Se estiveste a puxar por ele e não passou dos 89º, é como te disse o termostato já anda um pouco aberto.noosphere Escreveu:Up... uma pequena ajuda pessoal?
Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Moderador: Staff
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
- Disturber
- Membro Juvenil
- Mensagens: 219
- Registado: 06 mai 2010, 01:22
- O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
- Localização: Margem-Sul
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Já agora, relativamente à ventoinha, ela é ligada à correia do alternador e funciona com uma embraiagem térmica, ou seja, a rotação da ventoinha não está sempre a acompanhar a do motor.
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Há ventoinhas puramente eléctricas e há essas viscosas que consoante o atrito rodam mais ou menos depressa, alimentadas por correia.

Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
navigator Escreveu:Há ventoinhas puramente eléctricas e há essas viscosas que consoante o atrito rodam mais ou menos depressa, alimentadas por correia.
E como eu sei qual a minha? A minha tem uma viscosa... parto do principio que é das que rodam consoante o atrito. Certo?
Então quer dizer... Faço uma estirada a 200 em que o temp sobe para os 100º ( com este calor de verão não me admiro) e se vou a puxar por ele a ventoinha tb vai a rodar bem depressa...e se eu parar o carro (não o motor) para fazer alguma coisa, a ventoinha baixa drasticamente de velocidade... isto não é uma treta assim( Não deveria continuam com a mesmo rotação para arrefecer o liquido de refrigeração? Afinal de contas mals eu paro o carro ele continua com 100º...
Há aqui alguma coisa que me está a escapar

- Disturber
- Membro Juvenil
- Mensagens: 219
- Registado: 06 mai 2010, 01:22
- O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
- Localização: Margem-Sul
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Em velocidades altas a ventoinha não tem que rodar rápido, nem tem sequer que rodar, preterir a própria deslocação arrefece os radiadores. Estando parado ela tem que rodar o suficiente para manter a temperatura ideal (vai oscilando a velocidade conforme a temperatura da viscosa). Portanto se o motor não estiver a aquecer mais q o normal, não há razão para te preocupares com a velocidade da ventoinha.
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Mmmmmm... Tem a sua lógica sem duvida 
Com o INPA não conseguimos testar a sacana á semelhança do que se faz com a do termoventilador?
Quinta-feira vou montar o termoventilador em segunda mão ... espero não levar o barrete

Com o INPA não conseguimos testar a sacana á semelhança do que se faz com a do termoventilador?
Quinta-feira vou montar o termoventilador em segunda mão ... espero não levar o barrete

- Disturber
- Membro Juvenil
- Mensagens: 219
- Registado: 06 mai 2010, 01:22
- O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
- Localização: Margem-Sul
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Duvido que consigas fazer qualquer teste relacionado com a ventoinha, uma vez que o processo de funcionamento é 100% mecânico, e penso que não existe qualquer tipo de sensor.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1722
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
- Localização: Brandoa, Amadora
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
90-95 graus é completamente normal.
Quanto a não receberes e-mails verifica no teu perfil se o teu endereço de e-mail está correcto.
Quanto a não receberes e-mails verifica no teu perfil se o teu endereço de e-mail está correcto.
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Eu devo ter o termostato nas couves... A caminho de porto covo e em algumas descidas chegava a ter 68º/69º ...
Basta trocar o termostato ou aproveito e mudo a bomba de agua tb?
Basta trocar o termostato ou aproveito e mudo a bomba de agua tb?
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Pois, se arrefece nas descidas, deve estar colado todo aberto. A frio demora muito tempo a chegar à temperatura normal? Se estiver sempre aberto demora uns minutos mais que o normal.
Tenho a impressão que o permutador da EGR também influencia as temperaturas...
A bomba de água, é decisão tua...se a mão de obra é tua, a disponibilidade para mudar no futuro, se te custa pagá-la agora, se ficas lixado da vida se ela falhar quando precisas do carro e se já passou o tempo aconselhado para a troca. Que eu saiba, mudar é rápido. No meu é, mudei por uma com impulsor metálico e fiquei descansado até hoje.
Cumps.
Tenho a impressão que o permutador da EGR também influencia as temperaturas...
A bomba de água, é decisão tua...se a mão de obra é tua, a disponibilidade para mudar no futuro, se te custa pagá-la agora, se ficas lixado da vida se ela falhar quando precisas do carro e se já passou o tempo aconselhado para a troca. Que eu saiba, mudar é rápido. No meu é, mudei por uma com impulsor metálico e fiquei descansado até hoje.
Cumps.

- djangopt
- Membro Senior
- Mensagens: 856
- Registado: 27 dez 2007, 22:57
- O meu Carro:: E60 525I
- Localização: Montijo
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
o teu termoestato ja nao deve é estar a abrir na totalidade.. temperatura ideal é 90 a 96c.
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????


-
- Membro Gold
- Mensagens: 3811
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
- Localização: lx & arredores
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Os 30d têm duas ventoinhas.. Pelo menos no e46 é assim. A de "dentro", tocada por correia, tem uma espécie de embraiagem viscosa como foi referido atrás. A que está à frente dos radiadores é eléctrica.