Binário VS potência (longo)

Área de modificações e performance em geral

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metale
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Binário VS potência (longo)

Mensagem por metale »

Binário e potência (cavalos), talvez os dois valores mais importantes das especificações de um motor de um automóvel.

Resolvi começar este tópico para discutir este assunto por duas razões:

- A maior parte das pessoas com quem eu falo de carros (e eu próprio) não consegue arranjar uma definição prática para binário. Ou seja, eventualmente até se sabe o k é, mas é extremamente díficil de explicar.

- Normalmente diz-se k um dado carro tem "tantos" cavalos, mas raramente se fala em binário, k a meu ver, é tão ou mais importante. E citando uma frase conhecida: "People buy horsepower, but drive torque", o k em tradução livre fica algo como "Compra-se cavalos, mas guia-se binário", ou "usa-se binário".


Aqui fica então a minha visão sobre os dois:

Potência: É dos dois termos, a meu ver, o mais fácil de definir. É a velocidade/facilidade com k um carro aumenta de rotações (sem estar desengatado, claro ;) ). É o que nos cola as costas ao banco e a cabeça ao encosto da mesma. É de extrema imporância em corridas de aceleração, do género drag racing, ou "arranques" como se diz por cá. Outro ponto de vista é k quantos mais cavalos tiver um carro, maior a facilidade com que esvazia o depósito de combústivel ;)

Binário: Para mim, é a facilidade com k um carro se aguenta num dado regime de rotações se ser necessário reduzir mudanças. Ou seja, fazer por exemplo uma subida média em 4ª mudança, abaixo das 2000RPMs, sem ter de se esmagar o acelerador para as rotações não cairem e não ter de se reduzir.
Esperem lá mas isto não equivale a um motor de alta potência??... E potência não é cavalos? Sim, isto é algo confuso...
Para mim, o binário também está intimamente ligado à velocidade de resposta do acelerador. Assim, um carro com bom binário a baixas rotações reage mais rápido ao acelerador quando queremos sair (subir) delas sem reduzir.


Mas dois simples valores não dizem tudo. Binário e potência não são constantes num motor. Um motor não debita tantos cavalos a 2000RPMs como debita a 3000RPMs. Existe uma curva de potência e uma de binário, que aumentam até um dado regime de rotações em k é máximo, e depois descai (ao contrário do k se pensa, nem sempre compensa levar o carro até à redline). Tudo o k as tabelas comums de especificações nos dizem é quantos cavalos ou binário (máximos) é k o carro pode debitar, e a k rotações acontece esse máximo.

Ora o meu 318tds debita 190nm de binário (máximo) a partir das 2000RPMs.
Um 320i debita 200nm de binário (máximo) só a partir das 3500RPMs.
Um Z4 2.2i debita 210nm de binário (máximo) também só a partir das 3500RPMs.
Sem se ver os gráficos do binário não posso afirmar isto com 100% de certeza, mas é bastante provável:

Não tendo em conta aspectos k não do motor em sí, o meu tds debitará mais binário k um 320i até cerca das 3000RPMs ou algo do género. "Contra" o Z4 não será mto diferente.


Não será preciso mencionar k carros turbo-diesel, debitam mais binário (e a mais baixas rotações) e menos cavalos k carros a gasolina se semelhante cilindrada.

Pessoalmente, prefiro medir um motor pelo binário.

Tá aberta a discussão :)

PS: o Golf V GTI debita 280nm de binário, logo às 1800RPMs (!!!), o k é notavel para um carro 2.0 a gasolina.

PS nº2: O M6 debita 520nm de binário máximo às 6100RPMs. O 535d debita 560nm de binário máximo às 2000RPMs.
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vorkat
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Mensagem por vorkat »

o binário sente-se bem a subir ;) , como dissest é o quão o carro se aguenta na mesma mudança engrenada sem ter de reduzir.
o binário é medido em NM ou seja Newtons por Metro.
a minha visão : os cavalos traduzem-se na rapidez k sobe de regime, e ó binário é a força disponível, k o motor oferece a um determinado regime, para se "aguentar á bronca", ou seja, é a potência k o motor oferece para se manter no respectivo regime.A um dado regime o motor oferece X CV's e Y NM's. os cavalos sobem de regime e o binário aguenta-os lá :lol:
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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

Desculpem o meu post mas binário não será também ter força em baixa rotação?

