Suspensão Pneumática E39 touring
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 17 fev 2005, 01:37
Suspensão Pneumática E39 touring
Boas, tenho uma 528i E39 de 1997 com suspensão pneumática no eixo traseiro, acontece que ultimamente tenho reparado que há uma diferença em altura da roda esquerda para a direita, a esquerda fica mais baixa 1 a 2 dedos do que a roda direita.
Peço ajuda para corrigir este problema pois não consigo perceber o que se passa, o compressor trabalha bem, não me parece ter fugas pois a carrinha fica parada vários dias e a suspensão fica precisamente igual dos dois lados (mantendo a diferença).
Será possível colocar molas normais para substituir este sistema? como se pode fixar a mola?
Peço ajuda para corrigir este problema pois não consigo perceber o que se passa, o compressor trabalha bem, não me parece ter fugas pois a carrinha fica parada vários dias e a suspensão fica precisamente igual dos dois lados (mantendo a diferença).
Será possível colocar molas normais para substituir este sistema? como se pode fixar a mola?
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Re: Suspensão Pneumática E39 touring
Se a suspensão não vai abaixo penso que não seja "um problema", a minha tb nem sempre fica nivelada, associo isso ao facto de ao parar poder ter mais peso de um lado que de outro ou ao fazer a curva para estacionar, nunca me preocupei com isso.tiago oliveira Escreveu:Boas, tenho uma 528i E39 de 1997 com suspensão pneumática no eixo traseiro, acontece que ultimamente tenho reparado que há uma diferença em altura da roda esquerda para a direita, a esquerda fica mais baixa 1 a 2 dedos do que a roda direita.
Por vezes tenho erros no idrive relativamente à suspensão, fiz os testes com o DIS e tudo funciona bem, levanta bem de ambos os lados e nunca ficou em baixo de um lado tal como a tua tb não, no entanto nem sempre fica nivelada. Lembro que isso aconteceu na altura que tinha a bateria fraca, depois os erros são menos frequentes e deixei de reparar.
No meu caso parece que o motor do compressor está a ficar "cansado" e por vezes dá erro no tempo de elevação, isso ao arrancar com o carro, mas é raro.
jmcdpereira
- fireblade
- Membro Juvenil
- Registado: 12 mar 2008, 12:55
- O meu Carro:: 525d Touring E61
Boas,
É assim, o mais provável é que o compressor n consiga enviar ar para o respectivo lado. O mais comum são sujidades no compressor. Ou terás que trocar o kit de o-rings.
Cumps
É assim, o mais provável é que o compressor n consiga enviar ar para o respectivo lado. O mais comum são sujidades no compressor. Ou terás que trocar o kit de o-rings.
Cumps

Foram 30 meses de pura paixão...mas a paixão renasceu!!
e tenham boas curvas
o meu projecto:viewtopic.php?f=59&t=41836
E61: viewtopic.php?f=105&t=62773
vendo frisos aluminio E46 4 portas
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
tais como todas as tourings E39, a minha tambem é autonivelante.
até ao momento nunca tive qualquer problema com o sistema, nem foi sujeito a qualquer manutenção.
eu penso que estas questões de avarias neste sistema acontecem quando se anda frequentemente a carregar pesos enormes na bagageira, no meu caso a bagageira anda em 98% das vezes vazia (só lá tenho um chapéu de chuva e uma ou duas embalagens de produtos de limpeza do carro, o que tudo junto não deve chegar a 1 kilo e meio), pesos estou em crer que o máximo que alguma vez devo ter transportado foram uns 20 kilos, portanto tudo isto vai do uso que se dá.
já agora aqui fica o sistema em diagrama para que possas tentar avaliar o que possa estar a falhar:

ps- entretanto deixa-me dar-te uma dica: na minha opinião o problema pode estar-se a verificar em duas peças; peça numero 5, ou peça numero 1.
a peça numero 5 é o reservatório de ar e existe duas, uma para cada lado, essa peça recebe o ar do compressor e distribui e armazena o mesmo, quando o carro está parado garante que este fica ao nivel correcto, se ele fica de lado parado e em andamento, é bem possivel que o depósito do lado esquerdo esteja com fuga ou avariado.
