aquecimento motor

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

l_brito
Membro Juvenil
Registado: 05 fev 2008, 10:14
O meu Carro:: bmw 525tds E-39

aquecimento motor

Mensagem por l_brito »

boas amigos,
entao ca vai mais uma historia com final infeliz.

no fim de semana passado, fui eu a serra da estrela ( morando perto da covilha)´. meti-me a caminho dando um passeio quando comecei a subir notei que o ponteiro estava no vermelho, parei logo e quando abri o capo a agua estava fervendo e saindo alguma pelo tubo de respiracao e acho que ate pela tampa. comecei por desapertar e parecia uma panela de pressao :oops: com mais calma e por fim quando desapertei ainda saltou alguma da agua que tinha porque estava a ferver. vi um senhor que morava perto e me deu um garrafao de 5lts de agua. meti a agua e levou para ai uns 4lts de agua a vontade.
metendo a caminho quando subia o carro comecava ao fim de um pouco a subir o ponteiro ( nunca mais deixei chegar ao vermelho).
tive de abandonar a viagem e voltei para casa e nunca mais aqueceu. ate hoje e mesmo puxando muito por ele.

fui a um mecanico amigo esteve a ver e parece que nao tem nada, o oleo nao tem agua e nem ganha pressao nos tubos da agua.
me disse que foi mesmo falta de agua, o nivel estava mesmo baixo.
que me dizem pessoal? acham que posso ter danificado alguma coisa?

ja agora um a parte, onde se situa o filtro do gasoleo no E39 525tds 1998?
cumprimentos

se eu conseguia viver sem um bmw, conseguia, mas nao era a mesma coisa...

meu carro
bmw 525tds E-39

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: aquecimento motor

Mensagem por jmcdpereira »

l_brito Escreveu:boas amigos,
entao ca vai mais uma historia com final infeliz.

no fim de semana passado, fui eu a serra da estrela ( morando perto da covilha)´. meti-me a caminho dando um passeio quando comecei a subir notei que o ponteiro estava no vermelho, parei logo e quando abri o capo a agua estava fervendo e saindo alguma pelo tubo de respiracao e acho que ate pela tampa. comecei por desapertar e parecia uma panela de pressao :oops: com mais calma e por fim quando desapertei ainda saltou alguma da agua que tinha porque estava a ferver. vi um senhor que morava perto e me deu um garrafao de 5lts de agua. meti a agua e levou para ai uns 4lts de agua a vontade.
metendo a caminho quando subia o carro comecava ao fim de um pouco a subir o ponteiro ( nunca mais deixei chegar ao vermelho).
tive de abandonar a viagem e voltei para casa e nunca mais aqueceu. ate hoje e mesmo puxando muito por ele.

fui a um mecanico amigo esteve a ver e parece que nao tem nada, o oleo nao tem agua e nem ganha pressao nos tubos da agua.
me disse que foi mesmo falta de agua, o nivel estava mesmo baixo.
que me dizem pessoal? acham que posso ter danificado alguma coisa?

ja agora um a parte, onde se situa o filtro do gasoleo no E39 525tds 1998?
Bem, não me parece uma história com final infeliz... por enquanto pelo menos...
Por acaso já me aconteceu isso e exactamente tb a subir para a Serra da Estrela. E já lá vi alguns parados de capô aberto tb...
Foi com um Golf II, quando cheguei lá acima o carro estava muito quente, mesmo a descer aquecia pois tinha de ir devagar pois havia transito. Estavam 19 graus lá em cima embora fosse uma fim de semana de Fevereiro ou Março.
Depois em andamento normal não aquecia, só mesmo em cidade em dias quentes e ao fim de muito tempo é que o ponteiro subia.
O mecânico partiu do principio que era junta da cabeça, toca a mudar a junta parvo fui eu em ir na conversa pois não era a junta. Foi tudo visto, tubos, termostato mudado, bomba de água e nada... a única coisa que faltava era mudar o radiador.
Em conversa ainda na serra em Manteigas um GNR disse que lhe tinha acontecido o mesmo e teve de mudar todo o sistema de refrigeração incluindo o radiador, em conversa na oficina da VW disseram que por vezes os carros importados (e era o caso) tinham problemas nos radiadores e assim foi, mudou-se o radiador e ficou bom, parece que o radiador ou já estava um pouco entupido ou por alguma razão não tinha o débito que devia ter, sei lá.