Tomando com exemplo dois carros que cá tenho casa (até 3).

O 318is E36, um carro que por natureza é quase um Honda, ou seja precisa de rpms para andar bem. Se não o mantens lá em cima, é um pouco lento.

Comparando com o 735i, que além de ter mais cavalos, a diferença maior é no binário (de cerca de 150Nm para 310Nm -» tem 218cv e 310Nm) eu noto que a partir das 1000rpm o outro vai logo sem hesitar como se fizesse o mesmo no 318is ás 1000pm. (sem falar em peso que o 735i pesa quase 2000kg). Eu noto que em ultrapassagens e noutras coisas não preciso de meter uma mudança abaixo no série 7 é só acelarar.

O meu 320is (192cv e 210Nm) apesar de ter quase os mesmos cavalos que o 735i mas muito mais leve, por ter 210Nm já preciso de recorrer mais um pouco ás mudanças embora nunca tanto como o 318is.

Por fim o 316i é mesmo daqueles carros que devido aos poucos cavalos e binário se não andar sempre naquela faixa de binário ideal. (os colectores Supersprint atenuaram bastante esse efeito e até o mecânico habituado a esses carros diz que este sai logo e não engasga muito como um normal). Mas para mim é ideal para o dia-a-dia porque não tenho de andar sempre rápido!

Sempre vi o binário como a facilidade de subir até um certo ponto de regime (por exemplo até ás 3000rpm altura emq ue muitos motores mudam de barulho), e claro em subidas, etc. Os cavalos vi-os como potência em alta rotação (por exemplo a partir das 3000rpm).

Se não concordarem, façam favor de rebater o meu post e dizer no que não concordam.

Os meus parabéns ao autor do mesmo! ;)
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AMS
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Mensagem por AMS »

Eu acho que a potência é a "força" máxima que um motor consegue produzir e o binário é a capacidade que o motor tem de "meter" essa força em movimento...

Os motores diesel são muito menos rotativos que os motores a gasolina ao serem turbocomprimidos conseguem produzir muito mais binário a regimes mais baixos e também com potências mais baixas que os motores a gasolina.

Na minha opinião, o ideal é o equilibrio entre o binário e a potência...
Pessoalmente, prefiro medir um motor pelo binário.
Ora o meu 318tds debita 190nm de binário (máximo) a partir das 2000RPMs.
Um 320i debita 200nm de binário (máximo) só a partir das 3500RPMs.
Um Z4 2.2i debita 210nm de binário (máximo) também só a partir das 3500RPMs.
Sem se ver os gráficos do binário não posso afirmar isto com 100% de certeza, mas é bastante provável:

Não tendo em conta aspectos k não do motor em sí, o meu tds debitará mais binário k um 320i até cerca das 3000RPMs ou algo do género. "Contra" o Z4 não será mto diferente.
Embora o 318 tds (que também já tive um) debite praticamente o mesmo binário de um E46 320ci posso garantir que a nivel de condução que o 318tds se torna bastante mais lento que o 320ci porque a nivel de potência a diferença é muito acentuada (90cv vs. 170cv)...

Agora em diferenças menos acentuadas de potência, concordo contigo em relação ao preferir o motor que tenha mais binário...

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metale
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Mensagem por metale »

Pedro///Menezes Escreveu:Desculpem o meu post mas binário não será também ter força em baixa rotação?
Apercebemo-nos mais do binário a baixa rotação porque normalmente "o grosso" dos cavalos está nas altas, e por isso tudo o k temos a baixas rotações (e é se tivermos) é binário.

Pedro///Menezes Escreveu:O 318is E36, um carro que por natureza é quase um Honda, ou seja precisa de rpms para andar bem. Se não o mantens lá em cima, é um pouco lento.
Isso é pk deve ter pouco binário em baixas, pelo k não se aguenta mto bem lá em baixo (leia-se: tens de reduzir).