a peça numero 1 é a suspensão pneumática propriamente dita, é o que faz a carroçaria levantar ou baixar, recebe o ar do depósito (peça numero 5), e obedece ao valores pré-definidos pela peça numero 12 que é a unidade de comando.
se houver avaria nesta peça (numero 1), o carro não nivela adequadamente ou tende a perder capacidade de manter o carro ao nivel, este sistema é pneumático, pelo que pode haver uma fuga, bloqueio ou incapacidade de manter o ar, fazendo retorno para o depósito (peça numero 5).
em todo o caso concordo que não será um problema de fuga, já se fosse o compressor iria trabalhar frequentemente para tentar compensar, o que mais tarde ou mais cedo faria a unidade de comando entrar em safe mode com o respectivo aviso no painel, para mim é uma avaria numa das duas peças que te referi, quanto a avaria no compressor quase garantidamente não será.
ambas a peças (numero 1 e numero 5), são relativamente caras quando adquiridas na marca, principalmente a numero 1 que pode custar cerca de 300€ + IVA.
entretanto pode tambem estar-se a verificar uma varia no rele, para substituires o rele tens que aceder ao compressor que está no interior do compartimento à volta da roda suplente, o rele está agarrado ao compressor, é verde e é de 30Amp.
por fim, vê este PDF técnico da bmw(em inglês), possui a descrição completa das peças e do funcionamento do sistema, a must read se realmente quiseres descobrir o que se está a passar:
http://www.e38.org/selflevel.pdf
até ao momento nunca tive qualquer problema com o sistema, nem foi sujeito a qualquer manutenção.
eu penso que estas questões de avarias neste sistema acontecem quando se anda frequentemente a carregar pesos enormes na bagageira, no meu caso a bagageira anda em 98% das vezes vazia (só lá tenho um chapéu de chuva e uma ou duas embalagens de produtos de limpeza do carro, o que tudo junto não deve chegar a 1 kilo e meio), pesos estou em crer que o máximo que alguma vez devo ter transportado foram uns 20 kilos, portanto tudo isto vai do uso que se dá.
já agora aqui fica o sistema em diagrama para que possas tentar avaliar o que possa estar a falhar:

ps- entretanto deixa-me dar-te uma dica: na minha opinião o problema pode estar-se a verificar em duas peças; peça numero 5, ou peça numero 1.
a peça numero 5 é o reservatório de ar e existe duas, uma para cada lado, essa peça recebe o ar do compressor e distribui e armazena o mesmo, quando o carro está parado garante que este fica ao nivel correcto, se ele fica de lado parado e em andamento, é bem possivel que o depósito do lado esquerdo esteja com fuga ou avariado.
a peça numero 1 é a suspensão pneumática propriamente dita, é o que faz a carroçaria levantar ou baixar, recebe o ar do depósito (peça numero 5), e obedece ao valores pré-definidos pela peça numero 12 que é a unidade de comando.
se houver avaria nesta peça (numero 1), o carro não nivela adequadamente ou tende a perder capacidade de manter o carro ao nivel, este sistema é pneumático, pelo que pode haver uma fuga, bloqueio ou incapacidade de manter o ar, fazendo retorno para o depósito (peça numero 5).
em todo o caso concordo que não será um problema de fuga, já se fosse o compressor iria trabalhar frequentemente para tentar compensar, o que mais tarde ou mais cedo faria a unidade de comando entrar em safe mode com o respectivo aviso no painel, para mim é uma avaria numa das duas peças que te referi, quanto a avaria no compressor quase garantidamente não será.
ambas a peças (numero 1 e numero 5), são relativamente caras quando adquiridas na marca, principalmente a numero 1 que pode custar cerca de 300€ + IVA.
entretanto pode tambem estar-se a verificar uma varia no rele, para substituires o rele tens que aceder ao compressor que está no interior do compartimento à volta da roda suplente, o rele está agarrado ao compressor, é verde e é de 30Amp.
por fim, vê este PDF técnico da bmw(em inglês), possui a descrição completa das peças e do funcionamento do sistema, a must read se realmente quiseres descobrir o que se está a passar:
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Juvenil
- Registado: 04 mar 2011, 20:12
- O meu Carro:: BMW 525D E 39 2001/05
marco pires Escreveu:tais como todas as tourings E39, a minha tambem é autonivelante.
desculpa corrigir, mas nem todas as e39 touring têm suspensão pneumatica.
