cap Escreveu:Não faz sentido aumentar pressão na rampa para cargas parciais.. É desgaste desnecessário, que não é aproveitado. A pressão na rampa aumentada serve para situações em que é necessário injectar mais diesel por unidade de tempo (altas rotações e cargas elevadas). Tal como o Crow referiu, uma repro bem feita não influencia cargas pequenas.
Aí vamos estar a entrar numa discussão que cai num âmbito diferente do que estamos a discutir.
Tens dois factores que influenciam a potencia. A relação AFR e a eficiência da combustão. O mais fácil de fazer para ir buscar potência (e entrar em modo "choco" a largar tinta) é aumentar o débito por aumento de tempo de injecção. Tens o aumento do AFR por aumento de pressão e a opção que me agrada mais, manter o AFR, aumentando a pressão de injecção. Esta é a opção que te conduz a uma queima mais eficiente com aumento de potência e redução de consumo.
É também a mais trabalhosa e que requer mais conhecimentos, daí o pessoal tentar criar mitos á volta disto para justificar o porquê de não enveredarem por este caminho.

Mas não vou entrar por esta discussão por aqui. Não quero polémicas nem sequer quero confrontar o status quo...