Suspensão Pneumática E39 touring

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
tiago oliveira
Membro Iniciado
Registado: 17 fev 2005, 01:37

Suspensão Pneumática E39 touring

Mensagem por tiago oliveira »

Boas, tenho uma 528i E39 de 1997 com suspensão pneumática no eixo traseiro, acontece que ultimamente tenho reparado que há uma diferença em altura da roda esquerda para a direita, a esquerda fica mais baixa 1 a 2 dedos do que a roda direita.
Peço ajuda para corrigir este problema pois não consigo perceber o que se passa, o compressor trabalha bem, não me parece ter fugas pois a carrinha fica parada vários dias e a suspensão fica precisamente igual dos dois lados (mantendo a diferença).
Será possível colocar molas normais para substituir este sistema? como se pode fixar a mola?

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Suspensão Pneumática E39 touring

Mensagem por jmcdpereira »

tiago oliveira Escreveu:Boas, tenho uma 528i E39 de 1997 com suspensão pneumática no eixo traseiro, acontece que ultimamente tenho reparado que há uma diferença em altura da roda esquerda para a direita, a esquerda fica mais baixa 1 a 2 dedos do que a roda direita.
Peço ajuda para corrigir este problema pois não consigo perceber o que se passa, o compressor trabalha bem, não me parece ter fugas pois a carrinha fica parada vários dias e a suspensão fica precisamente igual dos dois lados (mantendo a diferença).
Será possível colocar molas normais para substituir este sistema? como se pode fixar a mola?
Se a suspensão não vai abaixo penso que não seja "um problema", a minha tb nem sempre fica nivelada, associo isso ao facto de ao parar poder ter mais peso de um lado que de outro ou ao fazer a curva para estacionar, nunca me preocupei com isso.
Por vezes tenho erros no idrive relativamente à suspensão, fiz os testes com o DIS e tudo funciona bem, levanta bem de ambos os lados e nunca ficou em baixo de um lado tal como a tua tb não, no entanto nem sempre fica nivelada. Lembro que isso aconteceu na altura que tinha a bateria fraca, depois os erros são menos frequentes e deixei de reparar.
No meu caso parece que o motor do compressor está a ficar "cansado" e por vezes dá erro no tempo de elevação, isso ao arrancar com o carro, mas é raro.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

fireblade
Membro Juvenil
Registado: 12 mar 2008, 12:55
O meu Carro:: 525d Touring E61

Mensagem por fireblade »

Boas,

É assim, o mais provável é que o compressor n consiga enviar ar para o respectivo lado. O mais comum são sujidades no compressor. Ou terás que trocar o kit de o-rings.

Cumps
Imagem
Foram 30 meses de pura paixão...mas a paixão renasceu!!

e tenham boas curvas

o meu projecto:viewtopic.php?f=59&t=41836
E61: viewtopic.php?f=105&t=62773
vendo frisos aluminio E46 4 portas

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

tais como todas as tourings E39, a minha tambem é autonivelante.

até ao momento nunca tive qualquer problema com o sistema, nem foi sujeito a qualquer manutenção.

eu penso que estas questões de avarias neste sistema acontecem quando se anda frequentemente a carregar pesos enormes na bagageira, no meu caso a bagageira anda em 98% das vezes vazia (só lá tenho um chapéu de chuva e uma ou duas embalagens de produtos de limpeza do carro, o que tudo junto não deve chegar a 1 kilo e meio), pesos estou em crer que o máximo que alguma vez devo ter transportado foram uns 20 kilos, portanto tudo isto vai do uso que se dá.

já agora aqui fica o sistema em diagrama para que possas tentar avaliar o que possa estar a falhar:

Imagem

ps- entretanto deixa-me dar-te uma dica: na minha opinião o problema pode estar-se a verificar em duas peças; peça numero 5, ou peça numero 1.

a peça numero 5 é o reservatório de ar e existe duas, uma para cada lado, essa peça recebe o ar do compressor e distribui e armazena o mesmo, quando o carro está parado garante que este fica ao nivel correcto, se ele fica de lado parado e em andamento, é bem possivel que o depósito do lado esquerdo esteja com fuga ou avariado.

