È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pneus?

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por //M »

Sim eu percebi, o teu raciocínio. Fica aqui o desenho do que falas, porque eu gosto de Post´s de compressão directa.

Imagem

Mas a máquina (Side slip tester) leva isso em conta, por isso é que o carro passa por duas plataformas no chão. Como é que em detalhe, ela leva isso em conta não te sei explicar, nem tenho interesse em matar a cabeça com isso, mas manda um e-mail para a MAHA, pode ser que te esclareçam.

Imagem

Os próprios fabricantes de carros, antes de entregarem os carros, os submetem a um teste de ripómetro (depois de alinhados) e acredita que numa marca como a BMW, nenhum carro saí de lá com mais do 5m/km. Sim, o ripómetro não foi inventado para perseguir os automobilistas nos centros de inspecções, e dizem que foi a toyota a primeira a usar.

Lê isto :

http://www.2shared.com/document/p_J41t4 ... nment.html

Aborda o conceito, sem complicar.

Volto a dizer, a culpa está na casa de pneus que não são profissionais e nos centros de inspecção, onde é tudo à balda.

E a frase, que os valores de direcção que um Bmw trás de origem, não permite passar o teste de ripómetro, não poderia deixar de ser treta, até porque os Bmw quando estão direitinhos, os pneus fazem muitos quilómetros.

E aqueles que compram carros novos, que vêm a comer pneus com fartura de fábrica?!? Se tivessem estes conceitos defenidos, poderiam através de máquinas de alinhar direcções e ripómetros, demonstrar no concessionário que existe um problema e não ter sempre que andar a meter pneus de 5.000 em 5.000 km, entre outros exmplos.
E= ///M*c²

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Tou sem grande coisa para fazer e pensei vou calcular o raciocínio do Navigator. vamos lá a ver se eu não me engano com a minha trigonometria ferrugenta.

Imagem

Como se conhece as medidas dos catetos, podemos calcular a tangente.

Cateto oposto X = 5 metros
Cateto adjacente X = 1000 metros

Tangente x = cateto oposto / cateto adjacente

tg x = 5 / 1000
tg x = 0,005
x = 8,73º

Num triângulo rectângulo (que é o caso do exemplo da imagem) a soma de todos os ângulos é igual a 180º, logo :

x+y+90º=180º
8,73º+y=180º-90º
8,73º+y=90º
y=90º-8,73º
y=81,27º

8,73º+81,27º+90º=180º

Navigator, segundo os meu cálculos e seguindo o teu raciocínio, para o ripómetro conseguir reprovar uma carro na inspecção, a convergência teria que ser superior a -8,73º ou +8,73º, sem levar mais nada em consideração.

Qual a convergência, que a BMW recomenda para o teu carro por exemplo? Ultrapassa este valor? Ou corrige-me no caso de eu estar enganado?
E= ///M*c²

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Boas //M,

Gosto de ver alguém motivado para desmistificar a fundo a questão. De facto sou eng. e não automóvel, tenho muito que aprender nesta área. Fiquei um bocado confuso com a info que li.

Ainda bem que puseste o pdf, senão eu iria pensar que o side slip (escorregamento lateral) provinha da convergência/divergência. No pdf diz que não. A maneira mais fácil de corrigir o side slip é de facto no toe (conver/diverg) mas também pode ser no camber. Então, não é um conceito que toda a gente compreende logo de chapa.

Se a minha memória não me falha, o ripómetro na IPO é de apenas um tapete e não como esse MAHA, e na casa de pneus o ripómetro é também só um tapete. Daí que não veja como o teste da IPO faz as correcções que esse MAHA faz.

Faz-me sentido que o ripómetro não verifique se um alinhamento está bem feito, apenas complementa. É o que aqui vem escrito no pdf. E o alinhamento não verifica o escorregamento lateral.

Quanto ao cálculo, fez-te sentido que precises de 8 graus para desviar 5 metros em 1000?
Está tudo bem até aqui:
tg x = 5 / 1000
tg x = 0,005

O x é o ângulo cuja tangente dá 5 milésimas. E tu fizeste a tangente do ângulo igual a 5 milésimas, tinhas de fazer tan-1 (o inverso portanto) para chegar ao ângulo.

tg-1(x) = 0,005 dá x = 0,286º

E tenho ideia do valor de convergência do E46 rondar 1º.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

navigator Escreveu:Boas //M,

Gosto de ver alguém motivado para desmistificar a fundo a questão. De facto sou eng. e não automóvel, tenho muito que aprender nesta área. Fiquei um bocado confuso com a info que li.

