Nem todo este texto interessa, caro
germanii, por isso vou fazer o trabalho de seleção e tradução que tu devias ter feito se realmente querias contribuir com algo útil para o assunto aqui discutido. É certo que esta discussão já está completamente "off-topic", visto que este tópico é para a apresentação do "user"
casaleiro_fml, mas cá vai:
germanii Escreveu:Si votre véhicule actuel est une voiture essence, vous avez la possibilité d’avoir une voiture GPL sans changer de véhicule !
"Se o seu veículo atual tem um motor a gasolina, então tem a possibilidade de ficar com uma viatura a GPL sem ter de trocar de veículo."
En effet, toutes les voitures essence sont transformables au GPL. Il est néanmoins nécessaire que le véhicule soit en bon état et qu’il ait été entretenu d’après les prescriptions du constructeur.
"Com efeito todas as viaturas com motor a gasolina são transformáveis para GPL. No entanto é necessário que o veículo esteja em bom estado e tenha feito sempre a manutenção de acordo com as especificações do fabricante."
La transformation en bicarburation (technique GPL) sera d’autant plus performante que le véhicule sera récent et en bon état mécanique.
"A transformação em veículo bi-fuel será tanto mais eficaz quanto o veículo seja mais recente e esteja em bom estado mecânico."
Si votre voiture a plus de 60 000 kilomètres, votre installateur GPL devra définir si son état mécanique permet l’installation d’un équipement GPL. Il est à noter que la transformation GPL dans ce cas précis sera moins intéressante économiquement du fait de la durée de vie de votre voiture.
"Se a sua viatura tiver mais de 60.000 quilómetros, o seu instalador de GPL deverá garantir que o seu estado mecânico permite a instalação de um equipamento GPL. É de notar que a transformação para GPL neste caso será menos interessante economicamente, devido ao menor tempo de vida útil da sua viatura."
Les éléments que votre installateur GPL devra contrôler minutieusement sont les catalyseurs, l’allumage, les amortisseurs, l’état du pot d’échappement …Afin d’avoir une idée précise de l’état du moteur, une analyse de l’huile est fortement recommandée.
"Os elementos que o seu instalador de GPL deverá verificar minuciosamente são os catalisadores, a ignição, os amortecedores e o estado da panela de escape, afim de ter uma ideia precisa do estado do motor, sendo uma analise ao óleo do motor bastante recomendada."
Afin de pouvoir équiper votre véhicule au GPL, il est préférable que votre voiture ait moins de 60 000 kms et qu’elle soit dans un bon état général.
"Para que se possa equipar a sua viatura com um sistema GPL, é preferível que ela tenha menos de 60.000 quilómetros e esteja em bom estado geral."
Si la voiture est en bon état général, la transformation de votre véhicule en voiture GPL peut être réalisée sous quelques jours.
"Se a sua viatura estiver em bom estado geral, a transformação para GPL pode ser feita a qualquer altura."
As conclusões que eu retiro deste texto são:
1º Qualquer carro a gasolina pode ser equipado com um kit de GPL. (Quer seja de 8 válvulas ou de 50 válvulas.)
2º Tenha a quilometragem que tiver é possível transformá-lo para GPL. (Se é vantajoso ou não economicamente transformar um carro com mais de 60.000 quilómetros, cabe a cada um fazer contas porque depende de muitos fatores, e cada um sabe de si.)
3º Claro que um carro novo tem sempre mais hipóteses de trabalhar melhor e ser mais eficiente do que um carro mais antigo, mas isso não tem nada a ver com o poder consumir GPL ou não, porque a maior ou menor eficiência verifica-se quer trabalhe a gasolina ou a GPL.
4º Como é repetido muitas vezes nesse texto, e muito bem, desde que o carro esteja em perfeitas condições de funcionamento, a transformação para GPL pode ser feita a qualquer altura.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)