a peça numero 1 é a suspensão pneumática propriamente dita, é o que faz a carroçaria levantar ou baixar, recebe o ar do depósito (peça numero 5), e obedece ao valores pré-definidos pela peça numero 12 que é a unidade de comando.
se houver avaria nesta peça (numero 1), o carro não nivela adequadamente ou tende a perder capacidade de manter o carro ao nivel, este sistema é pneumático, pelo que pode haver uma fuga, bloqueio ou incapacidade de manter o ar, fazendo retorno para o depósito (peça numero 5).

em todo o caso concordo que não será um problema de fuga, já se fosse o compressor iria trabalhar frequentemente para tentar compensar, o que mais tarde ou mais cedo faria a unidade de comando entrar em safe mode com o respectivo aviso no painel, para mim é uma avaria numa das duas peças que te referi, quanto a avaria no compressor quase garantidamente não será.
ambas a peças (numero 1 e numero 5), são relativamente caras quando adquiridas na marca, principalmente a numero 1 que pode custar cerca de 300€ + IVA.

entretanto pode tambem estar-se a verificar uma varia no rele, para substituires o rele tens que aceder ao compressor que está no interior do compartimento à volta da roda suplente, o rele está agarrado ao compressor, é verde e é de 30Amp.

por fim, vê este PDF técnico da bmw(em inglês), possui a descrição completa das peças e do funcionamento do sistema, a must read se realmente quiseres descobrir o que se está a passar:

http://www.e38.org/selflevel.pdf
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

tonnnyyy
Membro Juvenil
Registado: 04 mar 2011, 20:12
O meu Carro:: BMW 525D E 39 2001/05

Mensagem por tonnnyyy »

marco pires Escreveu:tais como todas as tourings E39, a minha tambem é autonivelante.

até ao momento nunca tive qualquer problema com o sistema, nem foi sujeito a qualquer manutenção.

eu penso que estas questões de avarias neste sistema acontecem quando se anda frequentemente a carregar pesos enormes na bagageira, no meu caso a bagageira anda em 98% das vezes vazia (só lá tenho um chapéu de chuva e uma ou duas embalagens de produtos de limpeza do carro, o que tudo junto não deve chegar a 1 kilo e meio), pesos estou em crer que o máximo que alguma vez devo ter transportado foram uns 20 kilos, portanto tudo isto vai do uso que se dá.

já agora aqui fica o sistema em diagrama para que possas tentar avaliar o que possa estar a falhar:

Imagem

ps- entretanto deixa-me dar-te uma dica: na minha opinião o problema pode estar-se a verificar em duas peças; peça numero 5, ou peça numero 1.

a peça numero 5 é o reservatório de ar e existe duas, uma para cada lado, essa peça recebe o ar do compressor e distribui e armazena o mesmo, quando o carro está parado garante que este fica ao nivel correcto, se ele fica de lado parado e em andamento, é bem possivel que o depósito do lado esquerdo esteja com fuga ou avariado.

a peça numero 1 é a suspensão pneumática propriamente dita, é o que faz a carroçaria levantar ou baixar, recebe o ar do depósito (peça numero 5), e obedece ao valores pré-definidos pela peça numero 12 que é a unidade de comando.
se houver avaria nesta peça (numero 1), o carro não nivela adequadamente ou tende a perder capacidade de manter o carro ao nivel, este sistema é pneumático, pelo que pode haver uma fuga, bloqueio ou incapacidade de manter o ar, fazendo retorno para o depósito (peça numero 5).

em todo o caso concordo que não será um problema de fuga, já se fosse o compressor iria trabalhar frequentemente para tentar compensar, o que mais tarde ou mais cedo faria a unidade de comando entrar em safe mode com o respectivo aviso no painel, para mim é uma avaria numa das duas peças que te referi, quanto a avaria no compressor quase garantidamente não será.
ambas a peças (numero 1 e numero 5), são relativamente caras quando adquiridas na marca, principalmente a numero 1 que pode custar cerca de 300€ + IVA.

