l_brito Escreveu:boas amigos,
entao ca vai mais uma historia com final infeliz.
no fim de semana passado, fui eu a serra da estrela ( morando perto da covilha)´. meti-me a caminho dando um passeio quando comecei a subir notei que o ponteiro estava no vermelho, parei logo e quando abri o capo a agua estava fervendo e saindo alguma pelo tubo de respiracao e acho que ate pela tampa. comecei por desapertar e parecia uma panela de pressao

com mais calma e por fim quando desapertei ainda saltou alguma da agua que tinha porque estava a ferver. vi um senhor que morava perto e me deu um garrafao de 5lts de agua. meti a agua e levou para ai uns 4lts de agua a vontade.
metendo a caminho quando subia o carro comecava ao fim de um pouco a subir o ponteiro ( nunca mais deixei chegar ao vermelho).
tive de abandonar a viagem e voltei para casa e nunca mais aqueceu. ate hoje e mesmo puxando muito por ele.
fui a um mecanico amigo esteve a ver e parece que nao tem nada, o oleo nao tem agua e nem ganha pressao nos tubos da agua.
me disse que foi mesmo falta de agua, o nivel estava mesmo baixo.
que me dizem pessoal? acham que posso ter danificado alguma coisa?
ja agora um a parte, onde se situa o filtro do gasoleo no E39 525tds 1998?
Bem, não me parece uma história com final infeliz... por enquanto pelo menos...
Por acaso já me aconteceu isso e exactamente tb a subir para a Serra da Estrela. E já lá vi alguns parados de capô aberto tb...
Foi com um Golf II, quando cheguei lá acima o carro estava muito quente, mesmo a descer aquecia pois tinha de ir devagar pois havia transito. Estavam 19 graus lá em cima embora fosse uma fim de semana de Fevereiro ou Março.
Depois em andamento normal não aquecia, só mesmo em cidade em dias quentes e ao fim de muito tempo é que o ponteiro subia.
O mecânico partiu do principio que era junta da cabeça, toca a mudar a junta parvo fui eu em ir na conversa pois não era a junta. Foi tudo visto, tubos, termostato mudado, bomba de água e nada... a única coisa que faltava era mudar o radiador.
Em conversa ainda na serra em Manteigas um GNR disse que lhe tinha acontecido o mesmo e teve de mudar todo o sistema de refrigeração incluindo o radiador, em conversa na oficina da VW disseram que por vezes os carros importados (e era o caso) tinham problemas nos radiadores e assim foi, mudou-se o radiador e ficou bom, parece que o radiador ou já estava um pouco entupido ou por alguma razão não tinha o débito que devia ter, sei lá.
Se não queimaste a junta nem rachaste a cabeça ao meter 4 litros de água fria num bloco quente já foi muito bom

Deixa o carro ao relanti para aquecer, é a melhor maneira de o aquecer e não ter dissipação pela deslocação de ar, a ventoinha tem de disparar e manter a temperatura, senão algo de mal se passa.
jmcdpereira