Tive como primeiro BMW um 116i E87 de 2006. Vinha equipado com um radio Profissional e Bluetooth para telemóvel. O som para o radio que era de fábrica dava para ouvir mas não dava para puxar muito por ele.

Comprei em Dezembro do ano passado um 116d LCI E87 de Out. 2010. Como vem equipado com um rádio Profissional estava mais ou menos "descansado" com o som pelo menos de fábrica. Pois iria ser(pensei eu), igual ao anterior. A Maria até achou que tinha mais agudo no som :tellme em comparação ao 116i, razão que acabei de descobrir mais adiante.
Qual o meu espanto de ouvir em que o som não era nada parecido com o meu antigo 116i de 2006! Andei muito à busca da razão o qual este E87 LCI de 2010 tinha um som mais "abafado" e diferente do meu primeiro E87 de 2006. Testei com algumas músicas e vi que realmente tinha mais baixos mas quando entrava graves, cortava completamente e as vozes pareciam estavam a ser "afogadas"

Depois de fazer muitas pesquisas, encontrei este documento que explica, o que vem equipado de série, os grupos de opções(676;677), número de alifalantes, onde se encontram e potência. Foi neste documento que encontrei os altifalantes por baixo de cada banco da frente. Coisa que, de certeza, o meu 116i de 2006 não trazia. Ourta situação curiosa é não ter de série(tanto com o Buisness ou com o Professional), são altifalantes no tal triângulo da porta junto ao vidro. Está lá o sítio, mas sem altifaante: situação que se pode confirmar na opção Stereo e em que a opção 676 já inclui. Como todos, temos as nossa dúvidas e gostamos de ser ajudados, decidi em partilhar aqui no forum(não sei se já foi postado, se foi, as minhas sinceras desculpas):
Click to View
A explicação de as frequencias mais altas "cortarem" apartir de uma certa posição de volume também estava explicado neste documento:
"The mid-range loudspeakers in the front doors and the bass loudspeakers are controlled on each side by a common audio output stage in the radio or navigation system. The loudspeaker wire is split in the vehicle's A-pillar. From here, the signal is fed separately to the loudspeakers. In order to protect the radio's audio output stages from overloading through the loudspeakers, which are connected in parallel, a capacitor is connected in series to the front mid-range loudspeakers.
The capacitor acts as resistance to the alternating current, and changes its value according to the frequency. The lower the frequency, the greater the resistance. This means that the total resistance (impedance) of the bass loudspeakers, capacitor and mid-range loudspeakers is in an uncritical range for the audio output stage."
Agora, com tudo"explicado" pela diferença de som entre o meu antigo 116i de 2006 e o meu atual 116d de 2010, neste caso, quero mesmo investir no som.
Existe a tal opção do Alpine retrofit kit, mas deixa me com uma situação que é a seguinte:
- Ao adquirir o kit, será que vou ficar satisfeito(pelo menos melhor deve ficar :desconfiado ), ou sabendo, com esse valor dado pelo kit, tenho opções muito melhores e mais baratas oferecidos no mercado nas casa de especialidade;
- Ao optar pelo "aftermarket" tenho a situação em que, ao estar abrangido de uma garantia de 4 anos por ter sido adquirido a viatura em Premium Select, o stand em que adquiri o mesmo diz que invalida a garantia

Espero que este documento possa ajudar quem tinha dúvidas ou apenas curiosidade sobre o seu sistema de som que vem de fábrica, e também peço opiniões sobre o kit Alpine retrofit(alguem que possui, que tenha ouvido já de uma viatura que tenha instalado) e esta situação em que deparo agora. Obrigado e boas curvas a todos.