Ainda bem que puseste o pdf, senão eu iria pensar que o side slip (escorregamento lateral) provinha da convergência/divergência. No pdf diz que não. A maneira mais fácil de corrigir o side slip é de facto no toe (conver/diverg) mas também pode ser no camber. Então, não é um conceito que toda a gente compreende logo de chapa.

Se a minha memória não me falha, o ripómetro na IPO é de apenas um tapete e não como esse MAHA, e na casa de pneus o ripómetro é também só um tapete. Daí que não veja como o teste da IPO faz as correcções que esse MAHA faz.

Faz-me sentido que o ripómetro não verifique se um alinhamento está bem feito, apenas complementa. É o que aqui vem escrito no pdf. E o alinhamento não verifica o escorregamento lateral.

Quanto ao cálculo, fez-te sentido que precises de 8 graus para desviar 5 metros em 1000?
Está tudo bem até aqui:
tg x = 5 / 1000
tg x = 0,005

O x é o ângulo cuja tangente dá 5 milésimas. E tu fizeste a tangente do ângulo igual a 5 milésimas, tinhas de fazer tan-1 (o inverso portanto) para chegar ao ângulo.

tg-1(x) = 0,005 dá x = 0,286º

E tenho ideia do valor de convergência do E46 rondar 1º.
Boas navigator, já que isto vai tão avançado ficam aqui os valores:
Imagem
Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Navigator, claro que não me fazia sentido mais de 8º :D

Já que me tinhas posto á prova para entender o raciciocínio, eu tinha que ver se percebias de trigonometria, até porque eu suspeitei logo que sim, visto que matémática ser um assunto que a maior parte das pessoas foge logo, apesar de também eu perceber pouco.

Eu também nunca reparei se o ripómetro das inspecções é de duas plataformas, secalhar é mesmo só de uma, como estamos na Tugalândia, devem ter comprado o mais barato. Como ele funciona? Só o fabricante sabe.

Olha pega na info toda aqui deste Post e manda para http://www.ancia.pt/default.aspx?Page=3268, pode ser que eles expliquem como o ripómetro funciona.

Eu pelo menos tenho o conceito que maquinas de alinhar direcção e ripómetros se complementam para um alinhamento em condições.

Mais do que disse ou tentei explicar também não sei.
E= ///M*c²

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

//M Escreveu:Navigator, claro que não me fazia sentido mais de 8º :D

Já que me tinhas posto á prova para entender o raciciocínio, eu tinha que ver se percebias de trigonometria, até porque eu suspeitei logo que sim, visto que matémática ser um assunto que a maior parte das pessoas foge logo, apesar de também eu perceber pouco.

Eu também nunca reparei se o ripómetro das inspecções é de duas plataformas, secalhar é mesmo só de uma, como estamos na Tugalândia, devem ter comprado o mais barato. Como ele funciona? Só o fabricante sabe.

Olha pega na info toda aqui deste Post e manda para http://www.ancia.pt/default.aspx?Page=3268, pode ser que eles expliquem como o ripómetro funciona.

Eu pelo menos tenho o conceito que maquinas de alinhar direcção e ripómetros se complementam para um alinhamento em condições.

Mais do que disse ou tentei explicar também não sei.
Boas, amigo pensei que soubesses que os ripómetros de todos (ou quase) pelo menos os que conheço só analisam com uma plataforma (esquerda) os únicos que são aso "pares" (tinha de ser) é o frenómetro e a dos amortecedores, (nao sei o nome), ja agora encontrei isto :http://forum.autohoje.com/forum-geral/1 ... eccao.html, que me dizes? e aqui uma empresa de ferramentas de teste: http://www.equiassiste.pt/CITV-INICIAL.html
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Jofimo,

Por acaso, nunca tinha reparado. Sério, nem é costume olhar para as máquinas quando eles andam a fazer os testes.

