Resolvi começar este tópico para discutir este assunto por duas razões:
- A maior parte das pessoas com quem eu falo de carros (e eu próprio) não consegue arranjar uma definição prática para binário. Ou seja, eventualmente até se sabe o k é, mas é extremamente díficil de explicar.
- Normalmente diz-se k um dado carro tem "tantos" cavalos, mas raramente se fala em binário, k a meu ver, é tão ou mais importante. E citando uma frase conhecida: "People buy horsepower, but drive torque", o k em tradução livre fica algo como "Compra-se cavalos, mas guia-se binário", ou "usa-se binário".
Aqui fica então a minha visão sobre os dois:
Potência: É dos dois termos, a meu ver, o mais fácil de definir. É a velocidade/facilidade com k um carro aumenta de rotações (sem estar desengatado, claro

Binário: Para mim, é a facilidade com k um carro se aguenta num dado regime de rotações se ser necessário reduzir mudanças. Ou seja, fazer por exemplo uma subida média em 4ª mudança, abaixo das 2000RPMs, sem ter de se esmagar o acelerador para as rotações não cairem e não ter de se reduzir.
Esperem lá mas isto não equivale a um motor de alta potência??... E potência não é cavalos? Sim, isto é algo confuso...
Para mim, o binário também está intimamente ligado à velocidade de resposta do acelerador. Assim, um carro com bom binário a baixas rotações reage mais rápido ao acelerador quando queremos sair (subir) delas sem reduzir.
Mas dois simples valores não dizem tudo. Binário e potência não são constantes num motor. Um motor não debita tantos cavalos a 2000RPMs como debita a 3000RPMs. Existe uma curva de potência e uma de binário, que aumentam até um dado regime de rotações em k é máximo, e depois descai (ao contrário do k se pensa, nem sempre compensa levar o carro até à redline). Tudo o k as tabelas comums de especificações nos dizem é quantos cavalos ou binário (máximos) é k o carro pode debitar, e a k rotações acontece esse máximo.
Ora o meu 318tds debita 190nm de binário (máximo) a partir das 2000RPMs.
Um 320i debita 200nm de binário (máximo) só a partir das 3500RPMs.
Um Z4 2.2i debita 210nm de binário (máximo) também só a partir das 3500RPMs.
Sem se ver os gráficos do binário não posso afirmar isto com 100% de certeza, mas é bastante provável:
Não tendo em conta aspectos k não do motor em sí, o meu tds debitará mais binário k um 320i até cerca das 3000RPMs ou algo do género. "Contra" o Z4 não será mto diferente.
Não será preciso mencionar k carros turbo-diesel, debitam mais binário (e a mais baixas rotações) e menos cavalos k carros a gasolina se semelhante cilindrada.
Pessoalmente, prefiro medir um motor pelo binário.
Tá aberta a discussão

PS: o Golf V GTI debita 280nm de binário, logo às 1800RPMs (!!!), o k é notavel para um carro 2.0 a gasolina.
PS nº2: O M6 debita 520nm de binário máximo às 6100RPMs. O 535d debita 560nm de binário máximo às 2000RPMs.