entretanto pode tambem estar-se a verificar uma varia no rele, para substituires o rele tens que aceder ao compressor que está no interior do compartimento à volta da roda suplente, o rele está agarrado ao compressor, é verde e é de 30Amp.

por fim, vê este PDF técnico da bmw(em inglês), possui a descrição completa das peças e do funcionamento do sistema, a must read se realmente quiseres descobrir o que se está a passar:

http://www.e38.org/selflevel.pdf

desculpa corrigir, mas nem todas as e39 touring têm suspensão pneumatica.
A minha de 2001 525d não tem!
tony novais

marco pires
Moderador do Fórum

tens a certeza que não tem?

tinha a ideia que era de serie nas touring :think
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

tonnnyyy
Membro Juvenil

Mensagem por tonnnyyy »

Tenho a certeza absoluta.
Rebaixei a minha carrinha à 1 ano, por isso é que sei!
tony novais

jmcdpereira
Membro Gold

tonnnyyy Escreveu:Tenho a certeza absoluta.
Rebaixei a minha carrinha à 1 ano, por isso é que sei!
consegues ver no realoem isso ?
Não tem isto ?

Imagem

também tinha ideia que as touring todas tinhas suspensão pneumática.

jmcdpereira
Imagem

tonnnyyy
Membro Juvenil

Mensagem por tonnnyyy »

Mais uma vez digo!
Nem todas têm.´É um equipamento opcional!
A minha se tivesse não dava para rebaixar.
tony novais

jmcdpereira
Membro Gold

tonnnyyy Escreveu:Mais uma vez digo!
Nem todas têm.´É um equipamento opcional!
A minha se tivesse não dava para rebaixar.
Na minha posso rebaixar (E60), tenho é de tirar/anular o sistema pneumático e meter coils.

jmcdpereira
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

pronto, se dizes que não tem é porque não tem.

pensei que fosse de serie, assim sendo é porque não é, falta de conhecimento meu, as minhas desculpas por ter induzido em erro.
[email protected]

tonnnyyy
Membro Juvenil

Mensagem por tonnnyyy »

Desculpados!!!!
tony novais

marco pires
Moderador do Fórum

thank you :fixe
[email protected]

tiago oliveira
Membro Iniciado
Registado: 17 fev 2005, 01:37

Mensagem por tiago oliveira »

Obrigado a todos pela ajuda. Assim que tiver tempo vou experimentar trocar os niveladores (o direito com o esquerdo) para ver como reage a suspensão. O lado esquerdo do condutor tem apenas um dedo da roda à ilharga enquanto que o lado direito tem 3 dedos, como não me parece ser nenhuma fuga pois a carrinha mantém-se sempre assim parada ou a andar, o compressor só liga esporadicamente e por pouco tempo, também como nunca me apareceu nenhuma indicação de anomalia na suspensão acho que poderá ser dos niveladores. A não ser que a altura mínima da suspensão vazia seja a um dedo da roda e eu isso desconheço... Já tirei a roda esquerda e desapertei o nivelador do braço e regulei como se tivesse todo em baixo e autenticamente ele activou o compressor e ouvi o ar a entrar na "bolsa" esquerda, agora fiquei na duvida se este nivelador está a dar indicações ao compressor da altura correcta... por isso vou testar a troca dos niveladores para ver se inverte a situação.

Sei que nem todas as touring têm suspensão pneumática e gostaria que alguém colocasse algumas fotos de uma suspensão normal para ver as diferenças, para conseguir perceber se poderia colocar umas molas Eibach, pois a Eibach vende dois tipos de kit`s para as touring, um só com as molas da frente e outro com as 4 molas. Se não conseguir resolver o problema da suspensão original gostava de a rebaixar e não sei como colocar as molas. Retirando as "bolsas" de ar não se consegue colocar as molas pois falta os "pratos" para fixar as mesmas!!

Responder

Voltar para “Série 5”