Para dar algumas respostas aqui nos Post, apercebi-me que existiam ripómetros de duas plataformas e ripómetros de apenas uma plataforma, que deve ser igual ao que falas.

Olha o link que dês-te está em baixo, mas de quaquer forma, eles é que têm que vir ler aqui, não sou eu que tenho que ir ler lá, nesse fórum não se aprende nada.

Em relação a indicar equipamentos, estou a 0, mas Ryme , se for como os bancos de potência :D

Sério, o que sei, foi o que escrevi, não tenho mais nada a acrescentar.
E= ///M*c²

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

JOFIMO, tenho a ideia do 1º para convergência...daí que suspeito que esses valores de 0º14' sejam para o alinhamento do fabricante e que as máquinas das casas de pneus tenham valores diferentes, adaptados por não se fazer o alinhamento da mesma forma, com o tal peso extra por exemplo.

//M, obrigado pela contribuição.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

navigator Escreveu:JOFIMO, tenho a ideia do 1º para convergência...daí que suspeito que esses valores de 0º14' sejam para o alinhamento do fabricante e que as máquinas das casas de pneus tenham valores diferentes, adaptados por não se fazer o alinhamento da mesma forma, com o tal peso extra por exemplo.

//M, obrigado pela contribuição.
Navigator, estse valores sao os de fabrica e devem ser feitos recorrendo aos pesos no carro e deposito cheio, o que ninguem faz, por isso as maquinas de alinhamento tem tolerancias para todos os carros e desde que estejam nos valores (verde) estao dentro das cotas, por acaso nao tenho aqui nenhum relatorio de alinhamento a mao, mas logo ja faço scanner a um do meu carro.
Cumps.

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Engraçado que eu sempre alinhei em casa de pneus, a última sendo a Pneucar de Carnaxide, e nunca chumbei na IPO por causa do (des)alinhamento.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

vmhf
Membro Iniciado
Registado: 05 out 2007, 17:57
O meu Carro:: BMW 116i - 2010/07

Mensagem por vmhf »

Boas, não tive oportunidade de me deslocar à Pneucar em carnaxide (obrigado pela dica Jofimo) queria despachar isto e fui mesmo

a uma casa aqui por perto (onde costumo levar o meu carro comercial) Na recepção perguntei logo se alinhavam os dois eixos e

verificavam todos os parametros que a marca indica, foi-me respondido que sim :fixe Em conversa entre chefe de oficina e

funcionario, apercebi-me que nem todas as máquinas alinham os nossos carros :naonao só tinham uma que dava valores para o

meu sapo :lol1 Bem chega de conversa, calibrar os 4 pneus e alinhar tudo ficou em 44€ e uns centimos, não sei se foi barato ou caro

nem me interessa muito, eu quero é o carro a 100%!

Deixo aqui o relatorio, para mim é chinês, se alguem quiser comentar??

Cumprimentos :lovebmw

vmhf
Membro Iniciado

Mensagem por vmhf »

Ups.... esqueci de carregar relatorio :lol1

Imagem

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

Não consigo ver num tamanho legivel. Só daqui a 2 anos é que vai à inspecção, não é?!
Imagem

vmhf
Membro Iniciado

Mensagem por vmhf »

Sim, daqui a dois anos, vou tentar novamente, já não me recordo como se faz para ficar em tamanho normal :wall

[img=http://imageshack.us/a/img824/5795/img043zu.th.jpg]

JBrás
Membro Iniciado
Registado: 14 mai 2010, 21:17
O meu Carro:: E46 Berlina 03/2001; E61 dA 09/2004

Mensagem por JBrás »

Boas,
Há muita ignorância neste topico e seria de bom tom a que se tenha algum cuidado com certos comentários que se fazem a todos os intervenientes. Não esquecer que qualquer pessoa pode ler isto...
Em relação aos ripometros dos IPOs, legalmente só há deficiência (em termos de alinhamento) para o eixo direcional, apesar do ripometro também mede o eixo traseiro. A tolerência é de 10 metros por km. de -5 até +5 metros. Já fiz mais de 200MKms no meu BM e nunca tive qualquer problema na IPO (com valores sempre entre +3,+4) e os pneus têm um desgaste normal, visto que faço mais de 50MKms com um jogo de pneus.

Cps,

Responder

Voltar para “Manutenção”