Radiador de oleo em M50

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Responder
tiago blanquet
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30

Radiador de oleo em M50

Mensagem por tiago blanquet »

Boas.

Há por aqui alguem que tenha feito esta modificação?

Tou aqui as voltas a ver como é que vou fazer a linha de oleo passar pelo radiador. Já vi uns copos de filtro completos mesmo da BMW que teem conectores mesmo para esse proposito, que parece que sairam uns E46 com radiadores de oleo.
Uma solução seria converter para um copo desses mas custa um balurdio.
Outra seria uma tampa adaptativa para fazer o oleo circular pelo radiador e entrar novamente para ser filtrado normalmente. O filtro terá que ser diferente pois tem que haver espaço para o oleo entrar entre o tubo e a parte interna do filtro.

O copo:
http://store.bimmerworld.com/e36-6-cyl- ... p1069.aspx

A tampa (aparentemente a melhor opção) :
Imagem

Aqui outro modelo ta tampa que é copia da anterior, mas acho que esta é de plastico enquanto a outra é aluminio mas mais cara.
Imagem

tiagoghost
Membro Gold
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50

Re: Radiador de oleo em M50

Mensagem por tiagoghost »

tens os copos do m3 e36 que trazem a furação para o radiador de oleo, com uns tubos mesmo a medida...

mas o mais barato é mesmo a 2ª opção. a ultima img que mstras-te tinha uma saida de oleo para turbo

abraço
E36 S50 Coupe

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

nao nao, mais barato mesmo sera arranjares uma 525 ou 325TDS que tras radiador de oleo de origem e nao precisas de adaptar nada, basta tirar de um e por noutro.

abraco :)
Imagem Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Manuel S. Escreveu:nao nao, mais barato mesmo sera arranjares uma 525 ou 325TDS que tras radiador de oleo de origem e nao precisas de adaptar nada, basta tirar de um e por noutro.

Ya, já tinha andado a ver isso ;) Um dias destes quando se mexer no motor.
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

tiago blanquet
Membro Juvenil

Manuel S. Escreveu:nao nao, mais barato mesmo sera arranjares uma 525 ou 325TDS que tras radiador de oleo de origem e nao precisas de adaptar nada, basta tirar de um e por noutro.

E o copo é plug and play? Aquilo depois leva lá o alternas e o bombas da D.A. ligados, isso tem a mesma config nos diesel? Tenho que investigar isso.

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Radiador de oleo em M5o

Mensagem por Manuel S. »

E tudo igual, agora Nao sei precisar isso mas sei que e tudo compatível pois eu já tive um e outro ao lado , era a minha e34 tds e o meu e34 m50. Mas olha, porque e que vais meter radiador de óleo quando isso precisa mesmo e de um cárter anti g? Já agora, basta por o radiador de óleo e esta feito ou tem de se mexer na bomba para dar mais pressão de óleo? E a que temperaturas e que isso trabalha? Isso Nao deve andar bem quente demais nem frio demais ;)
Imagem Imagem

tiago blanquet
Membro Juvenil

Manuel S. Escreveu:E tudo igual, agora Nao sei precisar isso mas sei que e tudo compatível pois eu já tive um e outro ao lado , era a minha e34 tds e o meu e34 m50. Mas olha, porque e que vais meter radiador de óleo quando isso precisa mesmo e de um cárter anti g? Já agora, basta por o radiador de óleo e esta feito ou tem de se mexer na bomba para dar mais pressão de óleo? E a que temperaturas e que isso trabalha? Isso Nao deve andar bem quente demais nem frio demais ;)
O carter vou manter original pra já. Mas o oleo é sempre uma ajuda ter a uma temperatura mais amena. Isto montando, ponho um termostato que fechado faz bypass e liga a linha, e aberto faz o oleo passar pelo radiador. Julgo ate que esse copo com as linhas de oleo já tem o proprio termostato integrado que já vi fotos e as linhas saem directas para o radiador sem passar por nenhum termostato por isso ele tem que estar dentro do copo.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

O nosso tem o carter M3, para evitar grandes oscilações do óleo quando os G's laterais são mais acentuados...
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

carlos xavier
Membro Junior
Registado: 09 abr 2005, 23:36

Mensagem por carlos xavier »

o radiador de oleo é igual aos 325 tds o corpo do oleo nao tem nada a ver
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

Mr_Trecolareco
Membro Senior
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Contacto:

Mensagem por Mr_Trecolareco »

tiago blanquet Escreveu:
Manuel S. Escreveu:E tudo igual, agora Nao sei precisar isso mas sei que e tudo compatível pois eu já tive um e outro ao lado , era a minha e34 tds e o meu e34 m50. Mas olha, porque e que vais meter radiador de óleo quando isso precisa mesmo e de um cárter anti g? Já agora, basta por o radiador de óleo e esta feito ou tem de se mexer na bomba para dar mais pressão de óleo? E a que temperaturas e que isso trabalha? Isso Nao deve andar bem quente demais nem frio demais ;)
O carter vou manter original pra já. Mas o oleo é sempre uma ajuda ter a uma temperatura mais amena. Isto montando, ponho um termostato que fechado faz bypass e liga a linha, e aberto faz o oleo passar pelo radiador. Julgo ate que esse copo com as linhas de oleo já tem o proprio termostato integrado que já vi fotos e as linhas saem directas para o radiador sem passar por nenhum termostato por isso ele tem que estar dentro do copo.
Tiago, já montaste o manómetro de temperatura de óleo? De pressão de óleo?

Sinceramente pelo que o nosso tem sofrido é mto mais preocupante a falta de oleo nas touches hidráulicas do que a temperatura do mesmo.

Sei que a temperatura estraga mais depressa o óleo, no entanto a falta de lubrificação de peças no motor estraga mais o motor que oleo demasiado "partido" do calor excessivo.

Em relação á solução de facto optar pelo copo do M3 seria o mais simples ( e com o negócio certo até pode ser o menos dispendioso ) pois comprar a tampa maquinada com as saídas deve ser mais caro que encontrar um m3 para peças ( pela Europa ).

Depois é como diz o Manuel, ver de temperaturas, termostato, radiador de quantas filas etc para não criares um sistema demasiado longo que esforce em demasia a bomba de óleo e baixe a pressão e temperatura de óleo no motor.

Sei que os drifts são de mais curta duração em kartodromo do que as curvas rápidas em autódromo, mas qto mais estável for a pressão do óleo melhor.

E se arranjares o carter do m3 ( 3.2 é mais reforçado que o 3.0, mas no nosso o do 3.0 tem servido perfeitamente ) seria um bom principio de upgrade.
Um abraço e muito boas curvas!!!

tiago blanquet
Membro Juvenil

Ya o balde do M3 não seria mal pensado, no entanto acho que não tenho grandes problemas que os Gs nunca são muito grandes a não ser nas mudanças de direcção que o carro manda aquela chicotada. Vou instalar sim um Oil press e Oil temp nisto, fica ali no lugar do OBC que ta pifado so o botão check e que funciona e assim rentabilizo esse espaço

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”