uma coisa muuuito perfeitinha? Mete um colector destes:

e diz adeus a uns 700 euros.
Este colector é feito em inox, a qualidade exemplar. Mas há mais duas soluções para pendurar o turbo no motor: a mesma firma que faz este colector também faz um adaptador para ligar o turbo ao colector de origem. E (agora isto deve interessar) se não me engano o colector do 324 td adapta-se bem ao m20. A vantagem deste colector é que além de ser barato (sucata...) permite ganhar pressão no turbo mais depressa, embora limite um pouco a potência máxima.
Quanto à escolha do turbo, foge ou melhor CORRE PARA LONGE dos turbos de carros a gasóleo: regra geral têm carcaça em ferro fundido. Os turbos de motores a gasolina são geralmente de inox, mais resistentes ao calor.
Saltando a parte de dimensionamento do turbo, que ainda estou a estudar, hihihihi...
Agora que o turbo já lá está pendurado (e as tubagens de óleo também, não esquecer...), falta pensar em como meter gasosa que chegue. Ora muito bem, mais uma vez duas hipóteses:
Primeiro, meter uma válvula que aumente a pressão de gasolina com a pressão do turbo. E rezar. Por segurança, mete uma MSD 6 BTM para controlar o avanço da ignição.
Segundo, para fazer as coisas como deve ser, usa antes uma centralina parametrizável. A SDS é das mais baratas, mas mesmo assim é puxada. Uma Mega Squirt é bastante mais barata, embora dê mais trabalho. Tens a vantagem de conseguir controlar ao mesmo tempo ignição e injecção, bem como uma porrada de outras coisas.
Quando a preparações internas (pistons), para os níveis de potência que queres, devem chegar os de origem. Calculo que uns 200 cv sejam possíveis sem grandes problemas.
Não querendo saltar pormenores, o belo do intercooler
Aqui, desde feitos por medida (€€€€€) até aproveitados de outros carros. Um que me parece bom é o do Saab 900

Este até é barato e fácil de colocar. Há um modelo deste intercooler que tem a entrada e a saída de ar do mesmo lado, o que facilita bastante a montagem.

Aaaaadiante...
Quando eu estava dizer para não comparar um m10 a um m20 era porque o m10 é bastante mais robusto, e se houve motor que nasceu para apanhar com uma "ventoinha" em cima, é mesmo o m10

Por isso, se esse 318 ficou a andar pouco, fizeram asneira. É possível espremer uns 180 cv ou mais de um m10 com os pistons de origem.
Quanto ao m20, o caminho a seguir depende, evidentemente, daquilo que se quer do motor e daquilo que se pode gastar. Queres dar umas gazadas? Enfia-lhe um turbo "às 3 pancadas", aumenta a pressão de injecção, e pronto. Mas se rebentar...
Queres uma coisa muuuito perfeitinha? Mete um colector destes:

e diz adeus a uns 700 euros.
Este colector é feito em inox, a qualidade exemplar. Mas há mais duas soluções para pendurar o turbo no motor: a mesma firma que faz este colector também faz um adaptador para ligar o turbo ao colector de origem. E (agora isto deve interessar) se não me engano o colector do 324 td adapta-se bem ao m20. A vantagem deste colector é que além de ser barato (sucata...) permite ganhar pressão no turbo mais depressa, embora limite um pouco a potência máxima.
Quanto à escolha do turbo, foge ou melhor CORRE PARA LONGE dos turbos de carros a gasóleo: regra geral têm carcaça em ferro fundido. Os turbos de motores a gasolina são geralmente de inox, mais resistentes ao calor.
Saltando a parte de dimensionamento do turbo, que ainda estou a estudar, hihihihi...
Agora que o turbo já lá está pendurado (e as tubagens de óleo também, não esquecer...), falta pensar em como meter gasosa que chegue. Ora muito bem, mais uma vez duas hipóteses:
Primeiro, meter uma válvula que aumente a pressão de gasolina com a pressão do turbo. E rezar. Por segurança, mete uma MSD 6 BTM para controlar o avanço da ignição.
Segundo, para fazer as coisas como deve ser, usa antes uma centralina parametrizável. A SDS é das mais baratas, mas mesmo assim é puxada. Uma Mega Squirt é bastante mais barata, embora dê mais trabalho. Tens a vantagem de conseguir controlar ao mesmo tempo ignição e injecção, bem como uma porrada de outras coisas.
Quando a preparações internas (pistons), para os níveis de potência que queres, devem chegar os de origem. Calculo que uns 200 cv sejam possíveis sem grandes problemas.
Não querendo saltar pormenores, o belo do intercooler


Este até é barato e fácil de colocar. Há um modelo deste intercooler que tem a entrada e a saída de ar do mesmo lado, o que facilita bastante a montagem.
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 7
- Registado: 12 ago 2005, 13:30
- Localização: Ka100 / Sintra
- Contacto:
tenta arranjar um garrett t2 q e bastante barato
mandas fazer o colector escape por encomenda para o turbo
cotovelo do turbo para fazer ligacao a linha de escape
ligacoes de agua e oleo para o turbo
regulador gasolina
mexer na centralina para nao cortar o debito de gasolina
com pouca pressao de turbo nao precisas de mexer no motor
dps podes melhorar com uma junta cabeca metalica, injectores para mais debito
bla bla bla etc etc etc
mandas fazer o colector escape por encomenda para o turbo
cotovelo do turbo para fazer ligacao a linha de escape
ligacoes de agua e oleo para o turbo
regulador gasolina
mexer na centralina para nao cortar o debito de gasolina
com pouca pressao de turbo nao precisas de mexer no motor
dps podes melhorar com uma junta cabeca metalica, injectores para mais debito
bla bla bla etc etc etc
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 7
- Registado: 12 ago 2005, 13:30
- Localização: Ka100 / Sintra
- Contacto:
0,8 ja e muito bom para um n/a
para 0,8 ja precisa de muito mais gasolina, ai ja precisa de intercooler, umas velas platina de preferencia, q as de origem nao vao aguentar
e com uma junta de cabeca metalica mais grossa q a de origem, para baixar a compressao, acredito q aguente, se o motor tiver em boas condicoes tal como refrigeracao etc
para 0,8 ja precisa de muito mais gasolina, ai ja precisa de intercooler, umas velas platina de preferencia, q as de origem nao vao aguentar
e com uma junta de cabeca metalica mais grossa q a de origem, para baixar a compressao, acredito q aguente, se o motor tiver em boas condicoes tal como refrigeracao etc
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 7
- Registado: 12 ago 2005, 13:30
- Localização: Ka100 / Sintra
- Contacto:
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 7
- Registado: 12 ago 2005, 13:30
- Localização: Ka100 / Sintra
- Contacto:
pra este tipo de coisas a q se fazer como deve ser e com cabeca, pq senao no fim gasta-se o dobro do dinheiro e xega-se ao mesmo
um amigo meu com um 5gtturbo, motor acabado de recontruir com pistons baixa compressao, etc etc etc mal acabou de fazer a rodagem, foi testar o carro, o modulo novinho, fez um avanço marado e furou logo um piston lol
um amigo meu com um 5gtturbo, motor acabado de recontruir com pistons baixa compressao, etc etc etc mal acabou de fazer a rodagem, foi testar o carro, o modulo novinho, fez um avanço marado e furou logo um piston lol
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 7
- Registado: 12 ago 2005, 13:30
- Localização: Ka100 / Sintra
- Contacto: