Sistema de som OEM Audio systems: E87, E90, E91, E92

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Responder
largas
Membro Iniciado
Registado: 13 jan 2012, 09:29
O meu Carro:: BMW 116d E87 2010

Mensagem por largas »

Boas a todos.
Tive como primeiro BMW um 116i E87 de 2006. Vinha equipado com um radio Profissional e Bluetooth para telemóvel. O som para o radio que era de fábrica dava para ouvir mas não dava para puxar muito por ele. :roll: No entanto achei que, na altura não iria investir no som e deixava para outra altura esse investimento.
Comprei em Dezembro do ano passado um 116d LCI E87 de Out. 2010. Como vem equipado com um rádio Profissional estava mais ou menos "descansado" com o som pelo menos de fábrica. Pois iria ser(pensei eu), igual ao anterior. A Maria até achou que tinha mais agudo no som :tellme em comparação ao 116i, razão que acabei de descobrir mais adiante.

Qual o meu espanto de ouvir em que o som não era nada parecido com o meu antigo 116i de 2006! Andei muito à busca da razão o qual este E87 LCI de 2010 tinha um som mais "abafado" e diferente do meu primeiro E87 de 2006. Testei com algumas músicas e vi que realmente tinha mais baixos mas quando entrava graves, cortava completamente e as vozes pareciam estavam a ser "afogadas" :scary

Depois de fazer muitas pesquisas, encontrei este documento que explica, o que vem equipado de série, os grupos de opções(676;677), número de alifalantes, onde se encontram e potência. Foi neste documento que encontrei os altifalantes por baixo de cada banco da frente. Coisa que, de certeza, o meu 116i de 2006 não trazia. Ourta situação curiosa é não ter de série(tanto com o Buisness ou com o Professional), são altifalantes no tal triângulo da porta junto ao vidro. Está lá o sítio, mas sem altifaante: situação que se pode confirmar na opção Stereo e em que a opção 676 já inclui. Como todos, temos as nossa dúvidas e gostamos de ser ajudados, decidi em partilhar aqui no forum(não sei se já foi postado, se foi, as minhas sinceras desculpas):

Click to View

A explicação de as frequencias mais altas "cortarem" apartir de uma certa posição de volume também estava explicado neste documento:
"The mid-range loudspeakers in the front doors and the bass loudspeakers are controlled on each side by a common audio output stage in the radio or navigation system. The loudspeaker wire is split in the vehicle's A-pillar. From here, the signal is fed separately to the loudspeakers. In order to protect the radio's audio output stages from overloading through the loudspeakers, which are connected in parallel, a capacitor is connected in series to the front mid-range loudspeakers.
The capacitor acts as resistance to the alternating current, and changes its value according to the frequency. The lower the frequency, the greater the resistance. This means that the total resistance (impedance) of the bass loudspeakers, capacitor and mid-range loudspeakers is in an uncritical range for the audio output stage."

Agora, com tudo"explicado" pela diferença de som entre o meu antigo 116i de 2006 e o meu atual 116d de 2010, neste caso, quero mesmo investir no som.
Existe a tal opção do Alpine retrofit kit, mas deixa me com uma situação que é a seguinte:
- Ao adquirir o kit, será que vou ficar satisfeito(pelo menos melhor deve ficar :desconfiado ), ou sabendo, com esse valor dado pelo kit, tenho opções muito melhores e mais baratas oferecidos no mercado nas casa de especialidade;
- Ao optar pelo "aftermarket" tenho a situação em que, ao estar abrangido de uma garantia de 4 anos por ter sido adquirido a viatura em Premium Select, o stand em que adquiri o mesmo diz que invalida a garantia :shock: , coisa que, eu não queria acontecer, pois 4 anos são sempre 4 anos. Vou arriscar uma garantia de 4 anos de fábrica(que tenho, por escrito, dado pelo importador que era o dono original da viatura: BMW Portugal)pela oferta de uma instalação numa casa da especialidade por um valor menor do que o retrofit :humm

Espero que este documento possa ajudar quem tinha dúvidas ou apenas curiosidade sobre o seu sistema de som que vem de fábrica, e também peço opiniões sobre o kit Alpine retrofit(alguem que possui, que tenha ouvido já de uma viatura que tenha instalado) e esta situação em que deparo agora. Obrigado e boas curvas a todos. :) :driving
Última edição por largas em 14 jan 2012, 12:30, editado 1 vez no total.

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Re: Sistema de som OEM Audio systems: E87, E90, E91, E92

Mensagem por fspinto »

Não te vou ajudar muito com as tuas perguntas, mas o meu E82 de 2010 tem som Hi-Fi e radio business. O som é razoável. Nada de espetacular, mas não defrauda. Tem as vias que falas (debaixo dos bancos e portas) mas também tweeters.

Quanto ao alpine retrofit, já há uma thread algures sobre isso. Penso que não é exactamente igual ao que tenho no meu porque inclui um amplificador na mala (que o meu não tem).
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

largas
Membro Iniciado

Mensagem por largas »

fspinto Escreveu:Não te vou ajudar muito com as tuas perguntas, mas o meu E82 de 2010 tem som Hi-Fi e radio business. O som é razoável. Nada de espetacular, mas não defrauda. Tem as vias que falas (debaixo dos bancos e portas) mas também tweeters.

Quanto ao alpine retrofit, já há uma thread algures sobre isso. Penso que não é exactamente igual ao que tenho no meu porque inclui um amplificador na mala (que o meu não tem).

Obrigado na mesma fspinto. :) Então o teu veio com a opção 676

Sei que existe um thread, mas fala de adquirir em group buy(viewtopic.php?f=39&t=37723&start=60&hil ... trofit+kit), e não fala de alguem que tenha adquirido, ou testado um sistema com o retrofit instalado. Talvez posso "ressuscitar" o tópico mas ser mais especifico no caso em si(experiência, custos, documentos, etc.), do sistema Alpine retrofit do que originalmente foi criado(group buy), ou então abrir um novo tópico todo em si dedicado a este tema.

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

se for como no meu E82, compras os tweeters de meter no triangulo das portas, e os respectivos triangulos com os furinhos, e passas a ter + agudos no carro. após configuraçao no radio dps de instalar... deu pa subir um bocado o bass, e descer o treble, e notei uma diferença porreira no carro.
Se mudasse alguma coisa, era trocar os altifalantes debaixo dos bancos pelos earthquake SWS 8, e meter um amp, para os fazer mexer :)
no kit da alpine, vem os tweeters e o altifalante de médios... a meu ver, a diferença entre meter este kit e meter apenas os tweeters, ira ser ligeiramente superior para o kit, por causa de ter o amp ligado...
eu como quero ter qualidade de som, e nao que dê volume absurdamente alto... preferia instalar os sub.
agora é tudo uma questao de gostos e carteiras. :)
o SWS8 sao soberbos, mas caros. e encaixam perfeição nos nossos carros.

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

Bom dia.

Recentemente fiz uns pequenos retoques na insonorização do meu E87 ao nível das portas, pilares, mala, e fundo do carro a partir do banco traseiro, à semelhança do que podem ver nesta imagem. Como não queria fazer uma coisa que ficasse pouco prática caso fosse necessário fazer alguma intervenção a nível de portas, utilizei apenas o feltro e cola de contato. Devo dizer que, apesar da simplicidade notei uma diferença colossal em relação à filtragem de barulhos exteriores ao carro, quer derivados dos pavimentos irregulares ou empedrados, passagens sobre tampas e outros.

Imagem

Posto isto é que notei muita falta de agudos uma vez que o som das colunas ficava demasiado basso (abafado). Notei a falta dos twitters...

Passei para a montagem de twitters nas portas de frente e no último pilar traseiro, como poderão verificar na imagem anterior e na que se segue...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que fiz foi embeber uma rede de twitter no plástico do pilar e colar a respetiva coluna no interior com as ligações para o som.
Nas ligações da frente, dado que as colunas têm duas fichas, é ligar o twitter na outra ficha de cada coluna, respeitando as cores. Nas de trás foi fazer um acrescento. Claro que se eu fosse muito exigente a nível de som deveria colocar um crossover para fazer corretamente a distribuição do som da coluna para o twitter. Não fiz isso porque acho que já ficou muito interessante e envolvente. Claro que a insonorização contribui para uma maior insolvência do som, o que possivelmente fará com que não sinta necessidade de alterações neste campo tão cedo.

Recomendo a perda de algumas boas horas, e umas cervejinhas, na insonorização...

Curiosidade: numa escala de 1 a 10, para o nível de volume de som numa utilização normal, se antes usava 4 passei a usar o nível 2 ou 2,5. Não necessito ter o som alto porque o som não sai do espaço e preenche-o com muito mais facilidade e de forma muito envolvente. Barulhos exteriores só do compartimento do motor dado que não fiz isolamento acústico da zona do corta-fogo. Dá muito trabalho e agora não tinha tempo. É uma situação que pondero resolver no futuro.
O carro ficou muito mais consistente, quer no fechar de portas que no rolamento em estrada. Transmite a sensação de ser mais pesado. Devo ter acrescentado num máximo uns 5 a 6 kg ao carro.

Muito simples mas eficaz...

Abraço e espero que gostem... :lol1

MarcoG
Madeira

largas
Membro Iniciado

Mensagem por largas »

sccurtido Escreveu:se for como no meu E82, compras os tweeters de meter no triangulo das portas, e os respectivos triangulos com os furinhos, e passas a ter + agudos no carro. após configuraçao no radio dps de instalar... deu pa subir um bocado o bass, e descer o treble, e notei uma diferença porreira no carro.
Se mudasse alguma coisa, era trocar os altifalantes debaixo dos bancos pelos earthquake SWS 8, e meter um amp, para os fazer mexer :)
no kit da alpine, vem os tweeters e o altifalante de médios... a meu ver, a diferença entre meter este kit e meter apenas os tweeters, ira ser ligeiramente superior para o kit, por causa de ter o amp ligado...
eu como quero ter qualidade de som, e nao que dê volume absurdamente alto... preferia instalar os sub.
agora é tudo uma questao de gostos e carteiras. :)
o SWS8 sao soberbos, mas caros. e encaixam perfeição nos nossos carros.
Boas sccurtido!

Obrigado pela ajuda. :) o meu caso é mesmo esse: eu quero mais qualidade de som, mas como o documento diz as frequências dos graves são suprimidos no condensador para dar prioridade aos baixos. Amplificador tem de sempre instalar, porque mesmo instalando os Earthquake SWS 8 a 4ohms, convém ter um amp dedicado para ambas. Mas volta para a minha questão que é a garantia, coisa que não queria perder.

Mas já estive a estudar isto mais perfundo e pode haver aqui um meio termo e resolver isto: mesmo ao adquirir o kit retro da Alpine, tenho um amp Blaupunkt de 200w do meu carro anterior que alimentava um sub. A ideia era mesmo instalar o kit retro da Alpine, e depois no fundo na parte da mala do lado direito(no lado esquerdo é onde instalam o Alpine), instalava o meu Blaupunkt para alimentar depois os Earthquake. Posso instalar ao lado do sitio do Alpine porque está vazio. É o sitio onde instalam o interface do Bluetooth, coisa que no meu 116i tinha, e neste não tem, porque já a partir de 2009 começaram a vir integrados no rádio o interface Bluetooth. Ou seja, a ligação que já estudei foi, quando vai à BMW para a revisão, retiro o amp Blaupunkt. Os subs não tem problema devido ao facto de serem mesmo para integrar nos BMW(segundo o que se diz, foi a Earthquake que desenhou e que fornece os mesmos para a BMW, mas como peça OEM e não com tanta qualidade com os SWS 8), e não dá tanto nas vistas como o amp na mala.

largas
Membro Iniciado

Mensagem por largas »

Vieira_mar Escreveu:Bom dia.

Recentemente fiz uns pequenos retoques na insonorização do meu E87 ao nível das portas, pilares, mala, e fundo do carro a partir do banco traseiro, à semelhança do que podem ver nesta imagem. Como não queria fazer uma coisa que ficasse pouco prática caso fosse necessário fazer alguma intervenção a nível de portas, utilizei apenas o feltro e cola de contato. Devo dizer que, apesar da simplicidade notei uma diferença colossal em relação à filtragem de barulhos exteriores ao carro, quer derivados dos pavimentos irregulares ou empedrados, passagens sobre tampas e outros.

Imagem

Posto isto é que notei muita falta de agudos uma vez que o som das colunas ficava demasiado basso (abafado). Notei a falta dos twitters...

Passei para a montagem de twitters nas portas de frente e no último pilar traseiro, como poderão verificar na imagem anterior e na que se segue...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que fiz foi embeber uma rede de twitter no plástico do pilar e colar a respetiva coluna no interior com as ligações para o som.
Nas ligações da frente, dado que as colunas têm duas fichas, é ligar o twitter na outra ficha de cada coluna, respeitando as cores. Nas de trás foi fazer um acrescento. Claro que se eu fosse muito exigente a nível de som deveria colocar um crossover para fazer corretamente a distribuição do som da coluna para o twitter. Não fiz isso porque acho que já ficou muito interessante e envolvente. Claro que a insonorização contribui para uma maior insolvência do som, o que possivelmente fará com que não sinta necessidade de alterações neste campo tão cedo.

Recomendo a perda de algumas boas horas, e umas cervejinhas, na insonorização...

Curiosidade: numa escala de 1 a 10, para o nível de volume de som numa utilização normal, se antes usava 4 passei a usar o nível 2 ou 2,5. Não necessito ter o som alto porque o som não sai do espaço e preenche-o com muito mais facilidade e de forma muito envolvente. Barulhos exteriores só do compartimento do motor dado que não fiz isolamento acústico da zona do corta-fogo. Dá muito trabalho e agora não tinha tempo. É uma situação que pondero resolver no futuro.
O carro ficou muito mais consistente, quer no fechar de portas que no rolamento em estrada. Transmite a sensação de ser mais pesado. Devo ter acrescentado num máximo uns 5 a 6 kg ao carro.

Muito simples mas eficaz...

Abraço e espero que gostem... :lol1

MarcoG
Madeira
Boas MarcoG

Muito bom, sim senhor! Gostava de fazer o mesmo, mas como tenho o tal dilema da garantia, não queria arriscar. Eu sei que é uma autentica estupidez o que dizem, mas em 4 anos pode passar muita coisa, e não é por aí que queria arriscar. Acho com o kit retro da Alpine já deve resolver, e mesmo instalando o Earthquakes no sítio onde estão, creio que já vou ficar bem melhor em termos de som.

Tive um colega meu que possui um 120d E87 LCI de 2008 e fez exactamente o que fizestes. Ficou bem melhor a nível de qualidade e de insonorização.

Obrigado pela ajuda! Boas curvas. :)

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

por substituires as colunas a unica coisa que perdes garantia é nas peças que retiras-t...
perdes a garantia de motor se fizeres uma reprogramaçao... mas por exemplo se o radio te deixar de dar, tem de trocar o radio... dentro do período de garantia... pois neste caso o motor nada tem a ver com o radio...
imagina, tem pessoal que troca o radio de origem do carro, por outro tipo de radio, e a bmw vende o proprio plastico para ficar 1 din ou 2din... nao perdem a garantia...
agora se andares a mexer no isolamento do carro e dps der problemas... nao te podes ir queixar na bmw :)
eu durante uns tempos tive na ideia de no compartimento do amp... (que nao meu carro está vazio) como tem lá os apoios para amp, arranjar um que seja com a medida exacta, tipo o alpine do kit retrofit... substituir os subs, pelos SWS, e ligar ao sub...
a minha unica complicaçao... é que nao sei onde passam os cabos... e nao sei se os subs, se encontram ligados nas saidas Front ou Rear do radio, se for nas front, é uma carga dos trabalhos, ter de puxar a saida audio para a mala, meter um conversor alto para baixo, ligar ao amp, e dps cablagem do amp aos subs... como só é para ligar os subs, tava a procura de um amp mono canal, e apenas para deixar passar baixa frequencia.
No caso dos condensadores que existem nas ligaçoes das colunas medios e tweeters, são optimos, e convem ser de boa qualidade. devido a qnd se aumenta o volume, eles absorvem as frequencias baixas (graves) e deixam passar as altas (agudos), concluindo ao aumentar o volume, estes cortam essas frequencias e deixam operar os altifalantes nas frequencias para onde foram desenhados, reduzindo assim o ruido. basicamente, sao filtros. mas existem filtros + especificos nos repartidores de vias... são é caros. mas que são o ideal para um bom som. isto é, enviar para os sub apenas baixa frequencia até +/- 200hz, media frequencia para os midrange, e as altas frequencias para os tweeters.
ja vi um sistema assim, montado com colunas de origem, e a diferença, é abismal, qualidade perfeita e pode-se aumentar o volume do radio ao maximo que nao se sente distorçao :)
mas penso que ja me alonguei um bocado :)
espero que seja util...

Responder

Voltar para “Série 1”