Roçar do volante

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Roçar do volante

Mensagem por nlg »

A minha primeira digamos que chatice do meu E90.

Ontem comecei a sentir um roçar do volante quando rodava para manobras ou virar em curvas ou mudanças direcção mais apertadas. Parece um roçar de plástico entre o volante e onde encaixa na coluna da direcção.
O que será? Como resolver? Já pus um pouco de spray "bala" mas nem assim.
Algumm problema em andar assim ate haver tempo para resolver a situação.
Já aconteceu a alguém especialmente algum bimmer.

obgdo

nlg
Membro Senior

Re: Roçar do volante

Mensagem por nlg »

Nunca aconteceu a ninguém estes sintomas

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Pelo andei a investigar, falam na fita do airbag que é a peça entre o volante e a coluna de direção, esta é a pior das hipoteses. A melhor é lubrificação do próprio veio onde o volante é apertado. Qualquer dos casos tem que se retirar o volante o que tenho receio pois há o airbag. Que cuidados a ter? É preciso desligar bateria? Que outros cuidados.

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Desliga a bateria, para todo e qualquer trabalho que seja mexer em airbags...
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Junglas Escreveu:Desliga a bateria, para todo e qualquer trabalho que seja mexer em airbags...

Sim obgd pelo aviso, mas fico com a dúvida ao desligar bateria não vou ter chatices de perder configurações no carro ou gerar erros. E o rádio, IDrive, etc...

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Isso é a fita do airbag lixada, mas desmonta e lubrifica com cuidado pode ser que resolva por uns tempos.

Eu tive esse problema e tive mesmo de a trocar.

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

525_tds Escreveu:Isso é a fita do airbag lixada, mas desmonta e lubrifica com cuidado pode ser que resolva por uns tempos.

Como é que isto se lixa assim?
Já tive vários carros vendidos com mais de 140.000 kms e nunca até então qualquer problema destes.
Mas tb começo a pensar que será a fita de airbag pelo que tenho andado a ler. Que tipo de lubrificante spray ou algum tipo massa?

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

525_tds Escreveu:Isso é a fita do airbag lixada, mas desmonta e lubrifica com cuidado pode ser que resolva por uns tempos.

Por quanto é que te ficou a "brincadeira"?
O roçar que se ouve é o quê mesmo? È fricção entre o volante e esse anel/fita ou o q?

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

nlg Escreveu:

Já tive vários carros vendidos com mais de 140.000 kms e nunca até então qualquer problema destes.
Mas tb começo a pensar que será a fita de airbag pelo que tenho andado a ler. Que tipo de lubrificante spray ou algum tipo massa?
wd40, lixa-se por ela também troquei uma vez há muitos anos e ficou bom desde ai, conta ai com uns 100 euros.

Só para teres uma ideia da peça:

http://www.ebay.ie/itm/BMW-E46-Coupe-St ... 33860e98d2

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

eu não aconselhava mesmo nada meter o wd40, aliás não aconselho meter mesmo nada de lubrificantes nessas partes electricas.

o melhor mesmo é mudar o colar o mais rápido possivel.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

marco pires Escreveu:eu não aconselhava mesmo nada meter o wd40, aliás não aconselho meter mesmo nada de lubrificantes nessas partes electricas.

o melhor mesmo é mudar o colar o mais rápido possivel.
O wd40 não estraga partes eléctricas, aliás repele humidade das fichas, mas tudo tem de ser feito com conta peso e medida.

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

o wd40 não é um lubrificante, é um repelente de agua e humidade tal como disseste (wd= Water Displacement).
em principio o problema dele não será humidade e mesmo que fosse é um erro usar wd40 nas parte electricas e electrónicas.

o wd40 tem como base principal oleo mineral e uma serie de quimicos que impedem que entre em ebulição a quente, o filme que se fixa ás peças tende a desaparecer com o tempo ficando apenas a base mineral que não sendo um oleo base e portanto não lubrificante vai acabar por criar exatamente o contrário do desejado, vai criar resistencia que tende a agravar-se com a contaminação de pó e outros residuos que são atraidos como um iman.
para alem disso é muito agressivo para plásticos.

desaconselho totalmente o uso do wd40 em tudo o que seja electrico e electrónico, mas claro cada um é que sabe de si...

sem que me tenha baseado nisto na opinião que estou a dar (dou-a por experiencia própria), aproveitem e vejam as respostas que deram quando alguem perguntou se era boa ideia aplicar wd40 num computador (partes electricas/electrónicas):

http://answers.yahoo.com/question/index ... 301AAtL89L
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

O w40 è eficas ,mas so se for metido fio por fio caso contrario pode fazer estragos.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

525_tds Escreveu:
nlg Escreveu:

wd40, lixa-se por ela também troquei uma vez há muitos anos e ficou bom desde ai, conta ai com uns 100 euros.

Só para teres uma ideia da peça:

http://www.ebay.ie/itm/BMW-E46-Coupe-St ... 33860e98d2

Então som "roçar" não é volante com isto. É mesmo o rodar da peça sobre si mesma.

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Não percebo nada, pelo li por N testemunhos na net em sites nacionais e outros internacionais realmente este problema ocorre inclusive em bimmers. Mas em nenhum sabem determinar a causa exata, uns é porque é o tempo frio ou quente e depois o barulho passa. Outros é desmontam o volante lubrificam com spray à base de tabliers e aquilo passa.
Qualquer das formas já falei com uma pessoa que me vai ajudar a desmontar aquela zona e perceber o que se passa e tentar eliminar o roçar e sim na pior das hipóteses ter que ser a fita de airbag nova.

Responder

Voltar para “Série 3”