Se não queimaste a junta nem rachaste a cabeça ao meter 4 litros de água fria num bloco quente já foi muito bom ;)
Deixa o carro ao relanti para aquecer, é a melhor maneira de o aquecer e não ter dissipação pela deslocação de ar, a ventoinha tem de disparar e manter a temperatura, senão algo de mal se passa.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

exacto ja meti varias vezes a trabalhar ao relantim e quase as meias horas a ventoinha dispara e ponteiro sempre normal.
por acaso parece estar tudo normal, mas... ja ando sempre com medo. e que a coisa de 2 anos meti um motor novo reconstruido na bmw. mas agora aconteceu isto. nao sei que pensar nem dizer. mas sim essa serra e uma desgraca para os carros.
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

ha truques ou mameiras de ver se esta tudo bem?
como disse os tubos estao normais sem pressao, a ventoinha trabalha, e ja meti o carro ao relantim cerca de 20 minutos ou 30 e ele esta normal nao aquece...
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

l_brito Escreveu:ha truques ou mameiras de ver se esta tudo bem?
como disse os tubos estao normais sem pressao, a ventoinha trabalha, e ja meti o carro ao relantim cerca de 20 minutos ou 30 e ele esta normal nao aquece...
Sei de um "truque" ;)

Sábado vais até à Serra da Estrela ;)

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

mas olha que ja me passou na cabeca nao penses.
nao digo este sabado mas para o proximo vou la e ja vejo como se comporta. gosto de tirar as duvidas. :)
mas agora vou mudar os sinoblocos e depois sim vou la.

quando numa estrada com piso irregular a direccao comeca a fugir para um lado ou outro, ou quando travamos faz o mesmo isso soa a sinoblocos nao e?
porque com o carro parado e travado meto o pe na roda e ele mexe igual.
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

no lado direito do motor olhando para o carro de frente, esta la um filtro que tem uma "porca" tipo uma caixa conica com a tampa com porca esse filtro e o do motor ou do gasoleo?
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

l_brito Escreveu:no lado direito do motor olhando para o carro de frente, esta la um filtro que tem uma "porca" tipo uma caixa conica com a tampa com porca esse filtro e o do motor ou do gasoleo?
Esse é o do oleo, o filtro do gasóleo está por cima é um copo metálico, pendurado num suporte que esta apoiado junto á torre do amortecedor em frente do condutor.

Aquilo que sentes na direcção parece ser sinoblocos.

Quanto ao aquecimento, fizeste mal em por água fria, lá para dentro tendo em conta que estava quente, deve deixar arrefecer e colocar com o motor em funcionamento, convém também agora despejares isso e metes anticongelante da bmw ou similar misturado com água destilada.

Verifica se a bomba de água está boa, se tens alguma fuga (se perde anticongelante).

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Verifica também a viscosa da ventoinha, e já agora o termostato.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

525_tds Escreveu:Verifica também a viscosa da ventoinha, e já agora o termostato.
X2 cá para mim o termoestato "colou" por algum motivo e o liquido não foi arrefecido pelo radiador, troca-o, ou a viscose não "atraca" e o ventilador roda á veloceidade de ralenti....e aquece o motor, manda verificar
Filtro gasóleo:
http://bmwfans.info/parts/catalog/E39/S ... em_diesel/
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

estou com um problema.
armei-me em xico esperto e meti na cabeca em mudar o filtro do gasoleo,entao eu comprei um e hoje comecei a olhar para o carro para o tal dito filtro, (devia ir a uma oficina), mas comecei a mexer e desapertei sem "querer" aquele parafuso rosca de plastico que tem por baixo e comecou a deitar gasoleo por ai, meti logo no sitio mas agora nao consigo apertar bem. :( isto para dizer que nao mudei nada, apenas desapertei esse parafuso. fiz asneira? sera que sangra o caro e depois ele nao trabalha? ainda nao meti a trabalhar derivado ao parafuso nao estar a apertar bem, (estou atrapalhado) nao sei se faz mal.
deem ai umas dicas e se fiz asneira ou talvez nao muito. :scary meto-me em aventuras.
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

calma la, os tubos da agua nao tem pressao? tem de parecer rijo, senao algo esta mal!!
Imagem Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

é por estas e por outras que eu não me meto em bricolage quando se trata de assuntos de mecanica, prefiro pagar do que meter-me em aventuras e depois dar para o o torto.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

sim os tubos da agua ficam meio rijos, normal. quando tem muita pressao e que e mau.

quanto ao filtro me ajudem, faz algum problema? nao sangra nem nada? deitar aquele pouco de gasoleo e normal?
help... please.
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

l_brito Escreveu:sim os tubos da agua ficam meio rijos, normal. quando tem muita pressao e que e mau.

quanto ao filtro me ajudem, faz algum problema? nao sangra nem nada? deitar aquele pouco de gasoleo e normal?
help... please.
Boas faz o que escervi na MP...
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Responder

Voltar para “Série 5”