Pedro///Menezes Escreveu:Sempre vi o binário como a facilidade de subir até um certo ponto de regime (por exemplo até ás 3000rpm altura emq ue muitos motores mudam de barulho), e claro em subidas, etc. Os cavalos vi-os como potência em alta rotação (por exemplo a partir das 3000rpm).

Se não concordarem, façam favor de rebater o meu post e dizer no que não concordam.
Aí está, o facto de normalmente só se sentirem os cavalos lá pra cima, e cá pra baixo nas rotações é o binário k faz mais diferença. Tb há binário lá em cima, e muito (especialmente a gasolina, é onde ele atinge o máximo), mas sente-se mais é os cavalos.

Pedro///Menezes Escreveu:Os meus parabéns ao autor do mesmo! ;)
Brigado... :oops:

AMS Escreveu:Embora o 318 tds (que também já tive um) debite praticamente o mesmo binário de um E46 320ci posso garantir que a nivel de condução que o 318tds se torna bastante mais lento que o 320ci porque a nivel de potência a diferença é muito acentuada (90cv vs. 170cv).
Muito verdade. Agora, também depende da utilização. Se for mais relaxada, com o objectivo de devorar kms mas gastar 5ltrs/100km, perfiro o tds, pk não dava mto uso aos cavalos do 320i (ah não k não dava... Mas neste caso eu disse "utilização relaxada :) ), é mais "suave" a mudar de regime, gasta menos, etc.

AMS Escreveu:Os motores diesel são muito menos rotativos que os motores a gasolina
Isto é algo k também me faz pensar muito. Um motro diesel normalmente não chega às 5000RPMs. Já um motor a gasolina chega com facilidade às 6000RPMs, e alguns a bem mais *tosse* honda *tosse* (falando de carros de estrada, carros de consumo).

Ora, as velocidade de ponta não são, na maioria dos casos, assim tão diferentes. Ora, se os motores a diesel rodam menos, têm de ter diferenciais/relações d caixa mais longas, para atingirem essas velocidades de ponta.

Gostaria então de ver algum estudo/comparação entre 3 motores da mesma cilindrada: um a gasolina; um a gasóleo; outro a gasóleo igual, mas com diferencial curto por exemplo com velocidade máxima de 160kms/h (k já é bem fora da lei... seus tarados ;) ). Gostaria de ver a diferença em aceleração, e depois ouvir dizer k os carros a diesel aceleram devagar, como tou sempre a ouvir... 8)
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Mensagem por AMS »

metale Escreveu:Gostaria então de ver algum estudo/comparação entre 3 motores da mesma cilindrada: um a gasolina; um a gasóleo; outro a gasóleo igual, mas com diferencial curto por exemplo com velocidade máxima de 160kms/h (k já é bem fora da lei... seus tarados ;) ). Gostaria de ver a diferença em aceleração, e depois ouvir dizer k os carros a diesel aceleram devagar, como tou sempre a ouvir... 8)
Quem te diz que os diesel aceleram devagar é quem não tá mesmo a par dos motores diesel de hoje em dia.

Para comparativo basta 2 carros com potências idênticas e combustiveis diferentes:
. E46 318 i - 1995 - 143 cv
. E46 320 d- 1995 - 150 cv
Alguém tem dúvidas de qual é o mais rápido?

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Mensagem por BMWM3 »

Boa tarde
Não sendo um especialista na matéria, para mim o binário é a rapidez com que se vão buscar os cavalos ao motor. Num carro com binário superior, não só se consegue ir buscar a potência (cv) mais depressa, como a sua faixa de utilização (rotações) é normalmente maior, tornando os motores mais "redondos".
Cumprimentos
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Mensagem por metale »

AMS Escreveu:Quem te diz que os diesel aceleram devagar é quem não tá mesmo a par dos motores diesel de hoje em dia.
Diz isso aos americanos... No bimmerforums.com nem se ouve falar em diesel. Já me disseram lá k o meu carro tem mais de camião TIR a gasóleo do k de E36 328i. No comments... :roll:

BMWM3 Escreveu:Não sendo um especialista na matéria, para mim o binário é a rapidez com que se vão buscar os cavalos ao motor.
Já não concordo tanto, porque apesar dos carros turbodiesel modernos terem todo o binário o mais tardar às 2000RPMs, o máximo de potencia (cv) só é atingido às 3500RPMs ou mais tarde ainda. Agora, k o binário ajuda a chegar a esse regime, isso sim.
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Mensagem por AMS »

metale Escreveu:
AMS Escreveu:Quem te diz que os diesel aceleram devagar é quem não tá mesmo a par dos motores diesel de hoje em dia.
Diz isso aos americanos... No bimmerforums.com nem se ouve falar em diesel. Já me disseram lá k o meu carro tem mais de camião TIR a gasóleo do k de E36 328i. No comments... :roll:
Ahh!!! os americanos...

Pois, desconhecem completamente os motores diesel da actualidade...

O diesel nos EUA é de muito baixa qualidade, além de eles também não se preocuparem muito com o preço da gasolina...

Nos EUA até é raro haver versões diesel dos carros Europeus...

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Mensagem por BMWM3 »

metale Escreveu:
AMS Escreveu:Quem te diz que os diesel aceleram devagar é quem não tá mesmo a par dos motores diesel de hoje em dia.
Diz isso aos americanos... No bimmerforums.com nem se ouve falar em diesel. Já me disseram lá k o meu carro tem mais de camião TIR a gasóleo do k de E36 328i. No comments... :roll:

BMWM3 Escreveu:Não sendo um especialista na matéria, para mim o binário é a rapidez com que se vão buscar os cavalos ao motor.
Já não concordo tanto, porque apesar dos carros turbodiesel modernos terem todo o binário o mais tardar às 2000RPMs, o máximo de potencia (cv) só é atingido às 3500RPMs ou mais tarde ainda. Agora, k o binário ajuda a chegar a esse regime, isso sim.
Os americanos nem para eles sabem, querem agora ensinar os outros. Para eles 1 carro é uma banheira com rodas e 5.000 c.c. Se lhes pusermos nas mãos 1 carro sem mudanças automáticas, eles nem o sabem conduzir. está tudo dito.
Os melhores carros desportivos são e sempre foram fabricados na Europa, isso é indiscutivel. Apesar de nos EUA haver 1 ou 2 bons carros desportivos, ficam muito longe de 1 Porsche ou Ferrari equivalentes.
Quanto ao que referi sobre o binário, a frase que colocaste em quote faz parte de um todo e não podes retirar apenas essa parte, pois dá uma ideia diferente. O que quis dizer, está escrito e julgo ser indiscutivel, é que quanto maior for o binário, mais depressa se vão buscar os cavalos ao motor e mais rapido se sobe de rotação, tornando a utilização do motor mais uniforme e "redonda". Ou seja, a potência ( 80/90% ) encontra-se disponivel mais cedo e numa maior faixa de rotação.
Quanto à potência máxima ser atingida mais tarde, convem não esqueceres que com um bom binário, tens 80/90% dessa potência muito antes, por vezes logo às 2000 r.p.m.. É para isto que contribui um bom binário, manter uma boa percentagem da potência máxima mais cedo e por um espaço/faixa de rotação mais alargado. A isto se chama um motor "redondo".
Julgo que isto é correcto, mas posso estar enganado.
Cumprimentos
Última edição por BMWM3 em 17 set 2005, 21:02, editado 3 vezes no total.
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Mensagem por vorkat »

BMWM3, concordo...nota-se perfeitamente
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Mensagem por Super_Energyzer »

Boas pessoal ja que se fala de binario e cavalos vou por a formula pra converter cavalos em binario e vice versa numa dada rotação do motor...

Vou tomar como referençia os valores dados pela bmw para um serie1 120d

binario máximo 340nm as 2000rpm

usando a formula 340 * 7240 /7240
= 93,92cv
7240 >{valor proprio da formula smp constante}

temos 94 cavalos as 2000rpm se o binario a essa rpm for de 340nm


Potençia maxima 163cv as 4000rpm

usando a formula 163 * 7240 /4000 = 295nm
295nm


Nunca falha

cump :D

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Mensagem por Super_Energyzer »

PS: o Golf V GTI debita 280nm de binário, logo às 1800RPMs (!!!), o k é notavel para um carro 2.0 a gasolina.