A minha de 2001 525d não tem!
tony novais
- marco pires
- Moderador do Fórum
tens a certeza que não tem?
tinha a ideia que era de serie nas touring :think
tinha a ideia que era de serie nas touring :think
[email protected]
-
- Membro Juvenil
Tenho a certeza absoluta.
Rebaixei a minha carrinha à 1 ano, por isso é que sei!
tony novais
- jmcdpereira
- Membro Gold
consegues ver no realoem isso ?tonnnyyy Escreveu:Tenho a certeza absoluta.
Não tem isto ?

também tinha ideia que as touring todas tinhas suspensão pneumática.
jmcdpereira
-
- Membro Juvenil
Mais uma vez digo!
Nem todas têm.´É um equipamento opcional!
A minha se tivesse não dava para rebaixar.
tony novais
- jmcdpereira
- Membro Gold
Na minha posso rebaixar (E60), tenho é de tirar/anular o sistema pneumático e meter coils.tonnnyyy Escreveu:Mais uma vez digo!
jmcdpereira
- marco pires
- Moderador do Fórum
pronto, se dizes que não tem é porque não tem.
pensei que fosse de serie, assim sendo é porque não é, falta de conhecimento meu, as minhas desculpas por ter induzido em erro.
pensei que fosse de serie, assim sendo é porque não é, falta de conhecimento meu, as minhas desculpas por ter induzido em erro.
[email protected]
- marco pires
- Moderador do Fórum
thank you :fixe
[email protected]
-
- Membro Iniciado
- Registado: 17 fev 2005, 01:37
Obrigado a todos pela ajuda. Assim que tiver tempo vou experimentar trocar os niveladores (o direito com o esquerdo) para ver como reage a suspensão. O lado esquerdo do condutor tem apenas um dedo da roda à ilharga enquanto que o lado direito tem 3 dedos, como não me parece ser nenhuma fuga pois a carrinha mantém-se sempre assim parada ou a andar, o compressor só liga esporadicamente e por pouco tempo, também como nunca me apareceu nenhuma indicação de anomalia na suspensão acho que poderá ser dos niveladores. A não ser que a altura mínima da suspensão vazia seja a um dedo da roda e eu isso desconheço... Já tirei a roda esquerda e desapertei o nivelador do braço e regulei como se tivesse todo em baixo e autenticamente ele activou o compressor e ouvi o ar a entrar na "bolsa" esquerda, agora fiquei na duvida se este nivelador está a dar indicações ao compressor da altura correcta... por isso vou testar a troca dos niveladores para ver se inverte a situação.
Sei que nem todas as touring têm suspensão pneumática e gostaria que alguém colocasse algumas fotos de uma suspensão normal para ver as diferenças, para conseguir perceber se poderia colocar umas molas Eibach, pois a Eibach vende dois tipos de kit`s para as touring, um só com as molas da frente e outro com as 4 molas. Se não conseguir resolver o problema da suspensão original gostava de a rebaixar e não sei como colocar as molas. Retirando as "bolsas" de ar não se consegue colocar as molas pois falta os "pratos" para fixar as mesmas!!
Sei que nem todas as touring têm suspensão pneumática e gostaria que alguém colocasse algumas fotos de uma suspensão normal para ver as diferenças, para conseguir perceber se poderia colocar umas molas Eibach, pois a Eibach vende dois tipos de kit`s para as touring, um só com as molas da frente e outro com as 4 molas. Se não conseguir resolver o problema da suspensão original gostava de a rebaixar e não sei como colocar as molas. Retirando as "bolsas" de ar não se consegue colocar as molas pois falta os "pratos" para fixar as mesmas!!