Lol Se fosse atmosferico é que era notavel ter um pico de binario desses nao sei o que esse valor tem de extraordinario


PS nº2: O M6 debita 520nm de binário máximo às 6100RPMs. O 535d debita 560nm de binário máximo às 2000RPMs.

Achas que por causa disso o 535d sente-se a puxar +contra o banco que o m6
Se sim diz-me em que mudança e a que velocidade.....

O M6 é um v10 extraordinario que se manda pras 8000rpm enquanto que o 535d tb é pra mim o melhor 3 litros a gasoleo mandando-se pra cima das 4000rpm agora um frente em frente é ridiculo mesmo a comparar recuperaçoes naqual a diferença tb é grande mas nao tanto como nas aceleraçoes

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BMWM3 Escreveu:Quanto ao que referi sobre o binário, a frase que colocaste em quote faz parte de um todo e não podes retirar apenas essa parte, pois dá uma ideia diferente. O que quis dizer, está escrito e julgo ser indiscutivel, é que quanto maior for o binário, mais depressa se vão buscar os cavalos ao motor e mais rapido se sobe de rotação, tornando a utilização do motor mais uniforme e "redonda". Ou seja, a potência ( 80/90% ) encontra-se disponivel mais cedo e numa maior faixa de rotação.
Quanto à potência máxima ser atingida mais tarde, convem não esqueceres que com um bom binário, tens 80/90% dessa potência muito antes, por vezes logo às 2000 r.p.m.. É para isto que contribui um bom binário, manter uma boa percentagem da potência máxima mais cedo e por um espaço/faixa de rotação mais alargado. A isto se chama um motor "redondo".
Julgo que isto é correcto, mas posso estar enganado.
Assim já concordo mais ctg, tirando a parte de que mais binário também significa que está disponível mais cedo.

O M6 tem um bom binário, mas o máximo só aparece às 3500RPMs, enquanto k o meu é bastante menos e está todo disponível logo às 2000RPMs.
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Mensagem por metale »

Super_Energyzer Escreveu:usando a formula 340 * 7240 /7240 = 93,92cv

7240 >{valor proprio da formula smp constante}

temos 94 cavalos as 2000rpm se o binario a essa rpm for de 340nm
Sou só eu, ou essa formula é mto estranha... Pegas num nº, multiplicas por outro e divides pelo mesmo outro, e dá-te uma coisa diferente?? :?

Super_Energyzer Escreveu:Nunca falha
Isso já não sei, só vendo as curvas de binário e potência.

Super_Energyzer Escreveu:PS: o Golf V GTI debita 280nm de binário, logo às 1800RPMs (!!!), o k é notavel para um carro 2.0 a gasolina.

Lol Se fosse atmosferico é que era notavel ter um pico de binario desses nao sei o que esse valor tem de extraordinario
Pra mim é notável, agora pra ti não sei. Se me mostrares muitos mais carros a gasolina com 100% do binário disponível às 1800RPMs pode ser k eu mude de ideias.

Super_Energyzer Escreveu:PS nº2: O M6 debita 520nm de binário máximo às 6100RPMs. O 535d debita 560nm de binário máximo às 2000RPMs.

Achas que por causa disso o 535d sente-se a puxar +contra o banco que o m6
Se sim diz-me em que mudança e a que velocidade.....

O M6 é um v10 extraordinario que se manda pras 8000rpm enquanto que o 535d tb é pra mim o melhor 3 litros a gasoleo mandando-se pra cima das 4000rpm agora um frente em frente é ridiculo mesmo a comparar recuperaçoes naqual a diferença tb é grande mas nao tanto como nas aceleraçoes
Pois eu estava precisamente a comparar binários (mais notados nas recuperações), caso não tenha sido suficientemente explícito, e não cavalos (acelerações). A cena d colar ao banco k eu tinha mencionado era nos cavalos, e não no binário. É óbvio k o M6 acelera mais depressa (pudéra), mas não era isso k eu tava a comparar, não falei em cavalos.
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